Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A máquina é velha, mas não obsoleta - natural anti-cutting em manutenção.


lorenzo_EP

Posts Recomendados

Em 16/08/2023 em 13:07, PranTs disse:

Poderia explanar mais sobre isso? Pra um frango barrigudo natural, independente do BF, Qual seria a dieta ideal? Normocalórica ou Superavit leve?

No geral a recomendação quase sempre vai ser normocalórica/ déficit leve 200/300kcal.

 

Isso pensando em alguém que faz musculação.

 

Pq os primeiros meses de um iniciante são onde temos mais resultados em menos tempo, então seria mais inteligente aproveitar esse momento fornecendo um aporte de calorias (principalmente carbo) para que a pessoa treine melhor, renda mais e recupere melhor.

 

Como expliquei, BF é uma parte da composição corporal, você pode reduzir o BF de suas formas:

Perdendo gordura e mantendo o peso

Ganhando massa muscular e aumentando o peso mais devagar

 

Até o exemplo que usei, os mesmos 10kg de gordura vai representar valores de BF diferentes numa pessoa de 1,70m com 80kg e 90kg.

10kg de gordura num corpo de 80kg seria algo próximo de 13%

Enquanto que num corpo de 90kg (usando a mesma pessoa) seria +- 11%

 

Por isso não só eu mas muitos Nutricionistas defendem essa estratégia para alguém "falso magro" que está fazendo musculação.

 

Não que seja errado iniciar com déficit calórico visando perder gordura inicialmente e depois fazer um superávit visando ganhar massa.

Mas é um pouco incoerente e contraproducente você pegar alguém com pouca massa e colocar em déficit calórico.

Por mais que tenha dieta ajustada e treino vai ter uma perda de massa muscular, é inevitável, você consegue minimizar com um déficit leve mas vai ter.

Diferente de um obeso que tem um BF muito maior e precisa focar inicialmente em redução da gordura por diversos fatores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante skilltree
Em 16/08/2023 em 19:12, cadumonteiro disse:

Não que seja errado iniciar com déficit calórico visando perder gordura inicialmente e depois fazer um superávit visando ganhar massa.

Mas é um pouco incoerente e contraproducente você pegar alguém com pouca massa e colocar em déficit calórico.

Por mais que tenha dieta ajustada e treino vai ter uma perda de massa muscular, é inevitável, você consegue minimizar com um déficit leve mas vai ter.

Diferente de um obeso que tem um BF muito maior e precisa focar inicialmente em redução da gordura por diversos fatores.

Discordo demais disso, nem todo cutting vai ter perda de massa muscular.

Já peguei casos específicos que num déficit "agressivo" aos olhos da musculação,  o camarada perdeu muita gordura e ainda ganhou massa muscular. Isso depende muito duma boa avaliação, do quão sedentário o camarada é, do nível de querência etc.. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2023 em 20:19, skilltree disse:

Discordo demais disso, nem todo cutting vai ter perda de massa muscular.

Já peguei casos específicos que num déficit "agressivo" aos olhos da musculação,  o camarada perdeu muita gordura e ainda ganhou massa muscular. Isso depende muito duma boa avaliação, do quão sedentário o camarada é, do nível de querência etc.. 

 

 

Foi o que comentei aqui:

 

Em 15/08/2023 em 21:07, lorenzo_EP disse:

O iniciante que simplesmente começar a treinar, sem mudar absolutamente nada na alimentação, vai ganhar massa muscular. Por isso, o único caso em que o cutting faz sentido é pro gordo (BF > 20%). Pro "falso magro", com BF entre 15 e 20%, recomendo fazer manutenção calórica. E o cara sortudo que não treina, não faz dieta, e tem BF < 15%, pode começar com um superávit calórico leve (200-300kcal).

 

Nos três casos os iniciantes vão trocar gordura por massa muscular, mas é claro que no caso do sortudo isso vai ficar mais evidente.

 

O iniciante "deve" tanta massa muscular, que sempre vai ganhar alguma coisa. Mas esse ganho no déficit vai ser bastante limitado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2023 em 20:19, skilltree disse:

Discordo demais disso, nem todo cutting vai ter perda de massa muscular.

Já peguei casos específicos que num déficit "agressivo" aos olhos da musculação,  o camarada perdeu muita gordura e ainda ganhou massa muscular. Isso depende muito duma boa avaliação, do quão sedentário o camarada é, do nível de querência etc.. 

 

 

Déficit de quanto e qual o estado inicial do cidadão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante skilltree
Em 16/08/2023 em 20:37, Vitor_Maromba disse:

 

Déficit de quanto e qual o estado inicial do cidadão?

Já citei um deles aqui, que para mim foi o melhor resultado. Iniciamos com 500kcals na primeira semana e dai pra frente foi só ladeira abaixo.

O estado inicial era o que eu chamo de verdadeiro falso-magro: uma pessoa completamente sedentária, peso um pouco abaixo da altura, 30 de braço, +90 de cintura, pulsos e pescoço finos, de camisa é "raquítico" e sem camisa é obeso. Normalmente essa galera está quase num quadro pré diabético por conta dos hábitos fodidos.

Ganhar 4cm de braço, perder quase 20 de panceps, treinando em casa com garrafas, band e barra fixa? isso é um puta dum resultado foda. Por isso eu falo em querência/disciplina, a pessoa tinha um objetivo e estava disposta a fazer de tudo para passar num taf, então o sofrimento se torna um aliado por tempo determinado (até a data da prova).

 

É por isso que eu digo que é essencial fazer uma boa avaliação do camarada, não só física, mas pessoal também. Se jogar um protocolo desses na mão de qualquer um é certeza que vai dar merda, e no pior dos casos pode gerar até consequências psicológicas.

Editado por skilltree
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2023 em 21:14, skilltree disse:

por isso que eu digo que é essencial fazer uma boa avaliação do camarada, não só física, mas pessoal também.

Sem dúvidas

 

Depende dessa proporção de gordura, da idade, histórico de peso, quadro de saúde metabólica (glicemia, colesterol, pressão) e principalmente o psicológico da pessoa, pode ser q para ela seja melhor e mais motivador dar uma secada mesmo que fique igual um cracudo e depois focar em crescimento.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2023 em 09:05, tmz disse:

@lorenzo_EP Você deveria transformar essas "vozes" em posts, são conteúdos que geram debates que normalmente acrescentam bastante.

 

Talvez.. Mas como atualizo meu diário só uma vez na semana, e são assuntos relacionados à minha experiência com treinamento natural, acho que faz sentido aglutinar tudo aqui mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2023 em 09:07, lorenzo_EP disse:

 

Talvez.. Mas como atualizo meu diário só uma vez na semana, e são assuntos relacionados à minha experiência com treinamento natural, acho que faz sentido aglutinar tudo aqui mesmo.

 

 

Sim, mas você de longe é o que tem mais experiência quando se fala em shape natural, ao menos de forma prática não vejo mais ninguém por aqui, teoria temos muito, mas se essas teorias fossem tão relevantes teriamos bons shapes e estão cada dia mais raros.

 

Talvez um tópico que englobe treino e dieta para naturais poderia ser de grande auxílio para muitos novatos, principalmente pra essa geração adolescente de 20 anos que acha que só se constrói algo com esteroide.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • lorenzo_EP mudou o título para A máquina é velha, mas não obsoleta - natural anti-cutting em manutenção.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...