Gutinha Postado Julho 7, 2011 às 03:37 Postado Julho 7, 2011 às 03:37 Não sei se to postando errado, mas vamos lá :X Ouvi um instrutor falando sobre destreino, mas muito pouco, alguém sabe algo mais aprofundado sobre isso? pesquisei no google, mas vi uns artigos muito difíceis de entender, outros com testes em ciclistas e em idosos.. Queria saber sobre a estratégia do destreino em pessoas que praticam musculação e se é uma boa estratégia na seguinte situação: o corpo está saturado, cansado, coisas do tipo, faz-se um destreino para apenas não perder o que ganhou e quando volta a treinar o corpo vai crescer mais rápido novamente, mais ou menos nesse sentido.. alguém já usou essa estratégia? por quanto tempo? Como foi? etc.. beijinhos :*
LeandroTwin Postado Julho 7, 2011 às 03:40 Postado Julho 7, 2011 às 03:40 Tem algumas técnicas assim... eu conheço por outros nomes (periodização por ex.). De 8 semanas de treino, 5-6 é bastante intensa, 2-1 é com 50-80% das cargas e 1 de descanso total. Existem outros programas tb. Acaba caindo na supercompensação... esse tempo de treino mais light faz vc estagnar/perder ligeiramente (força, pela questão neuro... massa magra mesmo não se perde com 1 semana parado), porém quando voltar, terá mais ganhos. Beijos NewbieTrack reagiu a isso 1
ogrofurioso Postado Julho 7, 2011 às 04:18 Postado Julho 7, 2011 às 04:18 eh bom fazer essse periodização para a semana off cair nas festas de final de ano,pq tem mta gent q soh de xegar desembro ja começa desbundar e nçãi ora treinar EEER MIGUÉZONAAA ! eu dei uma procurada no forum pra achar mais alguma coisa e nun achei,tem algum artigo ae pra postar pra galera @LeandroTwin. vlwww abraços
Supermoderador Aless Postado Julho 7, 2011 às 09:36 Supermoderador Postado Julho 7, 2011 às 09:36 Eu sabia que já havia lido algo sobre isso... A rotina para ganhar massa é a seguinte: não vá treinar hoje, amanhã, depois de amanhã, o dia depois, depois, depois e depois. “Caramba, esse pessoal ficou maluco de vez, que tipo de marombeiro eu vou ser assim ?” Provavelmente um marombeiro muito esperto(e com mais massa muscular). A consistência do treino é muito importante para gerar resultados, porém treinar consistentemente e pesado por meses sem nenhum descanso pode se tornar contra-produtivo. Não existe satisfação maior do que sair de um treino com o corpo destruído, sabendo que você conseguiu dar todo o esforço que podia naquele momento. É um sentimento recompensador, porém o seu corpo e o sistema nervoso estão passando por maus bocados, o seu organismo luta para reconstruir tudo o que você destruiu durante o treino e o seu sistema nervoso tenta se recuperar de tanta carga que você levantou. Primeiramente isto é ótimo e é a essência do fisiculturismo, sem “destruir” o corpo e estressar o sistema nervoso, não poderíamos promover a hipertrofia e erguer cargas cada vez mais pesadas. O problema é que após meses contínuos de treinamento pesado, sempre detonando o corpo, nós acabamos por minar a nossa capacidade de recuperação, onde o corpo recebe mais danos do que consegue recuperar e isto pode gerar diversos problemas como: overtraining, perda de massa, força, vontade de treinar,etc… Se você tem treinado duro nos últimos meses e tem percebido que os resultados pararam de aparecer, está desanimado para treinar e até perdendo força, existe uma maneira extremamente fácil de resolver isto e ainda dar a volta por cima, gerando ganhos de força e massa muscular. É muito simples: fique uma semana inteira sem treinar. Dessa maneira o seu corpo e mente vão descansar completamente e estarão prontos para enfrentar qualquer desafio na próxima semana. Qualquer pessoa que tente este “método”, irá sentir um aumento de força notável e conseqüentemente novos ganhos virão. Apenas siga a sua dieta e suplementação normalmente durante a semana de folga e não tenha a superstição de que os seus ganhos irão por água abaixo só por ter ficado sem treinar alguns dias, pois isto simplesmente não acontecerá. Como todos sabemos, os ganhos aparecem durante o descanso e não com sessões abusivas de treino. Aproveite esta semana para colocar tudo em ordem na sua cabeça e volte na semana seguinte com muito mais força, determinação e vontade de treinar! Bons treinos! Fonte: https://www.hipertrofia.org/blog/2010/03/12/ganhe-massa-muscular-parando-de-treinar/#ixzz1RPWHhAzL Pedro Gusmão e tico mendes reagiu a isso 2
