Ir para conteúdo

Estudo Confirma: Proteína Logo Após O Treino Aumenta A Massa Muscular

Antonio Sil\/a

Posts Recomendados

Postado

Resultado mostra que a ingestão de Whey Protein imediatamente após o exercício de fortalecimento ativa células satélites e regeneram o músculo

O processo de remodelamento muscular é o complexo mecanismo através do qual os músculos adquirem os benefícios do estímulo do exercício. Ele tem início imediatamente após um treino e pode durar até 72 horas ou mais, dependendo da intensidade e duração do exercício realizado. O processo compreende um verdadeiro remodelamento do músculo, no qual a síntese de proteínas e as modificações estruturais são fatores determinantes tanto da melhora funcional quanto do ganho de massa muscular.

Um estudo recentemente publicado (julho de 2014) na revista científica "Amino Acids" investigou o benefício da suplementação de proteína na ativação das células satélites quando administrada imediatamente após uma sessão de exercícios de fortalecimento muscular. Os voluntários do estudo consumiam Whey Protein imediatamente após o treino e eram submetidos à biopsias do músculo solicitado 24, 48 e 168 horas após.

Quando comparados com um grupo controle que não recebia a proteína, os voluntários apresentavam uma significativa proliferação das células satélites, caracterizando um importante benefício para o remodelamento do músculo e aumento da massa muscular.

Existe um processo de ativação da ultra-estrutura do músculo esquelético do qual fazem parte as chamadas células satélites, que são considerada células não diferenciadas, capazes de serem ativadas pelo estímulo do exercício, o que é essencial para a regeneração e o remodelamento do músculo.

Os resultados do estudo comprovam a ideia de que o pós-exercício é um momento especial, durante o qual existe de fato uma “janela de oportunidade” que pode e deve ser aproveitada, principalmente com o aporte de nutrientes adequados, capazes de potencializar os benefícios do exercício.

Fonte: Eu Atleta

Link: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/11/estudo-confirma-proteina-logo-apos-o-treino-aumenta-massa-muscular.html

Postado (editado)

"Quando comparados com um grupo controle que não recebia a proteína"

Metodologia nota 10.

Dão 30g de proteína para uns, e outros ficam sem.

Lógico que esses que receberam vão ter um resultado melhor.

:suicide_anim:

Editado por Mateus Arruda
Postado (editado)

Metodologia nota 10.

Mas a ideia era mesmo, saber se faz diferença o consumo das prot pos treino ou nao.

Como não tem link direcionando o estudo não da pra opinar muito, mas o ideal seria outros grupos utilizarem outras fontes de nutrientes (carbo, gordura), pra ver o que ia acontecer.

Editado por ViniciusAlv
Postado (editado)

Mas a ideia era mesmo, saber se faz diferença o consumo das prot pos treino ou nao.

Como não tem link direcionando o estudo não da pra opinar muito, mas o ideal seria outros grupos utilizarem outras fontes de nutrientes (carbo, gordura), pra ver o que ia acontecer.

A diferença obviamente ocorreu pela diferença entre os macros dos que consumiram ou não a proteína.

Se com whey o grupo 1 teve 130g de proteína, e o outro que não consumiu teve 100g, então realmente terá diferença.

Eles botam o whey como o salvador ali, mas na real um bife de 100g de frango dava conta do recado da mesma forma (e não necessariamente no pós treino).

Editado por Mateus Arruda
Postado

Metodologia nota 10.

Mania de criança de querer refutar ciência sem fazer ciência. É óbvio que os caras não cometerem o erro bobo destes. Só ler o estudo, porra.

---

O estudo é recente. E agora?

Postado

A diferença obviamente ocorreu pela diferença entre os macros dos que consumiram ou não a proteína.

Se com whey o grupo 1 teve 130g de proteína, e o outro que não consumiu teve 100g, então realmente terá diferença.

Eles botam o whey como o salvador ali, mas na real um bife de 100g de frango dava conta do recado da mesma forma (e não necessariamente no pós treino).

Ficou extremamente vago essa matéria, isso sim

Postado

A matéria é sensacionalista pq fala em consumir IMEDIATAMENTE o whey. Até fala da tal janela de 72 hrs mas mesmo assim não deixa esclarecido.

Pelo que eu sei, tanto faz tu tomar whey 1 segundo após o treino ou em outra hora do dia que o beneficio será o mesmo, o que vale é bater os macros ao fim do dia.

Postado

Na verdade não é tão simples assim. Mas enfim

Postado

Ficou extremamente vago essa matéria, isso sim

Sim, reparem que eles falam "a proteína" falando do consumo pós treino, se referindo ao whey, e não "de proteína", se referindo a qualquer fonte proteica.

O estudo é recente. E agora?

Agora vou correr comprar um potão de whey pra aproveitar a janela anabólica

Postado

Pelo menos pelo título, não encontrei o tal artigo na edição de Julho de 2014.

Supondo que a tal "Amino Acids" seja aquela da Springer Link

https://link.springer.com/journal/726/46/7/page/1

Achei. Agora é parar pra ler...

https://link.springer.com/article/10.1007/s00726-014-1810-3

Ah... mulek, só pelo abstract (acesso gratuito) já dá pra desconfiar um pouco.

