Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biology 101

Posts Recomendados

Postado (editado)

Bom, esse ano eu vou cursar o 1º ano do Colegial, e até o 9º ano na minha escola não tinha separação das ciências (Biologia, Química e Física), a gente só tinha uma matéria que era Ciências da Natureza. Do 6º ao 8º ano abrangia mais Biologia, e no 9º ano foi separado assim: primeiro semestre foi Química, segundo semestre foi Física.

Agora no Colegial que teve essa separação das disciplinas, com um livro pra cada, um professor pra cada, uma aula pra cada. E como eu quero ser nutricionista esportiva, eu fui logo dar uma espiada nos livros de Biologia e Química, haha.
Vai ser um livro de cada matéria pra os três anos, mas, considerando o tamanho dos livros, não vai faltar o que estudar. Eu dei uma olhada nos livros, e achei que o de Biologia é o que teria mais a ver com a área de Nutrição.
Então ao longo desse ano (e quem sabe não só desse ano, mas dos próximos dois, também) eu pretendo postar aqui no tópico tudo o que eu aprender em Biologia, no estilo do que o lourensini fez com o Nutrition 101. Lógico que vai ser muito mais básico, afinal eu ainda não entrei na faculdade :oneeyed01: Mas acho que vai ser útil tanto pra mim, como uma forma de estudo, quanto pra quem quiser se aprofundar um pouco no assunto mas ainda não tem conhecimento suficiente pra começar com algo mais avançado.
Então é isso... As minhas aulas no colégio começam amanhã, e logo que eu souber, posto aqui como vão ser as aulas, em que dias da semana e tudo mais.

O livro que vamos usar é esse:
biologia-cesar-sezar-caldini-matematica-

Acho que é só. Eu vou postar a matéria que for dada em aula em azul, os resumos que eu fizer do livro em verde e meus comentários em roxo.
É isso, espero que dê pra ajudar alguém aí :)

Conteúdo do ano

Aulas teóricas: 2 na segunda, 1 na quarta.
Aula prática (laboratório): terça.

PDFS do caderno para baixar: http://amandarun.wordpress.com/2013/05/27/pdfs-bio-101/

Aulas teóricas:
Apresentação
Características dos seres vivos
Níveis de organização
Modelos celulares
Organelas
Evolução biológica
Darwinismo e Lamarckismo
Especiação
Substâncias inorgânicas
Carboidratos
Lipídeos
Proteínas
Bioenergética

Digestão

Aulas práticas:
Microscopia I
Microscopia II
Microscopia III
Reconhecimento de substâncias I
Reconhecimento de substâncias II
Enzimas I
Enzimas II

Resumos do livro:
Unid. 1 - Cap. 1 - As características da vida

Editado por amandarun
Postado

Perfecto!

Estarei estudando para o nEnem no final do ano e pretendo usar isso para pegar alguns pontos de biologia.

Capricha aí gatinha!

Postado

Perfecto!

Estarei estudando para o nEnem no final do ano e pretendo usar isso para pegar alguns pontos de biologia.

Capricha aí gatinha!

Aposto que vc vai arrasar no Nenem hahahaha

Capricharei!!!

Visitante usuario_excluido22
Postado

Opa, boa hein. você também vai postar sobre os animaizinhos? ou só o que está mais próximo da nutrição?

Postado

Opa, boa hein. você também vai postar sobre os animaizinhos? ou só o que está mais próximo da nutrição?

Então, haha eu até já pensei nisso

As unidades do livro são:

1 - A identidade da vida

2 - Biologia Celular - A vida no nível microscópico

3 - Genética

4 - Origem e evolução da vida na Terra

5 - A classificação biológica e os reinos mais simples

6 - O Reino Animalia

7 - Fisiologia humana e embriologia

8 - Saúde humana

9 - O Reino Plantae

10 - Ecologia: a vida em um nível mais amplo

Dá pra ver que tem coisas que tem a ver com nutrição e outras nem tanto, mas acho que vai dar pra tirar alguma coisa de todos os capítulos. Mas sim, eu vou colocar aqui tudo que eu aprender, mesmo que não tenha nada a ver haha

Muito bom, Amanda. Vou acompanhar aqui também.

