Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir de um certo nível, treinar menos é melhor?


Henrique...

Posts Recomendados

Em 16/12/2023 em 23:05, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Lorenzo (foco em hipertrofia)

Pode ver que ele faz 3 séries, em uma faixa de repetições por volta de 8.

É claro, isso varia entre os microciclos.

 

Guimers (digamos que um misto entre hipertrofia e força)

Nosso querido guindaste faz 2 séries, com reps por volta de 4-8. As reps variam entre os exercícios mas pode notar que é menos séries e menos reps quando comparado com o Lorenzo, com uma carga maior.

 

Thor (foco 100% em força)

Treino mais uga buga possível.

Aquecimento seguido de um enorme descanso e uma top set.

Resumidamente, apenas 1 série, sendo 4 reps MUITA coisa.

Ou seja, ainda menos séries e menos repetições que o Guimers.

Obg pela resposta Thor!

 

O modelo mais próximo do meu treino atual é o do Lorenzo. Então acho que é o mais inteligente fazer uma primeira tentativa de ajuste, é aproximar o meu treino atual daquilo que ele usa.

 

E é claro, não descartando futuramente experimentar um treino mais hibrido entre força e hipertrofia (Como o do Guimers) e também o "uga buga mode" (kkkk amei o termo)

 

Em 16/12/2023 em 23:05, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Tu quer ficar trincadasso, definição e cortes?

Tu quer levantar uma carga excelente, mas sem abrir mão de ter um corpo estético?

Tu só quer levantar o maior peso possível e se tornar um dependente emocional em bater PRs?

O objetivo no momento seria o meio termo, com melhora de cargas e um corpo estético (E "parrudo")

 

E para isso acho que o modelo do Guimers, como vc citou, atenderia mais. Mas por proximidade, vamos inicialmente com o modelo que o Lorenzo está seguindo.

 

Valeu!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 17/12/2023 em 07:58, Lucas, o Schrödinger disse:

O que eu penso de volume tá aqui:

 

[Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?

Valeu, Lucas. Vou revisitar o tópico.

 

Achei particularmente interessante aquela informação de que 18 sets semanais produzem "apenas" o dobro dos resultados do que 3 sets semanais.

 

E a curva "treino x resposta" que está em um dos seus primeiros tópicos sobre volume é bem esclarecedora, pois nem sempre vale apena treinar dobrado para acrescentar uma pequena porcentagem a mais de resultados (E quando observado num período grande de tempo os resultados vão se aproximar muito)

 

Obg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique... a galera já falou tudo aqui.

 

Em 16/12/2023 em 23:05, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Se o seu foco for hipertrofia, não tenho experiência para te ajudar no seu problema, com certeza o Lorenzo pode te dar uma mão.

 

Basicamente é não cair no erro de apostar somente em tensão mecânica, e nem apostar só em estresse metabólico. Quando tu encontra o equilíbrio entre os dois, com a dieta acertada, o corpo responde muito bem.

 

Em 17/12/2023 em 10:24, GordãoLanches disse:

Sim, com certeza comecei a ficar mais cheio, antes eu lembro que o pump durante o treino era bom mas o período de recuperação o físico ficava uma merda, praticamente "depletado" mesmo ajustando as kcal. Talvez alguém que entenda mais possa falar se é relação com cortisol, fatiga demais, etc.

 

Meu treino hoje em dia é quase um copia e cola do diário do Lorenzo com alguns ajustes pras partes que quero priorizar. Quando tem progressão em um exercício composto acaba levando os secundários por consequência, 

 

É impressionante, né? Hoje meu corpo nem muda muito "no pump". Tá mais "empedrado", é uma condição mais permanente.

 

É bem o que tu falou, a progressão no exercício base puxa o resto junto.

 

Em 17/12/2023 em 12:49, Henrique... disse:

Interessante a abordagem. Honestamente, se qualquer pessoa me falasse isso um tempo atrás, eu com certeza acharia um absurdo um volume assim. Mas vendo os exemplos que citei, não tem como falar que não funciona.