Human skeletal muscle satellite cells (SCs) are essential for muscle regeneration and remodeling processes in healthy and clinical conditions involving muscle breakdown. However, the potential influence of protein supplementation on post-exercise SC regulation in human skeletal muscle has not been well investigated. In a comparative human study, we investigated the effect of hydrolyzed whey protein supplementation following eccentric exercise on fiber type-specific SC accumulation. Twenty-four young healthy subjects received either hydrolyzed whey protein + carbohydrate (whey,n = 12) or iso-caloric carbohydrate (placebo, n = 12) during post-exercise recovery from 150 maximal unilateral eccentric contractions. Prior to and 24, 48 and 168 h post-exercise, muscle biopsies were obtained from the exercise leg and analyzed for fiber type-specific SC content. Maximal voluntary contraction (MVC) and serum creatine kinase (CK) were evaluated as indices of recovery from muscle damage. In type II fiber-associated SCs, the whey group increased SCs/fiber from 0.05 [0.02; 0.07] to 0.09 [0.06; 0.12] (p < 0.05) and 0.11 [0.06; 0.16] (p < 0.001) at 24 and 48 h, respectively, and exhibited a difference from the placebo group (p < 0.05) at 48 h. The whey group increased SCs/myonuclei from 4 % [2; 5] to 10 % [4; 16] (p < 0.05) at 48 h, whereas the placebo group increased from 5 % [2; 7] to 9 % [3; 16] (p < 0.01) at 168 h. MVC decreased (p < 0.001) and muscle soreness and CK increased (p < 0.001), irrespective of supplementation. In conclusion, whey protein supplementation may accelerate SC proliferation as part of the regeneration or remodeling process after high-intensity eccentric exercise.

Os caras deram carboidratos para o grupo do placebo. Eu queria era ver eles darem também proteína pós-treino, por exemplo, clara de ovo, pra ver "o quão mortal" precisa ser necessária a ingestão de whey hidrolisada.

Assim fica meio fácil de constatar-se que o grupo que tomou whey saiu-se melhor.

Precisava ler o artigo todo pra saber a absorção diária de ambos os grupos.

E a preguiça? rs

Postado

Human skeletal muscle satellite cells (SCs) are essential for muscle regeneration and remodeling processes in healthy and clinical conditions involving muscle breakdown. However, the potential influence of protein supplementation on post-exercise SC regulation in human skeletal muscle has not been well investigated. In a comparative human study, we investigated the effect of hydrolyzed whey protein supplementation following eccentric exercise on fiber type-specific SC accumulation. Twenty-four young healthy subjects received either hydrolyzed whey protein + carbohydrate (whey,n = 12) or iso-caloric carbohydrate (placebo, n = 12) during post-exercise recovery from 150 maximal unilateral eccentric contractions. Prior to and 24, 48 and 168 h post-exercise, muscle biopsies were obtained from the exercise leg and analyzed for fiber type-specific SC content. Maximal voluntary contraction (MVC) and serum creatine kinase (CK) were evaluated as indices of recovery from muscle damage. In type II fiber-associated SCs, the whey group increased SCs/fiber from 0.05 [0.02; 0.07] to 0.09 [0.06; 0.12] (p < 0.05) and 0.11 [0.06; 0.16] (p < 0.001) at 24 and 48 h, respectively, and exhibited a difference from the placebo group (p < 0.05) at 48 h. The whey group increased SCs/myonuclei from 4 % [2; 5] to 10 % [4; 16] (p < 0.05) at 48 h, whereas the placebo group increased from 5 % [2; 7] to 9 % [3; 16] (p < 0.01) at 168 h. MVC decreased (p < 0.001) and muscle soreness and CK increased (p < 0.001), irrespective of supplementation. In conclusion, whey protein supplementation may accelerate SC proliferation as part of the regeneration or remodeling process after high-intensity eccentric exercise.

Os caras deram carboidratos para o grupo do placebo. Eu queria era ver eles darem também proteína pós-treino, por exemplo, clara de ovo, pra ver "o quão mortal" precisa ser necessária a ingestão de whey hidrolisada.

Assim fica meio fácil de constatar-se que o grupo que tomou whey saiu-se melhor.

E a preguiça? rs

Mania de criança de querer refutar ciência sem fazer ciência. É óbvio que os caras não cometerem o erro bobo destes. Só ler o estudo, porra.

:tired:

Postado

Li o artigo e realmente falou o que todo mundo já sabia, sem contar que é puro marketing para indústria de suplemento.

Realmente apresentaram whey protein como salvador da pátria.

E a única conclusão a que o artigo chegou é que quem consumiu proteína teve uma recuperação mais rápida, haja vista que o grupo controle consumiu apenas carboidrato.

Eu queria ver o grupo controle consumir outra fonte de proteína, como ovos, frango ou carne e aí sim comparar os resultados com quem consumiu whey.

