Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino ABCDEF


Junkers Ju 87 STUKA

Posts Recomendados

Cara, ser ABCDEF é irrelevante (é só semântica), mas o treino em si tem MUITA coisa errada.

  1. Montanha de exercícios redundantes que fazem a mesma coisa, mas nao tem contexto pra estar ali.
  2. Montanha de exercícios como um todo.
  3. Técnicas avançadas somente por ter técnicas avançadas (nao tem nenhum contexto ou nao foi explicado).
  4. Aeróbicos depois do treino em vez de horário afastado ou dias alternados.
  5. Esse treino com certeza vai dar pump, mas é horrível pra progresso de cargas, que é um fator infinitamente mais importante.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 09/04/2024 em 11:38, Sr. Calminho disse:

Cara, ser ABCDEF é irrelevante (é só semântica)

Exato.

 

Em 09/04/2024 em 11:38, Sr. Calminho disse:

Montanha de exercícios redundantes que fazem a mesma coisa, mas nao tem contexto pra estar ali.

Pode citar exemplos, irmão?

Sempre procurei variar ângulos dos exercícios, alternar entre máquina, pesos livres e cabos, justamente para não haver essa redundância citada.

 

Em 09/04/2024 em 11:38, Sr. Calminho disse:

Montanha de exercícios como um todo.

Essa parte, aparentemente, precisa de correção mesmo. Estou trabalhando nisso.

 

Em 09/04/2024 em 11:38, Sr. Calminho disse:

Técnicas avançadas somente por ter técnicas avançadas (nao tem nenhum contexto ou nao foi explicado).

As técnicas utilizadas (RP, DS) são incrementadoras de volume, logo, são utilizadas para aumentar as repetições em determinadas séries, geralmente nas últimas qdo não foi possível manter o range proposto (meu caso).

 

Em 09/04/2024 em 11:38, Sr. Calminho disse:

Aeróbicos depois do treino em vez de horário afastado ou dias alternados.

Putz, isso aí é barro irmão. Na minha rotina atual não encaixa. Ou faço após o treino ou não faço, infelizmente.

 

Em 09/04/2024 em 11:38, Sr. Calminho disse:

mas é horrível pra progresso de cargas, que é um fator infinitamente mais importante.

Então, foi um dos pontos que levantei no post inicial. A dificuldade na progressão. Ela ocorre, mas de forma mto lenta, perto do que eu gostaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2024 em 09:27, Junkers Ju 87 STUKA disse:

🫡

 

Sres.

 

Alguns dados (se serão úteis....veremos):

 

IDADE: 29

PESO: 90kg

ALTURA: 177cm

DIETA: atualmente em 2600kcal (hipo) - 312g C, 227g P, 49g G

TEMPO DE TREINO: entre idas e vindas... 1 ano e meio ininterruptos (aprox.).

HORMÔNIOS: Deca e dura - 0,5ml cd/dsdn (675 ou 900g/sem) - Protocolo (BLAST) de 18 semanas a encerrar em maio, após, devo entrar em "mini-cruise" diminuindo as dosagens pela metade por 8 semanas para verificar a situação dos exames e retornar com um novo protocolo (ainda não decidi os compostos).

EXAMES: Bons, prolactina um pouco acima (nada preocupante) e HDL baixo ("normal")

Obs: atualmente utilizo Isotretinoína (AKA Roacutan)

 

SEGUE O TREINO QUE FAÇO ATUALMENTE (a formatação e as nomenclaturas podem estar um pouco estranhas pq é um "copia e cola" do meu log pessoal):

 

Legenda:

cd = cada lado

rp = rest-pause

v8 = velocidade 8 na esteira

ds = dropset

 

A

 

Costas e panturrilha  
Exercício SériesxReps Carga
Pulley frente neutra 4x8 90
Remada baixa triângulo 4x8 78
Pulley frente triângulo 4x8rp 90
Remada máquina uni 4x8 70cd
Remada máquina pronada aberta 4x8 91
Pull down 4x8 40
Encolhimento barra 4x10 60
Crossover invertido cabo 4x12 15
Panturrilha pé Smith 4x8 80cd
Cardio 20 min V8

 

 

B

 

Peito, ombro e abd  
Exercício SériesxReps Carga
Supino inclinado halter 4x8 32,5
Crossover banco inclinado cabo 4x9 20
Supino máquina 3x7 70cd
Crossover baixo 4x7 30
Crossover máquina 4x10ds 66
Desenvolvimento halter 4x7 25
Elevação lateral cabo 4x8 15
Crunch cabo 4x8 65
Cardio 20 min V8

 

 

C

 

Quads, abd, posterior  
Exercício SériesxReps Carga
Agachamento máquina 4x8 280
Leg press 45 4x10 320
Cadeira extensora 5x10 90
Leg horizontal 4x12 84
Abd banco declinado 5x10 Corpo
Mesa flexora 4x2  54

 

 

D

 

Braços e panturrilha  
Exercício SériesxReps Carga
Triceps pulldown barra 4x8 70
Testa polia alta corda 4x8 40
Francês sentado polia 4x7ds 70
Paralelas 3x10 Corpo
Rosca direta barra w 4x8 17
Rosca polia alta 4x10 20
Rosca 45 halter 4x10 12,5
Rosca concentrada 3x9 15
Flexão + extensão punho 4x8 20 + 8
Cardio 20 min V8

 

E

 

