amandarun Postado Janeiro 27, 2013 às 18:29 Postado Janeiro 27, 2013 às 18:29 (editado) Bom, esse ano eu vou cursar o 1º ano do Colegial, e até o 9º ano na minha escola não tinha separação das ciências (Biologia, Química e Física), a gente só tinha uma matéria que era Ciências da Natureza. Do 6º ao 8º ano abrangia mais Biologia, e no 9º ano foi separado assim: primeiro semestre foi Química, segundo semestre foi Física. Agora no Colegial que teve essa separação das disciplinas, com um livro pra cada, um professor pra cada, uma aula pra cada. E como eu quero ser nutricionista esportiva, eu fui logo dar uma espiada nos livros de Biologia e Química, haha. Vai ser um livro de cada matéria pra os três anos, mas, considerando o tamanho dos livros, não vai faltar o que estudar. Eu dei uma olhada nos livros, e achei que o de Biologia é o que teria mais a ver com a área de Nutrição. Então ao longo desse ano (e quem sabe não só desse ano, mas dos próximos dois, também) eu pretendo postar aqui no tópico tudo o que eu aprender em Biologia, no estilo do que o lourensini fez com o Nutrition 101. Lógico que vai ser muito mais básico, afinal eu ainda não entrei na faculdade Mas acho que vai ser útil tanto pra mim, como uma forma de estudo, quanto pra quem quiser se aprofundar um pouco no assunto mas ainda não tem conhecimento suficiente pra começar com algo mais avançado. Então é isso... As minhas aulas no colégio começam amanhã, e logo que eu souber, posto aqui como vão ser as aulas, em que dias da semana e tudo mais. O livro que vamos usar é esse: Acho que é só. Eu vou postar a matéria que for dada em aula em azul, os resumos que eu fizer do livro em verde e meus comentários em roxo. É isso, espero que dê pra ajudar alguém aí Conteúdo do ano Aulas teóricas: 2 na segunda, 1 na quarta. Aula prática (laboratório): terça.PDFS do caderno para baixar: http://amandarun.wordpress.com/2013/05/27/pdfs-bio-101/Aulas teóricas:ApresentaçãoCaracterísticas dos seres vivosNíveis de organizaçãoModelos celularesOrganelasEvolução biológicaDarwinismo e LamarckismoEspeciaçãoSubstâncias inorgânicasCarboidratosLipídeosProteínasBioenergética DigestãoAulas práticas:Microscopia IMicroscopia IIMicroscopia IIIReconhecimento de substâncias IReconhecimento de substâncias IIEnzimas IEnzimas IIResumos do livro:Unid. 1 - Cap. 1 - As características da vida Editado Julho 30, 2013 às 11:34 por amandarun cclm, Paulynhappp e Vazamento reagiu a isso 3
lourensini Postado Janeiro 27, 2013 às 22:59 Postado Janeiro 27, 2013 às 22:59 Perfecto! Estarei estudando para o nEnem no final do ano e pretendo usar isso para pegar alguns pontos de biologia. Capricha aí gatinha!
amandarun Postado Janeiro 27, 2013 às 23:01 Autor Postado Janeiro 27, 2013 às 23:01 Perfecto! Estarei estudando para o nEnem no final do ano e pretendo usar isso para pegar alguns pontos de biologia. Capricha aí gatinha! Aposto que vc vai arrasar no Nenem hahahaha Capricharei!!!
Visitante usuario_excluido22 Postado Janeiro 27, 2013 às 23:04 Postado Janeiro 27, 2013 às 23:04 Opa, boa hein. você também vai postar sobre os animaizinhos? ou só o que está mais próximo da nutrição?
