Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quarteto Mágico Dr. Lair Ribeiro - Óleo De Coco + Ômega 3 + Carthamo Health + Magnésio Dimalato


NewbieTrack

Posts Recomendados

Faça isso Rodzilla eu ficara feliz em discutir sobre

No mais o conselho que eu sempre dei sore o Dr Lair foi: desconfie e vá atras da informação.

Ele não usa a medicina baseada em evidências

Ele usa a medicina baseada no que lhe convém, o que é diferente.

Não que ele esteja errado ou que tudo que ele fale não tenha respaldo científico, porque muita coisa tem. Cabe a gente filtrar a informação.

Abraço

Exatamente Hicth, o que me deixa um tanto quanto transtornado é ver o nível de auto-suficiência de alguns que destoam sem saber nem exatamente o que falam;

Como falei, e você também, tem que ser filtrado,

Em vários assuntos, eu não acho que ele usa a "medicina que lhe convém" a maioria das palestras e opiniões dele são respaldadas por literatura recente e por grandes instituições, outras nem tanto, mas isso não impede que você dê o seu parecer - aliás a quantidade de "COMMENTS" que surgem diariamente é assustadora, e como você deve saber pra fazer um commment basta colar trechos de outras publicações, colocar uns conectivos - enfim montar um quebra-cabeça para que faça sentido o que você ACHA que é, ou que seja. Inclusive estou fazendo um agora na faculdade, e pasmem você ganha publicação por algo que não é original, não é propriamente confiável, pois como o nome diz, você usa 12 (o mínimo) artigos e estudos para fundamentar um ponto de vista seu e publica. Sendo assim, é um debate mais amplo, já que se o meio acadêmico científico permite isso, quiça na prática. Contudo, se eu perceber qualquer tentativa de charlatanismo, de ludibriação, de fundamentação sem devido respaldo de proporção similar a propaganda feita, não tenha dúvidas que serei o primeiro a atirar a primeira pedra...

E sobre Medicina baseada em Evidências, na teoria ela é linda, se não fosse uma coisa: O corpo humano não lê Robbins, Guyton, Katzung, Harison, Porto, Levy, não tem conta no Scopus nem no Pubmed, a medicina é ao mesmo tempo ciência e arte e nem sempre o que parece, de fato é, desta forma, como quase tudo no mundo, a Medicina baseada em Evidências não é perfeita, embora busque isso; MAS é uma utopia;

Se todos os tratamentos e decisões tiverem que ser tomadas apenas baseadas na literatura científica recente e atualizada; não seria necessário professores nas faculdades, uma vez que a medicina hipocrática, e o método clínico formaram os grandes profissionais e mestres, e vencedores de Nobel; e qualquer um poderia tratar qualquer distúrbio apenas acessando um computador; assim, a experiência , a prática e a transmissão dessa experiência tem um lugar intocável , que aliás não deveria ser só na medicina, como em outras áreas.

Todavia, infelizmente isso tem se perdido,e a consequência de tal medicina é só uma - fila de espera para os mais variados exames complementares afim de se procurar tal evidência, ou numa busca por tratamentos cada vez mais modernos/sofisticados, num processo dispendioso e na maioria das vezes desnecessários, posto que procedimentos mais simples muitas vezes são menos agressivos e igualmente eficazes - veja os exemplos dos antibióticos , das tomografias computadorizadas;

Apenas um ressalve, talvez a MBE seja a melhor solução, mas ainda assim é imperfeita.

Editado por Rodzilla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Exatamente Hicth, o que me deixa um tanto quanto transtornado é ver o nível de auto-suficiência de alguns que destoam sem saber nem exatamente o que falam;

Como falei, e você também, tem que ser filtrado,

Em vários assuntos, eu não acho que ele usa a "medicina que lhe convém" a maioria das palestras e opiniões dele são respaldadas por literatura recente e por grandes instituições, outras nem tanto, mas isso não impede que você dê o seu parecer - aliás a quantidade de "COMMENTS" que surgem diariamente é assustadora, e como você deve saber pra fazer um commment basta colar trechos de outras publicações, colocar uns conectivos - enfim montar um quebra-cabeça para que faça sentido o que você ACHA que é, ou que seja. Inclusive estou fazendo um agora na faculdade, e pasmem você ganha publicação por algo que não é original, não é propriamente confiável, pois como o nome diz, você usa 12 (o mínimo) artigos e estudos para fundamentar um ponto de vista seu e publica. Sendo assim, é um debate mais amplo, já que se o meio acadêmico científico permite isso, quiça na prática. Contudo, se eu perceber qualquer tentativa de charlatanismo, de ludibriação, de fundamentação sem devido respaldo de proporção similar a propaganda feita, não tenha dúvidas que serei o primeiro a atirar a primeira pedra...

