Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Squat - Ass to Grass: Realmente é necessário?


zB9

Posts Recomendados

Boa tarde, povo!

Sobre o famoso squat (agachamento livre com barra nas costas), muita gente defende que o agacho deve ser ass to grass, sendo defendido até pelo Waldemar Guimarães se a pessoa tiver mobilidade o suficiente pra isso, claro.

Minha dúvida é sobre a retroversão pélvica, há pessoas que conseguem fazer o squat ass to grass quase sem fazer retroversão pélvica, como é o caso desse cara aqui.

Vale a pena fazer um pouco de retroversão para se ter o máximo de amplitude possível?

No meu squat, eu não faço retroversão se as minhas pernas chegarem ao ponto de paralelismo em relação ao chão. Abaixo disso, começo a ficar assim kkkk.

Trago esse tema a discussão por uma questão de economia: Se eu agachar até o chão, sinto bastante o recrutamento dos glúteos e, principalmente, dos adutores de coxa, mas ai vem a retroversão pélvica de brinde. Como eu não vou além do paralelismo, incluo outro exercício pra pegar bem os adutores: Agachamento sumô. Se eu fizesse o agachamento até o chão completamente, o sumô seria desnecessário, economizaria meu tempo e séries de exercícios.

Editado por zB9
Adição de imagem referenciada.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 22/08/2021 em 13:48, Alex_83 disse:

 

Aqui já tá a resposta.

Pois é... Mas sobre a questão do trabalho de mobilidade, se a pessoa não conseguir progresso, seja por encurtamento muscular ou qualquer outra coisa do tipo, a solução seria fazer a divisão dos exercícios como no meu caso: Squat e sumô?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2021 em 13:55, zB9 disse:

Outra coisa, também, que foi a pergunta principal: Vale a pena fazer um pouco de retroversão para se ter o máximo de amplitude possível?

Depende, vc sente alguma dor fazendo retroversão?

Eu tenho um pouco de retroversão no ponto baixo do movimento, mas nunca senti nenhum tipo de dor e também já tentei vários tipos de mobilidade e naum consegui melhorar ela. Assim, como naum sinto dor, não vejo problema em continuar com a retroversão.

Só agacharia com menor amplitude se ela estivesse me causando dor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2021 em 14:38, SaBiih disse:

Depende, vc sente alguma dor fazendo retroversão?

Eu tenho um pouco de retroversão no ponto baixo do movimento, mas nunca senti nenhum tipo de dor e também já tentei vários tipos de mobilidade e naum consegui melhorar ela. Assim, como naum sinto dor, não vejo problema em continuar com a retroversão.

Só agacharia com menor amplitude se ela estivesse me causando dor.

Sinto pegar a lombar de forma que ela fica sobrecarregada no dia de costas, principalmente por causa do levantamento terra... Se eu largasse o terra, acho que seria de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Importante

Se estiver competindo, o agacho tem de ter o topo da pélvis abaixo da linha dos joelhos. Isso é agachar em profundidade para competição.

Fora disso. Agachar até a parte de baixo das coxas ficarem paralelas tá de boas

Se puder meter o k00 no chão, vai fundo (sem trocadilho).

Mas agachar vai te fazer bem em QQ amplitude similar àquela que vc postou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc consegue reduzir a retroversão pélvica se vc tentar jogar os joelhos mais pra frente. É mais seguro assim.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22990570/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27015103/

 

Alongamentos sempre são uma boa. Alongue principalmente as panturrilhas, pra permitir uma dorsiflexão maior do pé durante o agacho. Pros músculos alvo - no caso do agachamento, o quadriceps - evite alongamentos estáticos pq reduzem a força.

 

Sempre aqueça antes. Não coloque o peso, faça 3~4 séries e pronto. Pelo menos uns 2 a 3 sets com pesos mais leves, aumentando progressivamente até chegar no peso que vc vai utilizar.

 

Se mesmo assim não conseguir 'consertar' o movimento, pode ser pq sua articulação não permite, aí não há alongamento nem aquecimento que resolva, então evite descer tanto. O desenvolvimento do quadríceps é maximizado chegando na paralela, não tem vantagem ir além disso. Descer mais só vai aumentar a ativação dos extensores do quadril.

 

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20182386/

 

Se quiser ler a versão completa dos estudos use: https://libgen.rs/ (e clique na bolinha "scientific articles")

 

 

Editado por joethebeast
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...