Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão: Perder Gordura Localizada!

infoas

Posts Recomendados

Postado

Eu queria saber se tem algum modo de perder aquelas gorduras localizadas? Algumas pessoas já me falaram que isso é genética, não dei tanta importancia, eu acho que tem como perder, alguem pode me ajudar com isso?

Agradeço desde já!

Postado

Não existe maneira de você perder gordura localizada. Se for para perder gordura vai perder no corpo como um todo. Isso é lenda

Postado

Ah tem como perder sim:

- Lipo

Tirando isso e falando serio, meu objetivo é esse já li, pesquisei, chorei, fiz de tudo.

O que tenho feito é:

- Caminhar 40 minutos (a nivél passeio mesmo) em Jejum - todos os dias incluindo fds, ponto facultativo e feriados

- Pucho ferro de manhã - segunda á sexta

- Esteira / Bicicleta / Corrida / Caminhada por 1 hora no minimo (sem carboidratos no corpo) - segunda a sexta

- Judô segunda / quarta / sexta

Tem que queimar toda, do corpo todo e a ultima que vai sair é a que mais te incomoda =)

Força!

Postado

É isso ae que o pessoal já disse, e provavelmente depois que vc acabar seu ciclo de emagrecimento aquela pochete que incomoda não vá embora, tem que ter músculos ali pra ficar definido, entao nao tenha muitas ilusões, o caminho é longo brother, mas sem pressa um dia vc chega lá...

Abraco

• 10 meses depois...
Postado

Fala galera! Abri este topico a fim de tirar algumas duvidas e desenterrar de vez com este tema, e ao mesmo tempo criar um debate(que eu gostaria) em torno deste tema.

Vou começar.

Quando comecei a praticar desporto, nataçao, e mais tarde ciclismo ao qual me dediquei varios anos, chegando a competir internacionalmente, o meu foco nao era competir, mas sim perder peso e ficar em forma. Bem, logo de inicio comecei por ouvir dizer que gordura se perde como um todo e nunca localizada! Ok, tudo bem..Mas vou colocar aqui uma questao/historia que gostava que tivessem em consideraçao ao ler.. Se voces estivessem dentro do ciclismo como eu tive, veriam que alguns ciclistas amadores (que andam 3-4-5 vezes na semana) e nao estao tao em forma quanto isso, tem uma bruta definiçao nas pernas (que logicamente é o musculo mais trabalhado neste desporto), enquanto a parte superior: costas, peito, e abs) continuam com gordura, nao sendo possivel ver separaçoes musculares significantes. E eu nao conheço apenas um caso, sao todos os que conheço de cicloturistas por todo o pais! Todo o bom ciclista é definido nas pernas e o resto é igual a qualquer sedentario, falo verdade! O que me leva a afirmar, que, de certa forma é possivel perder gordura localizada e passo a explicar porque:

Quando fazemos exercicio fisico, o sangue começa a circular mais numa certa area que é trabalhada, por exemplo, os abs quando fazemos crunches, as costas quando fazemos terra, as pernas quando fazemos extonsora, e por ai fora, é o chamado pump no fisiculturismo. Ao mesmo tempo, temos mais oxigenio nessa area, o que é necessario para a queima de gordura(corrijam se tou errado!). Consequentemente, se essa area é mais abrangida por sangue, é mais propicia a queima de gordura nessa mesma area, nao desvirtuando claro a continuidade da queima de gordura noutras areas, mas na minha opiniao essa área é mesmo mais beneficiada. E eu falo tambem por experiencia propria, quando eu treinava 6x semana ciclismo, eu tinha as pernas totalmente definidas, quase dizia que tinha 5% de bf nas pernas, e no resto do corpo uns 10%. Esta afirmaçao nao tem nada de cientifico, apenas queria debater com voces este facto!

Mas depois existe o reverso da medalha...

Uma pessoa sedentaria, sem exercicio, que começe dieta sem exericio, logicamente que queima gordura em todo o corpo, igual para igual sem exceção, assim como quem treina com pesos varios dias por semana..Logo por exemplo, se vc faz abs num dia nao vai queimar mais gordura so nos abs, se nos outros dias trabalha todo o corpo, no final da semana o que conta é o corpo todo logo = voce queima gordura igual em todo o corpo.. o que me leva tambem a querer que nao, nao é possivel perder gordura localizada!

