Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É Possível Ganhar Massa Muscular E Perder Gordura Ao Mesmo Tempo?

Posts Recomendados

Postado

Por:
Osvaldo Neto
Mestre em Ciências Farmacêuticas (UNIVALI)
Pós-graduado em Nutrição Esportiva (GAMA FILHO)
Pós-graduado em Fitoterapia (FIES)
Pós-graduado em Nutrição Funcional (VP)
Pós-graduando em Nutrição Ortomolecular (FAPES)
Professor Universitário de Farmacologia
Professor de Pós-Graduação em Nutrição Esportiva
Nutricionista da equipe de treinamento do professor Waldemar Guimarães
Contato: (047) 33619105 – 88495532 – 91817548
E-mail: osvaldo_rosarioneto@hotmail.com
FUNPAGE: facebook.com/osvaldonetonutricionista
INSTAGRAM: @nutriosvaldo.

Quase todos os clientes que chegam ao consultório buscam o mesmo objetivo: ganhar massa muscular e reduzir gordura corporal. Mas isso realmente é possível ao mesmo tempo? Como funciona do ponto de vista bioquímico. Vamos lá então, prepare seus neurônios.
Quando você opta pela fase de hipertrofia, a principal via metabólica utilizada é a via mTOR, responsável pelo crescimento do músculo esquelético. O aumento do consumo calórico na dieta em associação com o treinamento resistido estimulam os hormônios anabólicos mais importantes: insulina, hormônio do crescimento (GH) e testosterona. Estes hormônios são os principais ativadores da via mTOR. Se a pessoa elevar demais o consumo calórico, principalmente através de carboidratos, ocorrerá maior síntese de glicogênio e principalmente de gorduras, na prática o indivíduo fica forte e gordo. Por isso, o ideal seria controlar ao máximo o consumo deste nutriente a fim de não elevar demais os níveis de insulina, e sim aumentar os níveis de GH e testosterona por meio de ergogênicos, treino intenso e repouso adequado. Investir no consumo de gorduras boas e proteínas de alto valor biológico também auxilia nesta fórmula de ganhar o máximo possível de massa magra sem elevar muito a gordura corporal. Lembre-se que manter o carboidrato muito baixo também não é interessante, afinal níveis muito baixos de insulina não vão ajudar em nada na síntese protéica, mesmo com testosterona e GH nos níveis adequados.
Durante a fase de definição, a via mais atuante é via da AMPK, e como a dieta normalmente é reduzida em carboidratos favorece a queima de gordura (lipólise) pelo maior estímulo dos hormônios responsáveis pela oxidação de gorduras: glucagon, cortisol, GH e catecolaminas. Por esse motivo é extremamente complicado ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, porque para conquistar ambos é preciso escolher uma via preferencial, reduzindo os efeitos desfavoráveis da outra. O treinamento aeróbio, que normalmente é aumentando na fase de definição, ativa fortemente a via AMPK, responsável pelo aumento do transporte de glicose para o interior da célula e pelo aumento da lipólise. Além disso, AMPK é responsável pela inibição da via da mTOR, essencial no ganho de massa muscular.
Desta forma, minha recomendação é para você parar de tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo, caso contrário seu metabolismo ficará indefinido em saber o que você realmente quer e nada sairá conforme o planejado, resultando em um corpo nem grande, nem forte, nem definido, nem magro, nem NADA. A palavra certa é: FOCO ---- foco no seu objetivo, mas que seja somente um único objetivo, e cada etapa no seu tempo certo, procure sempre um profissional para auxilia-lo.

TREINE SEMPRE, mas lembre-se, SEM CÉREBRO, SEM GANHO.

UM ABRAÇO.

PS: Retirado de sua Pagina do Facebook

• 3 semanas depois...
Postado

Há como:

1- Com uso de ea's

2- Primeiros meses de treino

3- Genética

4- Em dietas que ciclam défict e superáfict calórico também ser pode haver a sinalização das duas vias

Inclusive para naturais, principalmente gordinhos, essa ideia de cutting e bulking é meio complicada de seguir.

Postado

Eu mesmo sou prova de que AE faz esse efeito mitico de perder gordura e ganhar massa literalmente ao mesmo tempo.

Em apenas 5 semanas eu reduzi o BF em 2-3% sem fazer um dia sequer de de aeróbico ou coisa do tipo.

