Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário Do Mandachuva - Powerbuilding, Experimentações E Práticas Não-Ortodoxas


mandachuva

Posts Recomendados

Postado (editado)

Salve, salve galera do hipertrofia.org!

Está aberto oficialmente, depois de muita enrolação, o Diário do Mandachuva.

Bom, vou pular a parte de apresentação. Considere que eu sou um frango como qualquer outro e vamos ao que interessa. Vou listar alguns princípios que eu sigo nessa vida louca e dura de maromba. Depois, conforme o diário for crescendo, eu falo com mais detalhes sobre o que for aparecendo.

Objetivos:

Crescer o máximo possível, ficando o mais forte quanto for possível, NATURAL, com o menor BF possível. Tenho cerca de 3 anos de treino com algumas paradas por lesão, então acredito que ainda tenha um caminho bem longo a percorrer antes de estagnar.

Dieta:

Eu sigo Lean Gains em 70% do tempo. Às vezes, se eu acordo mais tarde, acabo fazendo um dia de WD, e com certa frequência, quebro o jejum da LG mais cedo. Não ligo muito para os horários, para falar a verdade. Não é raro a janela de overfeeding extrapolar as 8h também. O protocolo básico é com treino em jejum de manhã cedo, com overfeeding começando 12h. Eu conto apenas os macros, mal e porcamente, seguindo a filosofia da IIFYM. Eu não sou nem um pouco compulsivo com besteiras, então consigo comer "limpo" na maior parte do tempo.

Treinos:

Powerbuilding. Eu venho treinando com foco em força desde o início do ano e assim vai ser durante muito tempo. Simplesmente não vejo mais sentido nenhum em entrar em um ginásio se não for para levantar pesos cada vez maiores. Sigo princípios de SL, SS, Dinosaur Training, Crossfit, e outras siglas e nomenclaturas bobas. Basicamente são treinos focados em low reps, exercícios básicos e pesos livres, seguindo o princípio básico da evolução muscular: progressão de cargas. Singles, rest'n'pauses, supersets e outras variáveis vão aparecer por aqui vez ou outra também.

Normalmente faço treinos Fullbody 3x por semana e monto os treinos na véspera, de acordo com o que eu acho que vai ser mais proveitoso para o momento.

Vocês vão ver que eu não sigo porra nenhuma a não ser os princípios que eu enumerei. Eu sou um cara maluco, com uma rotina maluca, que não me permite a rigidez que as pessoas normais podem ter com seus treinamentos/dieta.

Hoje não teve treino, mas amanhã começa a brincadeira de verdade.

Abraços pra quem é de abraços.

Beijos pra quem é de beijos.

Editado por mandachuva
Postado (editado)

Agora sim!

Acompanharei aqui com certeza, parceiro.

Opa, valeu Bene, seja bem vindo.

Editei o primeiro post com uma coisa importante que eu havia esquecido: BF baixo nessa bagaça, não pretendo passar de 10% nunca.

Chegou meu Cyclo REM. Pra quem não conhece é GABA+ZMA+DMG. A promessa é melhorar a qualidade de sono, aumentar a produção natural de HGH e IGF-1, reduzir os níveis de cortisol.

Sinceramente, eu acho que essas promessas são muito marketing e não vão fazer muita diferença na prática, mas espero que meu sono (que anda muito prejudicado) melhore. GABA e ZMA já se mostraram eficazes nesse ponto, então vamos ver se o produto é bom. Vou tomar agora e relato os resultados amanhã.

Editado por mandachuva
Postado

sempre gostei de suas respostas claras e objetivas, pra aqueles que se "acham" no forum

ou mesmo pra quebrar dogmas e paradigmas impostos pelo meio que vivemos

e outra, so muito frango e quero aprender como melhorar pegada e força de principio ^^

acompanhando desde já :hannibal:

Postado

Opa sejam bem vindos pessoal.

Vou começar relatando o Cyclo REM. A prncípio não notei nenhuma diferença na hora de dormir. Não tive insônia, o que é bom, mas não posso atribuir esse fato ao produto. Uma coisa que aconteceu foi que eu acordei mais disposto, vou continuar relatando pra ver se tem algum efeito do produto envolvido ou se é só coincidência.