Supermoderador mpcosta82 Postado Julho 7, 2011 às 10:48 Supermoderador Postado Julho 7, 2011 às 10:48 Até onde eu sei isso é bastante recomendado, uma ou duas semanas com menos peso do que o habitual, ou até sem fazer qualquer exercício. O Bryan Haycock usa isso no treino HST dele. Ele chama de Strategic Deconditioning. De acordo com ele, é o que permite novos ganhos quando o ciclo se reinicia. aqui tem mais informações: https://www.thinkmuscle.com/articles/haycock/hst-04.htm
Visitante Rodrigo1985 Postado Julho 7, 2011 às 12:47 Postado Julho 7, 2011 às 12:47 Quando terminar minha nova rotina de treino eu já estava mesmo pretendendo parar por uma semana para dar um descanço ao corpo! Isso é muito importante mais eu acho que o que mais pega é mesmo o psicológico sobre o deixar ir por água a baixo, mais concerteza vou ficar de boa e deixar isso de lado!
craw69 Postado Julho 7, 2011 às 12:57 Postado Julho 7, 2011 às 12:57 Se seu ingles estiver em ordem, de uma pesquisada em "deload". Aqui no Brasil nao é tao conhecido, mas lá fora 99% dos coachs renomados incluem de alguma forma no treinamento; é um método muito disseminado que inclusive varios treinadores incluem no treino mesmo sem o atleta nao está sentindo necessidade. Tem varias formas de fazer como citado, mas só pra reforcar, o basico é isso ai: a cada X dias/semanas se faz Y dias/semanas de descanso total (sem treinar, ou mantendo apenas aerobico leve) ou de recuperacao ativa (diminui volume e/ou intensidade e/ou frequencia). Abracos
carlos alexandre Postado Julho 7, 2011 às 13:13 Postado Julho 7, 2011 às 13:13 (editado) Destreino, Deload, Strategic Deconditioning, etc. é excelente para quem deseja ganhos superiores, sempre procuro fazer 6/7 semanas de treino por uma de descanso total, e quando vc volta aos treinos, é nitida a evolução, tanto em aumento de cargas quanto de hipertrofia, sem falar no SNC. O problema é vc querer explicar isso a alguém dentro das academias. Para quem treina sério e faz um planejamento de sua rotina de treinamento a longo prazo, fica fácil manejar a semana de descanso para cair justamente naquela época de férias, festas, feriados prolongados, etc. Editado Julho 7, 2011 às 13:16 por carlos alexandre
Tanin Postado Julho 7, 2011 às 13:26 Postado Julho 7, 2011 às 13:26 manejar a semana de descanso para cair justamente naquela época de férias, festas, feriados prolongados, etc. Quer dizer que além de não treinar a pessoa aproveita pra cair na farra.Vai ter "bons" ganhos assim
Supermoderador Aless Postado Julho 7, 2011 às 13:34 Supermoderador Postado Julho 7, 2011 às 13:34 Sim. Só tente não beber muito, comer muito, ou ficar 1 mês fora ao invés de 1 semana. Quem treina o mesmo músculo apenas 1 vez por semana na verdade já descança bastante aquele músculo, mas o SNC trabalha todos os dias.
carlos alexandre Postado Julho 7, 2011 às 13:37 Postado Julho 7, 2011 às 13:37 Quer dizer que além de não treinar a pessoa aproveita pra cair na farra.Vai ter "bons" ganhos assim - Se a "pessoa vai cair na farra", ai já uma questão dos objetivos dela com o treinamento, mais se vc sabe com antecedencia que vai ter um feriado prolongado, e a academia vai fechar, atrapalhando sua semana de treinos, porque não aproveitar para descansar em vez de ficar paranóico com a semana de treinos perdida?