Valeu MM!!!

Visitante maloquerojiujitsu
Postado

Bacana Amanda, mas não deixe de estudar a matemática que é muito importante nos vestibulares! gogo

Postado

Bacana Amanda, mas não deixe de estudar a matemática que é muito importante nos vestibulares! gogo

Infelizmente :( detesto matemática haha

Na minha escola aprendi mais sobre nutrição nas aulas de química do que biologia, mas só porque eu perguntava depois da aula mesmo. Na sala era atomo e olha lá rs

Ahh, mas se eu ver que tá tendo mais a ver com nutrição em química mesmo, eu posso mudar o tópico pra Biochemistry 101 hahahahah

Visitante usuario_excluido22
Postado

Falando em átomos, aprenda-os. Tanto em física quanto em química.

Se vc perguntar pro seu professor sobre a teoria do bóson de higgs ele te dá um dez só pela pergunta, rsrs

Postado

Amanda, pega os livros do amabis e martho, eles sao da editora moderna, é sem duvida os melhores livros de biologia pro ensino medio. É tão aprofundado que da pra usar na universidade.

Eu consegui baixar o vermelho, agora acho que da pra baixar o resto pela internet.

Postado

Bacana. Boa iniciativa.

Valeu :D

Falando em átomos, aprenda-os. Tanto em física quanto em química.

Se vc perguntar pro seu professor sobre a teoria do bóson de higgs ele te dá um dez só pela pergunta, rsrs

Vixe hahaha

Vou pesquisar sobre isso hoje a tarde, não faço a mínima ideia do que é

Amanda, pega os livros do amabis e martho, eles sao da editora moderna, é sem duvida os melhores livros de biologia pro ensino medio. É tão aprofundado que da pra usar na universidade.

Eu consegui baixar o vermelho, agora acho que da pra baixar o resto pela internet.

Hmmm, que bom que dá pra baixar, vou ver a tarde também! valeu

• Supermoderador
Postado

Vou acompanhar aqui, eu infelizmente (ou felizmente) tive Biologia apenas no primeiro ano do ensino médio, e apenas 2 períodos de 50 minutos... eu lembro de ter visto DNA, síntese de ribossomos e os chiqueirinhos saber as chances de ter os azuis, por exemplo (ervilhas).

Postado (editado)

Parabéns pela iniciativa Amanda!

É fantástico encontrar pessoas de sua idade que têm interesse pelas aulas.

Acabei de terminar o 3º colegial e consegui entrar na faculdade que queria. No entanto, por não ter levado a sério os dois primeiros anos do Ensino Médio, não pude fazer nada no 3º além de estudar(Estudei das 07h00 às 22h00 sem férias). Por isso, quando vejo pessoas interessadas como você desde o 1º, fico muito feliz, pois é muito mais interessante você estudar moderadamente todos os anos do Ensino Médio do que ter que se matar último ano.

Se você precisar de alguns livros relacionados a qualquer matéria, esse site aqui tem vários bons: http://conhecimentovaleouro.blogspot.com.br. Mas pelo que vi no seu blog você está com bons livros, agora é só levar a sério.

Boas aulas, bons treinos e que Deus te ilumine sempre!

Editado por blitzkriegbop
Postado (editado)

Opa

Amandita, eu vou acompanhar, assim como todos os tópicos desta area.

Valeu saint!!! :ph34r_anim::ph34r_anim::ph34r_anim::ph34r_anim:

Vou acompanhar aqui, eu infelizmente (ou felizmente) tive Biologia apenas no primeiro ano do ensino médio, e apenas 2 períodos de 50 minutos... eu lembro de ter visto DNA, síntese de ribossomos e os chiqueirinhos saber as chances de ter os azuis, por exemplo (ervilhas).

Puts, eu vou ter muuuita coisa haha valeu por acompanhar Aless

Parabéns pela iniciativa Amanda!

