Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ficar sentado tempo demais: problema ou paranoia?


sanjuro

Posts Recomendados

Como a gente sabe, a vida moderna exige que passemos muito tempo sentados. Quem trabalha em escritório, ou simplesmente estuda, contabiliza aí umas boas horas diárias (e anos afora) colando a bunda numa cadeira. E ainda tem o tempo de lazer (tipo TV) ou aquela hora que ficamos dentro do carro/ônibus para ir e voltar do trabalho.

 

E aí vêm os problemas decorrentes de má postura e tal, que fazem doer costas, ombros, braços, etc.

 

Mas achei um artigo interessante, apesar de não muito novo e apesar de bem simplista, que faz uma associação diferente entre ficar sentado tempo demais e saúde.

 

Não importa quão puxada ou intensa seja sua sessão de treino diária, se você passar o restante do tempo sentado você simplesmente está tendo alguma perda na saúde.

 

Tá, isso é meio óbvio. Mas o argumento é interessante porque quebra a imagem comum que muitos de nós temos, tipo aquele raciocínio da compensação – do tipo ah, eu fico sentado o dia todo, mas treino pesado no final/início do dia e aí fica tudo bem.

 

O artigo se preocupa mais com o conceito geral de saúde – ou seja, tua sessão de treino te dá saúde mas não compensa o que tuas horas sentadas consomem da saúde. Contudo, menciona especificamente o processo catabólico, que preocupa quem quer hipertrofia. De acordo com pesquisas:

 

Citar


... a promoção de um estilo de vida mais saudável deve simultaneamente [aos exercícios físicos] se preocupar em limitar o tempo que se passa sentado. A lógica aqui é que longas situações de comportamento sedentário provocam processos catabólicos.

 

 

O próprio artigo assume que ainda não há muitos indicativos de um tempo máximo que poderíamos ficar sentados sem sofrer nada com isso, mas ainda assim sugere uma medida simples: a cada 30 minutos, ficar 5 minutos em pé.

 

E isso porque, de acordo com outras pesquisas, o simples fato de passar esses 5 minutos de pé já mobilizaria o organismo de tal forma que muitos malefícios do sedentarismo seriam controlados – e o que nos interessa, controlaria também os processos catabólicos.  

 

Apesar de não ser novidade correlacionar sedentarismo com perda de saúde, e nem relacioná-lo com catabolismo, essas duas coisas do artigo chamaram a atenção da minha ignorância:

 

- você pode treinar pra valer, mas isso não desfaz a porcaria do sedentarismo acumulado no resto do dia;

- a medida salvadora de ficar em pé por 5 minutos a cada período de 30.

 

De um lado me parece algo muito exagerado; do outro, algo muito simples (e ao mesmo tempo muito antiprático, pois não é em todo trabalho que você pode ficar se levantando por 5 minutos a cada 30). 

 

Enfim, que acham/sabem/sentem sobre isso de ficar sentado demais: problema de verdade ou paranoia desnecessária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

15 horas atrás, Thelastboss disse:

Eu tive um cisto pilonidal numa época terrível de minha vida, que passava o dia todo - e as vezes madrugada, sentado.

 

Verdade, o cisto pilonidal também é associado a ficar sentado muito tempo. Um colega meu de trabalho, que era bem sedentário, teve e foi super tenso o esquema pra remover. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

O livro mais recente do Kelly Starrett fala exatamente sobre esse problema: https://www.amazon.com/Deskbound-Standing-Up-Sitting-World/dp/1628600586

 

Resumo do livro:

 

Sitting can wreak havoc on your health, and not just in the form of minor aches and pains. Recent studies show that too much sitting contributes to a host of diseases—from obesity and diabetes to cancer and depression. The typical seated office worker suffers from more musculoskeletal injuries than those workers who do daily manual labor. It turns out that sitting is as much an occupational risk as is lifting heavy weights on the job. The facts are in: sitting literally shortens your life. Your chair is your enemy, and it is murdering your body.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto tempo é recomendado ficar sentado? Eu por exemplo trabalho sentado, mas em intervalos de meia hora mais ou menos, levanto e vou ao banheiro ou vou tomar água e dou uma esticada no corpo. Será que isso resolve? Quanto tempo em pé X tempo sentado é necessário? Eu também tive problema com cisto pilomidal e resolvi arrumando a postura sentado, tive a indicação de cirurgia, mas acabei desistindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/10/2016 at 13:12, TrintãoSarado disse:

Quanto tempo é recomendado ficar sentado? Eu por exemplo trabalho sentado, mas em intervalos de meia hora mais ou menos, levanto e vou ao banheiro ou vou tomar água e dou uma esticada no corpo. Será que isso resolve? Quanto tempo em pé X tempo sentado é necessário? Eu também tive problema com cisto pilomidal e resolvi arrumando a postura sentado, tive a indicação de cirurgia, mas acabei desistindo.

Respondendo estritamente de acordo com o artigo que citei acima, você já está fazendo certo (ou quase certo). 

 

A recomendação ali seria de 5 minutos em pé a cada 30 minutos sentado. Então essas suas levantadas periódicas devem te colocar numa situação melhor do que aquela de quem emenda horas seguidas sentado. 

 

Noutros artigos comentando sobre isso de ficar sentado, havia gente que conseguia e recomendava fazer pequenos e curtos exercícios nessas levantadas, tipo alguns agachamentos ou push ups contra a parede. Então acho que o espírito é esse: levantar o mais frequentemente possível e trabalhar como der nesse período, mesmo que só se esticando. 

 

Mas aí vai muito do que o contexto de cada um permite (ficar fazendo agachamento no meio do escritório não rola rs). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...