Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário “Agora Vai!"


vitoriacampeao2

Posts Recomendados

Postado
Em 29/01/2025 em 09:03, jonathan viana disse:

Boa sorte no novo programa de agacho! Mais uma evolução que você vai tirar de letra e eu vou acompanhar os resultados para aprender alguns detalhes!

 

Off: só as 8 séries de agachamento levaram quantos minutos?

 

Tomara! Rpz, meu problema é que eu descanso até nos aquecimentos. Faço 15 reps com a mera barra e fico descansando uns três minutos depois, por exemplo. Então sempre o agachamento toma, desde que chego até sair, uns 30 a 40 minutos do treino. Descanso um bocado antes da primeira série. E acho que a média entre as séries de trabalho tem sido uns 4 minutos de descanso. Na minha opinião, é o exercício mais cansativo (compete talvez com alguns terras). Fico ofegante boa parte do tempo. Espero que meu sempre adiado cárdio melhore isso.

 

Como vou treinar geralmente zerado de trabalho ou quase isso, acabo não ligando pra demorar no treino. Até porque eu gosto. Só não fico mais de duas horas na academia porque talvez seja contraproducente.

 

Em 29/01/2025 em 09:41, Lucas, o Schrödinger disse:

Fiquei com a impressão que qd vc agacha o quadril vai totalmente pra trás e os joelhos totalmente pra frente. Aí qd chega no limite da mobilidade do tornozelo o movimento trava e a partir daí só curvando as costas pra manter a barra alinhada com o meio dos pés.

 

Na excêntrica tenta empurrar os joelhos pra fora. Isso vai abrir espaço no quadril pra vc descer mais, sentar no calcanhar. Em vez da barriga ficar em cima das coxas, a barriga fica entre as coxas, com o quadril mais aberto e joelhos apontados pra fora (cria uma barriga pra ficar mais claro isso aí kkkkk).

 

Fora isso, a dica que sempre dou de comprar um tênis com drop ou pelo menos uma palmilha com drop (tem palmilha de 13mm de drop, foost e tool são marcas conhecidas e não são caras).

 

Valeu, Lucas! Já tinha até iniciado o processo de deixar o espaço entre os pés um pouco mais afastado e abertos e creio que tem contribuído. Vou fazer mais alguns testes de angulação, joelho pra fora e tal. 

 

Sou um sujeito que nunca conseguiu ficar de cócoras, por exemplo. Já sofri muito em algumas fotos de muita gente que o povo demora pra tirar hehe. Dói e/ou caio quando tento.

 

Se eu me apoiar um bocado na ponta do pé consigo quase ficar total, mas bem desequilibrado. (Isso sem barra ou peso extra algum).

 

Qualquer dia eu experimento um desses calçados ou palmilhas mesmo. Já tinha pensado nisso vendo as análises que o Thor fez lá no diário dele. 

 

Postado
Em 25/01/2025 em 23:16, jonathan viana disse:

Cara como você evoluiu na execução da remada pendlay, não sou expert mas a qualidade da sua execução para mim está muito evidente. Tá muito massa!

Aproveito para te perguntar qual a sua percepção comparando ela com a remada livre, quais os pós e os contras?

Realmente a melhora é visível.

 

Consistência e foco muda o jogo. Parabéns @vitoriacampeao2!

Postado
Em 31/01/2025 em 12:12, T. Wall disse:

Realmente a melhora é visível.

 

Consistência e foco muda o jogo. Parabéns @vitoriacampeao2!

 

Obrigado, caro! Graças inclusive ao fórum, aos poucos vamos melhorando. À procura da remada perfeita. Estou gostando dela ao ponto de "escantear" cada vez mais a curvada (um dia essa volta também).

Postado (editado)

 

TREINO RESISTIDO 15/2025

 

 

Boa noite! 

 

Um treino ok. Umas progressões modestas, mas que me animam. Mesmo as de "PUSH" sempre parecendo mais lentas.

 

Na verdade, treinar é sempre bom. Nunca na minha vida pensei que fosse gostar tanto. Mesmo quando eu fiz o tal cutting fim de 2023 e perdia reps, lembro que estava gostando de ter voltado à academia e montado um programa todo sério e calculado pela primeira vez e etc. Era especialmente isso que faltava. Algo menos solto. Dieta, treino e sono se ajudando.

 

Nas Paralelas pós-supino, chegamos nas inéditas vinte e duas reps. Sente bastante a musculatura e é um dos exercícios que mais tenho melhorado até, mas odeio altas repetições. Vou pedir ao fórum pra fazer uma vaquinha pro meu futuro cinto pra peso. Na flexão com pés altos pós-supino 2, inéditas vinte e três reps.

 

Nas Dragonflag, mudei a pegada pra "atrás do banco". Antes eu segurava no gancho lá do banco declinável. Não achei melhor nem pior essa pegada. Fiquei meio indeciso. Até o número de reps ficou igual, mas quero crer que a cada dia terei amplitude e controle melhor do movimento. Acho que já tem uma amplitude perto da ótima até, quase deito no final da excêntrica, mas isso, pra confirmar, infelizmente só se alguém filmasse ou eu tivesse onde apoiar pra filmar sem atrapalhar. Já acho um negócio meio espalhafatoso sem filmar... Então deixo quieto.