Por fim, gostava de relembrar, e informar aqueles que nao sabem, por exemplo, o Layne Norton, aconselha que quand vc quer perder gordura em alguma parte especifica, utilize uma tecnica muito simples: treine essa regiao antes do cardio, por exemplo: fazer uns abs, e depois ir de seguida fazer cardio..

Nunca testei, por isso nao posso dizer que sim nem que nao, mas faz um pouco sentido, pois ele explica que pode ser benefico porcausa da circulaçao sanguinea mais volumada nessa regiao.

Enfim, é tudo, no geral axo que nao e possivel perder gordura localizada, mas talvez exista algo que nos falhe neste mito. O que acham?

Abraços

Postado

Isso é uma coisa que o pessoal "das antigas" falam , e inclusive tenho tios que foram fisiculturistas e tenho contato com fisiculturistas das antigas e atuais, os das antigas falam sobre essa questao do abdomen , que é mais repeticoes (claro que com dieta) , mas eles afirmam que se perde mais treinando os abd todos os dias e com mais repeticoes, alguns dos fisiculturistas mais novos seguem esse metodo dos antigos e outros nao, mas penso assim se deu certo na epoca deles, creio que nao seja só "placebo" , e na minha opiniao a ciencia é valida , mas nao uma verdade absoluta, tipo "nao existe isso" , "isso nao acontece" , "isso é placebo" , acontece que vejo pessoas que treinam e usam coisas que muitos "estudos" condenam e com eles dão certo, creio que cabe a cada um tentar e vê se é valido ou nao , é a questao do erro e do acerto .

abç.

Postado

Eu acho q varia d pessoa pra pessoa, assim q começo a emagrecer, seco primeiro no abdomen, depois no resto do corpo, e olha q tenho muita gordura na coxa, e essa é a última a sair. Quando faço abs uma ou duas x na semana, sinto q meu abdomen aumenta, diferete d quando faço todo dia ou dsdn com muitas repetições.

Postado

Quando fazemos exercicio fisico, o sangue começa a circular mais numa certa area que é trabalhada, por exemplo, os abs quando fazemos crunches, as costas quando fazemos terra, as pernas quando fazemos extonsora, e por ai fora, é o chamado pump no fisiculturismo.

Cara, o pump decorre das quebras de fibras do músculo trabalhado. Sim, o sangue tem seu papel no pump, mas não é só porque o sangue tá circulando mais naquela área. É um bom ponto o que você escreveu, mas é impossível a perda de gordura localizada.

Postado

No geral tb acho que a gordura se perde como um todo, senao haveriam muitas coias bizarras por ai a fora caminhando nas ruas, rsrsrs.

Nao acho que quando vc treina braço por ex. vc só queima a gordura do braço, mas temos que levar em conta que o nosso corpo é muito sábio e ele sempre procura a maneira mais eficiente de fazer as coisas.

Então vamos pensar que vc está pedalando numa trilha e corpo está quebrando gordura para fornecer energia para as pernas, é mais lógico imaginar que a gordura a ser queimada vai a mais próxima do local onde a energia é necessária. Não me parece lógico que a panturrilha esteja necessitando de energia para o exercicio e o corpo vá buscar energia primeiro nas costa; acho que queima no geral mas vai com mais enfase no local mais próximo da necessidade.

Tb devemos imaginar que nosso organismo nao funciona assim tao cartesianamente, ou so queima gordura no corpo todo, ou so queima localizada, talvez de acordo com a situação e com a pessoa haja uma grande variação na forma de utilização de suas reservas energeticas.

Mas podemos pensar assim: são precurssores hormonais na corrente sanguinea que fazem a gordura ser mobilizada de seu estoque, se em determinada área a circulação está mais abundante mais gordura daquela área vai ser utlizada porque os precurssores vao atuar mais ali.