E sobre Medicina baseada em Evidências, na teoria ela é linda, se não fosse uma coisa: O corpo humano não lê Robbins, Guyton, Katzung, Harison, Porto, Levy, não tem conta no Scopus nem no Pubmed, a medicina é ao mesmo tempo ciência e arte e nem sempre o que parece, de fato é, desta forma, como quase tudo no mundo, a Medicina baseada em Evidências não é perfeita, embora busque isso; MAS é uma utopia;

Se todos os tratamentos e decisões tiverem que ser tomadas apenas baseadas na literatura científica recente e atualizada; não seria necessário professores nas faculdades, uma vez que a medicina hipocrática, e o método clínico formaram os grandes profissionais e mestres, e vencedores de Nobel; e qualquer um poderia tratar qualquer distúrbio apenas acessando um computador; assim, a experiência , a prática e a transmissão dessa experiência tem um lugar intocável , que aliás não deveria ser só na medicina, como em outras áreas.

Todavia, infelizmente isso tem se perdido,e a consequência de tal medicina é só uma - fila de espera para os mais variados exames complementares afim de se procurar tal evidência, ou numa busca por tratamentos cada vez mais modernos/sofisticados, num processo dispendioso e na maioria das vezes desnecessários, posto que procedimentos mais simples muitas vezes são menos agressivos e igualmente eficazes - veja os exemplos dos antibióticos , das tomografias computadorizadas;

Apenas um ressalve, talvez a MBE seja a melhor solução, mas ainda assim é imperfeita.

Eu concordo com tudo que você falou, não vou me prolongar aqui sobre o Lair, quando você abrir seu tópico eu exponho melhor minhas opiniões.

Só ressaltando que obviamente a MBE não deve ser o único parâmetro a ser avaliado na prática clínica, até poque como você deve saber, universos de ECR são altamente controlados, o que a gente sabe que não acontece no dia-a-dia.

Sobre a literatura recente, nem sempre ela é a melhor aliada, conteúdo científico precisa ser reprodutível, precisa ser contestado, para ai sim se tornar uma coisa mais sólida, fora que tem muita (MAS MUITA mesmo) desonestidade intelectual nesse meio, metodologias pobres, associação fraca, manipulação de variáveis etc.

Mas é difícil ver alguém que tenha conhecimento de verdade sobre metodologia cientifica para poder analisar, a graduação não nos ensina isso. Como Sagan diria é tudo culpa do nosso analfabetismo cientifico.

A industria é forte, eu trabalho em hospital e sei como é, representantes caem em cima dos médicos a todo instante. Imagina lá nos EUA que a industria é fortíssima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

comecei a tomar as capsulas e senti muita melhora no sono e na inflamação do ciático.

penso que laír ribeiro está para a medicina assim como mestre derose está para yoga: ambos são sujeitos carismáticos, com aquela conversa que me lembra lavagem cerebral. vai de cada um saber selecionar oque eles tem de informação boa e o que é marketing pessoal barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comecei a tomar as capsulas e senti muita melhora no sono e na inflamação do ciático.

penso que laír ribeiro está para a medicina assim como mestre derose está para yoga: ambos são sujeitos carismáticos, com aquela conversa que me lembra lavagem cerebral. vai de cada um saber selecionar oque eles tem de informação boa e o que é marketing pessoal barato.

Lair utiliza-se de algumas técnicas do qual aprendeu há um bom tempo e sabe utilizar elas para o público alvo específico. Tanto que utiliza em seus livros de autoajuda e em palestras ao público geral e também profissionais da saúde.

Entretanto, traz um conteúdo de qualidade quanto à prevenção, mas deve ser filtrado sim, até porque muitas pessoas leigas veem seus vídeos e saem dizendo que um tratamento pra determinada patologia é X ou Y, mas desconhece completamente o modus operandi de tal, sua fisiologia e etc. Este é um problema de quem assiste suas palestras. Mas quanto ao conteúdo, para profissionais da saúde, é interessantíssimo, também não vou me estender se é eficaz ou não, certo ou errado, cada um possui sua metodologia e respeito a do meu companheiro, mas pelo que conheço de pessoas que fizeram pós com ele, há evidências práticas* de um ótimo resultado, feedback muito valio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou comentando sobre esse video, em si, mas.

percebo uma certa soberba, e arrogância de alguns usuários ao falar sobre Lair Ribeiro,

1) ele explica voltado para leigos;

2) O intuito dele é direcionar seus serviços/conhecimentos/produtos a pessoas sedentárias, e/ou doentes,e mais uma vez LEIGAS; ( E isso não significa alienar, pelo contrário, ele simplifica a vida destas pessoas, uma vez que os nutrientes e substancias originalmente presente nos alimentos, cada vez mais diminuem sua concentração por conta do uso de inceticidas agrotóxicos; sendo a suplementação, a única maneira de ter certa precisão na quantidade ingerida)

3) Ele não fala coisas voltadas a musculação ou ao "universo fitness" ele se preocupa unicamente com o bem-estar e a saúde

4) Ele muito provavelmente possui muito mais conhecimento do que todos nesse fórum juntos.