É fantástico encontrar pessoas de sua idade que têm interesse pelas aulas.

Acabei de terminar o 3º colegial e consegui entrar na faculdade que queria. No entanto, por não ter levado a sério os dois primeiros anos do Ensino Médio, não pude fazer nada no 3º além de estudar(Estudei das 07h00 às 22h00 sem férias). Por isso, quando vejo pessoas interessadas como você desde o 1º, fico muito feliz, pois é muito mais interessante você estudar moderadamente todos os anos do Ensino Médio do que ter que se matar último ano.

Se você precisar de alguns livros relacionados a qualquer matéria, esse site aqui tem vários bons: http://conhecimentovaleouro.blogspot.com.br. Mas pelo que vi no seu blog você está com bons livros, agora é só levar a sério.

Boas aulas, bons treinos e que Deus te ilumine sempre!

Ahhh que legal o que você escreveu :)

Pois é, eu quero tentar aprender logo tudo de primeira pra não sair prejudicada depois.

Obrigada pelo site!! Vou procurar uns depois

Pra você também, tudo isso em dobro!!

28.01.2013

Bom, hoje foi o primeiro dia de aula e logo de cara tive dobradinha de Biologia (pra quem não sabe, são duas aulas seguidas, cada aula tem 45 minutos), na sexta e sétima aulas.

O professor é bem engraçado, mas parece ser bem severo, do tipo que é um anjo se você se comporta, mas um diabo se você faz bagunça. Vamos torcer pra ele ser um anjo comigo hahaha

Hoje a aula foi mais de apresentação. Ele explicou que esse ano, a gente vai ver 3 matérias principais: células (que vai ser a maior parte do conteúdo), evolução e sistema digestório.

Depois ele falou um pouco sobre "Características dos seres vivos". 1. O que caracteriza se um ser é vivo ou não? 2. Como se sabe que um ser está "morto"? 3. Qual é a diferença entre um corpo "não-vivo" e um "ser-vivo morto"?

As respostas da classe (na verdade não só da classe, ele ajudou, porque bastante gente respondeu errado) foram: 1. Se o ser é vivo, ele tem células; 2. Quando as células não realizam mais respiração celular, o organismo está morto; 3. Um corpo não-vivo nunca teve células de nenhum tipo, já um organismo morto tem células, só que elas estão mortas.

Depois ele entrou na parte de Nutrição :hair:

Ele disse que uma das características dos seres vivos é que todos eles se nutrem de alguma forma, e que a diferença entre nutrição e alimentação é que a alimentação é exclusivamente por comida, alimentos, enquanto a nutrição pode ser por luz, como a das plantas.

E ele perguntou pra que nós comemos, ou seja, nos alimentamos. Responderam: pra produzir energia. E ele perguntou se era só isso.

Aí eu respondi: não, também pra construir os tecidos e as estruturas. Aí ele disse que sim, o corpo precisa de energia (alimentos) para crescer e produzir novas células, que vão repôr as que morrem. Mas então, se o corpo está sempre renovando suas células, por que a gente morre? Porque tem uma hora que a capacidade do corpo de produzir células é menor do que a velocidade em que as células morrem.

Foi basicamente isso. Foram as primeiras aulas, então ele não colocou nada na lousa ainda, mas eu percebi que muito do conteúdo vai ser dado na aula, e quem prestar atenção que vai bem.

Vão ser 3 aulas de Biologia teórica (na classe) por semana, mais uma de laboratório (aula prática). As teóricas são duas na segunda e uma na quarta, e o laboratório é na terça.

Desculpem se eu escrevi muito, haha com o tempo vou pegar o jeito de resumir melhor.

Editado por amandarun
Postado

Sempre bom rever os conceitos básicos de biologia! Sempre se aprende algo que já se sabia mas não tinha idéia pra que servia huahuauau

Acompanharei.

Postado (editado)

Te prepara para metabolismo energético, ele concerteza vai dar essa matéria na metade do ano. Depois de doenças, anatomia e ecologia, é uma das matérias da biologia no ensino medio que eu considero uma das mais importantes.

