Ir para conteúdo

Mitos E Verdades A Respeito Do Índice Glicêmico Dos Alimentos

AugustoO

Posts Recomendados

Postado

O Quenca falou tudo..tanto é que em qualquer livro que tenham usado isótopos ou até mesmo o balanço nitrogenado positivo se observa o seguinte (resumidamnte):

Ingestao proteica por kg de peso - taxa de oxidação de proteinas

1g/kg - 5 a 10% de proteinas oxidadas

1,8g/kg - 10 a 15%

1,9 a 2,2 - 16 a 20%

acima de 2,2 até 40% das proteinas sao oxidadas.

Por isso que eu falo, proteinas demais também é dinheiro jogado fora..e o balanço nitrogenado positivo esta sempre mais ligado as kcal do que a ingestao proteica.

abraços

Se é assim intão porque eu vi o Fouad Abiad falando que consome de 600 a 700gr de proteinas por dia? (vi isso no twiter dele) ele é um BB profissional, e olha o shape dele...

Postado

O Ney não disse nenhum valor absoluto na tabela, só mostrou o que ocorre. Valores ótimos dependem de algumas coisas, mas nunca chegarão a esse absurdo que vc está falando.

eu diria que vc pode tentar usar 5-6g/kg de proteínas, mas para isso:

1- use todas as drogas que esse cara usa

2- tenha o peso dele

3- tenha a tmb dele e faça as mesmas atividades

4- ignore tudo o que a ciência já publicou sobre proteínas e extrapole o teto que os próprios bodybuilders usaram até hoje de proteínas

5- seja patrocinado por alguma empresa que venda proteínas, assim vc ganha $$ dizendo isso no seu twitter, mesmo que esteja mentindo

ok, idéia inteligente

Postado

Eu ia citar só o item 1 e o 5 do Quenca mas ele como sempre foi rápido no gatilho.

Vou postar no meu twiter que meus pacientes estao ganhando 2kg por semana de massa muscular isenta de gordura só batendo no liquidificador maguary com mandolate.

abraços

Postado

Joguei no google pra saber o que é mandolate kkkk mesma coisa q torrone.

Putz, só falta dizer q não precisa de proteína para se obter músculos... hehehehhe

Vamu q vamu.

Postado

Como eu estou atrasado nas coisas....ahaha. Como vários outros user, estava achando que o tópico fosse uma porcaria e quando resolvo clicar e ler com calma, vejo que é riquissimo em informações. Vou ver obrigado a acompanhar...rs

Postado
Esse era mais um dos mitos que poderia ser quebrado... as diferenças para o aeróbico em jejum e o normal são MÍNIMAS!

fazer aeróbicos (um pouco mais intensos) pós treino não é muito interessante pois quando se tem treinamentos concorrentes (resistencia x força) a força é que sempre acaba prejudicada.

Se a glicose sanguínea está menor o corpo vai recorrer mais rápido aos estoques e gordura dele, certo? Mesmo que vá reabastecer depois, será que essa diferença não vai realmente influenciar um pouco mais?

Postado
NEY : pra ele armazenar mais do que gastar tem que ser muuuuuuuuuuuuita kcal (isso acontece com corredores amadores e esporádicos, lembram que eu ganhei peso correndo propositalmente?).

Isso está no seu diário Ney? Achei mto interessante e queria ler tudo que vc postou sobre isso, tem como me mandar o link ou copiar e colar aqui? Abraço

Se a glicose sanguínea está menor o corpo vai recorrer mais rápido aos estoques e gordura dele, certo? Mesmo que vá reabastecer depois, será que essa diferença não vai realmente influenciar um pouco mais?

É , faz sentido...

Postado

Quenca tem algum estudo ai com relação aos aerobicos ???

Por esse ponto de vista que você postou realmente a diferença entre um aerobico em jejum x aerobico em qualquer outro horario tem diferenças minimas, porem o que importa é de onde essas calorias são requisitadas certo ???

