Ir para conteúdo

gevaudan

Membro
  • Total de itens

    26
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que gevaudan postou

  1. Mas dá pra fazer tudo isso, junto com progressão de cargas. É o esquema dos treinos híbridos. Faz a progressão nos básicos (de forma madura, consciente) e usa todas estas outras técnicas de tensão nos demais exercícios. Mas a questão é: Como vc sabe q está fazendo mais e melhor q os treinos anteriores? Como vc mede o seu progresso de tempo entre as séries, de tempo sob tensão, de ordem dos exercícios? Tudo no feeling? 3 x 10, com 30 seg de descanso entre as séries, sem pausa entre as repetições VS 3 x 10, com 60 seg de descanso, com 3 seg de pausa entre as repetições Qual dessas opções é mais intensa que a outra? Já com progressão de cargas esse controle é muito mais simples e intuitivo. Vc tem certeza que hj fez melhor que semana passada, simplesmente prq melhorou seu desempenho: Levantou mais peso com mesma qualidade na execução. Veja bem, não estou dizendo q o q vc diz e faz é errado ou ruim. Só acho errado alegar o "Foda-se a progressão" e simplificar de forma extrema um conceito muito interessante e válido.
  2. Cara, é muito simples o que o povo defende. Não tem como confundir: Crie um treino com base em compostos e depois adicione os isoladores. O que vemos na academia é justamente o contrário. (Não é pra fazer SÓ agachamento, nem SÓ supino, nem SÓ terra. Manda teus colegas largarem o agachamento e ficarem só com a flexora pra ver o que vai acontecer com os Quads.) Melhore seu desempenho sempre (levando em conta uma faixa ideal). A forma mais indicada por todos, por ser mais duradoura e fácil de controlar, é a progressão de cargas. Mas uma das formas de sair de um platô é aumentar volume, por exemplo. (Não é pra tirar RM toda semana nem pra fazer séries de 8 x 100 de rosca direta). Faça tudo isso atentando para sua execução (não é pra tacar peso na barra e foda-se a execução). Você por acaso trabalha com os mesmos pesos de quando entrou na academia? Não, né! Então em algum momento da sua vida, a progressão de cargas foi importante.
  3. Excelente! Concordo com cada detalhe. Ponderações muito equilibradas. Um texto assim não gera discussões do tipo low x high reps; compostos x isoladores; progressão de carga x execução... E achei muito interessante este trecho: É elementar, já que os exercícios são movimentos, mas não é com essa cabeça que começamos a treinar, nem a forma como somos direcionados a pensar. Treinar é uma tarefa constante de aperfeiçoamento de movimentos, sobretudo nos compostos. No agacho, por exemplo, cada kg que adiciono implica em pequenos ajustes pra que mina execução continue boa. Lembro de um cara tirar um sarro dizendo: "Cara, como assim que vcs vão pra academia treinar??? Vão lá pra ver se levantam um peso melhor q no dia anterior???" ...e no fim é isso mesmo.
  4. Já falaram aqui, mas acho bom reforçar: Progressão de carga não significa aumentar peso em detrimento de boa forma. Não sei de onde a galera tira isso, pois todos os tópicos sobre isso enfatizam a técnica na execução e apresentam formas bem sistemáticas pro aumento das cargas. Essa de sair colocando peso que não aguenta é coisa de quem não sabe o q está fazendo. Quem defende progressão de cargas sabe da existência das outras formas de progressão e sabe que elas funcionam. No entanto, a progressão de carga é a mais simples de gerenciar e a mais duradoura forma de progressão. É simples. Progressão de carga não é exclusividade de low reps, só é mais "fácil" manter a boa forma com baixas repetições.
  5. Então usar powerlifter como exemplo não pode, mas o Dorian Yates sim. O cara ganhou 6 vezes o Olympia e é, obviamente, uma exceção à regra, mas o autor do artigo esquece da regra que acabou de citar e usa o Dorian Yates pra sustentar seus argumentos. Só nessa introdução já dá pra perceber que a lógica dos argumentos é falha. Ignorar a parte que pode refutar a teoria é uma estratégia bem desleal de vender suas ideias. Se bodybuilders profissionais podem ser usados como exemplo, então powerlifters (q só treinam os 3 básicos) também podem. Entendo o objetivo do texto e concordo em partes (que SOMENTE os 3 básicos PODEM não ser suficientes...), mas a forma distorcida e parcial como foi escrito, tira grande parte da credibilidade.