Bem esse é apenas um ponto de vista para explicar um fato que tb ja presenciei muito, ciclistas ,gordinhos até, da cintura pra cima e musculosos e com pouquissima gordura nos membros inferiores.

Sabe-se lá a verdade.

Postado (editado)

A graxa metabolisada vai precisar cair na corrente sanguínea de qlq forma, não vai direto do tecido adiposo para as células, e o sangue circula rápido pelo corpo, então mesmo sem usar embasamento cientifico nenhum, só pelo achismo, já dá pra quebrar esse argumento de queimar gordura local. O corpo não usa energia proveniente do tecido adiposo local, e sim a que tá circulando pelo corpo. Hormônios não tem atuação local, e sim especifica para o tecido. Se liberou hormônio pra metabolizar o tecido adiposo da perna, ele também vai metabolizar o dos braços, e esse a energia proveniente dai vai tá livre na corrente sanguínea e será usada aonde for necessária.

E isso é totalmente lógico, ilógico é falar em queima de gordura local.

Editado por valtin
Postado

"O corpo não usa energia proveniente do tecido adiposo local, e sim a que tá circulando pelo corpo"

É verdade a gordura mobilizada do tecido adiposo vai pra corrente sanguinea e vai ser metabolizada no fígado para só entao poder ser utilizado pelos musculos.

"Hormônios não tem atuação local, e sim especifica para o tecido. Se liberou hormônio pra metabolizar o tecido adiposo da perna, ele também vai metabolizar o dos braços, e esse a energia proveniente dai vai tá livre na corrente sanguínea e será usada aonde for necessária."

Tb é verdade que hormonios nao tem atuação local, eles tb estão livres na corrente sanguinea. O que eu quis dizer é que se eles estão livres no sangue, onde houver maior quantidade de sangue mais os hormonios atuarão e mais gordura será mobilizada para a corrente sanguinea. Então se eu tenho muito sangue nas pernas naquele momento maior mobilização da graxa das pernas, mas é claro tb vai ser mobilizada gordura do restante do corpo.

Mais uma vez, so estou buscando uma explicação para um fato. Nao sei se é assim que acontece mesmo pq o metabolismo das gorduras nao está totalmente elucidado.

Mais ilógico que falar em queima de gordura local e acharmos que temos a resposta certa e definitiva pra tudo.

• 8 meses depois...
Postado

Olá! Pesquisei e não achei nada que respondesse minha pergunta. E na dúvida de onde criar o tópico, criei aqui... mil desculpas caso tenha errado.

Então, tenho 16 anos, 42,20kg e 1,62m de altura. Faço academia há 1 ano, mas errei muito(muito mesmo!), então só comecei a ver resultados agora, pois só comecei a treinar certo após uma instrutora começar a me ajudar. Fiz minha 5º avaliação física essa semana, e meu percentual de gordura deu 9,73%. Achei até mais ou menos, sendo que tenho 38,09kg de massa magra e 4,11kg de gordura (de acordo com a avaliação)

Mas enfim, a questão é que tehno 63cm de abdômen. Na região do umbigo, tem gordura localizada bem visível, e tipo, minha barriga é pra frente, é estranha... queria saber se é normal, por que só tenho gordura ali no umbigo, e fica uma volta estranha, e como sou magra, fica feio.

Posso postar uma foto caso seja necessário...

Postado (editado)

seu percentual de gordura é muitoooo baixo, principalmente pra mulheres que em geral tem bf maior do que homens.

essa sua barriga "pra frente" e na parte de baixo que vai do umbigo até o pubis? tipo assim ?

katyperry-activia.jpg

edit: isso deve ser intestino preso

abçs.

Editado por rodrigoxdmc
Postado (editado)

normalmente esses casos de gurdura localizada mesmo com bf baixo e meio genético mesmo, porque teu bf ta baixo pra uma mulher, acho que se postar uma foto ajuda sim, essa 'barriga pra frente' pode ter outras causas, não só a gordura.

edit: pode ser exatamente o que o rodrigo postou. em geral exercícios como o vaccum ajudam.