Ainda continuo achando o aerobico em jejum mais efetivo.

@Topic

Quando li pensei: "Maldito verão, até topico de pão agora?"

E olha só o que virou, muita informação legal aqui =)

Postado

Assumindo calorias iguais... qual a diferença de queimar glicose (do glicogênio) no exercício e a gordura mais tarde OU queimar gordura durante o exercício e não queimar mais tarde ?

Se o aeróbico em jejum tem (pouquíssimas) vantagens, essa não é uma delas.

A vantagem é que alguns hormônios são alterados em jejum, e apesar de ser pouca diferença, para quem está realmente seco (devem ter pouquíssimos aqui) e só resta uma gordura que tá difícil mobilizar pelo fluxo sanguíneo. Aí pode acabar fazendo alguma diferença.

Postado

Valeu quenca . No meu caso uma duvida particular, eu tenho muita facilidade em secar quando levo a serio uam dieta de cutting porem a parte debaixo do abdomem, a famosa pochete, é sempre um caos pra secar completamente a ponto de aparecerem as veias... Nesse caso, da gordura localizada, ultima do corpo a sair, é válido apelar pro aerobico em jejum de acordo com o que vc falou certo?

Abraço

Postado

Pensei a mesma coisa kkk "porra 5 páginas discutindo sobre pão?" Logo vi que tinha algo a mais hehehe e que MAIS. Valeu Quenca por quebrar mais um mito, realmente só sei que nada sei, coisas que pregavam no fórum desde os primórdios são desmistificadas. Coma de 3 em 3 horas, carbo de alto IG vai te deixar um balão... só sei que vou viver a vida agora e foda-se a neurose, vou parar de botar tudo isso em primeiro plano na minha vida, arroz e macarrão integrais nunca mais, e de vez em quando mandar umas porcarias também não faz mal a ninguém, a final calorias são apenas calorias.

• Supermoderador
Postado

Valeu quenca . No meu caso uma duvida particular, eu tenho muita facilidade em secar quando levo a serio uam dieta de cutting porem a parte debaixo do abdomem, a famosa pochete, é sempre um caos pra secar completamente a ponto de aparecerem as veias... Nesse caso, da gordura localizada, ultima do corpo a sair, é válido apelar pro aerobico em jejum de acordo com o que vc falou certo?

Abraço

É válido sim.

Mas não vai adiantar muita coisa se fizer uma refeição depois do aeróbico que você não faria se não se exercitasse - pelo menos não uma refeição que tenha quantidade de calorias similar à que você queimou no exercício.

• Supermoderador
Postado

Eu ia citar só o item 1 e o 5 do Quenca mas ele como sempre foi rápido no gatilho.

Vou postar no meu twiter que meus pacientes estao ganhando 2kg por semana de massa muscular isenta de gordura só batendo no liquidificador maguary com mandolate.abraços

Qual das refeições eu troco?

Todas?

Postado

Dipunker, Se seu bf estiver menor que 10%, vc pode começar a pensar em se preocupar nisso.

Não vai ser as 1000 maravilhas, mas pode ajudar, sim.

Quando se chega abaixo dos 10% e se está com gorduras claramente localizadas é que se precisa pensar em estratégias diferentes.. dietas cetogênicas, aej, hiit, uma mistura de hiit+aej, e quem sabe até jejum intermitente também não ajude nisso?

mas se vc me perguntar se algumas dessas estratégias é necessária ou se fará muiiita diferença, é claro que não.

Galera, vou pedir para que fechem o tópico, ele já tá bem Off topic e tá virando um bombardeio sobre mim e o Ney, quem sabe os moderadores conseguem organizar as informações aqui e eu até abra outro tópico depois.

Postado

Foi exatamente esse o caso quenca, menos de 10% de BF e a pochete ainda estava lá. Obrigado por responder. E tb acho que o tópico pode ser fechado e o Leandrao podia pegar aqui as informaçoes e fazer um resumao e abrir outro topico, toda vez que ele faz isso o topico fica bom pra cacete pq ele sempre acrescenta algusn conehcimentos tb...