Relato do treino do dia:

Eu venho numa rotina bem puxada no último mês, com déficit calórico na maior parte do tempo. Isso porque não venho conseguindo dormir direito nem tenho tido apetite para alcançar os macros diários. Eu faço um esforço pra atingir o saldo protéico, pelo menos. Minha idéia é trabalhar em torno da TMB, sem extrapolar muito nem pra baixo nem pra cima. Acontece que, mesmo com todos esses problemas, eu não alivio nem um pouco nos treinos. Venho conseguindo aumentar as cargas mesmo com déficit calórico e o escambau. Resultado, SNC reclamando muito, todo pós treino é a sensação da morte.

Como eu estou de folga nessa semana, resolvi fazer um trabalho mais metabólico e lá pra sábado eu volto com as cargas pesadas. Esses treinos não serão em jejum também. Chega a ser engraçado eu começar o diário relatando um treino diferente de tudo que eu preguei lá no primeiro post, hehe. Esse vai acabar sendo o diário mais bagunçado do fórum, kkkk.

Treino de hoje:

Supino reto 25/25kg x 100 repetições.

Só isso?! Sim, só isso. Saiu fácil essas 100 reps (fiz 101 na verdade), consegui fazer em menos de 30min. Mandei algumas séries com 30 de cada lado, finalizando com 5x30/30. Ou seja, o treino poderia ter sido mais puxado, apesar de ter sentido um pouco o ombro. Mas foi bom, a idéia era ficar nessa faixa de intensidade que eu trabalhei mesmo.

Dieta:

Almocei tarde hoje, o over começou somente 14h.

14h: 250g de peito de frango + arroz com brócolis (~150g) + legumes no vapor (~200g)

Intra-treino: 10g de Xtend

Pós treino: Whey + Caseína + Farelo de aveia + Leite Semi + Sorvete de creme

O jantar vai ser frango, ovos, salada e arroz 7 grãos.

Antes de dormir devo comer um sandubão com pão integral + peito de peru + queijo minas

Não contei os macros, to com preguiça, mas vai ficar entre 2500 e 3000 kcal.

Postado (editado)

acompanhando mandachuva, posta seu biotipo e peso/medidas?

abraco e bons ganhos.

Cara, desde o início do ano que eu não tiro medidas. Eu tenho a última avaliação guardada, vou procurar. Vou marcar uma avaliação amanhã e posto as duas aqui.

Minha altura é 1,72, me pesei hoje na academia e bateu 74,5kg.

Meu peso varia muito facilmente, mas está ficando nessa faixa de 75kg já há alguns meses. E meu BF baixou de uns 13% pra cerca de 8% nesse tempo.

Biotipo varia né. Já fui ecto, hoje estou bem no meio da faixa de meso.

acompanhando , ce falou que treina mais com básicos e tal posta a carga atual que tem trabalhado com eles ?

abraço

Bom, algumas cargas:

Desenvolvimento militar (militar mesmo, como manda o manual): 25/25x5

Supino: 40/40x5

Remada cavalinho (sem apoio): 75kgx8

Agachamento: 65/65x5

Lev. terra: 65/65x3

Alguns exercícios daria pra pegar mais peso, mas eu prefiro trabalhar um tempo com uma carga focando na execução antes de progredir. Estou tomando coragem pra fazer singles de vez em quando.

Fala camarada! Acompanhando aqui tambem.

Hahaha! Gostei da frase, e tambem me encaixo nela em certos pontos :rolleyes:

E entao cara, qual a sua idade?

Abraço.

Fala Julio! 26, parceiro. Eu comecei a praticar musculação muito tarde, infelizmente. Sempre pratiquei outros esportes, que me deram uma base muito boa e um bom auto-conhecimento e experiência com meu corpo, mas se desse pra voltar no tempo, gostaria de ter começado a levantar pesos bem mais novo.

Editado por mandachuva
Postado (editado)

Coloca umas fotos ae my friend!!

Tenho vergonha, hahaha.

Brincadeira, só não gosto de me expor assim na net. Mas vou pensar no caso.

Hoje eu não ia treinar pois estoava sentindo uma fisgada na parte interior da coxa. Ontem fiz uma massagem, alongamentos, gelo, anti-inflamatório e parece que melhorou. Então bora pra academia, quebrar tudo!

Editado por mandachuva
Postado

Acompanhando aqui.

Posta foto só do corpo, não precisa mostrar o rosto, ou acha que muita gente pode te identificar? rs.