 

Infelizmente voltei para o "Smith calçado" nas elevações de panturrilha em pé. Fiz uns testes e descobri o "setup que escorrega/instabiliza menos". Tem um step que é mais áspero também. Vou "colar" nele. Assim, se houve perda de amplitude, acho que foi menos grave do que eu esperava. Se algum dia liberarem fazer descalço ou eu mudar de academia (o que talvez aconteça, por outras razões), retorno.  

 

Nos supinos, só tive algumas "microprogressões" digamos. Mas melhor que nada. Legal que foi claramente um pouco menos difícil que semana passada. Foram até à falha, mas um pouco melhor.

 

PESO HOJE = 75,8kg. A média das duas últimas semanas saiu de 75 para 75,2kg. Como é manutenção, vou tomar cuidado pra não continuar subindo. Ainda não decidi o próximo passo.

 

 

"LEGENDAS/SÍMBOLOS":

 

 

Spoiler

Aq = AQUECIMENTOS

Número entre parênteses = quando aparecer isso, são reps que julgo praticamente perfeitas, mas nem sempre uso isso.

Aspas = última rep (ou últimas) caiu, em algum nível a qualidade. E/ou virou rep parcial.

f = quase certeza que foi "FALHA" (geralmente concêntrica e/ou técnica)

(f?) = dúvida relevante se foi "FALHA" (falha ou no mínimo quase)

D = descanso entre as séries em segundos.

e. = leve rotação externa dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

i. = leve rotação interna dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

n.a. = série com pés em posição normal, mas fazendo rep parcial alongada.

al. = série em parcial alongada.

 

 

NÚMEROS DO TREINO:

 

1) SUPINO INCLINADO

Aqueci 18x2, 26x2 e 32x2kg.

3×7-7-"9"   -    36x2kg 32x2kg 26x2kg (halteres) 
+0,5 rep na 3a. A nona da terceira faltou um pouquinho só pra completar.
hoje tentei umas oitavas que não subiram.

D = 180s.

 

2) PARALELAS/DIPS LIVRE

Sem aq.

1x22 - B.W. (75,8kg)

+ 1 rep hoje. 

Inclino corpo pra frente aqui.

 

3) ELEVAÇÃO LATERAL NA POLIA

Sem aq.

2×12f-"11"   -  6.8x2kg
+ 0,5 rep na primeira. 
+ 0,25 na segunda. Ainda tem certo impulso a corrigir na última rep.

Vario alturas.

(Dei a vida. Saí com o ombro mais desgastado que o normal).

D = 60s a cada unilateral.

 

4) PANTURRILHAS NO SMITH

Aqueci só uma com 30x2kg.

3x13i.-11e.f.-"10"n.al.-   -  50x2kg de anilhas

Igual na primeira. Talvez tenha conseguido manter certa qualidade até.
+ 0,5 rep na segunda.
Terceira igual.

(Enfim, até gostei. Esperava piorar bastante com o tênis.)

D = 90 a 100s.

 

5) SUPINO MÁQUINA

Aqueci com 36, 50 e 70kg e 84kg. (Ampl maior. A pino 2 de 4).

1x8  -  90kg (Ampl menor. A pino 3 de 4)
"+0,5 rep", mas já tinha conseguido. Apenas recuperei o PR. Talvez um pouco mais fácil?

 

6) FLEXÕES DECL. PÉS ALTOS

Sem aq.
1x"23"f - s/peso extra
+ 0,25 rep. Mais perto do 100% a última dessa vez.

 

7) PANTURRILHA NO LEG 45º

Aqueci com 200kg. 

3x16i.-"11"f.e.-"8"(7)f.n.al.   -   220kg 220kg 300kg
- 1 rep na 2a série.
igual na 1a e 3a.

(Neste ando fraco. Destoando.)

Leves picos, concêntrica e excêntrica. 

D = 100 a 120s.

 

8 ) TR. FRANCÊS BILATERAL NA POLIA

Uso as cordas na pegada. Sem aq.

2x8-"7"(6)  -  22.7kg

+0,25 rep na 2a. Pra não dizer que não falei de flores, a sétima subiu um pouco e empacou na metade

D = 90s

 

9) DRAGON FLAG

Sem aq.

2x10-6  -  75.8kg (B.W.)

1x"6"(5) - Elevação de pernas "Ethier", mas esticadas.

...se contar meu peso maior é tudo PR rs

Isometria 45º na última rep das dragon.

D = 120s. 

 

 

PRÒXIMO DIA DE TREINO: Espero que seja amanhã. Combo "sexta e sábado" tem funcionado. A semana foi meio cansativa, com viagem pra o interior e tudo a trabalho, mas creio que estou me recuperando ok. Talvez até pelo peso besteira melhor (algum superávit calórico certamente rolou).

 

Talvez role a inédita experiência de treinar enquanto meu time joga um clássico, ainda que sem muita importância. Se eu fizer cinco reps a menos em tudo, foi nervosismo. Será um experimento científico rs.