Porém os treinos sempre intensos e com muita carga. E é claro uma dieta bem feita.

Postado (editado)

Ultimate Diet 2.0 responde esse tópico. Obviamente um bulking e um cutting são mais eficientes já que o foco é um só.

Editado por Daniell109
Postado

Espera-se bem mais na área de assuntos academicos do que um textinho de facebook, voltado para leigos com informacöes que as pessoas com o mínimo de conhecimento na área já estäo carecas de saber.

Curti e descurti seu post só pra poder curti-lo pela segunda vez

Postado

Aqui vai uma reflexão:
É possível você ganhar músculos e perder gordura em um espaço de 3 meses (2 de bulking e 1 de cutting).
Reduzindo o tempo de cada um pela metade, temos que também é possível ganhar músculos e perder gordura em 1 mês e meio!
Agora, podemos reduzir por um terço e teremos que é possível mimimi em uma semana. 
Até onde será que é possível? Podemos fazer tudo isso em um ciclo de poucos dias? Em 24h?

Postado

Comecei essa semana um carb cycling, com 5 dias com excedente de 300kcal e 2 com déficit de 500 (sáb e domingo, com aeróbico). Acredito que 1 semana seja o mínimo "aproveitável" de se ciclar carbos (ou calorias). Em algumas semanas terei a resposta.

Abraços.

Postado (editado)

Espera-se bem mais na área de assuntos academicos do que um textinho de facebook, voltado para leigos com informacöes que as pessoas com o mínimo de conhecimento na área já estäo carecas de saber.

Seguindo sua lógica, qualquer tema de teor profissional e instrutivo posto no Facebook perde total credibilidade e passa a ser "textinho de facebook". Bom, foi o que pude interpretar. Desde que eu esteja enganado, desculpe-me.

À vista disso, não menospreze o conteúdo oferecido de bom grado, mesmo que sabido por muitos. Afinal, sempre é bom recapitular.

Editado por Nouze
Postado

Seguindo sua lógica, qualquer tema de teor profissional e instrutivo posto no Facebook perde total credibilidade e passa a ser "textinho de facebook". Bom, foi o que pude interpretar. Desde que eu esteja enganado, desculpe-me.

À vista disso, não menospreze o conteúdo oferecido de bom grado, mesmo que sabido por muitos. Afinal, sempre é bom recapitular.

Amigäo, näo estou menosprezando nada, näo estou dizendo que o teor nöo é profissional nem instrutivo nem sem credibilidade, apenas critiquei o fato de tal texto haver sido postado na área de assuntos acadêmicos. O texto postado nem ao menos referências traz. Se você me disser que producöes acadêmicas, ou o meio acadêmico em si, dispensa referências em producöes científicas, me avise pois devo estar desatualizado.

Postado

Eu estou numa dieta Cetônica e posso falar com propriedade é bem complicado, mas bem complicado ganhar massa magra e perder peso junto sem o uso de AE's, eu mesmo perdi quase 13kg de graxa, 14cm de cintura e não ganhei sequer 1 grama de massa magra kkkkkk, na verdade perdi quase 0,5 kg, o que considero muito bom, mas muito bom mesmo, o que acontece e que meu BF diminui e meu % de massa grama sobe, mas o peso em KG não sobe e sim cai de pouco em pouco, pois eu, particularmente acho que não existe milagre, numa dieta sem AE's se vai massa magra, mas com a Cetônica vai menos.

Abraços 

Postado

Eu estou numa dieta Cetônica e posso falar com propriedade é bem complicado, mas bem complicado ganhar massa magra e perder peso junto sem o uso de AE's, eu mesmo perdi quase 13kg de graxa, 14cm de cintura e não ganhei sequer 1 grama de massa magra kkkkkk, na verdade perdi quase 0,5 kg, o que considero muito bom, mas muito bom mesmo, o que acontece e que meu BF diminui e meu % de massa grama sobe, mas o peso em KG não sobe e sim cai de pouco em pouco, pois eu, particularmente acho que não existe milagre, numa dieta sem AE's se vai massa magra, mas com a Cetônica vai menos.

nao espere ganhar massa magra e perder gordura com cetogenica 

Postado

nao espere ganhar massa magra e perder gordura com cetogenica 

Com  certeza, não existe a menor chance mesmo, o que quero e já me deixaria muito feliz e perder o minimo possivel de massa magra com a Cetonica, mas como eu falei a MM vai caindo sim em peso (KG) e aumento em % pois na verdade seu peso total cai em função da perder Graxa, mas como eu falei sem AE's eu acho impossível perder graxa e ganhar MM....