Abraço.

Tattoos entregam o camarada na hora, hehe.

------------------------

Motivado pela fisgadinha na coxa, resolvi fazer um trabalho de mobilidade antes do treino. Gostei bastante e vou tentar fazer sempre.

Treino de hoje:

5min de pistol squat drills (difícil pra cacete esse negócio)

Deadlifts: 3x10x40/40 3x5x50/50 (leve, leve)

A idéia era fazer umas brincadeiras na barra fixa, mas eu comecei a me sentir mal e achei melhor interromper o treino.

Dieta:

Over começou 13h, vou estender até mais tarde hoje porque eu tirei um cochilo de tarde.

Almoço: 200g peito de frango, arroz, 400g de brócolis (em homenagem ao Quisso) e feijão

Pré-treino: 100g peito de peru + 100g queijo minas + pão integral + requeijão e Leite + Whey

Intra: 10g BCAA

O jantar será 200g peito de frango + salada + batata recheada com o que tiver na geladeira

Sobremesa sorvete com caseína.

Postado (editado)
Biotipo varia né. Já fui ecto, hoje estou bem no meio da faixa de meso.

Biótipo é a sua genética, e não muda ao longo da vida, a menos que você sofra uma mutação. Ele é definido pela sua estrutura óssea e pela facilidade em ganhar/perder massa muscular e gordura, e não pelo peso que você tem atualmente.

Na verdade é definido por milhares de outras coisas, mas pra musculação é isso que interessa.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

Biótipo é a sua genética, e não muda ao longo da vida, a menos que você sofra uma mutação. Ele é definido pela sua estrutura óssea e pela facilidade em ganhar/perder massa muscular e gordura, e não pelo peso que você tem atualmente.

Na verdade é definido por milhares de outras coisas, mas pra musculação é isso que interessa.

Cara, essa classificação morfológica clássica, proposta por Sheldon, não é estática. Na somatotipologia leva-se em consideração, além dos fatores genéticos, as características fisiológicas do indivíduo. Existem diferentes técnicas para classificar um indivíduo pelo tipo corpóreo.

Já ouviu falar em Triângulo de Reauleaux, Somatocarta, etc.?

Postado (editado)

Nunca ouvi falar de nada disso. Nunca gostei de biologia. Minha professora parecia uma bruxa de desenho animado. cruel, magrela, meio corcunda, com nariz grande e tudo mais.

Você tem razão, existem diferentes técnicas. Mas, para fins de musculação, continuo discordando das técnicas que envolvem as variações de massa corporal que um indivíduo adulto sofre ao longo da vida.

Da forma como eu vejo, não existe utilidade na musculação em "classificar" um indivíduo se não for pela sua estrutura óssea - e consequente capacidade de desenvolvimento muscular, que não vai se alterar num indivíduo adulto sem uso de drogas.

Se for levar em consideração sua massa muscular atual e mutável, não existe uma classificação. Existe uma relação momentânea entre altura, peso e bf.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

Nunca ouvi falar de nada disso. Nunca gostei de biologia. Minha professora parecia uma bruxa de desenho animado. cruel, magrela, meio corcunda, com nariz grande e tudo mais.

Você tem razão, existem diferentes técnicas. Mas, para fins de musculação, continuo discordando das técnicas que envolvem as variações de massa corporal que um indivíduo adulto sofre ao longo da vida.

Da forma como eu vejo, não existe utilidade na musculação em "classificar" um indivíduo se não for pela sua estrutura óssea - e consequente capacidade de desenvolvimento muscular, que não vai se alterar num indivíduo adulto sem uso de drogas.

Se for levar em consideração sua massa muscular atual e mutável, não existe uma classificação. Existe uma relação momentânea entre altura, peso e bf.

Bom, isso não é matéria de biologia. Esse assunto esá dentro de Biometria e ele prega justamente o oposto do que você está falando. Faz-se essa classificação, em tese, para direcionar o treinamento e a dieta conforme o biotipo. No fim das contas essa tríade meso/ecto/endo teve que ser expandida pois o que se viu na prática é que ela era muito restritiva e os indivíduos têm características de mais de um biotipo.