  6. No tópico que criou, você está questionando o distanciamento das mãos, não dos cotovelos. Sobre isso, o cara diz que é a posição onde temos mais força. Além do mais, me parece que quando as mãos estão muito afastadas, a amplitude tem que ser reduzida para minimizar o estresse nos punhos e nos ombros (não dá pra encostar a barra no esterno). Já com relação à posição dos cotovelos logo a frente da barra, o cara diz que é para forçar uma trajetória linear a cima da cabeça. Ou seja, evitar que a barra seja empurrada à frente do peito e depois elevada acima da cabeça.
  7. Pessoal, esses foram os melhores vídeos explicando os principais levantamentos que vi até hoje. Em especial, o vídeo sobre agachamento, que faz um tratado de 26 min explicando sobre o Agachamento High e Low bar. Não se assustem com o tempo, pois a didática do cara faz parecer metade do tempo. Realmente vale a pena ver. Só tem um porém: o vídeo é em inglês, mas a dicção do cara facilita muito o entendimento para alguém com domínio mediano da língua. Alguém de muita boa vontade poderia traduzir (pelo menos o do agachamento), pois acho que o vídeo fala TUDO o que é preciso falar. AGACHAMENTO HIGH E LOW BAR https://www.youtube.com/watch?v=bs_Ej32IYgo&feature=youtu.be LEVANTAMENTO TERRA https://www.youtube.com/watch?v=Y1IGeJEXpF4 SUPINO https://www.youtube.com/watch?v=BYKScL2sgCs OVERHEAD PRESS (MILITAR) https://www.youtube.com/watch?v=wol7Hko8RhY Se alguém já postou, me desculpem. Fiz uma pesquisa e não achei nada.
  8. Mas e aí, balança muito? Como fica a estabilidade sem pesos nos suportes? E aquelas barrinhas de segurança, dá pra contar com elas no agachamento ou são só pra enfeite? Sei lá, me parece que são tão curtas e estão tão perto do suporte que não estão na área do agachamento, sabe?! Também moro em apartamento e tô procurando uma solução que atenda melhor meu caso (espaço x benefício x custo) Valeu
  9. É praticamente o q eu venho fazendo: prioridade nos compostos e tentando progredir as cargas. Acho que o problema, além da dificuldade em ganhar braço, é a gordura mesmo. Medi meu percentual e deu 20%
  10. Caralho! Hhahaha, Melhor ir dormir então, né meu chapa?! Já que estou velho demais pra brincadeira...
  11. Faço FB 3x na semana. Antes fazia um Upper/Lower/Fbody e antes disso um Push/Pull. Então sempre treinei o corpo todo, pelo menos 2 vezes na semana. Mas sei lá, parece q as pernas estão desenvolvendo muito melhor q os braços. Mas blz, vou tentar reduzir a gordura e ver no que dá, como vc sugeriu.
  12. A questão que levantei é a seguinte: Se eu ganhei medida na perna, seja por músculo ou acúmulo de gordura, como diabos eu fui perder braço? Eu treino pesado e com frequência; foco nos compostos e ainda faço uns isolados como auxiliares... Se ganhei gordura, significa que estou em superávit calórico, não?! Sendo assim, não faz sentido perder medidas. A única explicação, creio eu, seria por atrofia muscular, caso tivesse negligenciado o músculo. Além do mais, sempre tive mais perna do que braço, proporcionalmente falando (mesmo quando era magrelo). Sendo assim, devo priorizar os braços? Caso sim, como devo fazer isso (mais frequência ou mais volume)?
  13. Cara, eu acho que não perdi gordura não. Pelo contrário, devo ter ganhado um pouco. Além disso, pelas avaliações que fiz, só acumulo gordura no abdome, glúteos e superior das costas. Nas pernas, braços e peitoral não acumula praticamente nada (pelo menos foi o que os avaliadores disseram). Vou fazer uma avaliação física mesmo, pra atualizar meus dados. Mas, de qualquer forma, tô achando estranho estar crescendo, mas não estar ganhando nada nos braços. Problema com dieta não é, senão eu não estaria ganhando nada, nem gordura. Digamos que eu decida continuar crescendo, como vc falou que faria, pra dar uma atenção melhor aos braços vc acha que eu deveria aumentar a frequência ou o volume do treino de braço?