Supermoderador mpcosta82 Postado Janeiro 27, 2013 às 23:16 Supermoderador Postado Janeiro 27, 2013 às 23:16 Muito bom, Amanda. Vou acompanhar aqui também.
amandarun Postado Janeiro 27, 2013 às 23:30 Autor Postado Janeiro 27, 2013 às 23:30 Opa, boa hein. você também vai postar sobre os animaizinhos? ou só o que está mais próximo da nutrição? Então, haha eu até já pensei nisso As unidades do livro são: 1 - A identidade da vida 2 - Biologia Celular - A vida no nível microscópico 3 - Genética 4 - Origem e evolução da vida na Terra 5 - A classificação biológica e os reinos mais simples 6 - O Reino Animalia 7 - Fisiologia humana e embriologia 8 - Saúde humana 9 - O Reino Plantae 10 - Ecologia: a vida em um nível mais amplo Dá pra ver que tem coisas que tem a ver com nutrição e outras nem tanto, mas acho que vai dar pra tirar alguma coisa de todos os capítulos. Mas sim, eu vou colocar aqui tudo que eu aprender, mesmo que não tenha nada a ver haha Muito bom, Amanda. Vou acompanhar aqui também. Valeu MM!!!
Visitante maloquerojiujitsu Postado Janeiro 27, 2013 às 23:34 Postado Janeiro 27, 2013 às 23:34 Bacana Amanda, mas não deixe de estudar a matemática que é muito importante nos vestibulares! gogo
Vinicius C. Postado Janeiro 27, 2013 às 23:37 Postado Janeiro 27, 2013 às 23:37 Na minha escola aprendi mais sobre nutrição nas aulas de química do que biologia, mas só porque eu perguntava depois da aula mesmo. Na sala era atomo e olha lá rs
amandarun Postado Janeiro 27, 2013 às 23:42 Autor Postado Janeiro 27, 2013 às 23:42 Bacana Amanda, mas não deixe de estudar a matemática que é muito importante nos vestibulares! gogo Infelizmente detesto matemática haha Na minha escola aprendi mais sobre nutrição nas aulas de química do que biologia, mas só porque eu perguntava depois da aula mesmo. Na sala era atomo e olha lá rs Ahh, mas se eu ver que tá tendo mais a ver com nutrição em química mesmo, eu posso mudar o tópico pra Biochemistry 101 hahahahah
fabionalo Postado Janeiro 28, 2013 às 00:21 Postado Janeiro 28, 2013 às 00:21 Bacana. Boa iniciativa.
Visitante usuario_excluido22 Postado Janeiro 28, 2013 às 00:40 Postado Janeiro 28, 2013 às 00:40 Falando em átomos, aprenda-os. Tanto em física quanto em química. Se vc perguntar pro seu professor sobre a teoria do bóson de higgs ele te dá um dez só pela pergunta, rsrs
dordinhu Postado Janeiro 28, 2013 às 04:14 Postado Janeiro 28, 2013 às 04:14 Amanda, pega os livros do amabis e martho, eles sao da editora moderna, é sem duvida os melhores livros de biologia pro ensino medio. É tão aprofundado que da pra usar na universidade. Eu consegui baixar o vermelho, agora acho que da pra baixar o resto pela internet.
amandarun Postado Janeiro 28, 2013 às 07:13 Autor Postado Janeiro 28, 2013 às 07:13 Bacana. Boa iniciativa. Valeu Falando em átomos, aprenda-os. Tanto em física quanto em química. Se vc perguntar pro seu professor sobre a teoria do bóson de higgs ele te dá um dez só pela pergunta, rsrs Vixe hahaha Vou pesquisar sobre isso hoje a tarde, não faço a mínima ideia do que é Amanda, pega os livros do amabis e martho, eles sao da editora moderna, é sem duvida os melhores livros de biologia pro ensino medio. É tão aprofundado que da pra usar na universidade. Eu consegui baixar o vermelho, agora acho que da pra baixar o resto pela internet. Hmmm, que bom que dá pra baixar, vou ver a tarde também! valeu
Saintgraal Postado Janeiro 28, 2013 às 09:39 Postado Janeiro 28, 2013 às 09:39 Opa Amandita, eu vou acompanhar, assim como todos os tópicos desta area.