5) Dr Lair é corajoso por ir na contra-mão de conhecimentos estagnados como reposição hormonal, mito do colesterol do ovo, e os malefícios da dieta prepoderante de carboidratos;

6) Ele precisa sustentar a si, sua famílias e ter remuneração, como muitos vendedores de drogas (diga-se AE's) fazem, inclusive nesse fórum, e vendedores de suplemento também, isso se chama LOBBY.

Como qualquer outra fonte de informação,as que provem dele tem de ser filtradas, e aplicadas nos casos específicos. Ele não é um "guru do anabolismo", ele não é um Paulo Muzy, ele é Cardiologista, e Nutrólogo(pros que acham que ele não tem nenhuma formação na área, e só da pitacos aleatórios - engraçado que muitos aqui nunca abriram um livro de fisiologia que seja e vivem dando pitacos sobre os mais variados assuntos ligados ao corpo humano...)

Inclusive, eu tinha a ideia de abrir um tópico para discutir videos/palestras/textos e artigos dele, mas um debate de bom nível com fontes científicas e aceitas na literatura científica e acadêmica, e não só prepotências, achismos e auto-didatismo de leitura de abstract.

me considerem um baba-ovo ou que quer que estejam chamando, mas a verdade é essa, passar bem...

Aleluia alguém com cérebro falou o que eu penso sobre o Lair.

Essa parte aqui:

" engraçado que muitos aqui nunca abriram um livro de fisiologia que seja e vivem dando pitacos sobre os mais variados assuntos ligados ao corpo humano...)

Ele fala para leigos, ele da palestras também para outros médicos dizendo que os hormônios e a testosterona não são os vilões, e podem contribuir e muito para a saúde na idade avançada (quebando mitos num país atrasado como o nosso, e ele da exemplos dos EUA por exemplo que já estão mais na frente do Brasil nesses assuntos). E o que a galera aqui do fórum fala? Que ele exagera, é mentiroso, etc, mas o que tem de errado em fazer um marketing para algum produto? Vivemos em um mundo capitalista, então por quê vocês não falam mal dos atletas patrocinados pelas fábricas de fariniha, ops, suplementos que tem por ai? É a mesma coisa, não pode-se dizer que toda informação de alguém seja falsa só pelo motivo de ela fazer propaganda sobre alguma coisa.

Se é o caso, peguem a informação, estudem mais sobre ela de outras fontes, e comprem o produto / suplemento da marca que preferir...

Enfim, minha opinião também, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De uns tempos pra cá eu vejo muita gente comentando sobre o ph da água por causa dos vídeos do Lair ribeiro, e da fonte de onde ele tirou esse negócio (já tem um tópico falando das bobagens da água alcalina no fórum, do Aless).

Depois de muita pesquisa em cima das coisas que ele fala, só posso dizer que concordo com o Hitch.

ELe é um cara que é nutrólogo, cardiologista e tal. Dá aulas pra médicos e não pra leigos. Embora ele também se promova na mídia falando pra leigos. Ele é tipo um vendedor de primeira. Cara domina a PNL, conhece muito do assunto, tem muito contato e influência, e grana. Ou seja, é o cara perfeito pra te convencer a consumir qualquer coisa que ele queira vender. E isso é o que ele faz de melhor.

AS técnicas que ele usa são mais pra te convencer que vc precisa consumir algum suplemento do que pra te abrir a mente ou algo assim. Ele raramente posta quaisquer fontes dos estudos que ele diz que leu, ou dos não sei quantos livros que ele leu.... ele faz isso de propósito pq normalmente ele faz uso de brechas científicas, coisas que não foram cabalmente comprovadas, pra induzir o povo a comprar alguma coisa.

Muito do que ele fala é útil, interessante, esclarescedor. Eu admiro o cara. Mas quando se trata de conhecer profundamente algum assunto, nunca se deve confiar em uma fonte só, muito menos em um cara como o Lair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] o microondas cozinha o seu cérebro... Sempre que vejo o Lairzinho viajando na maionese eu me recordo de um dos vídeos dele no qual ele dizia que leite de vaca é contaminado com combustível nave espacial

Mas é aquilo que falaram ali: O cara tem um puta conhecimento, mas evidententemente quando ele passa uma informação para seus acadêmicos de medicina, e quando lecionava na Universidade Harvard antigamente, a manipulação das palavras e expressões fica diferente. Quando aparece na televisão ele sabe que tá discursando pra uma cambada de leigos; já quando tá falando com alguém da área, ele têm noção que o pagode funciona diferente e a coisa fica mais científica/aprofundada/trabalhada

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...