 

 

POLÊMICA DA VEZ: vi no podcast que mais vejo. O "D-Load podcast" do De Salles e Peterson Mendes. Aliás, uma mesa especial neste último. Três dos caras brasileiros a que mais assisto no youtube: Belmiro, Jonato Prestes e Walter "sou mais forte que o Coleman rs" Krause. Gosto muito deles, até quando "discordo".

 

A discussão foi sobre diferenças e conveniências ou não das técnicas de pré-exaustão e assemelhadas. Na verdade, algumas são bem diferentes. Diferenciaram na teoria e nas vantagens/aplicações da pré-ativação e da potenciação pós-ativação. Um deles pode até se confundir com o aquecimento específico. Os termos são confusos, mas, no geral, peguei a ideia.

 

 

Aproveitei a noite e fiquei ouvindo o episódio completo também enquanto fazia outras coisas:

 

 

 

 

Até breve!

 

 

Editado por vitoriacampeao2
Postado
Em 02/02/2025 em 00:09, vitoriacampeao2 disse:

 

II) Ignorem e perdoem o visual camisa brinde da growth e o shortinho velho e escroto de praia, itens que já deveriam ter sido aposentados do vestuário, mas que estou esperando desgastar até rasgar de velho.

 

 Todo mundo tem roupa velha de estimação kkkk

 

Em 02/02/2025 em 00:09, vitoriacampeao2 disse:

 

VI) Testei um novo posicionamento dos pés, abrindo o máximo que consigo sem sentir nada ruim. Pés/joelho pra fora também.

 

Abertura estilo Sumô. Já tentei fazer com a barra ou no smith mas pra mim é simplesmente a coisa mais desconfortável da face da terra (segurando o peso no meio das pernas eu consigo tranquilamente). Vai entender. 

 

Essa abertura Sumô já dá uma judiada nos adutores. Cadeira abdutora é um excelente exercício, se não para quem busca hipertrofia dos músculos trabalhos mas então para fortalecimento muscular e prevenção de lesões, é tipo treinar panturrilha, um monte de gente pula esse treino mas depois reclama de dor no joelho.

 

 

Postado

Eu vi! vc já passou nos 90º, quebrou a paralela(que termo bonito kkk). Mas ainda há pontos a melhorar, segundo o último tutorial do Lucas schoriflinger (foi mal kkk) tem que ter cuidado com a curvatura da lombar e pelos vídeo vc tá fazendo uma curvatura na parte superior, logo tá saindo um agacho 10/10 boto fé!
Espero que o Bahea tem ganhado ontem!

Postado
Em 02/02/2025 em 07:22, natalliacarv disse:

 

 Todo mundo tem roupa velha de estimação kkkk

 

 

Abertura estilo Sumô. Já tentei fazer com a barra ou no smith mas pra mim é simplesmente a coisa mais desconfortável da face da terra (segurando o peso no meio das pernas eu consigo tranquilamente). Vai entender. 

 

Essa abertura Sumô já dá uma judiada nos adutores. Cadeira abdutora é um excelente exercício, se não para quem busca hipertrofia dos músculos trabalhos mas então para fortalecimento muscular e prevenção de lesões, é tipo treinar panturrilha, um monte de gente pula esse treino mas depois reclama de dor no joelho.

 

Valeu, talvez eu inclua. Sobre a abertura, acho que posso evoluir melhor com base nela. Combinaria um pouco mais com minha anatomia talvez. Achei um pouco menos confortável mesmo, mas pode ser por ter aumentado amplitude também. Vou fazer outras correções, mas possivelmente será meu novo padrão. Vou testar por alguns meses e pode ficar.

 

Em 02/02/2025 em 11:44, jonathan viana disse:

Eu vi! vc já passou nos 90º, quebrou a paralela(que termo bonito kkk). Mas ainda há pontos a melhorar, segundo o último tutorial do Lucas schoriflinger (foi mal kkk) tem que ter cuidado com a curvatura da lombar e pelos vídeo vc tá fazendo uma curvatura na parte superior, logo tá saindo um agacho 10/10 boto fé!
Espero que o Bahea tem ganhado ontem!

 

Nosso vice ganhou experiência pra próxima hehe.

 

Sim, vou buscar aquela postura lá e resolver minha eterna corcunda, inclusive com bracing. Descendo menos, é mais fácil não curvar, mas dá pra achar o ponto ótimo entre as duas coisas. E talvez, com tempo e prática, o "ótimo" vá melhorando.

 

Postado (editado)

 

TREINO RESISTIDO 17/2025

 

 

Boa noite! 

 

Treino um pouco merda hoje.

 

Até teve mais progressões que regressões, mas nem consegui tentar a sexta rep da primeira série do supino reto, então fiquei meio revoltado. Espero que seja oscilação normal. Vou voltar ao modelo anterior de aquecimento também. Esse mais voltado pra "feeder" talvez desgaste mais. No mais, tava meio cansado do dia, mas fui treinar. Tem dia que é assim.

 

A culpa também pode ser do meu sono excepcionalmente meia boca hoje. Até deu sete horas ou quase, mas acordei algumas vezes durante. Isso não é comum e é uma merda. Enfim, em busca da rotina perfeita. Comparada ao passado, porém, tá uma maravilha. E vai ficar melhor.