Supermoderador Aless Postado Janeiro 28, 2013 às 13:28 Supermoderador Postado Janeiro 28, 2013 às 13:28 Vou acompanhar aqui, eu infelizmente (ou felizmente) tive Biologia apenas no primeiro ano do ensino médio, e apenas 2 períodos de 50 minutos... eu lembro de ter visto DNA, síntese de ribossomos e os chiqueirinhos saber as chances de ter os azuis, por exemplo (ervilhas).
blitzkriegbop Postado Janeiro 28, 2013 às 16:27 Postado Janeiro 28, 2013 às 16:27 (editado) Parabéns pela iniciativa Amanda! É fantástico encontrar pessoas de sua idade que têm interesse pelas aulas. Acabei de terminar o 3º colegial e consegui entrar na faculdade que queria. No entanto, por não ter levado a sério os dois primeiros anos do Ensino Médio, não pude fazer nada no 3º além de estudar(Estudei das 07h00 às 22h00 sem férias). Por isso, quando vejo pessoas interessadas como você desde o 1º, fico muito feliz, pois é muito mais interessante você estudar moderadamente todos os anos do Ensino Médio do que ter que se matar último ano. Se você precisar de alguns livros relacionados a qualquer matéria, esse site aqui tem vários bons: http://conhecimentovaleouro.blogspot.com.br. Mas pelo que vi no seu blog você está com bons livros, agora é só levar a sério. Boas aulas, bons treinos e que Deus te ilumine sempre! Editado Janeiro 28, 2013 às 16:50 por blitzkriegbop
amandarun Postado Janeiro 28, 2013 às 19:43 Autor Postado Janeiro 28, 2013 às 19:43 (editado) Opa Amandita, eu vou acompanhar, assim como todos os tópicos desta area. Valeu saint!!! Vou acompanhar aqui, eu infelizmente (ou felizmente) tive Biologia apenas no primeiro ano do ensino médio, e apenas 2 períodos de 50 minutos... eu lembro de ter visto DNA, síntese de ribossomos e os chiqueirinhos saber as chances de ter os azuis, por exemplo (ervilhas). Puts, eu vou ter muuuita coisa haha valeu por acompanhar Aless Parabéns pela iniciativa Amanda! É fantástico encontrar pessoas de sua idade que têm interesse pelas aulas. Acabei de terminar o 3º colegial e consegui entrar na faculdade que queria. No entanto, por não ter levado a sério os dois primeiros anos do Ensino Médio, não pude fazer nada no 3º além de estudar(Estudei das 07h00 às 22h00 sem férias). Por isso, quando vejo pessoas interessadas como você desde o 1º, fico muito feliz, pois é muito mais interessante você estudar moderadamente todos os anos do Ensino Médio do que ter que se matar último ano. Se você precisar de alguns livros relacionados a qualquer matéria, esse site aqui tem vários bons: http://conhecimentovaleouro.blogspot.com.br. Mas pelo que vi no seu blog você está com bons livros, agora é só levar a sério. Boas aulas, bons treinos e que Deus te ilumine sempre! Ahhh que legal o que você escreveu Pois é, eu quero tentar aprender logo tudo de primeira pra não sair prejudicada depois. Obrigada pelo site!! Vou procurar uns depois Pra você também, tudo isso em dobro!! 28.01.2013 Bom, hoje foi o primeiro dia de aula e logo de cara tive dobradinha de Biologia (pra quem não sabe, são duas aulas seguidas, cada aula tem 45 minutos), na sexta e sétima aulas. O professor é bem engraçado, mas parece ser bem severo, do tipo que é um anjo se você se comporta, mas um diabo se você faz bagunça. Vamos torcer pra ele ser um anjo comigo hahaha Hoje a aula foi mais de apresentação. Ele explicou que esse ano, a gente vai ver 3 matérias principais: células (que vai ser a maior parte do conteúdo), evolução e sistema digestório. Depois ele falou um pouco sobre "Características dos seres vivos". 