Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Destreino


Gutinha

Posts Recomendados

Não sei se to postando errado, mas vamos lá :X

Ouvi um instrutor falando sobre destreino, mas muito pouco, alguém sabe algo mais aprofundado sobre isso? pesquisei no google, mas vi uns artigos muito difíceis de entender, outros com testes em ciclistas e em idosos..

Queria saber sobre a estratégia do destreino em pessoas que praticam musculação e se é uma boa estratégia na seguinte situação: o corpo está saturado, cansado, coisas do tipo, faz-se um destreino para apenas não perder o que ganhou e quando volta a treinar o corpo vai crescer mais rápido novamente, mais ou menos nesse sentido..

alguém já usou essa estratégia? por quanto tempo? Como foi? etc..

beijinhos :*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tem algumas técnicas assim... eu conheço por outros nomes (periodização por ex.).

De 8 semanas de treino, 5-6 é bastante intensa, 2-1 é com 50-80% das cargas e 1 de descanso total.

Existem outros programas tb.

Acaba caindo na supercompensação... esse tempo de treino mais light faz vc estagnar/perder ligeiramente (força, pela questão neuro... massa magra mesmo não se perde com 1 semana parado), porém quando voltar, terá mais ganhos.

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eh bom fazer essse periodização para a semana off cair nas festas de final de ano,pq tem mta gent q soh de xegar desembro ja começa desbundar e nçãi ora treinar EEER MIGUÉZONAAA !

eu dei uma procurada no forum pra achar mais alguma coisa e nun achei,tem algum artigo ae pra postar pra galera @LeandroTwin.

vlwww abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Eu sabia que já havia lido algo sobre isso...

A rotina para ganhar massa é a seguinte: não vá treinar hoje, amanhã, depois de amanhã, o dia depois, depois, depois e depois. “Caramba, esse pessoal ficou maluco de vez, que tipo de marombeiro eu vou ser assim ?” Provavelmente um marombeiro muito esperto(e com mais massa muscular).

A consistência do treino é muito importante para gerar resultados, porém treinar consistentemente e pesado por meses sem nenhum descanso pode se tornar contra-produtivo.

Não existe satisfação maior do que sair de um treino com o corpo destruído, sabendo que você conseguiu dar todo o esforço que podia naquele momento. É um sentimento recompensador, porém o seu corpo e o sistema nervoso estão passando por maus bocados, o seu organismo luta para reconstruir tudo o que você destruiu durante o treino e o seu sistema nervoso tenta se recuperar de tanta carga que você levantou. Primeiramente isto é ótimo e é a essência do fisiculturismo, sem “destruir” o corpo e estressar o sistema nervoso, não poderíamos promover a hipertrofia e erguer cargas cada vez mais pesadas.

O problema é que após meses contínuos de treinamento pesado, sempre detonando o corpo, nós acabamos por minar a nossa capacidade de recuperação, onde o corpo recebe mais danos do que consegue recuperar e isto pode gerar diversos problemas como: overtraining, perda de massa, força, vontade de treinar,etc…

Se você tem treinado duro nos últimos meses e tem percebido que os resultados pararam de aparecer, está desanimado para treinar e até perdendo força, existe uma maneira extremamente fácil de resolver isto e ainda dar a volta por cima, gerando ganhos de força e massa muscular.

É muito simples: fique uma semana inteira sem treinar. Dessa maneira o seu corpo e mente vão descansar completamente e estarão prontos para enfrentar qualquer desafio na próxima semana. Qualquer pessoa que tente este “método”, irá sentir um aumento de força notável e conseqüentemente novos ganhos virão.

Apenas siga a sua dieta e suplementação normalmente durante a semana de folga e não tenha a superstição de que os seus ganhos irão por água abaixo só por ter ficado sem treinar alguns dias, pois isto simplesmente não acontecerá. Como todos sabemos, os ganhos aparecem durante o descanso e não com sessões abusivas de treino. Aproveite esta semana para colocar tudo em ordem na sua cabeça e volte na semana seguinte com muito mais força, determinação e vontade de treinar!

Bons treinos!

Fonte: http://www.hipertrofia.org/blog/2010/03/12/ganhe-massa-muscular-parando-de-treinar/#ixzz1RPWHhAzL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Até onde eu sei isso é bastante recomendado, uma ou duas semanas com menos peso do que o habitual, ou até sem fazer qualquer exercício.

O Bryan Haycock usa isso no treino HST dele. Ele chama de Strategic Deconditioning. De acordo com ele, é o que permite novos ganhos quando o ciclo se reinicia.

aqui tem mais informações: http://www.thinkmuscle.com/articles/haycock/hst-04.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Rodrigo1985

Quando terminar minha nova rotina de treino eu já estava mesmo pretendendo parar por uma semana para dar um descanço ao corpo!

Isso é muito importante mais eu acho que o que mais pega é mesmo o psicológico sobre o deixar ir por água a baixo, mais concerteza vou ficar de boa e deixar isso de lado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se seu ingles estiver em ordem, de uma pesquisada em "deload". Aqui no Brasil nao é tao conhecido, mas lá fora 99% dos coachs renomados incluem de alguma forma no treinamento; é um método muito disseminado que inclusive varios treinadores incluem no treino mesmo sem o atleta nao está sentindo necessidade.

Tem varias formas de fazer como citado, mas só pra reforcar, o basico é isso ai: a cada X dias/semanas se faz Y dias/semanas de descanso total (sem treinar, ou mantendo apenas aerobico leve) ou de recuperacao ativa (diminui volume e/ou intensidade e/ou frequencia).

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Destreino, Deload, Strategic Deconditioning, etc. é excelente para quem deseja ganhos superiores, sempre procuro fazer 6/7 semanas de treino por uma de descanso total, e quando vc volta aos treinos, é nitida a evolução, tanto em aumento de cargas quanto de hipertrofia, sem falar no SNC. O problema é vc querer explicar isso a alguém dentro das academias. Para quem treina sério e faz um planejamento de sua rotina de treinamento a longo prazo, fica fácil manejar a semana de descanso para cair justamente naquela época de férias, festas, feriados prolongados, etc. ;)

Editado por carlos alexandre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...