craw69 Postado Julho 7, 2011 às 13:38 Postado Julho 7, 2011 às 13:38 Quer dizer que além de não treinar a pessoa aproveita pra cair na farra.Vai ter "bons" ganhos assim Ai está o problema desse pensamento que muita gente tem. Já é dificil colocar na cabeca de uma pessoa que treina 5-6x/semana que tirar uns dias off pode ser vantajoso; ai quando a pessoa aceita, ela associa essa fase como pura farra, fica sem o pump do treino, comendo mal o dia inteiro e fala que deload é ruim. Deload nao é ruim, deload é maravilhoso, só saber usar. Deload nao é sinonimo de ferias de dieta, deload nao é sinonimo de vou abrir mao e fingir que estou de ferias etc. PS: nao disse que o carlos_alexandre está errado na sugestao dele, até porque eu concordo, estou viajando essa semana inteira e já fazia uns 2-3 meses que meu deload estava planejado pra cair agora justamente por eu saber que nao ia ter como treinar direito. Se a pessoa tem disciplina e bom senso pra compreender a diferenca entre "vou estruturar meu proximo deload pro feriado já que nao ia ter como treinar mesmo" e "vou estruturar meu proximo deload pro feriado e aproveitar pra beber o dia inteiro e nao comer porra nenhuma direito", nao tem porque deload ser ruim
carlos alexandre Postado Julho 7, 2011 às 13:43 Postado Julho 7, 2011 às 13:43 Ai está o problema desse pensamento que muita gente tem. Já é dificil colocar na cabeca de uma pessoa que treina 5-6x/semana que tirar uns dias off pode ser vantajoso; ai quando a pessoa aceita, ela associa essa fase como pura farra, fica sem o pump do treino, comendo mal o dia inteiro e fala que deload é ruim. Deload nao é ruim, deload é maravilhoso, só saber usar. Deload nao é sinonimo de ferias de dieta, deload nao é sinonimo de vou abrir mao e fingir que estou de ferias etc. PS: nao disse que o carlos_alexandre está errado na sugestao dele, até porque eu concordo, estou viajando essa semana inteira e já fazia uns 2-3 meses que meu deload estava planejado pra cair agora justamente por eu saber que nao ia ter como treinar direito. Se a pessoa tem disciplina e bom senso pra compreender a diferenca entre "vou estruturar meu proximo deload pro feriado já que nao ia ter como treinar mesmo" e "vou estruturar meu proximo deload pro feriado e aproveitar pra beber o dia inteiro e nao comer porra nenhuma direito", nao tem porque deload ser ruim - Essa é a diferença de quem treina sério e de quem não treina sério.
Supermoderador Aless Postado Julho 7, 2011 às 13:48 Supermoderador Postado Julho 7, 2011 às 13:48 Ah, na minha academia eles chamam isso de treino recuperativo. No momento estou num piramidal 12 10 8 onde depois de 4 semanas vou estar fazendo 12 12 12... e na última semana antes da próxima avaliação a progressão diz que eu tenho que voltar para o 12 10 8, para dar uma descançada... quando há um aumento das cargas eles também recomendam na última semana voltar para as cargas originais. O dono da academia não vai chegar para ti e pedir pra ti ficar 1 semana fora né? Então eles reduzem as cargas. O que eu vejo é que normalmente o pessoal aumenta ainda mais as cargas ou as reps por que 'está folgado'.
carlos alexandre Postado Julho 7, 2011 às 13:51 Postado Julho 7, 2011 às 13:51 Ah, na minha academia eles chamam isso de treino recuperativo. No momento estou num piramidal 12 10 8 onde depois de 4 semanas vou estar fazendo 12 12 12... e na última semana antes da próxima avaliação a progressão diz que eu tenho que voltar para o 12 10 8, para dar uma descançada... quando há um aumento das cargas eles também recomendam na última semana voltar para as cargas originais. O dono da academia não vai chegar para ti e pedir pra ti ficar 1 semana fora né? Então eles reduzem as cargas. O que eu vejo é que normalmente o pessoal aumenta ainda mais as cargas ou as reps por que 'está folgado'. - Treino recuperativo também é bom, principalmente para quem ainda não consegue tirar um semana de descanso total, eu sei que no começo é dificil vc acreditar que ficar uma semana sem treinar vai te trazer mais ganhos do que perdas.