Editado por GabiX
Postado

Rodrigoxdmc, engraçado você postar uma propaganda de activia... tomo um potinho de 100g todos os dias XD

Enfim. Já pensei em ser intestino preso, mas vou ao banheiro dia sim, dia não... é regular. Também uso aveia e linhaça diariamente, então fico na duvida se é ou não. E sobre esse tal vaccum, já li sobre ele aqui no fórum, mas não entendi bem para o que serve...

Ah, tirei as fotos! Percebem essa volta que tem? Ali no umbigo, é mais pra frente. E quando essa região dilata então, nossa, fica MUITO estranho! E o que deixa mais feio é que sou magra no resto do corpo. Então, o que você acham?

122ygz8.jpgwunjwh.jpg

Postado

Pra mim isso aí é gordura localizada, só isso.

Nem sempre a dieta de corte atinge as áreas que queremos, normalmente a lipo do abd e a ultima coisa que desaparece (principalmente essa região abaixo do umbigo).

Postado

chegou a pensar que poderia ser questao de postura ao inves de gordura localizada? ou na avaliacao fisica ouve uma diferenca siginificativa na gordura abdominal?

Abraco

Postado

Sani, eu concordo com a Pa ... teu abdome tá bom. Eu nem vi essa gordura localizada que vc reclamou aí , mas tudo bem.

nem pensaria em gordurinhas agora , focaria no ganho de massa.

Sabe, tambem tenho gordurinhas em locais que por mais que o meu bf esteja baixo , elas teimam em estar ali !!

Ah , só por curiosidade... sua menstruação tá normal?? '-'

quando tava com o bf baixo a minha cessou de vez ...

Postado (editado)

Sobre a postura, já pensei nisso também. Mas sempre me preocupei com isso, estou sempre de olho e tomo cuidado pra ficar com a coluna reta. Então acho que não é isso...

Pa Prut, meu meu percentual de gordura é de 9,73%. Acho que você confundiu por que eu disse que tenho 4,11kg de gordura >< Expliquei mal, desculpe! E na verdade, tenho muito pouco busto e bunda (quase nada).

Acho minha barriga estranha por que parece uma bola no umbigo, e quando vejo de cima é mais estranha ainda XD fiquei bem na duvida se é normal pra alguém com minhas medidas e tal.

Edit:

Jujuta, sobre a menstruação, não está normal por causa de um problemas... nem pensei nisso. Já até fui na médica e ela tinha dito que podia ser por baixa ingestão de gordura, mas na época eu não consumia azeite, castanhas ou qualquer outra fonte de gordura boa. Nenhuma mesmo. Hoje em dia uso todo dia, mas não melhorou. Acha que pode ter algo a ver? '-'

Editado por Sani
Postado

Parafraseando a mulherada aí, não tem nada demais nessa barriga aí, o negócio é ganhar massa que vc já tá indo bem.

Postado (editado)

Essa foto aqui eu tirei mais no meio da tarde, quando ela geralmente está mais dilatada. As primeiras foram tiradas de manhã. Eu, pelo menos, vejo diferença ><

2rhs8er.jpg

Editado por Sani
Postado

Saniii, no meu caso a menstruação só voltou quando meu bf aumentou também... Tomei uns remédios na época ,mas não funcionaram. Acho que o jeito é aceitar um pouquinho mais de gordurinhas mesmo...

Pode investir num bulk que você não vai se arrepender, sua menstruação vai melhorar, e aí com um bumbum levantadinho seu abdome vai parecer bem menor ^^

Postado (editado)

Tudo bem, acho que eu expliquei mal também XD Vou ler o artigo, obrigada por mandar :D

Atualmente a dieta é ganho de massa. Mas como eu tinha dito, errei muito antigamente por falta de pesquisa e tudo mais, acabei perdendo muito corpo, principalmente massa. Aí fiquei menor do que já era e agora to correndo atrás do prejuízo. Acho que por isso fiquei ainda mais complexada com meu corpo do que já era...

Obrigada a todos por responderem, vou me importar mais então com o ganho de massa e tentar deixar a barriga de lado. Obrigada mesmo! :D

Edit:

Vou tentar, sim, investir num bulk. Obrigada pelo conselho!

Editado por Sani

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...