  14. Aí estão as fotos: Deve ter subido um pouco, mas não tenho certeza. Meu peso subiu bastante: de 86kg pra 89kg.
  15. Pessoal, estou com uma desproporção bem evidente entre perna e braço e preciso de ajuda pra corrigir isso. Estou treinando sério e sem pausas há um pouco mais de 1 ano. Treino há mais tempo, mas em 2011 fiquei uns 4 meses parado por conta de um acidente. Meu treino sempre foi focado nos básicos e sempre transitei entre o AB e o Fullbody. De um ano pra cá minhas pernas cresceram quase 4 cm, enquanto meus braços diminuíram quase 1 cm. Seguem os meus dados: Idade: 30 anos Altura: 1,81 cm Peso: 89 kg Bf: não sei, mas confesso que estou um pouco fora do peso hehe Tórax: 107,5 cm Braço (contraído): 37 cm Antebraço: 29 cm Perna (sem forçar): 60 cm Panturrilha: 40,5 cm Mudei meu treino recentemente para um FB 3x. O meu anterior era um Lower / Upper / FB. Mudei para FB 3x justamente para tentar ter mais frequência no treino de braço. Aí vai meu treino: FOCO INFERIORES Agachamento livre 4x5 Flexora 2x8 Supino Inclinado com Halter 2x8 Remada T 2x8 Rosca Scott 2x8 / Rosca Francesa Unilateral 2x8 Desenv. Sentado com Halter 2x8 FOCO PUXAR SUPERIOR Romanian Deadlift 3x6 Remada Articulada 4x5 Voador Inverso 3x8 Paralelas 1x8 e 2x6 Rosca direta com Barra 3x8 Tríceps Pulley Pegada Invertida (Unilateral) 2x8 Panturrilha 2x8 FOCO EMPURRAR SUPERIOR Supino reto 4x5 Barra Fixa 3x6 Militar 4x6 Legpress/Panturrilha 3x8 Rosca Testa Neutra 3x8 Rosca Alternada 2x8 Minhas cargas são medíocres, mas ainda assim tive resultado com elas (sobretudo nas pernas). Supino: 36kg lado para 4x5 sem ajuda Agachamento: 38kg lado para 4x5 sem ajuda (tá quase igual ao supino e foi onde minhas pernas melhoraram) Lev. terra: 45kg para 3x5 sem ajuda Barra fixa: 8kg adicionais para 3x6 Paralelas: 8kg adicionais para 3x6 Remada curvada: 25kg lado para 4x6 Bem, minha dúvida basicamente é: Devo aumentar mesmo a frequência nos exercícios de braço? Aumento o volume tmb ou invisto em progressão de carga nos isoladores tmb? Muita gente vai me orientar a progredir nos básicos, mas isso é o que eu venho fazendo desde o começo e tive bons resultados nos grupos musculares grandes. Já os braços... FOTOS
  16. Vc tem pressão alta? Um colega tem e o exercício mais tenso pra ele é o Leg Press, tanto que ele não faz mais. No entanto, se for o seu caso, encontrei um estudo dizendo que a técnica de "rest-pause" pode diminui a alteração na Pressão Arterial. http://www.efdeportes.com/efd124/pressao-arterial-em-dois-diferentes-metodos-de-exercicios-resistidos.htm Mas, se as dores estão tão fortes assim, eu procuraria um médico. Vai que vc tem um piripaque durante o supino...
  17. Lembro de ter visto um documentário sobre um sapo que gerava/reproduzia e depois abrigava as crias em buracos nas costas. Sempre que lembro do vídeo sinto asco, sei lá... Aliás, qualquer aglomerado de buracos ou erupções em formas orgânicas, me dá agonia. Mas pelo visto isso é uma reação normal. Não é o mesmo vídeo, mas é do tal sapo (Sapo Suriname) http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aCayq56wHSA
  18. Achei um vídeo do Will Detilli, onde ele faz o lev. terra com steps, exatamente como mencionei (até os steps são iguais). Creio que eu desço o quadril um pouco mais, mas a altura da barra é a mesma. E aí, o que vocês acham? OBS: é um trecho bem curto e está bem no começo do vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=LjIIa4ote2w
  19. Sofri um acidente ano passado e quebrei a coluna cervical. Por muito pouco não perdi os movimentos abaixo do pescoço. Tenho uma leve noção do que você passou. Então, meus parabéns pela força de vontade! Estou acompanhando também. Só uma dúvida: Qual a razão de você treinar costas todos os dias? [edit]Agora que vi que você errou no título do treino de terça, quinta e sábado. Lá está bíceps, tríceps e costas.[/edit]
  20. Humm, agora entendi. Esse esquema deve aumentar um pouco a dificuldade do exercício, pois é mais um detalhe pra prestar atenção. Eu simplesmente esqueço do grip no terra. Só consigo me preocupar em fazer força e manter a postura hehe É, usar um terceiro step é uma opção mesmo. Hoje vou analisar melhor a execução e ver qual estratégia usar. Valeu pelas respostas pessoal!
