Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Perda De Massa Muscular Em Uma Dieta Hipercalórica


Pollopollo

Posts Recomendados

Pessoal, um tópico que venho me debatendo a algum tempo para entender o mecanismo e encontrar uma resposta plausível sobre a possibilidade de perda de massa muscular em uma dieta hipercalórica. Minha dúvida surgiu baseado por uma mescla de experiência própria e leitura de relatos. Em resumo:

É possível que uma má divisão de macronutrientes ocasione a perda de massa muscular, mesmo com um superavit de calorias? Sabemos das limitações termodinâmicas para se fazer o oposto, o útopico (com exceções específicas) ganhar massa muscular e perder gordura. Mas e o oposto? É possível que alguem que ingira uma dieta pobre em proteinas e rica em carboidratos e/ou gorduras acumule gordura ao mesmo tempo que perde massa muscular? Por que sim? Por que não?

E se, apenas pela curiosidade cientifica sobre o tema, estendermos para casos extremos, como o de usuários de EAs? Um usuário que ganhe 10 kg de massa muscular (músculo mesmo, sem considerar água) se fizer uma uma TPC mantendo o superavit, pode, realmente perder 1,2,3,10 kg, conforme relatos, de massa muscular em um periodo de um ou dois meses?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Olá,

Eu entendo que é possível, sim, em casos extremos, como treino exagerado (muito volumoso e frequente) + ingestão inadequada de proteínas. Só por ingerir uma quantidade muito pequena de proteína isso já deve acontecer, uma vez que seu corpo usa pelo menos 0.8 g/kg para as funções normais.

Quanto a usuários de AEs, meu conhecimento é extremamente limitado... prefiro aguardar outras opiniões.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se, apenas pela curiosidade cientifica sobre o tema, estendermos para casos extremos, como o de usuários de EAs? Um usuário que ganhe 10 kg de massa muscular (músculo mesmo, sem considerar água) se fizer uma uma TPC mantendo o superavit, pode, realmente perder 1,2,3,10 kg, conforme relatos, de massa muscular em um periodo de um ou dois meses?

Se o cara for realmente grande, muito fora do limite genético, sim, pode perder MUITO na tpc, simplesmente por que a síntese proteica natural não da conta nem da manutenção da massa magra.

Agora, pra maioria ai, perde assim por que faz errado. Ou começa a tpc com as drogas atuando no corpo, ou confia só nas drogas (tamox e clomid) e esquece da dieta e treino, que sempre é mais importante.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que seria possivel sim a perda de massa muscular e dieta hipercalorica.

Sabemos que a hipertrofia é garantida pela síntese de proteínas, sobretudo após o treinamento com pesos esse nivel estará aumentado.

No processos de treinamento e de recuperação estão envolvidos tambem os processos de degeneração proteica - catabolismo- se no período de recuperação e pós treinamento nao for oferecido uma quantidade X de proteinas para que o nivel de sintese supere o de degeneração proteica o balanço ficará negativo assim ocorrendo diminuiçao de massa muscular.

é claro que tudo isso esta aliado à situações catabólicas (processo de perda de massa muscular) estresse físico e mental, overtraining, desidratação, cortisol, amônia e desbalanço da dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acontece com uita gente cara, não precisa nem de teoria. Conheço uma garota que tinha 60kg há uns 3 anos atrás e 20% de bf. Agora ela tem 60kg, só que 33% de bf.

Ou seja, perdeu MM e ganhou gordura.

COMO? Não ingerindo proteínas e não estimulando o anabolismo, mas ingerindo bastante calorias de gordura e carboidratos, sedentarismo, jejum, exercício esporádico sem a devida ingestão de carbo, entr outras coisas que possam aumentar o fator catabólico no seu corpo. Se vc mantém o seu corpo catabolizando e não ingere as proteínas para cosntrução muscular, como vai esperar que a massa magra não diminua?

Claro, treinando e comendo as proteínas de forma adequada, acho que isso não vai ocorrer, no entanto. Mesmo em uma dieta hipercalórica. Na verdade o catabolismo vai ocorrer sim, mas o anabolismo compensará isso, tal que vc mantém ou ganha massa magra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela contribuição pessoal. Eu também conheço casos semelhantes, de pessoas que perdem massa magra e ganham gordura, e agora tenho confiança que o x da questão é realmente a sintese protéica, como vocês disseram. Como a proteina é insubstituivel (ao contrário dos carbos e da gordura), mesmo em superavit o corpo não consegue manter o processo a níveis normais com os nutrientes ingeridos e a única saida é catabolizar os musculos. Ou seja, uma dieta hipercalórica hipoproteica é muito mais danosa à massa magra do que uma dieta hipocalórica, ainda que bem restritiva, mas hiperproteica.

E isso se potencializa ainda mais em situações especificas que o corpo acaba de ganhar uma grande quantidade de massa muscular em um período curto de tempo.

Massa! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sobre a situação utópica....

Suponhamos q o indivíduo esteja em uma dieta hipocalórica e hiperprotéica bem ajustada, com gorduras suficientes (no caso 1gr por kg) e carbo por volta de 100gr diárias, inibindo ao máximo os agentes catabolizantes (cortisol,com ingestão de glutamina, vit.c, água em abundância...), com um treino intenso e com volume razoável estimulando o anabolismo (5x5 por ex.), sem sobretreino (over)...será q rola a utopia de ganhar massa magra, msm q seja mínima e perder gordura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rod7878, as únicas possibilidades que conheço de ganho de massa muscular em dieta hipocalórica é em:

a) Iniciante - O "pulo" de nenhum estimulo ao músculo para algum estimulo ao músculo, como ocorre em totais iniciantes, é capaz de gerar ganho de massa muscular, temporariamente, mesmo em dieta hipocalórica

B) Retorno ao treino - Algo semelhante acontece com quem já tenha experiência, pare por um longo periodo e retorne aos treinos.

Fora essas situações, o particionamento dos nutrientes e a resistência à insulina gerada pela dieta hipocalórica impedeo alcance dos dois simultâneamente.

Existe uma terceira possibilidade que envolve dietas ciclicas, com variação de macros e da dieta em hipercalórica e hipocalórica a depender da rotina de treinos. Mas não se encaixa na questão que você levantou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é totalmente possivel ganhar massa e perder gordura, mas para isso é exigido uma disciplina alimentar de um atleta de alta

Tem um apresentação do Dr.Rodolfo Peres que ele fala justamente isso, que hoje é possivel sim.

Basta voce ajustar a sua dieta de forma adequada para isso(nos minimos detalhes), aí voce teria que levar em conta nao só o consumo total diario de proteinas, gorduras e carboidratos...Seria levado em conta tambem os horarios para ingerir tais alimentos relacionado ao horario do seu treino e das suas outras atividades durante o dia, e claro que tambem teria que ser um treino bem preparado e bem executado com essa finalidade.

*nao me lembro mais quando o nome do video da apresentação, mas vou procurar e posto aqui depois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mbo,

Fiquei curioso para ver o video. Entretanto, a principio, sou da opinião de que o Dr. encontrou uma dieta que contornou as leis da física alterando o funcionamento da Termodinâmica.

Se não for isso, deve ser como citei uma abordagem ciclica, onde há dias em que se ganha peso e dias em que se perde peso. Mas no dia que se perde, só se perde e no dia que se ganha, só se ganha, contrariando a possibilidade de fora das situações expostas, ganhar e perder simultâneamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...