 

A progressão mais animadora foi no "pec fly". Finalmente doze limpas na primeira série. Fiquei surpreso.

Porém, no desenvolvimento com halteres, o desempenho da semana passada foi melhorzinho. Fiz uma "quarta" rep porca que subiu quase nada hoje na primeira série.

 

Isolados: mais progressos que regressos, mas nada fora do normal.

 

Excepcionalmente, não fiz o abdominal máquina. Toda a musculatura abdominal ainda estava claramente dolorida do treino de sexta-feira. E o sábado também deve ter exigido um pouco.

 

 

"LEGENDAS/SÍMBOLOS":

 

 

Spoiler

Aq = AQUECIMENTOS

Número entre parênteses = quando aparecer isso, são reps que julgo praticamente perfeitas, mas nem sempre uso isso.

Aspas = última rep (ou últimas) caiu, em algum nível a qualidade. E/ou virou rep parcial.

f = quase certeza que foi "FALHA" (geralmente concêntrica e/ou técnica)

(f?) = dúvida relevante se foi "FALHA" (falha ou no mínimo quase)

e. = leve rotação externa dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

i. = leve rotação interna dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

al. = série toda em parcial alongada, como "querem" alguns estudos.

D = descanso entre as séries em segundos. 

T.U.T. = time under tension (Tempo sob tensão).

 

 

NÚMEROS DO TREINO:

 

1) SUPINO RETO

Quatro aq. 35kg (15r) 55kg (9r) 75kg (2r) 85kg (1r)
3x5-"8"(7)-"10"(9)   -   85kg 75kg 65kg
- 0,5 rep na 1ª e 2a hoje. Pesou.
+ 0,5 rep na 3a hoje, só de raiva das séries anteriores.

D = 180 a 240s.

 

2) PANTURRILHA NO LEG HORIZONTAL
Um aq.
3x21i.-"17"(16)f.e.-12n.al.   -   131kg 109kg 143kg
+ 1 rep na 1a. Dá pra aumentar de novo aqui. A primeira é bem mais fácil.
- 0,25 rep na 2a.
- 0,25 rep na 3a. 

Leves "picos". Concêntrica e excêntrica.
T.U.T. = 54s 35s 30s?.
D = 100s acho. Revezei.

 

3) DESENVOLVIMENTO

Aqueci 6r de 22x2kg.  Nem precisava seis?
Sentado com halteres.
1x"4"(3)   -   30x2kg
1x6f   -   26x2kg

- 0,5 rep na 1a. PR é quatro totais. Lembrando que não conto a primeira subida. Recuperar.
Igual na 2ª série.

D = 180s.

 

4) TRÍCEPS BARRA V POLIA ALTA

Sem aq praticamente.
2x14-"11"(10)  -  29.5kg 27.2kg
igual na 1a.
- 0,5 rep na 2a.

Empacado há uns 15 dias aqui. Torço pra que seja melhora de execução. Vigiar mais.
D = 90s.

 

5) VOADOR
Aqueci duas hoje, 36 (15r) e 63kg (6r).
2x"14"(12)-"12"(9)  -   70kg e 63kg
+1 rep na 1a. PR. Finalmente! Sem perder a técnica.

Igual na 2a.
D = 100s.

 

6) ABDÔMEN NA MÁQUINA

"Hoje não!". (ainda não recuperou dos "dragon").

 

7) CADEIRA SOLEAR

Aqueci com 17.5kg cada, enquanto revezei.
3x15-14f-14n.al.  -  32.5x2kg (anilhas)
igual na 1a.
+ 1 rep na 2a.
+ 1 rep na 3a.

Leves picos de contração e na excêntrica.
D = 90 a 100s.

 

8 ) TRÍCEPS TESTA NO BANCO
Sem aq.
2x11/10-11/"11"f  -  halteres de 14x2kg e 10x2kg
igual na 1ª.
+0,25 rep na 2ª acho.

Primeira 120º. Segunda "90"º (sem ponto de descanso).

(Braço esquerdo sempre levemente pior que o direito. Tou esperando por ele).
D = 100s.

 

9) ELEVAÇÃO LATERAL COM HALTERES

Nem aqueci.

1x10  -  14x2kg
1x"7"(6) - 14x2kg 

novo peso na 1a. Aumento teve que ser de uns 16,6%, pois não tem halter de 13kg lá. Assim, achei dez reps algo até digno. 
-1 rep na 2a, mas descansei menos que semana passada antes de fazer.

D = 120s.

 

 

E é isso. 

 

Amanhã é o famoso "dia mais barril". Ando até pensando se não treino logo cinco dias e divido o de amanhã em dois, fazendo uma quarta-feira menos pesada. Manter o volume semanal, só que em cinco dias. Talvez eu faça experimentos do tipo uma semana ou outra. O problema é que gosto muito da ideia de só ter que sair de casa quatro dias também.

 

Um dia realizarei o sonho da academia caseira.

 

Até breve e se inscrevam no campeonato de agachamento! Amanhã já começa a preparação! (como se eu fosse o atleta do século rs).

 

 

Editado por vitoriacampeao2
Postado

Hehehe, pior que penso assim toda vez que aumento um peso, por exemplo. "Vixe, essa porra ficou barril".