Agora, o biotipo muda sim. O indivíduo com 50kg de MM e bf de 12% tem necessidades energéticas diferentes do mesmo indivíduo com 60kg de MM e bf de 8%. Densidade óssea é só um fator no meio da infinidade de características que definem um indivíduo.

Dificuldade de ganhar massa pra mim é um conceito que não existe, não pode ser definido e muito menos medido. O que se tem na prática é um ecto que come pouco, um endo que come muito, etc. Tudo é dieta. E tem tantos fatores mais importantes que definirão se um alimento vai virar gordura ou músculo, que é muita falta de bom senso atribuir isso à estrutura óssea.

Postado (editado)
Bom, isso não é matéria de biologia. Esse assunto esá dentro de Biometria

É que pra mim se não está na área de exatas nem de humanas, é biologia.

Agora, o biotipo muda sim. O indivíduo com 50kg de MM e bf de 12% tem necessidades energéticas diferentes do mesmo indivíduo com 60kg de MM e bf de 8%.

O ponto é: se você pega dois indivíduos destreinados, sendo um magrelo, com ossos finos, e outro com peso "normal", de estrutura óssea robusta, o segundo vai ter um desenvolvimento muscular maior e mais rápido que o primeiro, mesmo que eles tenham alimentação, treino, descanso, e tudo mais, tão bons quanto possível.

Dificuldade de ganhar massa pra mim é um conceito que não existe,

Mesmo nos casos onde uma pessoa que come 6000cal por dia, faz seu treino da melhor forma possível e descansa bem, e ainda assim tem uma resultado menor do que quem almoça pizza e janta cerveja com torresmo, "da uma malhadinha" e faz um social na academia, e passa a noite na balada?

Nunca viu isso acontecer? Sujeitos totalmente largados com o treino terem resultado melhor do que quem se mata?

Em outros aspectos da vida, ou mesmo em outros esportes, isso seria chamado talento: quando uma pessoa não precisa treinar tanto numa certa área pra ser tão bom quanto uma outra pessoa que se mata naquela mesma área. Na musculação chamamos o "talento" de genética. Embora há quem não acredite em talento. Sinceramente, não sei como.

não pode ser definido e muito menos medido.

Na verdade pode sim. Há um tempo eu conheci os estudos do Casey Butt sobre potencial muscular. É bem interessante:

https://muscleandbraw...uscle-gain.html

https://muscleandbraw...l-ed-1-0-a.html

https://muscleandbraw...asurements.html

Inclusive eu comprei o livro online dele, posso passar pra quem quiser, mas é em inglês, só tenho um pequeno trecho traduzido por mim.

O que se tem na prática é um ecto que come pouco, um endo que come muito, etc. Tudo é dieta. E tem tantos fatores mais importantes que definirão se um alimento vai virar gordura ou músculo, que é muita falta de bom senso atribuir isso à estrutura óssea.

Considerando-se que todos os indivíduos analisados comam, treinem, e descansem adequadamente, os estudos acima mostram que há sim uma diferença de potencial e desenvolvimento muscular sim. Na verdade a vida nos mostra isso. Os estudos mostram mais detalhadamente, em números. E basicamente baseados na estrutura óssea (circunferência do pulso e tornozelo).

Não sei se está num dos tópicos acima, mas é interessante ver como as previsões à partir da estrutura óssea se aplicam precisamente às medidas máximas dos maiores fisiculturistas naturais da história, mostrando que isso é um estudo sério, e não falta de bom senso.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado (editado)

É que pra mim se não está na área de exatas nem de humanas, é biologia.

O ponto é: se você pega dois indivíduos destreinados, sendo um magrelo, com ossos finos, e outro com peso "normal", de estrutura óssea robusta, o segundo vai ter um desenvolvimento muscular maior e mais rápido que o primeiro, mesmo que eles tenham alimentação, treino, descanso, e tudo mais, tão bons quanto possível.

Mesmo nos casos onde uma pessoa que come 6000cal por dia, faz seu treino da melhor forma possível e descansa bem, e ainda assim tem uma resultado menor do que quem almoça pizza e janta cerveja com torresmo, "da uma malhadinha" e faz um social na academia, e passa a noite na balada?

Nunca viu isso acontecer? Sujeitos totalmente largados com o treino terem resultado melhor do que quem se mata?

