Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de treino - estou exagerando?


Henrique...

Posts Recomendados

Eu curto absurdamente o terra, não faço porque não encaixa na minha rotina/não vejo tanta vantagem em usa-lo no lugar do stiff ou rdl.

Antigamente eu fazia 4 series de RDL por treino (2 treinos), eram 2RIR e depois de um tempo começou a ficar insustentavel e então eu baixei pra 2 series e consegui manejar melhor. 
Depois de um tempo alterei e coloquei um dia RDL e outro Stiff, consegui manejar melhor ainda.

Por mais que seja um exercicio de 'raça' onde voce precisa fazer força pacarai pra tirar do chão, eu consigo progredir 1 rep semanalmente. Já o agacho livre não me taxa tanto porem não consigo progredir muito equal OHP. 
Acho inclusive que como voce vai focar mais ainda na cadeia posterior, não seja interessante fazer muitas series de stiff ou rdl.
Provavelmente se fizer, suas ultimas series ou a ultima já vai ser um parto.

É que sou da seguinte opinião, 3 series no MAX estourando de um exercicio até a falha pra mim é o limite, a 3º inclusive raramente sai boa. Se voce for fazer 5 series mesmo, ou as 2 primeiras vai sair MUITO leve ou as ultimas MUITO pesado.
Sigo uma linha em que, caso precise realizar mais que 3 series em um exercicio, adicione outro exercicio.

Mas a melhor maneira de aprender e se conhecer é, TESTE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 22/06/2022 em 13:51, t2ds disse:

Na parte da dieta você pode baixar um pouco a gordura e aumentar carbo, isso vai dar um gás a mais nos treinos, caso isso não seja problema. Pode até sentir mudança visual no shape, eu senti quando o fiz.

 

Esse RPE ~10 em 5 séries vai ser bem cansativo mesmo (agora entendi o estou exagerando do título). O @Guimers faz 2 séries no máximo no stiff, e é o único lift que vejo ele reclamar de fadiga.

Recentemente aumentei um pouquinho o carbo. Pode ser psicológico, mas me senti um pouco mais forte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2022 em 14:01, Guimers disse:

Eu curto absurdamente o terra, não faço porque não encaixa na minha rotina/não vejo tanta vantagem em usa-lo no lugar do stiff ou rdl.

Antigamente eu fazia 4 series de RDL por treino (2 treinos), eram 2RIR e depois de um tempo começou a ficar insustentavel e então eu baixei pra 2 series e consegui manejar melhor. 
Depois de um tempo alterei e coloquei um dia RDL e outro Stiff, consegui manejar melhor ainda.

Por mais que seja um exercicio de 'raça' onde voce precisa fazer força pacarai pra tirar do chão, eu consigo progredir 1 rep semanalmente. Já o agacho livre não me taxa tanto porem não consigo progredir muito equal OHP. 
Acho inclusive que como voce vai focar mais ainda na cadeia posterior, não seja interessante fazer muitas series de stiff ou rdl.
Provavelmente se fizer, suas ultimas series ou a ultima já vai ser um parto.

É que sou da seguinte opinião, 3 series no MAX estourando de um exercicio até a falha pra mim é o limite, a 3º inclusive raramente sai boa. Se voce for fazer 5 series mesmo, ou as 2 primeiras vai sair MUITO leve ou as ultimas MUITO pesado.
Sigo uma linha em que, caso precise realizar mais que 3 series em um exercicio, adicione outro exercicio.

Mas a melhor maneira de aprender e se conhecer é, TESTE.

Muito obrigado pela resposta!

 

Também curto o levantamento terra, mas não sinto que ele seja muito específico, digo, ele não vai trabalhar especificamente o posterior de coxa, mas vai usar quase o corpo inteiro para levantar a carga, e dar uma bagunçada na recuperação. Então assim como você, não vejo a real vantagem de usa-lo.

 

Eu usava o terra com uma série pesada (Como manda o 5x5) e quando coloquei o stiff, pensei em usar a mesma quantidade de séries para equilibrar a força do meu posterior de coxa e evitar problemas no joelho.

 

Até o momento tem sido relativamente sustentável. Bom, quer dizer, como eu costumo a usar RPE alto em tudo, não dá pra afirmar que é exatamente o stiff que está me deixando cansado. 

 

Vou seguir testando para achar o ponto ideal, se aumentar um pouco o carbo não me fizer sentir melhor, talvez seja o meu ideal seja um com um pouquinho menos de volume do que o que eu uso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usando volume mais baixo me mantenho treinando em alta por 5 semanas +-. Sem dores.

Porem tambem uso RPE alto e na verdade o que me cansa é isso. O esforço mental de chegar no máximo em uma serie pesada é praticamente uma luta contra si mesmo, são milisegundos pra decidir tentar mais uma e fazer força pra burro, isso que cansa e da fadiga.

As vezes vale a pena tirar um descanso, depois voltar com volume menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2022 em 06:50, Guimers disse:

Eu usando volume mais baixo me mantenho treinando em alta por 5 semanas +-. Sem dores.

Porem tambem uso RPE alto e na verdade o que me cansa é isso. O esforço mental de chegar no máximo em uma serie pesada é praticamente uma luta contra si mesmo, são milisegundos pra decidir tentar mais uma e fazer força pra burro, isso que cansa e da fadiga.

As vezes vale a pena tirar um descanso, depois voltar com volume menor.

 

Acho que tu se daria bem com o Y3T.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2022 em 06:50, Guimers disse:

Eu usando volume mais baixo me mantenho treinando em alta por 5 semanas +-. Sem dores.

Porem tambem uso RPE alto e na verdade o que me cansa é isso. O esforço mental de chegar no máximo em uma serie pesada é praticamente uma luta contra si mesmo, são milisegundos pra decidir tentar mais uma e fazer força pra burro, isso que cansa e da fadiga.

As vezes vale a pena tirar um descanso, depois voltar com volume menor.

Ontem como era o ultimo treino levantando pesos antes do meu dia de descanso, aproveitei para gravar umas séries pesadas ir até próximo da falha.

 

Vou tentar postar a noite, se puder dar uma olhada... Consegui umas séries legais. (Agachamento 140 kg x 11 e Stiff 140 kg x 12)

 

Deu um pouco de insônia essa noite, acordei as 04:50 e não consegui dormir mais, fora a dor nas costas, perto do pescoço.

 

Antes do próximo treino com pesos(sábado) pretendo estudar sobre volume...periodização. Mas vou te falar, estou gostando da ideia de reduzir para 3 séries.

 

Aproveitando para voltar no assunto do Stiff. Saberia me dizer se tem um limite de carga para uso deste exercício? Ele nos coloca com as costas completamente na horizontal na parte baixa, de onde parte o movimento, e também onde haverá maior sobrecarga para que o peso saia da inércia e se movimente. Esta posição para a coluna, mesmo a mantendo reta, é ruim não? Estava pensando aqui que o Deadlifit não tem esse problema, pois parte de uma posição mais parecida com um agachamento low bar, onde a coluna não fica completamente na horizontal.

Editado por Luiz Menegheti
Add infos e correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2022 em 15:46, Luiz Menegheti disse:

Aproveitando para voltar no assunto do Stiff. Saberia me dizer se tem um limite de carga para uso deste exercício?

 

Enquanto conseguir executar com boa técnica.

Se partir a coluna no meio é pq deu ruim.🤔

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...