 

Baianês tem o famoso "lá ele" e outras como "se plante"; "baba" (quando morei no sudeste chamavam "pelada" e eu achava a coisa mais estranha do mundo); "comer água"; "não coma reggae de fulano não". Longa lista...

 

Postado
Em 04/02/2025 em 23:21, vitoriacampeao2 disse:

calculadora John Wick

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK a partir de agora não será mais Wilks, serão pontos John Wicks.

 

Em 04/02/2025 em 23:21, vitoriacampeao2 disse:

Seria válida?

 

Essa foto aí que você pegou nem fez muito jus ao seu agacho.

 

A maneira que estarei fazendo as análises é abrindo o youtube e pegando o exato frame em que o agacho é mais profundo. No youtube dá pra ir pulando o vídeo de frame em frame apertando as teclas de ponto e vírgula.

 

Se liga aí:

 

Spoiler

Olhando seu vídeo, peguei o frame com maior amplitude da primeira rep.

Seria esse aqui:

 

Screenshot-2025-02-05-144555.png

 

Já repara como que a amplitude nesse frame é maior do que no frame que você postou no seu relato.

 

A análise fica:

 

Screenshot-2025-02-05-144555.png 

 

 

Eu faço esses desenhos pra galera visualizar melhor, mas pra avaliar um agacho inteiro é super simples.

Eu só pauso em cada repetição, escolho o frame com maior profundidade e é bem simples de visualizar se a dobra do quadril está abaixo do joelho. 

 

 

Postado
Em 05/02/2025 em 14:55, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Essa foto aí que você pegou nem fez muito jus ao seu agacho.

 

Boa, mas tirei foto da quinta rep justamente por ser a de menor amplitude. A primeira foi mais tranquila. Pretendo fazer umas cinco válidas. 

 

Quer dizer, na verdade vou testar, mês que vem, intensidades maiores também (1RM acho que não).

 

Enquanto isso, treino e treino, mas valeu pela análise antecipada, já fico mais ciente.

Postado

Também tô fazendo agachamento pausado, mas eu pauso a cada 3 reps mais ou menos. É bom pq da um gás extra. 

 

Essa remada Pendlay é tipo a remada curvada versão deadlift, né. Muito foda

 

Em 09/02/2025 em 01:05, vitoriacampeao2 disse:

Pequeno detalhe: esses dias eu estive falando mal aqui no diário da amplitude baixa que o povo usa no leg press lá na academia. Pois bem, os humilhados talvez não cheguem a ser exaltados, mas segundo uma pesquisa aí... : https://www.instagram.com/p/DFf6xG5O5z0/?e=60edb130-8ad9-4341-8a72-87167cb1f8cb&g=5

 

Bem interessante o estudo, porém controverso kkkkk pode ser que a longo prazo quem faz na amplitude baixa tenha os ganhos diminuídos, enquanto que quem faz em alta amplitude continue tendo ganhos na taxa normal; o fato é que na musculação sempre haverá ganhos mesmo não fazendo as coisas tão certas (por isso fico tão impressionada com quem não tem resultados com anos de treino, ou são realmente non-responsers ou os caras treinam fofo de verdade, o que é o que ocorre em 99% das vezes). Na verdade tem estudos que comparam o Leg com o agachamento, e basicamente são exercícios similares para o trabalho de quadriceps e glúteo, já é sabido que o agachamento "parcial" trabalha o quadriceps mas perde rendimento para os glúteos, que são melhores trabalhados em alta amplitude de agacho. Como o Leg é um "substituto" do agacho, não me surpreende esse resultado encontrado. Mas melhor fazer na alta amplitude para economizar treino, pega perna e glúteo tudo junto.

Postado

O agacho pausado foi bem bom. Mantém a carga mais baixa e foca na amplitude, firmeza e numa pausa mais real, tipo ficar realmente estático na posição (tenta contar “um milhão e um, um milhão e dois”, dá uns dois segundos). Lembre que o foco aqui não é erguer mto peso, mas melhorar a mecânica do movimento.

 

Certamente vai contribuir pro seu agacho.

 

 

Postado
Em 09/02/2025 em 01:05, vitoriacampeao2 disse:

Pequeno detalhe: esses dias eu estive falando mal aqui no diário da amplitude baixa que o povo usa no leg press lá na academia. Pois bem, os humilhados talvez não cheguem a ser exaltados, mas segundo uma pesquisa aí... : https://www.instagram.com/p/DFf6xG5O5z0/?e=60edb130-8ad9-4341-8a72-87167cb1f8cb&g=5

Mas isso é chover no molhado, ali pelos 100° já tem um alongamento máximo do quadríceps e intuitivamente a gente percebe que glúteo e outros músculos que são mais exigidos na amplitude total. Outra coisa, não abri o estudo, mas é a dificuldade de padronização entre um grupo fazendo amplitude maior (portanto, inevitavelmente com menos carga) e outro menor. Se a diminuição na carga for feita além da conta, isso pode acabar mascarando um efeito positivo da amplitude total.