Em outros aspectos da vida, ou mesmo em outros esportes, isso seria chamado talento: quando uma pessoa não precisa treinar tanto numa certa área pra ser tão bom quanto uma outra pessoa que se mata naquela mesma área. Na musculação chamamos o "talento" de genética. Embora há quem não acredite em talento. Sinceramente, não sei como.

Na verdade pode sim. Há um tempo eu conheci os estudos do Casey Butt sobre potencial muscular. É bem interessante:

https://muscleandbraw...uscle-gain.html

https://muscleandbraw...l-ed-1-0-a.html

https://muscleandbraw...asurements.html

Inclusive eu comprei o livro online dele, posso passar pra quem quiser, mas é em inglês, só tenho um pequeno trecho traduzido por mim.

Considerando-se que todos os indivíduos analisados comam, treinem, e descansem adequadamente, os estudos acima mostram que há sim uma diferença de potencial e desenvolvimento muscular sim. Na verdade a vida nos mostra isso. Os estudos mostram mais detalhadamente, em números. E basicamente baseados na estrutura óssea (circunferência do pulso e tornozelo).

Não sei se está num dos tópicos acima, mas é interessante ver como as previsões à partir da estrutura óssea se aplicam precisamente às medidas máximas dos maiores fisiculturistas naturais da história, mostrando que isso é um estudo sério, e não falta de bom senso.

Nós estamos falando de coisas diferentes. Você está falando de potencial máximo de crescimento muscular e nesse ponto eu concordo com você, a genética é sim um fator limitante. Isso é óbvio, e eu não sou maluco de afirmar o contrário. Só note que "dificuldade de ganhar massa" é bem diferente de "potencial máximo de ganho de massa".

Temos que ter atenção pra não misturar as coisas, essa classificação ecto/meso/endo está em outro contexto.

Você não pode afirmar que um indivíduo com densidade óssea elevada é endomorfo, por exemplo. Nem tirar qualquer outra conclusão sobre dieta/treinamento mais adequado com base na largura do pulso do camarada. Provavelmente, ele vai trabalhar entre as faixas de endo e meso, mas dizer que a classificação não muda é errado.

Não que eu ache que essa classificação da somatotipologia faça alguma diferença prática, mas enfim, foi só pra ilustrar. O nosso amigo perguntou meu biotipo e eu respondi com base nos exames que eu já fiz.

Editado por mandachuva
Postado

Tattoos entregam o camarada na hora, hehe.

Qualquer mínimo detalhe entrega. rs.

Fui abrir um relato sobre o uso do Jack3D e postei uma foto no colégio, tampei o logotipo e algumas coisas na foto, mas teve um maluco que nem falava comigo direito que me reconheceu. Hahahaha

Postado

Treino de hoje:

5 min de Air Squats

Squats: 5x8x45/45

Gêmeos sentado: 5x10x200kg

Uns alongamentos no final pra soltar um pouco as costas

Amanhã é OFF e sábado retorno ao FB.

Dieta:

Desjejum: Whey + leite

Almoço: 4 ovos + requeijão + queijo minas + peito de Peru + 5 pães integrais

Pré-treino: 10g BCAA

Pós-treino: Uma gororoba maluca que eu fiz aqui, sorvete, ovos, whey, caseína, farelo de aveia, granola, leite e iogurte.

Vou sair pra jantar, comer um bocado e tomar umas de leve. Amanhã é low carb, vou passar fome.

Fui marcar uma avaliação na academia e a mulher falou que era R$80, por bioimpedância. Eu vou pegar esses 80 dinheiros e vou comprar um adipômetro novo. O meu era muito vagabundo e quebrou.

Postado (editado)
Nós estamos falando de coisas diferentes. Você está falando de potencial máximo de crescimento muscular e nesse ponto eu concordo com você, a genética é sim um fator limitante. Isso é óbvio, e eu não sou maluco de afirmar o contrário. Só note que "dificuldade de ganhar massa" é bem diferente de "potencial máximo de ganho de massa".

Na verdade, o assunto apresentado pelo autor acima aborda tanto o fato de pessoas de estrutura óssea (circunferência, não altura) menor terem um potencial muscular máximo menor, quanto o fato destas pessoas ganharem massa muscular a uma taxa menor, numa velocidade menor, do que quem tem uma estrutura maior. Isso, é claro, considerando indivíduos saudáveis e com boas condições de treino, alimentação e descanso.

