Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

05: Eles Farão Você Crescer


vidale

Posts Recomendados

Outro dia falei sobres máquinas x pesos livres, lembra? Você entendeu, mas, por favor, não entenda errado. Quando citei halteres e barras quis te dizer o seguinte: a base do seu treino deve ser formada de exercícios que envolvem o uso de vários músculos e movimento de diversas articulações. Afinal, do que adianta usar um haltere e ficar fazendo 3x12 de rosca direta, 4x10 de rosca martelo, 5x1000 de rosca-diabo-a-quatro para pegar todas as cabeça-sei-lá-o-que do bíceps? Ok, você estará usando pesos livres, mas só estimulará 1 mísera parte do seu corpo, além do seu ego com o pump ("inchaço" muscular) gerado pelo treino.

Quando digo exercícios que envolvem o uso de vários músculos e movimentos de diversas articulações, entenda por exercícios compostos ou básicos. Além de estimular vários músculos, esses exercícios fazem com que seu corpo libere os preciosos hormônios anabólicos naturais do seu corpo: Agachamento*, Levantamento terra, Remada, Supino, Desenvolvimento, Paralelas, Mergulho, Stiff e Barra fixa. A lista é bem maior e irei tratar de cada um particularmente depois, mas acostume-se pelo menos com esses nomes: eles farão você crescer.

*OBS.: Não, não, não. Isso não é coisa de mulher... Aliás, aproveitando a deixa, se você quer levar o treinamento a sério esqueça preconceitos, estereótipos, tudo que você ouve ou ouviu: ESQUEÇA. Ao entrar na academia, a batalha é individual: você contra você, entendeu? Se os outros do seu lado estão levantando 10 vezes mais peso que você: NÃO IMPORTA. O que os outros vão pensar ou falar de você: NÃO IMPORTA. Mas calma, os outros são assunto para outro dia, vamos em frente.

"Mas eu li que o tríceps coice isola a cabeça-sei-lá-o-que do tríceps!" quase posso te ouvir dizer. Pode até "isolar", mas tente (leia-se: não tente) encontrar alguém que ficou realmente forte e grande fazendo prioritariamente tríceps coice. Preste atenção: não vá encher seu treino com exercícios isoladores. Não perca o valioso tempo* que você tem na academia. Regra simples: quer ficar musculoso e forte, trabalhe pesado nos exercícios compostos e a recompensa será construção mais rápida de massa muscular naturalmente.

*OBS.: Valioso? É, você não precisa ficar 2 horas "puxando ferro" para ficar grande e forte. Mas calma, isso também é assunto para outro dia, vamos em frente.

"Mas você quer dizer que eu nunca mais vou poder fazer um exercício isolador na vida?" quase posso te ouvir choramingar. Não, não. Os exercícios isoladores têm seu lugar no treinamento com pesos. Eles podem ser muito úteis, principalmente os direcionados para o abdome, lombar, músculos do manguito rotador, lesões, etc! Não, não. Também não quero dizer que você nunca mais vai poder fazer a amada rosca direta e tríceps coice, só estou falando que se seu objetivo é construir massa muscular/ficar forte, agora não é a hora. Enfim, talvez daqui um tempo - quando você progredir o suficiente nos exercícios básicos - você tenha a capacidade de realizar um bom julgamento quanto ao uso deles*.

*OBS.: Para ser sincero, quando você chegar nesse ponto, provavelmente eles não serão mais tão atrativos. Você vai ver.

Resumindo. Exercícios compostos: eles farão você crescer.

Artigo traduzido/adaptado de The WeighTrainer - The Rules of Productive Weight Training for The Drug-Free Trainee by Casey Butt, Ph.D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...