Ombros, panturrilha  
Exercício SériesxReps Carga
Desenvolvimento halter 4x7 30
Elevação frontal cabo 4x10 20
Elevação lateral alt. cabo 4x12 15
Elevação lateral halter sentado 4x8ds 12,5
Crossover invertido cabo 4x10 15
Crossover invertido máquina 4x8 36
Panturrilha sentado 4x8 90
Crossover máquina 4x8ds 72
Cardio 20 min V8

 

 

F

 

Posterior, panturrilha  
Exercício SériesxReps Carga
Panturrilha em pé 4x8 80cd
Panturrilha sentado 4x12 90
Mesa flexora 5x8 54
Cadeira flexora 5x8 78
Stiff barra 5x8 55cd
Cadeira extensora 5x8 95

 

 

Séries semanais p/grupamento:
Costas: 28 (4 p/ trapézio)

Peito: 23

Tríceps: 18

Bíceps: 18

Quads: 21

Posterior: 19

Panturrilha: 16

Delt: 12 (cd porção)

Abd: 9

 

Sobre o cárdio:

Procuro fazer um aquecimento de uns 5min na Vel 6 e após aumentar para Vel 8, 9, 10 e assim por diante, mantendo a corrida até "não aguentar", aí diminuo para Vel 6, descanso um pouco e retomo a maior velocidade possível. Resumindo, faço HIIT. Contudo, os dois treinos de pernas e os exercícios de panturrilha atrapalham bastante, ao ponto de não conseguir correr, apenas caminhas em algumas sessões.

 

Sobre o treino:

 

Costumo levar todos os exercícios (seguros) até a falha (momento onde não consigo mais completar a parte concêntrica do movimento) e realizar movimentos parciais sempre que possível.

Consigo pump e vascularização considerável em todos os grupamentos treinados, porém sinto que não se mantém por mto tempo (provavelmente devido ao baixo consumo de calorias).

Fico extremamente desgastado no treino de quadríceps, mtas vezes não conseguindo completar todas as séries previstas.

Todas as sessões duram, em média, 90 minutos + os 20 de cárdio.

Descanso, em média, 90 segundos entre as séries. Exceto no treino que quads que preciso descansar um pouco mais, 120 segundos, geralmente.

As reps geralmente caem um pouco na última série da maioria dos exercícios (provavelmente por causa do descanso baixo)

Infelizmente treino em uma academia mto pequena e que sempre está cheia de gente, então mtas vezes preciso alterar a ordem dos exercícios ou mesmo trocá-los (agacho máquina, por hack, smith ou livre, por exemplo).

A progressão de cargas não está mto boa, consigo aumentar em exercícios como remada máquina e supino máquina, porém em outros, especialmente os de cabos, está difícil (até pq os aparelhos aumentam, geralmente, de 5 em 5kg).

 

 

Cara, dizer que os fisiculturistas fazem abcdef não convém. Alguns fazem. JP defende abc. Segundo ele vc começa com fb, quando não for mais possível evoluir passa pra um ab, quando não mais evoluir passa pra um abc, onde ele parou, e diz que não há espaço pra mais do que isso.

 

Outros como o saizem treinam seus atletas no dc training,  3fb por semana, e por aí vai. Métodos de treinamento tem os mais diversos, e que funcionam.

 

Dentro de tudo isso, oque é importante? Se o método de treinamento que vc escolheu não estiver mais te trazendo avanços, corrigir ele pra voltar a avançar, dentro dos seus objetivos, sejam eles quais forem.

 

Dito isso, vale olhar as 3 principais variáveis de treino na minha opinião.

 

Volume, frequência e intensidade.

A ideia eh trabalhar essas 3 explorando o máximo que cada uma delas pode dar pra mim, sem que uma acabe prejudicando a outra.

 

Sendo assim, denovo, pra mim, vou explorar um treino onde eu consiga empregar a maior intensidade possível, dentro do maior volume possível, mas que me propicie recuperar o mais rapidamente pra aumentar a minha frequência também.

 

Porque a frequência é importante? Oque faz o músculo crescer eh bater nele com treinamento resistido (com evolução de cargas pra haver estímulo constante), pra que ele possa se recuperar e ficar maior e mais forte no descanso.

 

Se eu ajusto intensidade e volume pra que ele possa se recuperar em 2 dias, significa que posso bater nele denovo na mesma semana e causar ainda mais estímulo pra ficar maior e mais forte.

 

E ai está um ponto. Se eu bato e ele se regenera mais rapidamente com hormonios, porque esperar 7 dias pra fatiga lo denovo se já está recuperado pra fazer isso antes?

 

Esse eh o ajuste de frequência.

Eh possível dar mais estímulo ao músculo com intensidade maior aumentando a frequência sem mexer no volume semanal.

 

Digamos que vc faça 12 séries de peito na semana.

Ao invés de fazer as 12 no mesmo dia, que a intensidade vai diminuindo conforme o treino vai passando, pode dividir em 2 dias de 6 séries, mantendo a intensidade mais alta, e agredindo mais o músculo alvo.

 

Voltando ao ponto direto do seu tópico, que é a dificuldade em continuar com a progressão de cargas, vamos aos inimigos da progressao: muito volume, pouco descanso, não programar/periodizar os treinos.

 

Talvez seja a hora de dar uma reavaliada, buscar um método novo, ou se realmente gosta de treinar 1 grupo muscular somente por dia pensar em diminuir bastante o volume, aumentar os descansos e adotar alguma periodização que te permita continuar evoluindo sem te arrebentar inteiro.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...