  21. Com o step deve ter ficado entre os 25 e 30 cm. Antes ficava, sei lá, abaixo dos 20 cm. 10 cm pode parecer pouca coisa, mas quando estou lá sofrendo com o peso, segurar a descida por mais 10 cm pra não bater o peso no chão, é cruel. O problema não é o torque. Tenho condições de levantar pelo menos mais 10kg totais do que já levanto. O duro é descer esse peso de forma "controlada" por 5 ou 6 reps. O step tirou um pouco a graça. Sei lá, o terra não parece um exercício pra ser feito assim (de forma controlada). Pra mim é um exercício de potência/força, não de resistência/tensão. Mas enfim... Eu estava fazendo o terra com as pernas paralelas ao chão, mas a progressão no agachamento tava dificultando a execução do terra. Então tive que subir um pouco o quadril. Quanto a sua execução, deixa eu ver se eu entendi: Quando a barra se aproxima do solo, você larga para ela tocar o solo sem contato com suas mãos. Aí vc inicia novamente o movimento do zero. Isso mesmo?
  22. Pois é, até agora estou gostando muito do jeito dele. Diferente de todos os outros com quem já tive contato. Uma vez eu estava fazendo agacho profundo e quando terminei a série veio um cara (que é fisiculturista) me dar um "toque". Fez uma cara do tipo "cara, tua coluna vai ferrar assim" e disse pra eu usar o cinto que a academia oferece (detalhe que pra mim tava tranquilo). Aí fui conversar com esse instrutor só pra ver o que ele achava do cinto e ele me disse o seguinte: "Isso aí é enganação. Se estiver com postura correta não precisa e se estiver doendo é prq tá com excesso de carga". E olha que eu nem tava largando a carga no chão, só não estava sendo tão gentil. Talvez seja pra não incomodar os vizinhos de baixo da academia. Eu estranhei um pouco fazer com o step, pois parece que não tem espaço suficiente pra eu flexionar o joelho de forma que meu quadril fique na posição "correta". Talvez seja só questão de costume.
  23. Pessoal, esses dias, durante a execução do levantamento terra, ouço o instrutor gritar lá do fundo da academia: "Sem deixar o peso bater no chão". Eu não estava largando a barra de forma brusca, só estava dando um toquinho no final da descida, pois se eu controlar demais a fase final da negativa, sinto uma pressão muito forte no cóccix (no final da série). Bem, terminei a série já esperando que o cara viesse reclamar que eu estava atrapalhando os demais, estragando o piso ou qualquer coisa do tipo. No entanto o argumento dele foi mais ou menos o seguinte: Ele me orientou a controlar mais a descida e apenas encostar as anilhas no chão ou usar dois steps de borracha sob as anilhas, pois eles iriam absorver o impacto e então eu poderia "largar" a barra como estava fazendo. Dúvida 1: O que vocês acham disso? O argumento dele faz sentido? Devo usar os steps ou baixar a carga e controlar mais a descida? Dúvida 2: Essa dica dele me gerou outra dúvida tmb. Qual a altura correta que a barra tem que ficar na posição inicial? Sei que é na metade da canela, mas sei lá, me parece muito relativo isso (o que é canela, a tíbia???). O step lá tem uns 15cm de altura e com anilhas de 10 kg, a barra fica quase no meio da tíbia. Está alto demais? Obs 1: Já vi ele dando bons conselhos para outros caras sobre o agachamento profundo, aconselhando a focar na execução correta ao invés de usar o cinto... e achei legal q ao invés de mandar eu parar de fazer o lev. terra ele me deu umas dicas. Obs 2: Vi vários textos e vídeos de caras experientes dizendo que o final da negativa, no lev. terra, é a parte onde a lombar fica sob maior estresse e que não vale a pena controlar o movimento nessa porção.
  24. Valeu pessoal! Pelo visto é coisa da minha cabeça mesmo. Acho que eu tava precisando de comentários imparciais pra deixar de paranóia. Quanto à gordura, já estou iniciando o AEJ e espero baixar bastante meu BF em uns 2 meses. Tmb tenho a impressão que com o percentual de gordura baixo, terei outra impressão sobre meu corpo. Com relação aos ombros protusos (jogados pra frente), vocês tem alguma dica? Estou fazendo voador inverso, mas estou sentindo muito a articulação do cotovelo.
×
×
  • Criar Novo...