Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Para Quem Quer Emagrecer, Fazer Duas Grandes Refeições É Melhor Do Que Seis Pequenas


CeHagar

Posts Recomendados

'' Você provavelmente já ouviu falar que comer várias pequenas refeições ao longo do dia é uma boa maneira de evitar a fome e manter seu metabolismo acelerado durante a tentativa de perder peso. Mas um novo estudo pode mudar a sua estratégia de dieta.

Um estudo sugere que comer duas grandes refeições cedo e pular o jantar pode levar a uma maior perda de peso do que comer seis pequenas refeições ao longo do dia. “Ambos os estudos experimentais e humanos apoiam fortemente os efeitos positivos do jejum intermitente”, diz a principal autora do estudo, Hana Kahleova.

Pesquisadores da República Checa acompanharam 54 pacientes com diabetes tipo 2 durante 24 semanas. Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos de forma aleatória. Ambos os grupos seguiram uma dieta que reduziu o consumo de energia em 500 calorias por dia e continha 50 a 55% de carboidratos, 20 a 25% de proteína e menos de 30% de gordura.

Nas primeiras 12 semanas, um grupo comeu três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e três pequenos lanches entre as refeições. O outro grupo comeu um grande café da manhã entre 6 e 10 horas da manhã e um grande almoço entre meio dia e 16h. Os dois grupos, então, inverteram os papéis nas 12 últimas semanas. Os pesquisadores pediram aos pacientes para não alterar os seus hábitos de exercício durante o estudo.

Embora ambos os grupos tenham perdido peso e diminuído a quantidade de gordura no fígado, o grupo que consumia apenas duas refeições grandes perdeu mais peso durante cada período de 12 semanas. Comer menos e fazer refeições maiores também levou a níveis mais baixos de açúcar no sangue em jejum, o que significa que a produção de insulina do corpo estava trabalhando de forma mais eficiente.

O tempo e a frequência das refeições dos grupos não pareceu ter um efeito sobre a função das células beta, que produzem insulina, ou sobre a taxa de depuração metabólica da glicose – ou seja, o quão rápido os seus corpos foram capazes de processar e se livrar do açúcar.

Ainda que considere o estudo interessante, a especialista em dieta e fitness da CNN, Melina Jampolis, tem algumas ressalvas. “A primeira coisa que eu penso é que não é realmente praticável dizer às pessoas que pulem o jantar todos os dias”.

Ela também se preocupa com o fato de que os dois grupos acabaram não comendo o mesmo número total de calorias. “Comendo seis vezes ao dia, é muito difícil de controlar calorias”, disse.

Os pesquisadores admitem que, enquanto eles fizeram o seu melhor para garantir que ambos os grupos consumissem a mesma quantidade, o grupo que comeu duas refeições maiores pode ter comido menos.

Embora o estudo fosse pequeno, Jampolis concorda que há pesquisas que apoiam o consumo de uma refeição mais leve no final do dia.

A maioria de nós consome a maioria das calorias do nosso dia tarde da noite, quando somos menos ativos, explica a profissional. E quando não estamos ativos, nossa sensibilidade à insulina cai. Um estudo recente mostrou que caminhar por apenas 15 minutos após o jantar pode ajudar a diminuir o risco de diabetes. Além disso, jejuar entre o almoço e o café da manhã pode ter um efeito semelhante.

Fica o conselho de não pular totalmente o jantar. Procure focar em comer um café da manhã e um almoço reforçados e em manter a sua última refeição do dia com poucas calorias.''

FONTE: http://hypescience.com/para-quem-quer-emagrecer-fazer-duas-grandes-refeicoes-e-melhor-do-que-seis-pequenas-estudo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sabia que eu ja tinha lido em algum lugar aqui do forum. estava procurando o link para fechar aqui :laughingsmiley:

Porem vou deixar aqui aberto para caso alguem queira debater algo sobre o assunto visto que o topico de noticias é algo mais amplo e fica dificil uma discussão sobre um único assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Fechei este tópico por engano. Foi ERRO meu, e um erro crasso, pelo qual peço desculpas.

Já pedi ao Bronco (adm geral) que reabra o tópico.

Mais uma vez, desculpem.

Editado por busarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Eu recomendo este tópico:

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/12239-comer-de-3-em-3-horas-defesas-e-criticas-sobre-esse-sistema/

e, em especial, este trecho do André Pajé:

"(...) mas o que passei de 3 em 3 horas serve para a pessoa entrar em equilibrio, uma vez nesse equilibrio e puxando pesado, aconselho a alterar esse balanco eu mesmo as vezes fico em jejum quando sinto que preciso ou até supercompenso comendo mais quando vejo que estou muito depletado, ai eu também contrario muito esse lance, mas o que passei aqui é para regular o sistema, quando pego uma pessoa desregulada, primeiro tem que regular nesse sentido para depois poder oscilar carbo, calorias e outras coisas, nao adianta passar flutuacoes para quem já esta oscilando bastante, entao essa pessoa tem que regular primeiro


quando pego um cara que ja ta regulado e faz tempo que faz esse lance de comer certinho de 3 em 3 horas, as vezes é preciso quebrar esse lance e passar flutuacoes e outros cortes, depende muito do caso"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qdo comecei fazer refeições de 3 em 3 engordei 14 kilos

antes eu fazia 2 por dia, rsrs

e nessa época de 2 por dia eu era 100% sedentário

e qdo ganhei esses 14, foi fazendo exercicios, caminhada diária e basquete 2x semana, rsrs

mas aumentei muito a ingestão calórica e foi qdo comecei comer compulsivamente porque tinha parado de fumar, então tem variáveis demais, rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...