Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Pobre Em Carboidratos Danifica As Artérias, Diz Estudo


LuPo

Posts Recomendados

Cientistas americanos sugerem que as dietas pobres em carboidratos e ricas em proteínas aumentam o risco de enfartes e ataques cardíacos porque causam danos nas artérias.

Os pesquisadores do Beth Deaconess Medical Center, da Universidade de Harvard, testaram três dietas diferentes em camundongos e afirmam que a alimentação rica em peixes, carnes e queijo - como as dietas de Dr. Atkins e South Beach, por exemplo - causaram danos às artérias dos roedores.

Os animais foram divididos em três grupos: o primeiro recebeu uma dieta padrão, o segundo uma dieta ocidental rica em gordura e o terceiro recebeu uma dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas.

Depois de 12 semanas, os cientistas analisaram os camundongos e identificaram que a dieta pobre em carboidratos não havia alterado os níveis de colesterol nos animais testados. A equipe identificou, no entanto, uma diferença significativa no impacto na arteriosclerose - formação de uma placa de gordura na parede arterial que pode levar a ataques cardíacos e infartos.

Segundo os resultados, publicados na edição mais recente da revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences", os camundongos que receberam a dieta pobre em carboidratos haviam ganhado menos peso, mas desenvolveram 15% a mais de arteriosclerose do que aqueles com a dieta padrão. O grupo que recebeu a dieta ocidental apresentou um aumento de 9% nos níveis de arteriosclerose.

Os pesquisadores não explicaram as razões para esse efeito negativo nas artérias, mas sugerem que as dietas pobres em carboidratos podem afetar o modo como as células da medula óssea limpam os depósitos de gordura das artérias.

As dietas ricas em proteínas e que reduzem ou cortam o consumo de carboidratos atraíram atenção e controvérsia depois de um aumento de adeptos desses regimes na década de 90.

Efeitos

Segundo o pesquisador Anthony Rosenzweig, principal autor do estudo, os resultados foram tão preocupantes que ele decidiu interromper a dieta pobre em carboidratos que estava seguindo. "Nossa pesquisa sugere que, pelo menos em animais, essas dietas podem ter efeitos cardiovasculares adversos", disse. "Tudo indica que uma dieta equilibrada, combinada com exercícios frequentes é provavelmente melhor para a maioria das pessoas", afirmou o pesquisador.

Joanne Murphy, da Stroke Association, também afirmou que uma alimentação equilibrada é a melhor recomendação. "Sabemos que alimentos como a carne vermelha e produtos lácteos, ricos em proteínas, também contém altos níveis de gordura saturada que podem ficar armazenadas nas artérias", afirmou. Murphy afirmou ainda que a pesquisa da Universidade de Harvard ainda está no estágio inicial e que ela gostaria de ver mais avanços no assunto.

Ellen Mason, da ONG British Heart Foundation, afirmou que é difícil aplicar os resultados em humanos, mas afirmou que as dietas ricas em proteínas "não são tão saudáveis quanto a alimentação equilibrada".

Fonte: Globo.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho que citar estudos com camundongos deixa o assunto muito vago, corte de carbo total e prolongado nao funciona, ontem mesmo atendi uma mulher que esta zerando carbo a um ano e está totalmente fora do peso, inchada, acredito que o corpo é tao loco que em certos casos a falta do carbo também pode fazer a pessoa começar a reter liquidos, como no caso dessa mulher...

abraço

andré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito q quem faz atividade física intensa possa sofrer desse problema, mas os sedentários devem sim ter uma alimentação equilibrada em todos os sentidos.

Também acho..

e depende da qualidade da proteina e a quantidade de gordura que tinha na dieta...

se encher de bacon por exemplo.. carnes vermelha gordurosa.... Absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que citar estudos com camundongos deixa o assunto muito vago, corte de carbo total e prolongado nao funciona, ontem mesmo atendi uma mulher que esta zerando carbo a um ano e está totalmente fora do peso, inchada, acredito que o corpo é tao loco que em certos casos a falta do carbo também pode fazer a pessoa começar a reter liquidos, como no caso dessa mulher...

abraço

andré

a um ano que esta zerando ? Como essa mulher trabalha, treina etc...quando fiz dieta hipocalorica me sentia fraco muito fraco, pois minimizei muito os carbos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja fiz dieta cetogenica e posso falar que eh muito dificil ficar nela por mt tempo. Fiz a do atkins, nao tinha recarga de FDS (n tinha informacao, era leigo). Fiquei muiiiiiiito fraco, muito cansado com tudo. Mas no final consegui emagrecer bastante, não acho que deve passar de 3 meses numa dieta cetogenica (tirando a metabolica, que tem carboidratos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o mais saudável não é diminuir mto os carbos e sim, procurar não tomá-los de noite. na verdade, à noite o certo e´comer pouco.

a dieta da zona, uma dieta baseada em cidades do interior do Brasil, em q pessoas vivem mais e tem pouca gordura... fora postura correta, musculatura em excelente estado...

claro, tb pq eles fazem exercícios devido ao trabalho deles também, mas eles comem mto durante a manha e início da tarde, e dpois mto pouco.

é o q procuro fazer e tá dando certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o mais saudável não é diminuir mto os carbos e sim, procurar não tomá-los de noite. na verdade, à noite o certo e´comer pouco.

a dieta da zona, uma dieta baseada em cidades do interior do Brasil, em q pessoas vivem mais e tem pouca gordura... fora postura correta, musculatura em excelente estado...

claro, tb pq eles fazem exercícios devido ao trabalho deles também, mas eles comem mto durante a manha e início da tarde, e dpois mto pouco.

é o q procuro fazer e tá dando certo.

não é assim cara, o correto é o equilibrio.. se for praticar bastante atividades então é preciso carboidratos, agora se trabalha sentado na frente de um computador não vejo o por que de consumir bastante carboidrato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é assim cara, o correto é o equilibrio.. se for praticar bastante atividades então é preciso carboidratos, agora se trabalha sentado na frente de um computador não vejo o por que de consumir bastante carboidrato.

mas se o cara trabalha sentado o dia todo, ele nao malha e nao come corretamente com certeza.

o certo q cientistas americanos provaram e fundamentam a tese, é essa dieta.

de vc comer mto mais durante a manha e o início da tarde e dpois comer apenas o necessário, bem pouco.

bem cara, se é a maneira certa ou nao, nao sei. mas sei q mtas pessoas usam isso, e funcionam.

lógico, se o kra for um atleta por exemplo, esportista, aí mudaria. mas nós q treinamos 1h por dia, nao somos atletas.

é o q faço. meu percentual de gordura se mantem entre 9 e 11%, só aaumenta pra 11 qdo rola umas festas e acabo nao resistindo a certas comidas... e considero minha massa magra mt boa... definição principalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...