Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Manual Do Bom Instrutor De Academia


Stockton

Posts Recomendados

Como temos vários instrutores e personal trainers no fórum, gostaria de dar uma humilde contribuição a eles, do ponto de vista de um praticante que já passou pelas mãos de diversos instrutores sem noção:

MANUAL DO BOM INSTRUTOR DE ACADEMIA

1 - Não passe o exercício mais fácil... só porque ele é fácil, passe o melhor e nos ensine a fazer direito para que ele se torne fácil.

2 - Não nos trate como idiotas... a gente pode até não saber a complexa mecânica do movimento, mas se você nos explicar podemos aprender. Simplesmente não dizer nada para não perder tempo é contraproducente.

3 - Decida se é instrutor ou personal... o pior que tem é o instrutor que quer ganhar o aluno como seu cliente pessoal, fica na academia fazendo média, vendendo o peixe e quando não consegue simplesmente abandona o aluno como se instrutor também não tivesse responsabilidade nenhuma.

4 - Respeite nossos treinos... não é por não sermos profissionais que você deve emendar uma conversa de três minutos no intervalo que deveria ser só de 50 segundos, nem fazer pouco caso e vir conversar com o aluno no meio da série (sim, isso existe, experiência própria).

5 - Mude nossos treinos... hoje eu já sei mudar o meu, mas muita gente não sabe e vários sequer sabem que devem mudar, então vez em quando tome a iniciativa e mude.

6 - Namorar é bom, mas tem hora... ficar paquerando a gatinha da academia no momento em que o aluno tenta equilibrar a barra no supino com risco de ser degolado não é uma atitude muito bacana.

7 - Não nos desestimule... já tem gente demais para isso, então não venha com "ah, ganhar panturrilha é difícil", "ah, fazer agachamento é perigoso", tenha um mínimo de fé no aluno.

8 - Respeite a prioridade... e não invente de querer mostrar todos os aparelhos para o aluno novo, tomando a vez de quem já está neles, simplesmente pra garantir a nova matrícula. Essa pode ser uma ótima forma de perder os alunos antigos.

9 - Seja democrático... apesar de parecer absurdo pra você, pode ser que o aluno saiba algo que você não sabe, então não aja simplesmente como se ele fosse imbecil ao fazer uma nova variação de exercício, ou defender uma nova dieta. Discuta, questione, não humilhe, porque no final ele pode ser usuário deste fórum e você é quem pode ser humilhado.

10 - Tenha coragem... e discorde do aluno quando souber que o que ele quer fazer não está certo, ou não vai dar resultado. Você vai ganhar muito mais alunos sendo sincero, do que perder por não concordar com eles.

11 - Instrutor não é nutricionista... e geralmente passa pouco tempo com o aluno para entender o suficiente da dieta dele, então dê dicas, oriente sobre o que conhece de alimentação, mas não venha com "verdades absolutas" como "se você incluir uma creatina muda tudo", ou "tire a gordutra da alimentação e vai queimar geral".

12 - Pare de passar circuitos... tá, essa é só uma opinião pessoal, mas lamento muito quando vejo aqueles alunos, coitados, que ficam correndo de um aparelho a outro, ocupando metade da academia, sem saber que treinar com carga alta e fazer aeróbicos (por exemplo) teria resultados muito melhores.

Bom, essas foram as que lembrei agora, mas quem puder acrescenta outras dicas aí!

Ah, sei também que na relação inversa os alunos cometem muito mais barbaridades, mas aí já é assunto do outro tópico!

Editado por Stockton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Positivado, Stockton!

Isso daí é o sonho de consumo pra "academia ideal" hehe *_*

Dá vontade de imprimir e sair afixando em tudo que é parede das salas de musculação afora rsrs

Quem nunca presenciou pelo menos uma das situações descritas acima?

Editado por helb4o
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante germusculo

para os alunos

- somos professores e vcs alunos... nos respeitem como vcs costumam respeitar um medico

- Vc fica pesquisando no google se a dosagem do remedio indicado pelo medico está correta? Então pq faz isso com series de musculação

Pengo, me desculpe mais aqui não concordo com o que voce diz, porque foi assim pesquisando no google mesmo, que consegui adquirir mais conhecimento do que muito instrutor por ai... (estudei por conta própria mesmo...)

- estudamos 4 anos pra elaborar um programa e não pra guardar anilhas/halteres (Muitos, infelizmente mesmo após esse tempo não sabem elaborar um programa adequado, nem a execução correta de varios exercicios, aqui na minha cidade os instrutores só sabem treino AB e ABC2x)

- não estudamos pra encher sua garrafinha de agua. Vc tem pernas e pode caminhar até lá

- quando chegar ou terminar o treino, seja cordial. Bom dia, boa tarde, boa noite

- Não somos obrigados a conversar com vc sobre a derrota / vitoria do seu time. Vá treinar e pare de encher o saco

- Não estamos interessados em saber se vc pegou 1 ou 10 na festinha. Guarde isso pra vc

- Nem sempre estamos com vontade de rir da sua piada. Fique quietinho e respeite

:king_right:

Essa é minha realidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Pengo,

Há um certo embate quando se refere à manutenção dos aparelhos.