Editado por dordinhu
Postado

Sempre bom rever os conceitos básicos de biologia! Sempre se aprende algo que já se sabia mas não tinha idéia pra que servia huahuauau

Acompanharei.

Quanta gente :)

Obrigada ai

Te prepara para metabolismo energético, ele concerteza vai dar essa matéria na metade do ano. Depois de doenças, anatomia e ecologia, é uma das matérias da biologia no ensino medio que eu considero uma das mais importantes.

Hmm, valeu pelo toque. Tem bastante a ver com essa área da nutrição esportiva também, vai ser útil pra o pessoal daqui

Postado (editado)

29.01.2013

A aula foi de laboratório. Não tenho quase nada a dizer sobre ela, como foi a primeira prática, foi mais papinho mesmo.

A gente só mexeu com o microscópio, tinha um pra cada aluno, e foi o básico, relembrar como se mexe, foco, as partes do microscópio, etc etc

30.01.2013

Hoje foi a continuação das aulas teóricas, sobre características dos seres vivos.

Não tenho muito a falar por enquanto mesmo, porque pelo jeito a matéria só vai "disparar" mesmo semana que vem. Foi basicamente discussão sobre evolução (seleção natural, o mais apto sobrevive) e ele colocou o que vimos até agora na lousa:

Características da vida

- Formados por células

- Reprodução

- "Movimento" [Isso está em aspas. Por que? Porque planta, por exemplo, fica no mesmo lugar, mas ela se movimenta enquanto cresce (as plantas tendem a crescer em direção ao Sol, ou seja, se movimentam para crescer assim)

- Nutrição

- Necessidade de energia [A diferença desse item pra o de cima (nutrição)? Nós nos nutrimos para duas coisas: a necessidade de energia e o desenvolvimento, ou seja, criação de novas células. No caso dos seres unicelulares, não é para a criação de novas células, e sim para o aumento da única célula, que quando atinge certo tamanho, se divide em duas, gerando dois seres. Então no caso, a necessidade de energia e o desenvolvimento estão dentro de Nutrição.]

- Desenvolvimento

- Material genético

- Evolução

- Metabolismo: Conjunto das reações químicas do organismo

Foi isso. Agora aula só na segunda :) desculpem que não teve muito a acrescentar ainda, mas a coisa ainda tá beeem lenta, ritmo de primeiros dias mesmo.

Editado por amandarun
Postado

Muito bom Amanda hehe , vou acompanhar aqui vai ver eu aprendo algumas coisas novas aí ahuahuahu , sou um zero a esquerda em biologia. Sou bom só em física msm

Parabéns !

Postado

Muito bom Amanda hehe , vou acompanhar aqui vai ver eu aprendo algumas coisas novas aí ahuahuahu , sou um zero a esquerda em biologia. Sou bom só em física msm

Parabéns !

Vou pedir sua ajuda em física quando precisar então haha é muito difícil!!

Obrigada por acompanhar!

Postado

Acho que é aos poucos mesmo que é melhor pra fixar o começo, como uma basé sólida. De que adianta sair cuspindo conhecimento se o povo não tem o básico bem gravado na cabeça? Depois esqueçe tudo. Gostei do seu raciocício sobre o desenvolvimento e necessidade de energia estarem associados à nutrição. Não tinha pensado nisso e faz muito sentido.

Postado

Acho que é aos poucos mesmo que é melhor pra fixar o começo, como uma basé sólida. De que adianta sair cuspindo conhecimento se o povo não tem o básico bem gravado na cabeça? Depois esqueçe tudo. Gostei do seu raciocício sobre o desenvolvimento e necessidade de energia estarem associados à nutrição. Não tinha pensado nisso e faz muito sentido.

Pois é, mas aí que tá a coisa legal, eu vou postando aos poucos porque é assim que o professor dá a matéria, então acaba sendo como "aulas" mesmo.

Valeu, gostei que você gostou haha

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...