Postado
Em 09/02/2025 em 08:58, natalliacarv disse:

Também tô fazendo agachamento pausado, mas eu pauso a cada 3 reps mais ou menos. É bom pq da um gás extra. 

 

Essa remada Pendlay é tipo a remada curvada versão deadlift, né. Muito foda

 

Bem interessante o estudo, porém controverso kkkkk pode ser que a longo prazo quem faz na amplitude baixa tenha os ganhos diminuídos, enquanto que quem faz em alta amplitude continue tendo ganhos na taxa normal; o fato é que na musculação sempre haverá ganhos mesmo não fazendo as coisas tão certas (por isso fico tão impressionada com quem não tem resultados com anos de treino, ou são realmente non-responsers ou os caras treinam fofo de verdade, o que é o que ocorre em 99% das vezes). Na verdade tem estudos que comparam o Leg com o agachamento, e basicamente são exercícios similares para o trabalho de quadriceps e glúteo, já é sabido que o agachamento "parcial" trabalha o quadriceps mas perde rendimento para os glúteos, que são melhores trabalhados em alta amplitude de agacho. Como o Leg é um "substituto" do agacho, não me surpreende esse resultado encontrado. Mas melhor fazer na alta amplitude para economizar treino, pega perna e glúteo tudo junto.

 

Espero que ajude no deadlift inclusive. Transferir mais força e potência pro sonho dos 200kg de terra rs. Fim do ano quem sabe. A remada na máquina do dia 2, ao menos, tem melhorado.

 

Sobre o estudo, concordo que ainda vale muito mais a pena alta amplitude. Recruta bem os outros grupos, como vc disse, e, de brinde, é menos peso pra ficar tirando e colocando no leg. 

 

Sobre os não-responsivos, ou algo do tipo, penso que pode ser algum programa de treino inadequado pra pessoa. Teve um experimento, agora não vou lembrar pra citar, que pegou quem não tava respondendo ao treinamento, e, se não me engano, aumentou o volume em 20% e aí passaram a responder. Minha hipótese na época sobre isso é que possivelmente treinavam tão "fofo" que a progressão principal teve que ser na base do volume acrescido. Porém, pra concluir isso teria que ver a metodologia e tudo mais. Nem lembro mais os detalhes. No mais, talvez outras pessoas pequem até pelo contrário.

 

E, por fim, lembro de um vídeo que disse que os "non", segundo um estudioso aí, seriam uns 3% da população, que podem inclusive responder negativamente ao treinamento. Lá ele até dá umas dicas, mas nem todas eu achei bem fundamentadas.

 

 

"Low" eu até penso que existem mesmo - fica meio que inegável em vários experimentos -, mas os "non"... Acho muito mais provável ser alguma variável que tá faltando ajustar. Ainda mais com tantas individualidades por aí.

 

Postado
Em 09/02/2025 em 11:44, Lucas, o Schrödinger disse:

O agacho pausado foi bem bom. Mantém a carga mais baixa e foca na amplitude, firmeza e numa pausa mais real, tipo ficar realmente estático na posição (tenta contar “um milhão e um, um milhão e dois”, dá uns dois segundos). Lembre que o foco aqui não é erguer mto peso, mas melhorar a mecânica do movimento.

 

Certamente vai contribuir pro seu agacho.

 

 

 

Valeu de novo! As outras séries já fiz meio que assim, mas vou incorporar essa contagem. Mudei de "um" pra "um dois", mas "um milhão e um..." fica melhor. Vou ver se dou uma filmada sábado que vem. 

Postado
Em 09/02/2025 em 12:42, Super Ogro disse:

Mas isso é chover no molhado, ali pelos 100° já tem um alongamento máximo do quadríceps e intuitivamente a gente percebe que glúteo e outros músculos que são mais exigidos na amplitude total. Outra coisa, não abri o estudo, mas é a dificuldade de padronização entre um grupo fazendo amplitude maior (portanto, inevitavelmente com menos carga) e outro menor. Se a diminuição na carga for feita além da conta, isso pode acabar mascarando um efeito positivo da amplitude total.

 

Sim, inclusive os estudos com agachamento 90º e profundo já indicavam hipertrofia semelhante pra quadríceps. Então podia ser algo esperado. Eu tinha dúvida se ia servir também pra o leg press, mas, no fundo, é o mesmo movimento.

 

Minha "crítica" ao povo da academia até continua, por sinal, pois tem gente que deve estar fazendo nem 50º direito hehe. (E isso não testaram). 

 

Sobre a padronização, a solução deles foi usar pernas diferentes de um mesmo indivíduo pra fazer cada setup com a instrução de levar até à falha. Então talvez não tenha esse problema (se controlaram isso direito e tal). Um aspecto ruim é que foram só oito semanas né? Mas quase todo estudo é curto mesmo.

 

Enfim, de toda forma, vou continuar na "high ampl" quando fizer leg press, mas vou olhar menos torto - mentira, nem fico olhando pra ninguém - pra quem fizer só uns 100 ou 90º.

 

Postado
Em 10/02/2025 em 13:19, jonathan viana disse:

cara vc tá projetando boas cargas no agachamento e no terra, bota muita fé que esse ano sai o terra 200tão e o agacho certeza vai surpreender no campeonato!