Que voltem a reinar os tempos de glória do HIPERTROFIA

Postado (editado)

Vlw pelas duvidas tiradas ae :)

O que entendi é que não é pra chutar o pau da barraca, mas posso botar uma colher de toddy no meu leite com aveia.

Editado por valtin
Postado (editado)
Vlw pelas duvidas tiradas ae :)

O que entendi é que não é pra chutar o pau da barraca, mas posso botar uma colher de toddy no meu leite com aveia.

Se tivesse entendido teria dito: vou tirar um pouco da minha aveia para pôr 3 colheres de toddy! rs, brincadeira.

Antes que apareça alguém aqui dizendo que "vc disse que dietas de jejum n serviam para nada e agora disse isso"

Eu disse que talvez possa ser uma estratégia para um caso específico -gorduras resistentes com bf baixo- e ainda não é a estratégia mais aceita. Não pensem que essas estratégias vão queimar mais gordura só por usá-las, não vão.

Vale lembrar muitos aqui pensam que tem menos de 10% de BF, quando na verdade tem muito mais e é bem possível que medição esteja errada (quase sempre está).

A maioria acha que tem gordura localizada, quando na verdade é só gordura normal, é só o bf de vcs está alto.

Quando o bf está acima de 10% qualquer coisa é eficaz.

Editado por quenca333
Postado

Se tivesse entendido teria dito: vou tirar um pouco da minha aveia para pôr 3 colheres de toddy! rs, brincadeira.

Antes que apareça alguém aqui dizendo que "vc disse que dietas de jejum n serviam para nada e agora disse isso"

Eu disse que talvez possa ser uma estratégia para um caso específico -gorduras resistentes com bf baixo- e ainda não é a estratégia mais aceita. Não pensem que essas estratégias vão queimar mais gordura só por usá-las, não vão.

Vale lembrar muitos aqui pensam que tem menos de 10% de BF, quando na verdade tem muito mais e é bem possível que medição esteja errada (quase sempre está).

A maioria acha que tem gordura localizada, quando na verdade é só gordura normal, é só o bf de vcs está alto.

Quando o bf está acima de 10% qualquer coisa é eficaz.

Blz, tirando a aveia pra vigiar as kcals :) . O que importa qnd montar a dieta é, observou as proteínas, o minimo de gordura necessário e os micronutrientes, pra completar as kcals da dieta tanto faz a qualidade do carbo usado. Se tiver controle psicológico pra segurar o apetite que vai vir com o abaixamento da glicemia, ai pode abusar um pouco mais dos de alto ig. Caso contrário (ou o rebote venha foda mesmo), melhor garantir o que sacia por mais tempo.

Postado

acho que alguem vai me bater,maaas kkk

entao quando eu como um 100g de sacarose(exemplo ja dito aqui)ou 100g de aveia

eu vou ter fome(rapido) comendo a sacarose,porem nao qndo comer a aveia

e nessse tempo que eu sentir fome,digamos que seja psicologico,afinal o nutrientes ainda vao estar na minha corrente sanguinea?

Postado

Dipunker. Su a gordura abdominal condiz com a gordura homogenea do corpo.

O que a galera acha que tem "pochete" ou gordura localizada é que pensa que esta com o peitoral definido e braços definidos..até o dia que definir e fibrar realmente o peitoral e a pochete ja nao estará la faz tempo.

Postado (editado)

acho que alguem vai me bater,maaas kkk

entao quando eu como um 100g de sacarose(exemplo ja dito aqui)ou 100g de aveia

eu vou ter fome(rapido) comendo a sacarose,porem nao qndo comer a aveia

e nessse tempo que eu sentir fome,digamos que seja psicologico,afinal o nutrientes ainda vao estar na minha corrente sanguinea?

