Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como e quando treinar o Manguito Rotador?


Hadler

Posts Recomendados

Por indicação médica, preciso fortalecer bastante o manguito rotador dos dois ombros (tenho frouxidão).

Alguém poderia ajudar e dizer em que treino encaixar e quantas vezes por semana poderia treinar o manguito rotador?

Alguma dica de exercícios e respectiva quantidade de séries/repetições?

(Treino atualmente Push/Pull/Lags ABC2X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se não vai parar de treinar por conta de lesão, e você quer encaixar o manguito rotator, encaixe um exercício dele de 4 séries ( por ai ) no seu treino de ombro ( ou seja, vai treinar ele 2x por semana num ABC2x)

Manguito é um musculo qualquer cara, 8-12reps e já era, a não ser que você esteje com ele machucado, ai pode colocar menos carga e + reps.

 

Exercício só pesquisar, TANTO FAZ, todos vão estimular da mesma forma... Se quiser apenas varie, um dia você faz 1, no outro dia você faz outro, assim como todos os musculos... Se você faz os mesmos exercicios pro peito, pro biceps, todo santo treino, esta treinando errado.

Editado por TheAMD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, TheAMD disse:

Se não vai parar de treinar por conta de lesão, e você quer encaixar o manguito rotator, encaixe um exercício dele de 4 séries ( por ai ) no seu treino de ombro ( ou seja, vai treinar ele 2x por semana num ABC2x)

Manguito é um musculo qualquer cara, 8-12reps e já era, a não ser que você esteje com ele machucado, ai pode colocar menos carga e + reps.

 

Exercício só pesquisar, TANTO FAZ, todos vão estimular da mesma forma... Se quiser apenas varie, um dia você faz 1, no outro dia você faz outro, assim como todos os musculos... Se você faz os mesmos exercicios pro peito, pro biceps, todo santo treino, esta treinando errado.

Beleza. 
Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, busarello disse:

Face Pull

Excelente exercicio e dicas,  sentia dores direto nos ombros, comecei a fazer Face pull e rotações externas para o manguito e as dores sumiram, agora trabalhando na mobilidade! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, busarello disse:

Não. Aliás, esse é o maior erro que acaba por ferrar com a estabilidade do ombro e rende ótimas tendentes...

Manguito é um conjunto de 4 músculos e seus tendões. Responde pela mobilidade e estabilidade do ombro e esta, como sabido, é peculiar por agir nos dois eixos.

Exercícios voltados para os deltóides acabam por exigir bastante do manguito. Alguns exercícios de peito, como supino e paralelas, também.

 

O melhor a fazer é:

- trabalhar a mobilidade do ombro como um todo;

- aquecer o ombro como um todo, de preferencia TODOS OS DIAS.

- trabalhar outros auxiliares, como os romboides.

 

EU SUGIRO inserir YTWL todos os dias e algo como Face Pull no treino de costas ou de ombros.

 

Continuo com a minha opinião... Manguito é um musculo qualquer, fim. "ah não, o manguito é um conjunto de 4 musculos e seus tendões", conversa... Todos os musculos tem seus conjuntos e TODOS MUSCULOS tem tendôes, desde a panturrilha, do biceps até o manguito.

, é a mesma coisa que falar que quadriceps não é 1 musculo "qualquer" e sim um conjunto de musculo ( vasto lateral, vasto medial etc ) e que trapezio não é 1 musculo ( trapezio medio trapezio inferior etc ) ... Tendão todos tem rs

 

Você sugira que faça oq então? mandei o cara fazer exercício para manguito, para fortalecer ele e acompanhar o ritmo ( se não você acaba ficando com peitoral, deltoide lateral e frontal fortes e o manguito pra tras ) e isso que ocasiona lesão... Sugiro treinar o manguito para ele ficar tão forte quanto, esse é o ideal.

 

Normalmente eu começo meu treino de ombro/peito com algumas séries de 12 reps para o manguito até a "falha" e as vezes alguma elevação lateral com carga bem leve ( apenas pra mexer as articulações, manda sangue e tal ) meu manguito sempre foi 100% nunca tive 1 desconforto nele alias...

