Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobrecarga progressiva=volume-load?


Mika7

Posts Recomendados

A sobrecarga é basicamente o volume-load? Porque a aumento no número de séries, repetições, carga, ou tempo de descanso, mexem no volume total de treino, o que aumenta a hipertrofia. Então sobrecarga progressiva não é necessariamente aumentar o peso né? Mas sim o esforço do exercício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tem um tópico bom do Lucas que contempla isso: 

 

Basicamente sim e existe uma linha onde volume se torna inútil (ou só deixa de ser interessante comparado a incluir mais intensidade).

Quanto mais simples for seu planejamento sem querer usar técnicas avançadas vai ser mais fácil de controlar o progresso, por isso que usar o peso como parâmetro acaba sendo tão atrativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2023 em 15:34, GordãoLanches disse:

Tem um tópico bom do Lucas que contempla isso: 

 

Basicamente sim e existe uma linha onde volume se torna inútil (ou só deixa de ser interessante comparado a incluir mais intensidade).

Quanto mais simples for seu planejamento sem querer usar técnicas avançadas vai ser mais fácil de controlar o progresso, por isso que usar o peso como parâmetro acaba sendo tão atrativo.

Claro, mas não é só necessariamente aumentando o peso que eu posso aumentar a sobrecarga? É claro que o aumento do volume uma hora se torna inviável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2023 em 18:40, Mika7 disse:

Claro, mas não é só necessariamente aumentando o peso que eu posso aumentar a sobrecarga?

Considerando o mesmo padrão pra um exercício (isto é, mesma execução) numa série, o que sobra pra aumentar é o peso ou o número de repetições. O volume (número de séries) acaba sendo secundário, porque o mínimo volume efetivo é de bem poucas séries, e o máximo volume recuperável é de não muitas. Isso considerando uma intensidade e nível de esforço altos. Na prática, sendo iniciante, você tem muitas outras progressões pra se preocupar também, vulgo melhorar constantemente a execução dos exercícios.
 

Em 23/12/2023 em 18:45, Mika7 disse:

1 com 100kg vai ser mais intenso do que 5x10 com 90kg. Mas no segundo caso, a sobrecarga não ficaria maior? Gerando uma maior hipertrofia?

Muito maior... 10 reps com 90 kg dá 120 kg de 1RM estimada. Pra chegar a 120 kg de 1RM com os 100 kg, teria que fazer 7 reps. Então mesmo uma única série de 10 reps com 90 já é muito mais hipertrófica que uma única rep com 100 kg. Supondo que 120 kg seja o 1RM real, é a comparação de uma série com RPE 10 contra uma com RPE 4...

Dica: devore os tópicos do @Lucas, o Schrödinger

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2023 em 18:40, Mika7 disse:

Claro, mas não é só necessariamente aumentando o peso que eu posso aumentar a sobrecarga? É claro que o aumento do volume uma hora se torna inviável.

Carga não é a única opção, se você faz supino com 40 de cada lado por 8 reps e conseguir fazer 10 vai aumentar a sobrecarga.

 

Em 23/12/2023 em 18:45, Mika7 disse:
Em 21/12/2023 em 16:08, lorenzo_EP disse:

1 com 100kg vai ser mais intenso do que 5x10 com 90kg. Mas no segundo caso, a sobrecarga não ficaria maior? Gerando uma maior hipertrofia?

Não vai ser mais intenso, até 5 reps de 90kg seria absurdamente mais intenso que 1 rep com 100kgs. E de qualquer forma, eu não tentaria nada abaixo de 5 reps pra hipertrofia e só iria tão baixo assim em exercícios compostos. Já vi cara grande seguindo 5x5, abençoados geneticamente, mas eles existem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2023 em 19:15, GordãoLanches disse:

Não vai ser mais intenso, até 5 reps de 90kg seria absurdamente mais intenso que 1 rep com 100kgs.

É mais intenso. Intensidade é apenas a % da 1RM que vc está trabalhando na série em questão, não depende do nível de esforço ou proximidade da falha. Uma série de 1 rep com 91 kg é mais intensa que uma de 10 reps com 90 kg. Já 5 reps com 90 e 1 com 100 dá praticamente na mesma em termos de nível de esforço.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2023 em 18:45, Mika7 disse:

1 com 100kg vai ser mais intenso do que 5x10 com 90kg. Mas no segundo caso, a sobrecarga não ficaria maior? Gerando uma maior hipertrofia?

 

Sim, é mais intenso. Relê o texto com mais atenção, ele é justamente pra acabar com a confusão carga de treinamento x intensidade.

 

Em 23/12/2023 em 19:15, GordãoLanches disse:
Em 23/12/2023 em 18:45, Mika7 disse:

maior? Gerando uma maior hipertrofia?

Não vai ser mais intenso, até 5 reps de 90kg seria absurdamente mais intenso que 1 rep com 100kgs. E de qualquer forma, eu não tentaria nada abaixo de 5 reps pra hipertrofia e só iria tão baixo assim em exercícios compostos. Já vi cara grande seguindo 5x5, abençoados geneticamente, mas eles existem.

 

É mais intenso sim, lê meu tópico sugerido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...