Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

REFEIÇÃO LIVRE x DIA DO LIXO


BSantana

Posts Recomendados

Fala pessoal,

à partir do meu desejo gritante de fazer uma refeição livre no dia de hoje, resolvi buscar maiores conhecimentos através da experiência de quem puder e quiser ajudar a preencher essa lacuna.

Conto com pessoas que tenham tanto o conhecimento teórico quanto o empírico. 

Spoiler

 

Vou começar falando um pouco sobre minha atualidade.

Estou em fase de cutting, comecei em 10 de agosto de 2019.

O plano me foi passado pelo meu coach, para que eu em um dia de sábado ou domingo, fizesse, apenas, uma refeição livre somente de até 1500kcal, substituindo 1 ou 2 refeições do dia.

Conversei com ele no fim de semana passado, e entramos em consenso de que não era necessário fazer uma refeição livre. Estava evoluindo bem e não estava flat. 

Mas...

Hoje me bateu uma vontade de ir ali no "china" comer 1, queria mais de 1, pastel chinês de frango c/ catupiry, comer também uns pedaços de bolo de coco que tenho aqui em case, e se no olhômetro a gente visse que dava pra encaixar mais kcal, eu não perdoaria.

 

Sim, meu cérebro está querendo me sabotar, mas eu ainda estou usando da lógica.

 

 

Agora, o mais importante!

 

  1. Quero saber de vocês, qual é a importância de "quebrar" a dieta, seja ela de cutting, manutenção ou bulking. 
  2. Como calibrar essa questão de achar ser necessário ou não? (Quais pontos)
  3. Como funciona essa questão em cada tipo de dieta (Hipocalórica e Hipercalórica)?
  4. Se quiserem pontuar com a questão de uso de ergogênicos. 
  5. Dia do lixo se faz necessário em alguma ocasião?
  6. Prioriza quais fontes de calorias?

 

Se tiverem algo a mais que seja relevante colocar como questão, sintam-se livre.

 

Quero aprender mais sobre esse universo maravilhoso que é a prática de musculação/fisiculturismo como estilo de vida.

 

Editado por BSantana
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se você for fazer um DIA DO LIXO você tem que cuidar a ingestão das CALORIAS, não tanto dos macronutrientes em si.

Se você tem gasto de manutenção 3000kcal, e você ingerir 5000kcal, você terá então essas 2000kcal acumuladas como gordura... Então não é interessante, pois se passou sua semana para queimar essas 2000kcal em gordura, você em 1 dia já acumula elas novamente, então no cutting não é interessante dia do lixo.

Se a qualidade nutricional do lixo tiver pouca proteína, de quebra você vai perder massa muscular também, mesmo que bem pouquinha, pois será só um dia.

 

REF lixo é só para estocar glicogênio, geralmente você fica em um superávit de 200~300kcal, aí acelera o metabolismo nos dias low carb e tem uma perda maior de gordura do que se só tivesse mantido em déficit calórico todos os dias

 

Basicamente é isso. Você estando hormonizado sua resposta vai ser mais acentuada, apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refeição livre serve apenas para alívio psicológico da dieta, não se acumula glicogênio de forma significativa em uma refeição

 

Dia do lixo com alimentos ricos em gordura e carbo simples provavelmente vão dar um superávit calórico que vai estragar o déficit dos outros dias e, se for mal feito, também não repõe glicogênio 

 

Refeed de carboidratos, planejado com a frequência e intensidade que a quantidade de carbo dos demais dias e a intensidade do treino para queimar glicogênio pedem, funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2019 em 06:24, BSantana disse:

Fala pessoal,

à partir do meu desejo gritante de fazer uma refeição livre no dia de hoje, resolvi buscar maiores conhecimentos através da experiência de quem puder e quiser ajudar a preencher essa lacuna.

Conto com pessoas que tenham tanto o conhecimento teórico quanto o empírico. 

  Mostrar conteúdo oculto

 

Vou começar falando um pouco sobre minha atualidade.

Estou em fase de cutting, comecei em 10 de agosto de 2019.

O plano me foi passado pelo meu coach, para que eu em um dia de sábado ou domingo, fizesse, apenas, uma refeição livre somente de até 1500kcal, substituindo 1 ou 2 refeições do dia.