 

Valeu! E você tá com umas progressões rápidas hein! Tou só de olho hehe. Espero que isso comece a acontecer por aqui também.

 

Primeiro ano foi fácil aumentar cargas no terra, mas esses segundos "doze meses" já tá sendo bem mais difícil. Mas já montei o plano: uns 20kg no terra a mais por ano até ultrapassar Eddie Hall aos meus 54 ou 55 anos. Com certeza vai acontecer...

Postado (editado)

 

TREINO RESISTIDO 21/2025

 

 

Boa noite! 

 

Semana passada esse treino PUSH...1  tinha sido o único "meio merda". Pois bem, o de hoje foi até bom! Tirando um exercício ou outro. Progressão em quase todos inclusive. 

 

Ao contrário do da semana passada, hoje dormi mais e melhor. Praticamente oito horas inclusive. Isso tem que ser o padrão no mínimo antes dos dia de "Push", minha maior dificuldade eterna.

 

Supino reto ainda não considero a sexta rep feita. Novamente a melhor sexta rep que já fiz ou no mínimo empatada com a de quinze dias atrás (embora o volume-load total de hoje dos supinos tenha sido maior), só que essa última ainda não tocou o peito. Só vou rumar nele quando tiver certeza. Enquanto a quinta rep continuar meio sofrida (embora completa), ainda estarei aliviando na sexta. Ideal seria ter alguém vigiando, mas quero me acostumar a sempre treinar sozinho, até pra quando realizar o sonho da academia caseira.

 

Desenvolvimento recuperei a quarta rep e ainda tentei uma quinta que travou na subida, já é um bom sinal a quarta não ter sido a morte. 

 

No voador, fiz mais ou menos o que pretendia, mas vou manter o peso na próxima pra consolidar melhor a última rep da última série.

 

Isolados de pantu e tríceps alguns progressos interessantes. Já a elevação lateral teve os mesmos números, mas achei a execução levemente pior, pois o punho esquerdo tava "quebrando". Alguma fadiga estranha. Espero que passe isso.

 

Abdominal na máquina (retorno): aqui foi o ponto fraco. Duas hipóteses. Algum destreino, pois não fiz esse exercício semana passada. Dois: dragonflag "máximo" tem causado necessidade de recuperação maior. Ainda sentia um pouco de DMT quando contraía pra valer mesmo. Se continuar progredindo próximas semanas, não tem problema.

 

 

"DOR" NOVA

 

Felizmente não costumo sofrer com dores relevantes.

 

Tudo bem que não tenho nem dois anos direito treinando pra valer, mas vejo como algo a comemorar, já que os lifts têm aumentado sem sinal de lesão ou incômodo relevante. Glória ao Low Vol!

 

Na verdade, a dor mais chatinha que tive no ombro - na época o esquerdo - foi entre final de 2023 e início de 2024, quando eu era uns 20 a 30% mais fraco e talvez nem tenha sido culpa de nenhum exercício.

 

O incômodo do fim de 2024 no deltoide anterior direito, que na verdade nunca impediu qualquer movimento, praticamente foi embora do nada.

 

Tudo isso, porém, pra lamentar o novo incômodo irrelevante: uma dorzinha na lateral do antebraço durante a primeira série (e um pouquinho só na segunda também, depois some) de aquecimento do supino reto. Percebi que também acontece, sem peso, quando rotaciono o mão/cotovelo pra dentro. De zero a dez, deve ser nota dois, e é dessas que nada impede. Porém, vou ficar de olho. Investigar se tem a ver com a rosca martelo ou punho de dois dias antes e coisas do tipo. Talvez alguns testes. Por enquanto, acho que não preciso me preocupar.

 

 

"LEGENDAS/SÍMBOLOS":

 

 

Spoiler

Aq = AQUECIMENTOS

Número entre parênteses = quando aparecer isso, são reps que julgo praticamente perfeitas, mas nem sempre uso isso.

Aspas = última rep (ou últimas) caiu, em algum nível a qualidade. E/ou virou rep parcial.

f = quase certeza que foi "FALHA" (geralmente concêntrica e/ou técnica)

(f?) = dúvida relevante se foi "FALHA" (falha ou no mínimo quase)

e. = leve rotação externa dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

i. = leve rotação interna dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

al. = série toda em parcial alongada, como "querem" alguns estudos.

D = descanso entre as séries em segundos. 

T.U.T. = time under tension (Tempo sob tensão).

 

 

NÚMEROS DO TREINO:

 

1) SUPINO RETO

Quatro aq. 20kg 40kg 60kg 80kg (1r)
3x"6"-"8"(7)-"10"(9)   -   85kg 75kg 65kg
+0,5 rep ou mais na 1a. Quase lá. 

Coração foi longe. 
D = 180s a 240s.

 

2) PANTURRILHA NO LEG HORIZONTAL
Um aq.
3x20i.-17f.e.-"13"n.f.al.   -   136kg 109kg 143kg

novo peso. 1a série é tão mais fácil que fico surpreso que ainda tá "leve".
+ 0,5 rep na 2a.
+ 0,5 rep na 3a.

Pain.
Leves "picos". Concêntrica e excêntrica.
T.U.T. = 55s 46s 34s
Aumentei bem o Tut hoje. Nem foi intencional.