Abraços

Postado

Com  certeza, não existe a menor chance mesmo, o que quero e já me deixaria muito feliz e perder o minimo possivel de massa magra com a Cetonica, mas como eu falei a MM vai caindo sim em peso (KG) e aumento em % pois na verdade seu peso total cai em função da perder Graxa, mas como eu falei sem AE's eu acho impossível perder graxa e ganhar MM....

Abraços

Dieta com déficit e balanço nitrogenado positivo. É somar 2 + 2. Vai um tempo até conseguir o segundo (não sendo iniciante), mas é possível. Principalmente por causa da lipolise causada pela intensidade do treinamento.

Abraços.

Postado

Dieta com déficit e balanço nitrogenado positivo. É somar 2 + 2. Vai um tempo até conseguir o segundo (não sendo iniciante), mas é possível. Principalmente por causa da lipolise causada pela intensidade do treinamento.

Abraços.

Então eu não vou mentir, as fotos do diário também não me deixam mentir, é clara a mudança física, ainda mais no meu caso que tava gordo feito um porco kkkkkk
Você perde cm, perde graxa, mas ganhar MM eu não ganhei, estou acompanhando agora com 2 balanças de Bioimpedância e as duas sempre mostram a mesma coisa (com resultados bem diferentes entre elas), perda de Gordura (bastante) e perde de massa magra (muito pouca), o que, novamente para mim, está ótimo.

Abraços

Postado

Abraços.

Poderia falar mais a respeito disso? Como conseguir um balanco de nitrogênio positivo em uma dieta com défice energético? (sem uso de drogas)

Postado

OF E ON, melhor caminho para construir um corpo já é difícil pra muitos rsrsrsrs imagina querer beber água e conversar rsrsrsrsrsrs.

Postado

OF E ON, melhor caminho para construir um corpo já é difícil pra muitos rsrsrsrs imagina querer beber água e conversar rsrsrsrsrsrs.

Quando você diz off e on e´em AE's ou OFF (bulking) e on (Cutting)?

Abraços

Postado

Bulking e Cutting meu rei.

Sim, mas se fizer um Bulking limpo e um Cutting "cetônico" fica show....

Estou longe desse momento, estou só "perder Graxa velha" e ainda falta muita kkkkkkkkk

Abraços

Postado (editado)

Depois de 3 anos treinando sem parar, resolvi fazer meu primeiro cutting com dieta cetogênica. Por semanas, comi apenas ovos cozidos, azeite e albumina. Quase fiquei louco

Acreditem ou não, isso é problema de cada um, mas eu ganhei massa muscular e perdi gordura ao mesmo tempo. Praticamente não perdi peso, apenas mudou a composição corporal. Isso foi em 2010

Por isso que, marombasticamente falando, se eu vejo um cara falar "nem adianta tentar isso porque é certeza de dar merda", pra mim vira chacota

Editado por TheyCallMePeter
Postado

trembolona (100mg) + masteron (100mg) + propionato(100mg) - 12 semanas dsdn, sou a prova q isso é possível!!!

Simples assim...=)

Postado

trembolona (100mg) + masteron (100mg) + propionato(100mg) - 12 semanas dsdn, sou a prova q isso é possível!!!

Simples assim...=)

Boa!

A questao é voce fez uma dieta com deficit e ganhou massa ou fez uma dieta com superavit e perdeu gordura?

Postado (editado)

Boa!

A questao é voce fez uma dieta com deficit e ganhou massa ou fez uma dieta com superavit e perdeu gordura?

Fiz uma dieta que inventei toda cagada, mas o shape ficou tão bom que competi no mister rio (estreantes) do mesmo ano!! HAHAAH

Hoje tenho um treinador que me passa tudo desde treino, dietas e ciclos. (Tony Macedônia) E não faço mais essas loucuras. =) Agora eh tudo moderado....(insulina + sustan + boldenona - 16 semanas) =)

Editado por RenanIFBB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...