Conversei com ele no fim de semana passado, e entramos em consenso de que não era necessário fazer uma refeição livre. Estava evoluindo bem e não estava flat. 

Mas...

Hoje me bateu uma vontade de ir ali no "china" comer 1, queria mais de 1, pastel chinês de frango c/ catupiry, comer também uns pedaços de bolo de coco que tenho aqui em case, e se no olhômetro a gente visse que dava pra encaixar mais kcal, eu não perdoaria.

 

Sim, meu cérebro está querendo me sabotar, mas eu ainda estou usando da lógica.

 

 

Agora, o mais importante!

 

  1. Quero saber de vocês, qual é a importância de "quebrar" a dieta, seja ela de cutting, manutenção ou bulking. 
  2. Como calibrar essa questão de achar ser necessário ou não? (Quais pontos)
  3. Como funciona essa questão em cada tipo de dieta (Hipocalórica e Hipercalórica)?
  4. Se quiserem pontuar com a questão de uso de ergogênicos. 
  5. Dia do lixo se faz necessário em alguma ocasião?
  6. Prioriza quais fontes de calorias?

 

Se tiverem algo a mais que seja relevante colocar como questão, sintam-se livre.

 

Quero aprender mais sobre esse universo maravilhoso que é a prática de musculação/fisiculturismo como estilo de vida.

 

  1. Em indivíduos não-atletas, acredito que a importância é mais psicológica do que corporal. Se estiver em dieta de cutting a longo prazo (2-3 meses), seria uma boa alternativa para o psico, e dependendo do caso até para o metabolismo.  
  2. Como disse acima é mais questão psicológica, questão de stress e etc. Afinal a estagnação na perda de peso se refere mais ao aumento da fome e consequentemente quebra da dieta.
  3. Depende muito do estado metabólico do individuo. Em dieta hipercalórica geralmente sempre há refeições livres. 
  4.  --
  5. Dia do lixo não, refeição livre sim.
  6. Quando fala-se em refeição livre, já se pensa em alimentos ultraprocessados/industrializados, e a maioria das escolhas (hamburguer, pizza, etc.), possui uma alta concentração de ambos os macros. Então não vejo necessário a priorização. A não ser que o individuo esteja num estado metabólico desfavorável, mas se ele estiver, porque fazer refeição livre? Pelo psico como dito acima ? Mas e se a pessoa estiver em apenas 4 semanas em dieta ?

Geralmente refeição livre/dia do lixo é forma de escape, e desculpa para sair da dieta (não estou falando do seu caso). 

 

 

 

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, TheryM disse:
  1. Em indivíduos não-atletas, acredito que a importância é mais psicológica do que corporal. Se estiver em dieta de cutting a longo prazo (2-3 meses), seria uma boa alternativa para o psico, e dependendo do caso até para o metabolismo.  
  2. Como disse acima é mais questão psicológica, questão de stress e etc. Afinal a estagnação na perda de peso se refere mais ao aumento da fome e consequentemente quebra da dieta.
  3. Depende muito do estado metabólico do individuo. Em dieta hipercalórica geralmente sempre há refeições livres. 
  4.  --
  5. Dia do lixo não, refeição livre sim.
  6. Quando fala-se em refeição livre, já se pensa em alimentos ultraprocessados/industrializados, e a maioria das escolhas (hamburguer, pizza, etc.), possui uma alta concentração de ambos os macros. Então não vejo necessário a priorização. A não ser que o individuo esteja num estado metabólico desfavorável, mas se ele estiver, porque fazer refeição livre? Pelo psico como dito acima ? Mas e se a pessoa estiver em apenas 4 semanas em dieta ?

Geralmente refeição livre/dia do lixo é forma de escape, e desculpa para sair da dieta (não estou falando do seu caso). 

 

 

 

Abraços !

O motivo real de se fazer cheating day ou cheating meal é dar prazer pro corpo, mais cedo ou mais todo mundo vai ter que ceder a isso... isso dai de te tirar de um "crash metabólico" é só se você estiver comendo calorias muito a menos do seu BMR. volta e meia te aconselho a tentar algumas estratégias, como refrigerante zero (coca cola zero, pepsi zero, etc.) pra tentar tornar tua dieta um pouco mais aprazível.

em resumo, não contra cheating day nem cheating meal, obviamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...