Pelo que entendi, a fome não vai ser psicológica e sim fisiológica, já que a vai ter uma queda da quantidade de insulina/glicose sanguínea. O psicológico seria pra resistir a fome. Mas se vc queimar 400kcal, vai ser equivalente a queimar as 400kcal vindas da sacarose ou se viessem da aveia, mesmo que essa tenha sido metabolizada, armazenadas etc etc.

Só que ai creio também entra o fato de ter frutose nessa sacarose, pelo que eu sabia até hj o corpo reage diferente na hora de estocar frutose do que dos demais chos, dai não sei o que daria. O mesmo para proteina que cai mais gradativamente no sangue, se os nutrientes livres ainda serão priorizados como fonte energética, vc mandar um pedaço de carne e um carbo de alto ig, após um tempo que esse carbo já foi estocado a proteina que ainda taria na corrente (pois ela ainda estaria sendo digerida) não seria usada de forma energética?

Editado por valtin
Postado

Dipunker. Su a gordura abdominal condiz com a gordura homogenea do corpo.

O que a galera acha que tem "pochete" ou gordura localizada é que pensa que esta com o peitoral definido e braços definidos..até o dia que definir e fibrar realmente o peitoral e a pochete ja nao estará la faz tempo.

Realmente, ja conegui chegar a um nivel de definiçao relativamente grande porem nunca fui alem pra ficar comovc disse FIBRADO , aparecendo cada porçao do musculo e tal, o maximo que consegui foi rasgar o peitoral a ponto de forçar e ele esta dividido em 3 partes bem com as "fibras" aarecendo, agora o braço realmente nunca consegui definir nessa mesma proporçao, nem pernas nem costas...

Postado

outro aspecto entao que foi por agua abaixo 'e a condenacao de hipercaloricos com malto como principal ingrediente entao?

posso toma-lo quando e na hora que eu quiser ja que calorias sao calorias correto?

Postado (editado)

@valtin, seu corpo não gosta de usar proteínas como energia, ele passa por dificuldades para transformar os aminoácidos em glicose + restos de nutrientes, que se diga então de transformar em gordura. Por isso ele sempre vai evitar isso, se vc tiver 1g de gordura ou de 1g carboidratos ele vai utilizá-los como energia. E quando tiver que transformar algo em gordura pelo excesso de calorias também o fará primeiro com carboidratos e gorduras que vc consumiu.

A oxidação das proteínas pode até aumentar bastante em certos períodos de restrição alimentar, mas nunca chegará a 100%, e nesse meio tempo vc estará usando os outros nutrientes, glicogênio ou gordura corporal.

As formas que o corpo gosta de utilizar os nutrientes que eu falei acima coexistem, não necessariamente se anulam.

edit: sobre a frutose, é claro que ela também entra nas contas das calorias.. o que acontece que ela não pode ser usada para formar glicogênio muscular, somente hepático, assim como a galactose, apesar de poucas pessoas saberem disso. Mas o maior problema dela não é isso, é que ela não tem efeitos sobre a leptina, o hormônio da fome e de várias funções importantes no corpo humano.

mas crianças, não evitem frutas.

@danvalia

não sou eu ou o Ney que vamos te receitar nada, mas baseado nesse tópico vc pode tirar as conclusões se isso pode ser ou não útil pra vc.

Editado por quenca333
Postado

Ótimo tópico, isso esclarece muita coisa, uma delas o fato do meu irmão só comer porcaria e não engordar(sendo que pequeno ele era gordinho). Digamos então que se eu gastar 3000kcal no dia e ingerir 3000kcal não importa de qual fonte, apenas 3000kcal eu vou manter meu peso correto? E Quenca e Ney o que vocês acham do shake pós-treino? Dispensável? Pq dps de tantos mitos caindo por terra to pensando em largar o shake de vez e investir bem em DIETA e alguns suplementos como fish oil e multivitamínico e talvez uma enzina digestiva...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...