 

O erro que mais bato aqui no fórum é justamente "treinar em excesso".

 

Em 17/12/2023 em 13:00, Henrique... disse:

O objetivo no momento seria o meio termo, com melhora de cargas e um corpo estético (E "parrudo")

 

E para isso acho que o modelo do Guimers, como vc citou, atenderia mais. Mas por proximidade, vamos inicialmente com o modelo que o Lorenzo está seguindo.

 

Cara, a questão de ser "parrudo" tem relação direta com a genética. Se eu organizasse meu treinamento exatamente como o do @Guimers, e ele como o meu, provavelmente nossos corpos não seriam muito diferentes.

 

Eu poderia fazer o treino totalmente focado em força, mas duvido que ficasse parrudão, tenho estrutura mais leve, basta ver minhas medidas de punho/tornozelo. Por isso é interessante pegar de espelho uns físicos mais na linha do teu. Eu, há uns 5 anos, tinha como "meta" um shape tipo esse, e acho que deu certo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu irmão, vamos lá, apesar de simples tua pergunta é bem complexa

 

1. Primeira coisa que tu tem que entender é que pessoas são diferentes e vão responder a estímulos diferentes

 

2. 15-18% de bf autoreferido(com todo respeito normalmente beira os +20%) e se beira mais de 20% teu corpo tá em em um estado não favorável para o ganho de músculos!!! Teria que diminuir esse percentual e ai sim testar

 

3. tu usa hormônios? Se sim, muda a estratégia

 

4. tu treina a quanto tempo com o estímulo atual? Ta feliz com resultado? Se não, muda…(tu nao vai obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas)

 

5. Tu come direito? Pesa comida? 
 

6. tu treina a quanto tempo? Treina realmente de verdade? Tu tem parâmetros para avaliar tua evolução?

 

7. Qual teu propósito? Qual tua meta e qual teu objetivo? Propósito = o que te motiva, meta = valor quantitativo(perder 10kg, ter o bf de 8%, ganhar 5cm

de braço) e o objetivo é como tu quer aparecer

 

Entao irmão, não é simples, não é treinar mais ou menos, não é porque funciona pra uns que vai funcionar pra ti, basicamente tu tentar de verdade o que tu propõe a fazer e seguir aquilo…

 

se tu puder, tenha um amigo ou um treinador que vai te ajudar nesse processo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2023 em 14:00, lorenzo_EP disse:

Basicamente é não cair no erro de apostar somente em tensão mecânica, e nem apostar só em estresse metabólico. Quando tu encontra o equilíbrio entre os dois, com a dieta acertada, o corpo responde muito bem.

Em 17/12/2023 em 14:00, lorenzo_EP disse:

O erro que mais bato aqui no fórum é justamente "treinar em excesso".

 

Obrigado pela resposta, Lorenzo!

 

Demorei um bom tempo de treino para ir percebendo que nem sempre mais é melhor. Acho que é uma tendencia natural de todos que começam na musculação, querer treinar muito, como se isso fosse se traduzir em um físico excelente. Isso raramente acontece, e quando acontece, é provável que o resultado de um volume mais equilibrado traria resultados ainda melhores!

 

Em 17/12/2023 em 14:00, lorenzo_EP disse:

Eu poderia fazer o treino totalmente focado em força, mas duvido que ficasse parrudão, tenho estrutura mais leve, basta ver minhas medidas de punho/tornozelo. Por isso é interessante pegar de espelho uns físicos mais na linha do teu. Eu, há uns 5 anos, tinha como "meta" um shape tipo esse, e acho que deu certo:

 

Acho que meu tipo de físico se assemelha ao do Guimers, mas claro, não é tão bem desenvolvido quanto o dele.

 

Vc claramente já passou do objetivo, físico muito bom!

