Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Versão 2.0] Periodização by Schrödinger


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Publicidade

Em 01/03/2023 em 16:22, Lucas, o Schrödinger disse:

Periodização

 

Para Matveyev (1977), o precursor deste conceito, periodização é o planejamento e a estruturação do treinamento ao longo da temporada para possibilitar ao atleta alcançar um estado de ótima (a melhor possível) performance em determinada época da temporada (competição ou competições mais importantes).

 

Portanto, só alterar as faixas de repetições nos dias/semanas não torna a rotina exatamente "periodizada".

 

Uma forma de trabalhar a periodização é partir de uma carga de treino (volume x intensidade) mais baixa e aumentá-la gradativamente, mais pela via do volume do que pela intensidade. No início o nível de esforço (RPE, RIR) pode ser mais baixo, pra permitir uma melhor adaptação, mas também deve aumentar junto à carga de treino.

 

Vai chegar um período em que se atingirá o volume máximo recuperável. Nesse momento é possível fazer 1-2 semanas usando esse teto de volume, quando a fadiga vai estar bem alta e a performance não estará no topo - justamente pela fadiga acumulada, o que faz parte do processo.

 

Essa etapa, conhecida também como overreaching, é importante para que haja uma posterior supercompensação, pois é essa fadiga/estresse que vai promover adaptações e vai trazer os ganhos de força mais a frente na periodização - caso tenha havido uma recuperação adequada na sequência.

 

The Supercompensation Curve | Griffin Fit | Personal Trainer ...

 

Essa fase de recuperação pode ser iniciada com a redução da carga de treino pela via do volume. Paralelamente, deverá haver manutenção da intensidade, o que é importante para que ocorram as adaptações de força. Essa redução de volume buscando limpar a fadiga e maximizar a performance tem o nome de tappering.

 

Tapering – HSC PDHPE

 

O correto dimensionamento dos volumes, intensidades, níveis de esforço e durações de cada fase é o que vai permitir um nível ótimo de adaptação, que pode ser visto na linha verde do gráfico abaixo:

 

photo2-300x179.png

 

Caso esse dimensionamento seja ruim, é possível que ocorram as situações das linhas azul (funcionou, porém de forma subótima) ou vermelha (não funcionou, por excesso de carga de treino).

 

Para um melhor dimensionamentos dos volumes de treino, os conceitos de mínimo volume efetivo (MEV) e máximo volume recuperável (MRV) podem ser utilizados. Abaixo um exemplo gráfico de como funcionam essas variáveis de volume:

 

▷ Volume Máximo Recuperável – Otimiza o teu Treino!【2023 】

 

Diversos fatores influenciam nestes volumes máximo e mínimo, a exemplo de idade, sexo, peso, qualidade de sono, nível de estresse, uso ou não de recursos ergogênicos, entre outros. O post abaixo dá uma ideia de como calcular MEV e MRV:

 

https://www.instagram.com/p/ByqdtGuAz4i/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Há também algumas planilhas automatizadas na internet que podem direcionar a estimativa desses parâmetros:

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1UUTwdN2dcqLQDli81pfMeFKK8OsFgAQd6v_GrcESEGU/copy?usp=sharing

 

Além disso, segue abaixo tabela que pode servir de guia de volume x intensidade x nível de esforço para programação de treinamentos de força:

 

 

Dentro da ideia geral apresentada, uma forma de se programar a periodização é:

  1. Inicia o ciclo com um volume baixo (possivelmente o MEV);
  2. Aumenta o volume (possivelmente até o MRV), mantendo a intensidade mais ou menos constante;
  3. Reduz o volume e aumenta a intensidade;
  4. Reduz mais o volume e mantém mais ou menos a intensidade (tappering);
  5. Pico de performance (pode usar pra fazer uma semana de testes ou participar de uma competição);
  6. Repete.

É possível também aumentar volume e intensidade concomitantemente ou intercaladamente antes de fazer o tappering e atingir o pico de performance.

 

Abaixo criei um exemplo (não é um modelo) usando as ideias acima:

 

 

É isso. 

 

 

 

Excelente como sempre mestre.

 

Como sugestão nos primeiros parágrafos quando cita rir e rpe deixar uma breve explicação do que são pois muitos iniciantes certamente vão ler isso.

 

Obrigado!!!!

 

 

Aproveito e deixo link de um modelo extremamente simples de periodização mas muito funcional.