D = 100s acho.

 

3) DESENVOLVIMENTO

Aqueci 5 ou 6r de 22x2kg.  
Sentado com halteres.
1x4   -   30x2kg
1x6  -   26x2kg

+ "0,7" rep na 1a. "PR". "Que diabo é 0,7?" Quando sobrou força pra tentar uma próxima rep que subiu bem pouco.
+ "0,2" rep na 2a.

D = 180s.

 

4) TRÍCEPS BARRA V POLIA ALTA

Sem aq praticamente.
2x15-12f  -  29.5kg 27.2kg
+ 1 rep na 1a.
+ 1,5 rep na 2a.
PRs. Bem melhor hoje. Vai entender... Foi só reclamar na semana passada.

D = 90s.

 

5) VOADOR

Aqueci três hoje, sendo a última com 63kg (6r). Acho que três é demais.
2x12-"12"(11)  -   70kg e 63kg
Igual na 1a. Só cortei as reps parciais. 
+ 2 reps na 2a. só faltou fechar total a abertura na décima segunda. Quase.
D = 100s.

 

6) ABDÔMEN NA MÁQUINA

Sem aq.
2x"13"(12)-"10"(9)  -  70kg 63kg
- 0,5 rep na 1a.
- 2 rep na 2a.

Isso que dá ficar sem fazer.
D = 90 a 100s.

 

7) CADEIRA SOLEAR

Aqueci com 25kg cada. Até muito.
3x15-"15"-14n.al.  -  32.5x2kg (anilhas)
Igual na 1a e 3a.
+ 0.5 rep na 2a.

Quase lá.  
Leves picos de contração e na excêntrica.
D = 90 a 100s.

 

8 ) TRÍCEPS TESTA NO BANCO
Sem aq.
2x11/10-12/11f  -  halteres de 14x2kg e 10x2kg
igual na 1ª.
+0,75 rep na 2ª. Ao menos isso.

Primeira 120º. Segunda "90"º (sem ponto de descanso).

(Braço esquerdo sempre levemente pior que o direito. Tou tentando esperar por ele).
D = 100s.

 

9) ELEVAÇÃO LATERAL COM HALTERES

Nem aqueci.

1x10  -  14x2kg
1x"7"(6) - 14x2kg 

Não gostei do punho aqui hoje. Atenção na próxima.
D = 120s.

 

 

E é isso. 

 

 

Amanhã talvez eu experimente quebrar em dois o treino. Bem provável, pois tenho um jogo a ir de tardinha no santuário Manoel Barradas contra o brioso Ferroviário/CE. Aí faria a segunda "metade" menor dele só na quarta-feira. Isso em vez de descansar quarta e quinta. Ou seja, o resto não muda nada.

 

Inscrevam-se no campeonato! Nós do pelotão de baixo queremos uma briga acirrada.

 

Até breve!

 

Editado por vitoriacampeao2
Postado

 

Em 10/02/2025 em 21:15, natalliacarv disse:

Cara grava fazendo dragonflag pra dar dica para os pobres aqui, fui tentar fazer parecia uma minhoca com cãibra 

 

 

 

Eu não recomendo o jeito que aprendi não hehe.

 

Após enjoar de prancha pra core, eu meio que comecei um "dragon" dobrado - movimento carpado e tal - e fui esticando aos poucos. Simplesmente assim. Depois aumentando amplitude também. Antes fazia só a parte mais fácil.

 

Só depois vi que no youtube tinha uma galera ensinando uns métodos de progressão aparentemente mais interessantes. Só que não tive a chance de testar.

 

Pior que eu só tenho vídeo do início de 2024, quando eu não sabia fazer direito, apesar de ser bem mais leve e magro na época. Era meio minhoca com câimbra também.

 

Já havia algum controle da excêntrica (é mais fácil de treinar isso), mas meio que só. 

 

Eu não subia muito reto/esticado, descia menos que hoje e, pra piorar, eu subia a primeira encolhido, pois achava difícil sair do "ponto morto". Além de ficar fazendo uns movimentos de perna que na minha cabeça facilitariam até eu aprender, mas depois, lá pra meio de 2024, parei com isso. 

 

 

 

 

Apesar de tudo, essa fase do aprendizado acho que foi útil pra ir criando força e estabilidade.

 

Lá na academia meio que não tem como apoiar o celular sem atrapalhar, pois faço no banco e ficam vários ocupados e colados. Talvez filme um dia em que eu for em horário bem "vazio" (se tiver) e puder fazer uma gambiarra de filmagem.

 

Queria muito filmar inclusive, pois é um exercício em que ajuda bastante "se ver". Mas com certeza hoje tá bem melhor.

 

(Daqui a uns anos serei da calistenia hehe)

 

Postado

Meu deus, cara

 

Parabéns, fazer isso aí é difícil demais, haja força de core! 

 

Vou tentar copiar, quero comprar um colchonete pra fazer essas paradas em casa com calma

Em 10/02/2025 em 22:11, vitoriacampeao2 disse:

 

(Daqui a uns anos serei da calistenia hehe)

 

Acho muito massa também 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...