Na verdade tenho certeza que tal estudo já foi feito, contudo, por não apresentar resultados que interessassem à indústria de suplementos, foram descartados.

Tudo que eu já imaginava.
  • Supermoderador
Postado

Metodologia nota 10.

Reveja seus conceitos. Como fazer algum estudo sem um grupo de controle? E como montar um grupo de controle sem remover a variável estudada?

Postado

Porra, 50% do CHO da dieta no pos-treino? Isso ai envolvido pos-liquido e pos-solido ne? Porque mandar tudo de vez fica impraticavel, pelo menos para mim (parar no vestiario da academia, abrir uma quentinha e mandar pra dentro 150g de carbo, ex.). Eu ja tinha lido isso no topico ''como montar sua dieta'', mas sempre considerei a adjuncao do pos-liquido e do solido. Alguem pode confirmar?

Postado

Blz , o sensacionalismo da materia é tao grande que qualquer leigo que ler vai achar que o consumo de whey protein pos-treino é indispensável , puro marketing da industria obscura da suplementação.

Vindo do site da rede Globo ja era de se esperar .

Postado

E a preguiça? rs

Li o artigo e realmente falou o que todo mundo já sabia, sem contar que é puro marketing para indústria de suplemento.

Realmente apresentaram whey protein como salvador da pátria.

E a única conclusão a que o artigo chegou é que quem consumiu proteína teve uma recuperação mais rápida, haja vista que o grupo controle consumiu apenas carboidrato.

Eu queria ver o grupo controle consumir outra fonte de proteína, como ovos, frango ou carne e aí sim comparar os resultados com quem consumiu whey.

Na verdade tenho certeza que tal estudo já foi feito, contudo, por não apresentar resultados que interessassem à indústria de suplementos, foram descartados.

Os comentários dos dois matam e encerram a discussäo sobre esse estudo.

É impressionante o poder que o título de uma matéria ou reportagem tem sobre as pessoas. Basta ver o título sensacionalista que esquecemos que há todo um estudo para ser analisado. E esse estudo em questäo foi bastante falho.

Postado

Tomo whey uns 10min depois do treino, até eu chegar em casa e prepará-lo ...

Será que a longo prazo meus ganhos seriam diferentes se tomasse logo após ? Essa "janela de oportunidade" dura quanto tempo ?

Postado

Tomo whey uns 10min depois do treino, até eu chegar em casa e prepará-lo ...

Será que a longo prazo meus ganhos seriam diferentes se tomasse logo após ? Essa "janela de oportunidade" dura quanto tempo ?

Isso já foi bastante discutido no fórum.

Não lembro agora o tempo, mas esse lance de janela de oportunidade é balela.

Postado

Não é balela. A janela de oportunidades realmente existe.

Só não é tão curta quanto o pessoal diz por aí.

Iceman, acabei de expressando de forma errada. Tanto que falei "não lembro agora o tempo".

Postado (editado)

Muito boa explicação.

Porra, 50% do CHO da dieta no pos-treino? Isso ai envolvido pos-liquido e pos-solido ne? Porque mandar tudo de vez fica impraticavel, pelo menos para mim (parar no vestiario da academia, abrir uma quentinha e mandar pra dentro 150g de carbo, ex.). Eu ja tinha lido isso no topico ''como montar sua dieta'', mas sempre considerei a adjuncao do pos-liquido e do solido. Alguem pode confirmar?

Eu particularmente não mando shake calórico algum após o treino, somente creatina e 10g de aminoácidos. Depois do treino vou direto pra um restaurante mando 2-3 pratos de arroz e tilapia, isso quando eu não paro em alguma padaria comprar um chocolate.

É como o Iceman disse, você pode muito bem ir pra casa sem tomar caloria alguma e fazer direto uma refeição sólida.

O problema do marombeiro em geral é que ele é muito paranóico com esse lance de treinamento e dieta, eu mesmo já fui assim boa parte da minha vida. Evitam hidratos a noite, procuram comer de 3 em 3 horas se não cataboliza, não treinam demais porque o músculo precisa de descanso, andam com bolsas de marmitas e calorias contadas, só comem frango e ovo, não comem chocolate, não bebem e não usam drogas recreativas porque cataboliza, o pior de tudo é que 90% de quem é ''regradinho'' tem um corpo ridículo, eai?

Comam, construam músculos, ganhem gordura, tenham noção básica de calorias, comam chocolate após o treino, tomem leite, aproveitem a vida, você não é um atleta em pré contest.

edit: Desculpe se fui arrogante, tô numa rage cabrera ultimamente, minha intenção é ajudar e libertar vocês desses marketing que a musculação se tornou.

Editado por this is TRANCE
Postado

Não é balela. A janela de oportunidades realmente existe.

Só não é tão curta quanto o pessoal diz por aí.

Tu pelo menos leu o tópico?

Não é uma questão de minutos que vai fazer diferença, é uma questão de horas.

E mais ainda, nem mesmo esse whey que vc está tomando é necessário.

Se sair da academia, for para casa e fizer uma refeição sólida com boas quantidade de proteína, terás os mesmos resultados.

também acho!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...