ogrofurioso Postado Julho 7, 2011 às 14:04 Postado Julho 7, 2011 às 14:04 Quer dizer que além de não treinar a pessoa aproveita pra cair na farra.Vai ter "bons" ganhos assim aaaah tem varios caras que acham que treinam de verdade e tomam whey achando que ja tem a alimentação bala,e saem da academia sexta e vão direto para o bar ou balada beber vários drinks vai adorar essa semaninha de folga para a academia,sem saber o anabolismo ocorre msmo qndo treina,daee volta morto na outra semana mirradão e ainda achando que é o fisiculturismo só pq toma whey milagroso ¬¬. orraa acrescentou bastante pra mim essa irfomação pelo menos umas 2 vezes no ano vou fazer o deload agora qndo eu terminar minha periodização que tem umas 6 semanas,dae eu posto como serão os resultados no meu diario. mas por exemplo @craw69 e @carlosalexandre ,se o cara fizer o deload ou o destreino(com descanso total)e tiver o metabolismo muito lento mesmo tendo a alimentação regrada o BF pode aumentar no caso de quem não pratica aeróbio?ou só se chutar o balde mesmo o BF pode subir?
carlos alexandre Postado Julho 7, 2011 às 14:11 Postado Julho 7, 2011 às 14:11 (editado) aaaah tem varios caras que acham que treinam de verdade e tomam whey achando que ja tem a alimentação bala,e saem da academia sexta e vão direto para o bar ou balada beber vários drinks vai adorar essa semaninha de folga para a academia,sem saber o anabolismo ocorre msmo qndo treina,daee volta morto na outra semana mirradão e ainda achando que é o fisiculturismo só pq toma whey milagroso ¬¬. orraa acrescentou bastante pra mim essa irfomação pelo menos umas 2 vezes no ano vou fazer o deload agora qndo eu terminar minha periodização que tem umas 6 semanas,dae eu posto como serão os resultados no meu diario. mas por exemplo @craw69 e @carlosalexandre ,se o cara fizer o deload ou o destreino(com descanso total)e tiver o metabolismo muito lento mesmo tendo a alimentação regrada o BF pode aumentar no caso de quem não pratica aeróbio?ou só se chutar o balde mesmo o BF pode subir? - Bem, no caso de metabolismo muito lento, com a alimentação regrada acredito que vc não terá acúmulo de gordura, vc pode fazer o teste e verificar como seu corpo vai se comportar, se subir o bf, no próximo descanso vc diminui a quantidade de kcal na dieta. Obviamente, caso vc faça uso de shakes pós-treinos, vc deixará de consumi-los no descanso. OBS. aposto que esses "atletas de balada" não sabem nem o que é periodização, quanto mais descanso planejado. Editado Julho 7, 2011 às 14:13 por carlos alexandre
ogrofurioso Postado Julho 7, 2011 às 14:20 Postado Julho 7, 2011 às 14:20 aaaaah sim ,era essa memo a teoria que eu tinha,meu matebolimo é uma ferrari,é que eu trampo na area mas ainda to no 3° ano da facul e mtas coisas que ponho em prativa eu tirei aqui do forum o/ e tenho varios alunos que tem o metabolismo lerdão ,perém são bem dedicados com a dieta e etc ;] vlw @carlosalexandre. aaa com certeza esses caras nun tem noção msmo ,apesar de de vez em qndo aparece uns fazendo uma semana com cada tipo de série mesmo que inconscientes acabam fazendo uma mini periodização kkk mais são os mesmos beberrões sem noção kkk vlw ae pelas resp.
carlos alexandre Postado Julho 7, 2011 às 14:23 Postado Julho 7, 2011 às 14:23 aaaaah sim ,era essa memo a teoria que eu tinha,meu matebolimo é uma ferrari,é que eu trampo na area mas ainda to no 3° ano da facul e mtas coisas que ponho em prativa eu tirei aqui do forum o/ e tenho varios alunos que tem o metabolismo lerdão ,perém são bem dedicados com a dieta e etc ;] vlw @carlosalexandre. aaa com certeza esses caras nun tem noção msmo ,apesar de de vez em qndo aparece uns fazendo uma semana com cada tipo de série mesmo que inconscientes acabam fazendo uma mini periodização kkk mais são os mesmos beberrões sem noção kkk vlw ae pelas resp. - dependendo dos seus alunos, pode ser interessante fazer uma semana de treinos mais leves em vez de descanso total.