Um personal na minha cidade foi "proibido" de visitar a academia onde prestava serviços a seus alunos porque reclamou quando o cabo de um dos aparelhos arrebentou. Ele perdeu os alunos assim, do nada; pode isso Arnaldo? A alegação do dono era que o personal (que nem era funcionário da academia) deveria "defender o estabelecimento e não criticá-lo". Isso aconteceu há nem duas semanas atrás e o personal treina atletas de MMA, inclusive; não é um reclamão qualquer que só faz social.

Já vi o dono da academia rindo na minha cara quando um cabo arrebentou comigo, na polia superior, em outra academia. Não escutei um "desculpa" ou "está tudo bem contigo, amigo?". Era comum os feixes irem arrebentando aos poucos, antes do "golpe fatal".

Ou seja: a quem deveríamos reclamar?

Editado por helb4o
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa Stockton, e quem dera todos os instrutores tivessem a mentalidade do pengo

- Não somos obrigados a conversar com vc sobre a derrota / vitoria do seu time. Vá treinar e pare de encher o saco

- Não estamos interessados em saber se vc pegou 1 ou 10 na festinha. Guarde isso pra vc

- Nem sempre estamos com vontade de rir da sua piada. Fique quietinho e respeite[

os instrutores da minha academia pensam assim:

- somos obrigados a conversar com vc sobre a derrota / vitoria do seu time.

- estamos interessados em saber se vc pegou 1 ou 10 na festinha.

- sempre estamos com vontade de rir da sua piada.

Tirando que ta cheio de instrutor metido a fitness que fica dando encima das guria, e atrapalhando o treino....

(tem uns que lá que sao bom, mas raros...)

Quando me me estabilizar financeiramente, vou montar a minha academia particular, e me livrar desses malas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante germusculo

Assim como o Waldemar Guimarães, eu formulei a minha opinião sobre instrutores de uma maneira meio ''preconceituosa''

Waldemar, disse na entrevista aqui pro forum, que quando ele ve um instrutor com um shape ruim, ele ja fica com o pé meio atrás, e cogita a possibilidade do cara estar na profissao errada...

porque uma pessoa que não leva o esporte no corpo e não pratica, viraria instrutor de musculação/personal...?

isso faz todo sentido, inclusive conheço muitos que são assim

é claro que sempre temos exceções, como aquela treinadora do Roelly Winklaar, que aprendeu muita coisa com um fisiculturista holandês..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para os alunos

- somos professores e vcs alunos... nos respeitem como vcs costumam respeitar um medico

- Vc fica pesquisando no google se a dosagem do remedio indicado pelo medico está correta? Então pq faz isso com series de musculação?

- estudamos 4 anos pra elaborar um programa e não pra guardar anilhas/halteres

- não estudamos pra encher sua garrafinha de agua. Vc tem pernas e pode caminhar até lá

- quando chegar ou terminar o treino, seja cordial. Bom dia, boa tarde, boa noite

- Não somos obrigados a conversar com vc sobre a derrota / vitoria do seu time. Vá treinar e pare de encher o saco

- Não estamos interessados em saber se vc pegou 1 ou 10 na festinha. Guarde isso pra vc

- Nem sempre estamos com vontade de rir da sua piada. Fique quietinho e respeite[

- se a academia fecha 23:00, não chegue 22:40... a menos que vc tenha ficado no trabalho o dia todo. Tivemos um dia bem cansativo aturando alunos chatos

By Pengo

Essas de "guardar as anilhas", "contar piada" e "chegar no fim do expediente" devem ser das piores, minha academia fecha às 22h, mas quando passa das 21h, mesmo dando tempo, eu não vou por pena mesmo dos caras!

E essa de fazer do instrutor o confidente é o que há, o cara chega no gás pro treino e aluga o instrutor com as novidades da vida amorosa dele! Kkkkk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada que eu não saiba...

acho que deve existir respeito com o profissional que está lá, independente se seja ruim ou bom.

e muitos dos que estudaram para estar lá, levaram totalmente "nas coxas" e estão lá, por estar... esses infelizmente corrompem a moral do profissional de ed.física em especial.

mais não devemos generalizar isso, existem muitos profissonais competentes.

nunca se esqueça da ética, acima de tudo, do respeito, e sempre respeite, para ser respeitado.

busquem semear coisas boas, que colherão coisas boas.

faça sua parte, faça bem feito, faça direito.. com amor no que faz, com trabalho honesto e esforçado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para os alunos

- somos professores e vcs alunos... nos respeitem como vcs costumam respeitar um medico

- Vc fica pesquisando no google se a dosagem do remedio indicado pelo medico está correta? Então pq faz isso com series de musculação?

- estudamos 4 anos pra elaborar um programa e não pra guardar anilhas/halteres

- não estudamos pra encher sua garrafinha de agua. Vc tem pernas e pode caminhar até lá

- quando chegar ou terminar o treino, seja cordial. Bom dia, boa tarde, boa noite

- Não somos obrigados a conversar com vc sobre a derrota / vitoria do seu time. Vá treinar e pare de encher o saco

- Não estamos interessados em saber se vc pegou 1 ou 10 na festinha. Guarde isso pra vc

- Nem sempre estamos com vontade de rir da sua piada. Fique quietinho e respeite[

- se a academia fecha 23:00, não chegue 22:40... a menos que vc tenha ficado no trabalho o dia todo. Tivemos um dia bem cansativo aturando alunos chatos

By Pengo

concordo plenamente tem gente que acha que somos empregados deles pra fica carregando anilhe e desmontando pesos que eles usaram além daquela ideia de que se o cara for maior que o instrutor ele sabe mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...