É claro que a estrutura óssea sozinha não é garantia de um desenvolvimento maior ou menor, mas é demonstrado pelo autor que ela tem um papel significativo.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

acompanhando sempre que der, com certeza =)

achei as cargas ótimas, só o supino que acho que dava pra melhorar, mas é questão de tempo essa porra. hehe.

ficou com medo de postar foto por causa das tattoos. tem quantas e quais são? tem quase 2 anos que to me amarrando pra fazer minha primeira, cagaço da porra do desenho sair ruim, hahahaha :/

abraço, nego

Postado (editado)

Na verdade, o assunto apresentado pelo autor acima aborda tanto o fato de pessoas de estrutura óssea (circunferência, não altura) menor terem um potencial muscular máximo menor, quanto o fato destas pessoas ganharem massa muscular a uma taxa menor, numa velocidade menor, do que quem tem uma estrutura maior. Isso, é claro, considerando indivíduos saudáveis e com boas condições de treino, alimentação e descanso.

É claro que a estrutura óssea sozinha não é garantia de um desenvolvimento maior ou menor, mas é demonstrado pelo autor que ela tem um papel significativo.

Elementar, meu caro. O que eu quero dizer é que "capacidade de ganhar massa" é diferente de "dificuldade de ganhar massa".

Você entendeu, né?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

R$80 numa avaliação?

Sem noção, né? Eu falei, "mas eu só quero saber minha dobras", hehehe. Bioimpedância de c* é r*la!

acompanhando sempre que der, com certeza =)

achei as cargas ótimas, só o supino que acho que dava pra melhorar, mas é questão de tempo essa porra. hehe.

ficou com medo de postar foto por causa das tattoos. tem quantas e quais são? tem quase 2 anos que to me amarrando pra fazer minha primeira, cagaço da porra do desenho sair ruim, hahahaha :/

abraço, nego

Supino sempre foi meu pior exercício. Mas eu supinava totalmente errado, inclusive isso me rendeu uma luxação no ombro esquerdo. Agora que eu comecei a pegar mais confiança pra aumentar as cargas, mas mesmo assim o ombro reclama o tempo todo.

Tenho só uma tattoo, mas é meio grandinha. To enrolando pra retocar essa e aproveitar a pain session pra fazer outra. Esse negócio vicia.

Editado por mandachuva
Postado

Elementar, meu caro. O que eu quero dizer é que "capacidade de ganhar massa" é diferente de "dificuldade de ganhar massa".

Você entendeu, né?.

Ele pode ter entendido, mas eu não entendi muito bem. rs.

Pode explicar mais devagar, professor mandachuva? :D

Postado (editado)

Ele pode ter entendido, mas eu não entendi muito bem. rs.

Pode explicar mais devagar, professor mandachuva? :D

Digamos que você tenha uma capacidade de ganhar massa magra limpa de 1kg/mês, enquanto outro indivíduo tem capacidade de ganho de MM limpa de 1,5kg/mês. Supondo que são indivíduos saudáveis com pouco tempo de treinamento, mesma altura, etc, um com densidade óssea maior que o outro, Você vai notar que os dois corpos têm estruturas diferentes e dentro dessa proporcionalidade, ambos ganharão massa magra nas taxas citadas, desde que estejam com dietas, treinamentos e descanso adequados.

Nenhum deles terá dificuldade de ganhar massa magra, apenas ganharão em taxas diferentes, proporcionais à sua estrutura corporal. Se o primeiro indivíduo poderia alcançar o máximo potencial de massa magra dele em 10 anos de treinamentos, o outro indivíduo atingirá o seu platô em tempo aproximadamente igual. As taxas de ganho de massa mensais cairão ao longo dos anos mais ou menos na mesma proporção.

O que eu quero dizer é que o esforço para ganhar massa magra será parecido se você levar em conta a proporcionalidade.

Resumindo, se alguém tem dificuldade de ganhar massa é porque está fazendo algo errado, ou está próximo de atingir o platô. Nesse último caso, tanto faz o biotipo, a única coisa que muda é que os platôs serão diferentes, os esforços serão iguais.

Editado por mandachuva
Postado

Então quer dizer que minha capacidade de ganhar massa é diferente da sua pela estrutura corporal de cada um, mas nossa dificuldade será igual supondo que ambos tenhamos o mesmo empenho?

Entendi certo? :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...