Tanin Postado Julho 7, 2011 às 14:25 Postado Julho 7, 2011 às 14:25 aaaah tem varios caras que acham que treinam de verdade e tomam whey achando que ja tem a alimentação bala,e saem da academia sexta e vão direto para o bar ou balada beber vários drinks vai adorar essa semaninha de folga para a academia,sem saber o anabolismo ocorre msmo qndo treina,daee volta morto na outra semana mirradão e ainda achando que é o fisiculturismo só pq toma whey milagroso ¬¬. orraa acrescentou bastante pra mim essa irfomação pelo menos umas 2 vezes no ano vou fazer o deload agora qndo eu terminar minha periodização que tem umas 6 semanas,dae eu posto como serão os resultados no meu diario. mas por exemplo @craw69 e @carlosalexandre ,se o cara fizer o deload ou o destreino(com descanso total)e tiver o metabolismo muito lento mesmo tendo a alimentação regrada o BF pode aumentar no caso de quem não pratica aeróbio?ou só se chutar o balde mesmo o BF pode subir? Lembre-se que pode fazer aerobicos de leve no deload. Mesmo assim, acho meio dificil para uma pessoa normal que ficar uma semana sem treinar ter um aumento da BF significativo... quase impossivel, a naõ ser que voce coma uma vaca por dia.
Visitante Rodrigo1985 Postado Julho 7, 2011 às 14:36 Postado Julho 7, 2011 às 14:36 (editado) Po galera aprendi demais sobre periodização neste tópico pocha estou feliz da vida ! Já planeijei mesmo minha semana de deload para a ultima deste mês , apartir do dia 25 deste mês entro em descanço , aprender é muito melhor do que continuar errando , o bom pra mim é que estou em fase de aumentar as cargas e creio que será melhor ainda como o carlão e craw falaram quando voltar , o coro vai comer . Só tenho uma dúvida , como eu vou fazer com a dieta , vou recaucula-la para poder manter o peso? Ou vou ficar com a atual ? Quem puder me responder vou agradeçer! ( ALGUÉM TAMBÉM TEM ALGUMA MATÉRIA COMPLETA SOBRE PERIODIZAÇÃO NO TREINO E ESSA SEMANA DE DESCANÇÕ PARA EU PODER BAIXAR E TER AQUI ) Editado Julho 7, 2011 às 14:38 por Rodrigo1985
ogrofurioso Postado Julho 7, 2011 às 14:45 Postado Julho 7, 2011 às 14:45 pode crer @carlosalexandre e @tanin. ( ALGUÉM TAMBÉM TEM ALGUMA MATÉRIA COMPLETA SOBRE PERIODIZAÇÃO NO TREINO E ESSA SEMANA DE DESCANÇÕ PARA EU PODER BAIXAR E TER AQUI ) [2] vlw galeraa,abraços
carlos alexandre Postado Julho 7, 2011 às 14:45 Postado Julho 7, 2011 às 14:45 Po galera aprendi demais sobre periodização neste tópico pocha estou feliz da vida ! Já planeijei mesmo minha semana de deload para a ultima deste mês , apartir do dia 25 deste mês entro em descanço , aprender é muito melhor do que continuar errando , o bom pra mim é que estou em fase de aumentar as cargas e creio que será melhor ainda como o carlão e craw falaram quando voltar , o coro vai comer . Só tenho uma dúvida , como eu vou fazer com a dieta , vou recaucula-la para poder manter o peso? Ou vou ficar com a atual ? Quem puder me responder vou agradeçer! ( ALGUÉM TAMBÉM TEM ALGUMA MATÉRIA COMPLETA SOBRE PERIODIZAÇÃO NO TREINO E ESSA SEMANA DE DESCANÇÕ PARA EU PODER BAIXAR E TER AQUI ) - Irmão, quanto a dieta, sempre mantive ela normal nos dias de descanso sem acúmulo indesejado de gordura, a única coisa que vc pode abolir são shakes pós-treinos, pré-workouts, creatina acredito que vc pode deixar de tomar também.