 

 

 

Editado por Vitor_Maromba
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Esses dias postei sobre progressão tripla e fui pensar um pouco e acho que é uma boa forma de progredir, já que tem um componente autorregulatório (ou seja, acaba sendo algo individualizado). Vai ter uma variação considerável de volume também, que é legal pra ter estresse/recuperação/supercompensação. Mas eu nunca usei, então fica aí pra avaliação de quem quiser testar

 

Pra quem não sabe como é, segue citação de um tópico do Aless:

 

Em 12/05/2013 em 11:31, Aless disse:

Tripla – Parecida com a progressão dupla mas agora você precisa progredir o número de séries antes que você consiga progredir a carga (novamente, para avançados que levam semanas ou meses para progredir). Como no exemplo anterior, a faixa de repetições será de 8~12 e de séries será de 3~5.

 

Treino 1 à 3x8 para 100Kg
Treino 2 à 3x9 para 100Kg
Treino 3 à 3x10 para 100Kg
Treino 4 à 3x11 para 100Kg
Treino 5 à 3x12 para 100Kg
Treino 6 à 4x12 para 100Kg
Treino 7 à 5x12 para 100Kg
Treino 8 à 3x8 para 102Kg

 

O objetivo será progredir as séries também, mas ao contrário do exemplo acima, um avançado não conseguirá sair de 3x12 para xxKg (que é um novo PR) para 4x12 com a mesma carga no próximo treino. Provavelmente essa última série terá menos repetições, como 3x12 + 1x10 e até você conseguir completar todas as séries, não adicione a quinta.

 

 

Ou seja, vc estabelece um range de sets e reps. Na progressão dupla, depois de completar as reps, sobe a carga; na tripla, aumenta o número de sets e só depois sobe a carga.

 

Outro exemplo:

 

Range sets: 3-4

Range reps: 4-6

 

No início o cara faz, digamos

 

Treino 1: 3x4x100kg

Treino 2: 3x5x100kg

Treino 3: 3x6x100kg

sobe um set

Treino 4: 4x4x100kg

Treino 5: 4x5x100kg

Treino 6: 4x6x100kg

sobe a carga

Treino 7: 3x4x105kg

 

As reps não precisam subir iguais. Pode ser que no treino 2 seja feito algo como 6/5/5, daí no treino 3 seja feito algo como 6/6/6 e no 4 algo como 5/5/4. O importante é tentar atingir as 6 reps em todos os sets antes de progredir o número de sets e só depois que conseguir fazer as 6 reps nos 4 sets deve-se progredir carga.

 

Sugiro tentar fazer a progressão usando um RPE 8.

 

Isso aqui serve bem também pra isoladores, que muitas vezes tem uma progressão mais difícil pelo aumento desproporcional de cargas. 

 

Se for um exercício que sua progressão esteja acontecendo ainda rápido, é melhor focar em progressão dupla mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudo sobre tapering, que é uma estratégia usada pra limpar a fadiga e maximizar performance em competições:

 

Citar

This study explored the tapering strategies of weightlifting athletes. Weightlifting athletes (n = 146) (mean ± SD; age: 29.2 ± 8.7 years, height: 172.5 ± 10.1 cm, body mass: 84.0 ± 17.2 kg, 4.7 ± 3.4 years of weightlifting training experience, and 3.9 ± 3.3 years of competitive weightlifting experience) completed a self-reported 4-page, 39-item internet survey on tapering practices. Subgroup analysis by sex (male and female) and competitive standard (local or regional, national and international level) was conducted. Ninety-nine percent (n = 144) of weightlifting athletes reported they used a taper. Athletes stated that their typical taper length was 8.0 ± 4.4 days, with the linear (36%) and step tapers (33%) being the most performed. Training volume decreased during the taper by 43.1 ± 14.6%, and athletes ceased all training 1.5 ± 0.6 days out from competition. 


 

https://journals.lww.com/nsca-jscr/Fulltext/2023/04000/The_Tapering_Practices_of_Competitive.9.aspx?fbclid=IwAR2ez-xA9uxF3cxQyDggnPyj_757NmS4qCki4U6g4EdXZo1vYt-nsNICYy8

 

Pontos principais:

  • Duração: 4-12 dias;
  • Redução de volume: 30-60%;
  • Dias sem treino antes da competição: 1-3 dias.

Esse tipo de estratégia pode ser empregada também nos dias que antecedem os testes de máxima de um ciclo de treino.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Videozinho bem rápido falando sobre periodização, em especial o que não é e mta gente fala que é:


https://www.instagram.com/reel/C19umc9ulvH/?igsh=ejQ5YWV5eWxmem5q

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...