Editado por TheAMD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
1 minuto atrás, TheAMD disse:

conversa... Todos os musculos tem seus conjuntos e TODOS MUSCULOS tem tendôes, desde a panturrilha, do biceps até o manguito.

Melhor reler o que eu postei:

"Responde pela mobilidade e estabilidade do ombro e esta, como sabido, é peculiar por agir nos dois eixos".

Todos os músculos respondem por uma articulação capsular que age em dois eixos? Tem certeza?

 

Manguito, já que quer chamar assim, tem atividade impar e o maior erro é justamente o que você prega: "Tratá-lo como outro músculo qualquer".

 

4 minutos atrás, TheAMD disse:

Você sugira que faça oq então?

Sugiro o que está no meu post que você provavelmente não leu corretamente:

O melhor a fazer é:

- trabalhar a mobilidade do ombro como um todo;

- aquecer o ombro como um todo, de preferencia TODOS OS DIAS.

- trabalhar outros auxiliares, como os romboides.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, TheAMD disse:

Manguito é um musculo qualquer, fim.

Uma aulinha de anatomia:

 

Músculo Liso ou Não-estriado: Músculo com contração lenta e involuntária, controlado pelo sistema nervoso vegetativo, por exemplo, o músculo dos órgãos internos (estômago, fígado, intestino), pele, vasos sanguíneos, sistema excretor (movimentos peristálticos), dentre outros.

 

Músculo Estriado Esquelético: Localizados juntos ao esqueleto e conectados através dos tendões, esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso central e caracterizado por movimentos fortes e voluntários, por exemplo, os músculos dos membros inferiores e superiores: os braços, as mãos, as pernas e os pés.

 

Músculo Estriado Cardíaco: Localizado no coração (miocárdio), esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso vegetativo e caracterizado por contrações vigorosas e involuntárias.

 

Ademais, dependendo de sua localização os músculos podem ser:

 

Músculos Superficiais: localizados logo abaixo do tecido epitelial, por exemplo, os músculos do rosto e do pescoço.

Músculos Profundos: localizados no interior do corpo humano, por exemplo, nos órgãos.

 

Ainda podemos classificar músculos quanto à forma. Longo, largo, curto... Quanto a disposicäo das fibras. Transverso, oblíquio recto... Quantto à funcäo. Agonista, sinergista, fixador, antagonista... 

 

Além do mais as próprias fibras musculares diferenciam-se.

 

 

Portanto eu näo creio que podemos dizer que músculos säo iguais. Manguito näo é o mesmo que coracäo.  Ou é?

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Torf disse:

Uma aulinha de anatomia:

 

Músculo Liso ou Não-estriado: Músculo com contração lenta e involuntária, controlado pelo sistema nervoso vegetativo, por exemplo, o músculo dos órgãos internos (estômago, fígado, intestino), pele, vasos sanguíneos, sistema excretor (movimentos peristálticos), dentre outros.

 

Músculo Estriado Esquelético: Localizados juntos ao esqueleto e conectados através dos tendões, esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso central e caracterizado por movimentos fortes e voluntários, por exemplo, os músculos dos membros inferiores e superiores: os braços, as mãos, as pernas e os pés.

 

Músculo Estriado Cardíaco: Localizado no coração (miocárdio), esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso vegetativo e caracterizado por contrações vigorosas e involuntárias.

 

Ademais, dependendo de sua localização os músculos podem ser:

 

Músculos Superficiais: localizados logo abaixo do tecido epitelial, por exemplo, os músculos do rosto e do pescoço.

Músculos Profundos: localizados no interior do corpo humano, por exemplo, nos órgãos.

 

Ainda podemos classificar músculos quanto à forma. Longo, largo, curto... Quanto a disposicäo das fibras. Transverso, oblíquio recto... Quantto à funcäo. Agonista, sinergista, fixador, antagonista... 

 

Além do mais as próprias fibras musculares diferenciam-se.

 

 

Portanto eu näo creio que podemos dizer que músculos säo iguais. Manguito näo é o mesmo que coracäo.  Ou é?

 

Eu falo que é um musculo qualquer ai aparece os cientistas da area falando que não é, pq o coração também é musculo e por ai vai...

não adianta usar conhecimento e não ter interpretação de texto.

Editado por TheAMD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...