Tanin Postado Julho 7, 2011 às 14:52 Postado Julho 7, 2011 às 14:52 (editado) creatina acredito que vc pode deixar de tomar também. Não não...Em um descanso de 1 semana por exemplo, continue tomando creatina normalmente, não há nenhuma razão para parar. Vai ser melhor ainda quando voltar aos treinos. Editado Julho 7, 2011 às 14:54 por Tanin
Visitante Rodrigo1985 Postado Julho 7, 2011 às 14:53 Postado Julho 7, 2011 às 14:53 (editado) Vlw Carlão ! Eu queria saber por que uma vez que vou ficar uma semana descançando minha rotina de atividades de fisicas( treinos) vai praticamente a zero né ? Então era isso que queria saber , se vou precisar refaze-la por essa semana de acordo com minhas atividades fisicas ou se posso manter a mesma mais sem essas refeições que você falou . ( OBS: Na minha rotina de dieta atual estou sem suplementos por questões finaceiras). Editado Julho 7, 2011 às 14:54 por Rodrigo1985
IntenseTrainBoy Postado Julho 7, 2011 às 16:11 Postado Julho 7, 2011 às 16:11 Vlw Carlão ! Eu queria saber por que uma vez que vou ficar uma semana descançando minha rotina de atividades de fisicas( treinos) vai praticamente a zero né ? Então era isso que queria saber , se vou precisar refaze-la por essa semana de acordo com minhas atividades fisicas ou se posso manter a mesma mais sem essas refeições que você falou . ( OBS: Na minha rotina de dieta atual estou sem suplementos por questões finaceiras). Nao cara, pega so a base da sua dieta e tira umas 500 kcal e pronto esta bom.
igor-japah Postado Julho 7, 2011 às 18:09 Postado Julho 7, 2011 às 18:09 Pelo que li em todos os posts aqui , é mais do que recomendavel ! Semana que vem é a semana de provas , vou ter 4 4 e 3 , a partir de quarta-feira Estava pensando em parar para poder estudar , mas ha 2 semanas atraz eu fiquei 1 semana inteira sem ir pq estava com sinosite e ha 3 semanas eu fui só 2 dias pq estava gripado , seria desnecessário parar por muito tempo ne ? talvez um treino mais leve ?
Potopee Postado Julho 7, 2011 às 18:23 Postado Julho 7, 2011 às 18:23 Fiquei com uma dúvida: No "deload" devemos manter a dieta (incluindo o shake pós-treino e a albumina antes de dormir) ou esses suplementos devem ser evitados?
craw69 Postado Julho 7, 2011 às 19:12 Postado Julho 7, 2011 às 19:12 Pelo que li em todos os posts aqui , é mais do que recomendavel ! Semana que vem é a semana de provas , vou ter 4 4 e 3 , a partir de quarta-feira Estava pensando em parar para poder estudar , mas ha 2 semanas atraz eu fiquei 1 semana inteira sem ir pq estava com sinosite e ha 3 semanas eu fui só 2 dias pq estava gripado , seria desnecessário parar por muito tempo ne ? talvez um treino mais leve ? Do ponto de vista fisiologico, nao vejo motivo pro deload. Talvez adaptar a frequencia (tipo fazer uns 2 FB na semana apenas) pra conseguir estudar direito, mas ficar sem treinar propositalmente nao vejo motivo na sua situacao. Fiquei com uma dúvida: No "deload" devemos manter a dieta (incluindo o shake pós-treino e a albumina antes de dormir) ou esses suplementos devem ser evitados? Já foi dito. Shake pós-treino é pós-treino, e se voce nao tem treino, nao tem porque tomar shake pós-treino (). Albumina mantem; dieta se a pessoa tiver metabolismo acelerado é uma boa diminuir kcals mesmo; para outros (tipo quem é ecto) pode ser até interessante aumentar kcals pra voltar no treino com um peso levemente maior. Abracos
Visitante Rodrigo1985 Postado Julho 7, 2011 às 19:16 Postado Julho 7, 2011 às 19:16 Muito obrigado a todos pelas informações , agora sim , já posso me preparar para a ultima semana deste mês quando entrarei em deload . ( carlão , craw e intensy)
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora