Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Dificuldade em progredir carga no SL 5x5

Posts Recomendados

Postado

Salve, galera.

Estou experimentando o Stronglift 5x5 desde o início do mês de Março. Comecei tal como o Medi fala, reduzindo a carga e ir aumentando progressivamente ao longo dos treinos.

O que tenho notado é que demorei cerca de 2 meses para atingir as cargas das 5RM que fazia antes mesmo de começar este programa. E daqui em diante vejo-me muito mais dificultado em progredir em todos os treinos, quase que chego à falha. Principalmente no Agachamento.  Parece que não progredi em nada e estes 2 meses pareceram-me inúteis. Admito que estou frustrado.

Exemplificando, por volta de Fevereiro minha 5RM para o agachamento era de 95 kg. Neste último treino botei 87 kg e quase que chegava à falha na 5ª repetição...

No gráfico abaixo podem perceber que fiz um ligeiro deload, mas isto não foi devido a atingir a falha mas sim ter passado 2 semanas sem treinar.

Já aconteceu com vocês? Por quanto mais tempo deverei seguir este programa??

Gráfico:

Verde: Terra

Azul: Agacho

Laranja: Row

Cinza: Bench

Roxo: OHP

Vermelho: Peso Corporal

Screenshot_2016-05-23-16-26-11.png

Editado por Marcos12 (veja o histórico de edições)

NPNG.

Postado

Está com dieta em dia? É a mesma de quando você erguia 95 kg?
Seu unico criterio de progressão são as cargas? Sua forma não melhorou nem um pouco com o stronglifts? 

Edit: Olhando seu gráfico vi que perdeu peso, você está com dieta hipocalórica? Se sim eu acho normal que tenha empacado numa carga menor.

Editado por Diogolbar (veja o histórico de edições)

Diário quântico

#ForeverSmall , #ForeverWeak
Agachamento: 140kg
Supino reto: 100kg
Levantamento Terra: 160kg
PL Total: 400kg, PL Wilks:264, BW: 82kg

Postado
  • Autor
21 minutos atrás, Robaert disse:

Como está a sua dieta? Sua dieta tem que estar alinhada com o treino de força.

28 minutos atrás, Diogolbar disse:

Está com dieta em dia? É a mesma de quando você erguia 95 kg?
Seu unico criterio de progressão são as cargas? Sua forma não melhorou nem um pouco com o stronglifts? 

Edit: Olhando seu gráfico vi que perdeu peso, você está com dieta hipocalórica? Se sim eu acho normal que tenha empacado numa carga menor.

Respondendo a ambas as questões, estou seguindo uma dieta de carb cycling visando perda de gordura.

Eu sigo o parâmetro das cargas porque este tipo de treino se foca maioritariamente nisso.

NPNG.

Postado
  • Supermoderador

01 - Você perdeu peso no periodo, sugiro rever a dieta

02 - SL (e outros parecidos) é um bom template para iniciar o contato com progressão de cargas. Está longe de ser um BOM protocolo, mas dá pro inicio. Quanto tempo ficar é questão de percepção pessoal

03 - Começou, provavelmente, com muita carga

Isto posto eu sugiro começar novamente com a carga BEM baixa ou começar a pensar em protocolos mais elaborados. Se partir para esta segunda hipótese, fique mais algum tempo no SL para identificar seus pontos falhos em cada lift.

"O melhor guerreiro não é o que sempre triunfa mas sim o que retorna sem medo à batalha."
"Uma coisa é falar de Touros, outra é estar na Arena..."
"Mas sabe el Diablo por viejo que por Diablo."

Postado

A tendência de saturação nestas curvas me fazem achar que você está encontrando seus limites. O StrongLifts 5x5 fez o serviço dele.

É a partir de agora que, caso queira progredir, irá necessitar de treinos de força específicos, como o programa do Boris Sheiko, por exemplo.

Um outro aspecto também acaba sendo o seguinte: é motivo de comemoração, depois de atingido certo ponto, conseguir a cada três meses progredir 2 kg no supino e no OHP, da mesma forma que 4 kg no agacho e no terra sendo natural.

Outra coisa é o cutt. Se você está querendo treinar força, evite um corte na dieta que reduza mais do que 20% do seu seu GCD. Estou nessa também e, pra arranjar mais energia, eu deixei a proteína no mínimo possível (1,6 g/kgMM), da mesma forma que a gordura (0,8 g/kgMM) e o resto eu sapeco carbo. Tem dia que dá pra bater quase 3,5 g/kgMM.

11 e 13/09/21 @ BW 135 kg: SQ: 150 kg; BP: 130 kg ; DL: 180 kg ; OHP: 90 kg ; IPF Points: 51 (www.ipfpointscalculator.com)

Jun 2022 @ BW 139 kg: SQ: 164 kg; BP: 136 kg; DL: 180 kg ; OHP: 95 kg ; IPF Points: 53 (www.ipfpointscalculator.com)

Postado
1 hora atrás, Marcos12 disse:

Screenshot_2016-05-23-16-26-11.png

Off Topic, que app é esse? Não encontrei até hoje nenhum que preste...

Relatando (mai/16): Nandro+Bold+Oxan+Enan - http://www.hipertrofia.org/forum/topic/203355-blastnandoenancruiseenancuttingboldoxanenan-30-semanas/

Finalizado (mar/16): T3+Clembuterol+Efedrina+Cafeína+Ioimbina - http://www.hipertrofia.org/forum/topic/199586-cutting-sem-aes-t3-clembuterol-cafeína-e-efedrina/

Finalizado (Jan/16): M-Stane 4 Semanas - http://www.hipertrofia.org/forum/topic/196762-ciclo-de-m-stane/

Finalizado (Jun/15): Oxandrolona 6 semanas - http://www.hipertrofia.org/forum/topic/186032-ciclo-oxandrolona-6-semanas/

Finalizado (Abr/15): Clembuterol + Ioimbina + EC + Cafeína - http://www.hipertrofia.org/forum/topic/182465-ciclo-clembuterol-cafeina-ioimbina-indisteem-insea-aej/

Por favor, leia isto antes de comentar qualquer coisa: http://www.hipertrofia.org/blog/2014/04/24/broscience-e-outras-asneiras-mundo-da-musculacao/

"Pare de discutir com o problema e resolva-o"

Postado
25 minutos atrás, AugustoLP disse:

Off Topic, que app é esse? Não encontrei até hoje nenhum que preste...

É o app do SL 5x5, tem versão free e a versão premium (com bem mais funcionalidades). É muito bom o app, voce entra com quantas anilhas possui, seus respectivos pesos, peso das barras que usa e ele ja calcula tudo que você tem que colocar nas barras pros warm up e pro exercício, além de cronometrar os descansos também e erguer gráficos dos seus pesos. O único "defeito" do app é que ele só serve pro SL 5x5, pois as progressões de peso e volume dos treinos seguem o estilo do programa, mas se você está seguindo SL 5x5 você liga ele e não precisa pensar em mais nada além de erguer seus pesos.

Diário quântico

Postado
51 minutos atrás, Jaraqui disse:

É a partir de agora que, caso queira progredir, irá necessitar de treinos de força específicos, como o programa do Boris Sheiko, por exemplo.

Faz isso não Jaraqui ahsuhaushuahs

Postado

Outra coisa que eu esqueci de comentar: o agachamento dentre estes quatro básicos, é aquele que requer uma flexibilidade/mobilidade maior do que o que possa ser considerado normal por muita gente.

Logo, ao descer durante o movimento sem pesos em um "air squat", você se sentir desconfortável lá embaixo, comece a desconfiar de que sua flexilidade possa estar deficitária.

Isso, segundo o Dr. Starrett, é sinal de que você está usando *** parte *** do total de sua musculatura pra realizar o movimento. A outra parte está impedida devido à falta de flexibilidade. Resultado: você não estará usando toda a sua força real.

Portanto, praticar exercícios de mobilidade é algo não só pra que o agachamento atinja uma profundidade que leve sua linha de quadril ficar igual ou *** um pouco *** abaixo da sua linha dos joelhos. Desça o máximo que puder.

Agache e experimente se você fica lá embaixo um minuto e consegue se levantar sem fazer careta, gemer, reclamar da vida, etc (air squat, óbvio...rs).

11 e 13/09/21 @ BW 135 kg: SQ: 150 kg; BP: 130 kg ; DL: 180 kg ; OHP: 90 kg ; IPF Points: 51 (www.ipfpointscalculator.com)

Jun 2022 @ BW 139 kg: SQ: 164 kg; BP: 136 kg; DL: 180 kg ; OHP: 95 kg ; IPF Points: 53 (www.ipfpointscalculator.com)

Postado

Aproveitando o tópico, já que estou no mesmo barco que o autor - estagnado no SL 5x5 - pergunto aos mais experientes: Quais seriam exemplos de outros protocolos um pouco mais elaborados visando força/performance?

Postado
9 minutos atrás, Lothbrok disse:

Aproveitando o tópico, já que estou no mesmo barco que o autor - estagnado no SL 5x5 - pergunto aos mais experientes: Quais seriam exemplos de outros protocolos um pouco mais elaborados visando força/performance?

GreySkull, ToTwin, 5/3/1, treino do candito

Postado
  • Supermoderador

3 minutos atrás, debew disse:

Lembrando que estes outros protocolos tratam progressão de forma mais complexa e, além disso, trazem a tona a questão dos auxiliares focados nos pontos fracos dos lifts.

É preciso, portanto, entender cada momento de força de cada lift para saber onde está efetivamente a falha e trabalhar nela.

Há, também, templates focados no "carry over": nestes você não vai trabalhar os lifts principais diretamente, pelo menos não em todos os treinos.

EU iria de 5/3/1 para começar, mas a lista do debew é excelente.

"O melhor guerreiro não é o que sempre triunfa mas sim o que retorna sem medo à batalha."

Postado

Já deram aletra aqui

O SL é bom ? Sim, mas é limitado. Seria bom começar a pensar em algum outro programa de treino 

Abraços 

"Você não pode levantar um peso que não consegue segurar" - by ALGUÉM DO FÓRUM

Diário

PERIODIZAÇÃO

Postado

Nunca fiz SL e sou um noob no treinamento com pesos, mas por tudo que eu já vi, acho que é normal em dieta hipocalórica não haver progressão de carga (ou haver minimamente).

Abraço.

• This is the jungle, nothing is given to you
  • You were born a loser, die a winner
Postado
  • Supermoderador
5 minutos atrás, Aroma disse:

Nunca fiz SL e sou um noob no treinamento com pesos, mas por tudo que eu já vi, acho que é normal em dieta hipocalórica não haver progressão de carga (ou haver minimamente).

Abraço.

É normal sim estagnar cargas quando em deficit calórico, MAS não é regra. Dependendo do deficit e do treino dá para progredir cargas sim.

Exemplos:

01 - Reduzir calorias e concomitantemente reduzir o volume do treino. No inicio dá para continuar progredindo cargas

02 - Manter uma dieta normocalorica e gerar deficit calórico com exercícios. Neste caso o uso inteligente das calorias permite que você chegue ao treino com boa reserva (glicogênio, calorias, etc). Novamente é possível progredir cargas durante um período

03 - Manipular os macros, como o Jaraqui explanou acima.

Note que são estratégias e nenhuma delas garante progressão "eterna". Além disso, carga não é a unica variável em que se pode / deve mexer...

Postado

Poderia também testar a idéia do Shrodinger e ver se algo melhora (fora as questões de dieta que ja citaram acima)

Diário quântico

Postado

2 horas atrás, Lothbrok disse:

1 hora atrás, debew disse:

Tem o Texas Method também.

Editado por Rennatow10 (veja o histórico de edições)

Postado
  • Autor

Obrigado pelas respostas.

Vou tentar adequar a dieta ao treino. Levantar os carbos em dias de treino e deixar dias de carb nulo para dias de repouso onde faço AEJ.

Quanto ao programa, eu pretendo segui-lo por mais 1 mês. Só depois irei me aprofundar em outros métodos mais vocacionados para powerlifting.

NPNG.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.