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2023 em 14:01, MadrugaDentista disse:

Meu irmão, vamos lá, apesar de simples tua pergunta é bem complexa

 

1. Primeira coisa que tu tem que entender é que pessoas são diferentes e vão responder a estímulos diferentes

 

2. 15-18% de bf autoreferido(com todo respeito normalmente beira os +20%) e se beira mais de 20% teu corpo tá em em um estado não favorável para o ganho de músculos!!! Teria que diminuir esse percentual e ai sim testar

Obrigado pela resposta, Madruga!

 

1 - De fato, entendo isso tbm. Como o Lorenzo citou, mesmo que ele fizesse um treino igual ao do Guimers, e vice versa, provavelmente os físicos deles não seriam muito diferentes do que são hoje.

 

2 - Isso não ofende de forma alguma mano, e o que vc disse pode ser bem verdade. Eu estava com tudo ajustado (Musculação + aeróbico + dieta) Porém quando comecei a faculdade, acabei não mantendo o aeróbico. A uns 6 meses atrás eu poderia afirmar com alguma certeza que estava abaixo dos 15 %, mas hoje eu posso estar próximo dos 20 % mesmo. 

 

Para melhorar, voltarei a incluir um aeróbico na rotina. Também concordo que isso melhora o ambiente para construir músculos.

 

Em 17/12/2023 em 14:01, MadrugaDentista disse:

3. tu usa hormônios? Se sim, muda a estratégia

 

4. tu treina a quanto tempo com o estímulo atual? Ta feliz com resultado? Se não, muda…(tu nao vai obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas)

 

5. Tu come direito? Pesa comida? 
 

3 - Nunca usei. Um dos meu objetivos principais, é melhorar a saúde, o bem estar, performance nos estudos, trabalho, etc... enfim qualidade de vida. Então não faria sentido. 

 

4 - Treino a alguns meses com o estímulo atual, uns 6 talvez.

 

5 - Peso certinho a comida, e minha dieta atual está por volta de 3.100 kcal. Está ajustadinha, com quantidades suficientes de carbo, prot e gorduras. Com boa qualidade (Arroz, feijão, carne, leite, ovos, aveia, nozes, salada, etc...)  refeição fora da dieta apenas por volta de uma vez por semana.

 

Em 17/12/2023 em 14:01, MadrugaDentista disse:

6. tu treina a quanto tempo? Treina realmente de verdade? Tu tem parâmetros para avaliar tua evolução?

 

7. Qual teu propósito? Qual tua meta e qual teu objetivo? Propósito = o que te motiva, meta = valor quantitativo(perder 10kg, ter o bf de 8%, ganhar 5cm

de braço) e o objetivo é como tu quer aparecer

 

Entao irmão, não é simples, não é treinar mais ou menos, não é porque funciona pra uns que vai funcionar pra ti, basicamente tu tentar de verdade o que tu propõe a fazer e seguir aquilo…

 

se tu puder, tenha um amigo ou um treinador que vai te ajudar nesse processo

 

6 - Desde os 18 anos, nunca fiquei por muito tempo longe da musculação, mas com boa consistência posso dizer seguramente que são uns 3 anos. E acredito que eu treine de forma correta, digo, eu não diria que eu "treino fofo". Mas claro, essa é minha visão, pois pode ser que um treinador, ao me observar veja que estou treinando num nível de esforço muito inferior ao correto.

 

7 - Propósito: Sei que dá para fazer muito mais do que faço atualmente para melhorar meu físico, mas no momento, trabalhando e fazendo faculdade, posso dizer que meu objetivo é fazer essa uma horinha que eu costumo a investir por dia no meu treino (e na minha saúde) render o máximo possível, usando estratégias melhores do que as que eu estou usando hoje.

 

Um parceiro de treino ou um treinador são sempre muito bem vindos, talvez futuramente, num período com mais tempo livre...

 

Obg pelas dicas mano!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...