1. O que caracteriza se um ser é vivo ou não? 2. Como se sabe que um ser está "morto"? 3. Qual é a diferença entre um corpo "não-vivo" e um "ser-vivo morto"? As respostas da classe (na verdade não só da classe, ele ajudou, porque bastante gente respondeu errado) foram: 1. Se o ser é vivo, ele tem células; 2. Quando as células não realizam mais respiração celular, o organismo está morto; 3. Um corpo não-vivo nunca teve células de nenhum tipo, já um organismo morto tem células, só que elas estão mortas. Depois ele entrou na parte de Nutrição Ele disse que uma das características dos seres vivos é que todos eles se nutrem de alguma forma, e que a diferença entre nutrição e alimentação é que a alimentação é exclusivamente por comida, alimentos, enquanto a nutrição pode ser por luz, como a das plantas. E ele perguntou pra que nós comemos, ou seja, nos alimentamos. Responderam: pra produzir energia. E ele perguntou se era só isso. Aí eu respondi: não, também pra construir os tecidos e as estruturas. Aí ele disse que sim, o corpo precisa de energia (alimentos) para crescer e produzir novas células, que vão repôr as que morrem. Mas então, se o corpo está sempre renovando suas células, por que a gente morre? Porque tem uma hora que a capacidade do corpo de produzir células é menor do que a velocidade em que as células morrem. Foi basicamente isso. Foram as primeiras aulas, então ele não colocou nada na lousa ainda, mas eu percebi que muito do conteúdo vai ser dado na aula, e quem prestar atenção que vai bem. Vão ser 3 aulas de Biologia teórica (na classe) por semana, mais uma de laboratório (aula prática). As teóricas são duas na segunda e uma na quarta, e o laboratório é na terça. Desculpem se eu escrevi muito, haha com o tempo vou pegar o jeito de resumir melhor. Editado Janeiro 28, 2013 às 19:44 por amandarun
Brunobyof Postado Janeiro 29, 2013 às 01:15 Postado Janeiro 29, 2013 às 01:15 Sempre bom rever os conceitos básicos de biologia! Sempre se aprende algo que já se sabia mas não tinha idéia pra que servia huahuauau Acompanharei.
dordinhu Postado Janeiro 29, 2013 às 05:02 Postado Janeiro 29, 2013 às 05:02 (editado) Te prepara para metabolismo energético, ele concerteza vai dar essa matéria na metade do ano. Depois de doenças, anatomia e ecologia, é uma das matérias da biologia no ensino medio que eu considero uma das mais importantes. Editado Janeiro 29, 2013 às 05:04 por dordinhu
amandarun Postado Janeiro 29, 2013 às 07:16 Autor Postado Janeiro 29, 2013 às 07:16 Sempre bom rever os conceitos básicos de biologia! Sempre se aprende algo que já se sabia mas não tinha idéia pra que servia huahuauau Acompanharei. Quanta gente Obrigada ai Te prepara para metabolismo energético, ele concerteza vai dar essa matéria na metade do ano. Depois de doenças, anatomia e ecologia, é uma das matérias da biologia no ensino medio que eu considero uma das mais importantes. Hmm, valeu pelo toque. Tem bastante a ver com essa área da nutrição esportiva também, vai ser útil pra o pessoal daqui
amandarun Postado Janeiro 30, 2013 às 21:04 Autor Postado Janeiro 30, 2013 às 21:04 (editado) 29.01.2013 A aula foi de laboratório. Não tenho quase nada a dizer sobre ela, como foi a primeira prática, foi mais papinho mesmo. A gente só mexeu com o microscópio, tinha um pra cada aluno, e foi o básico, relembrar como se mexe, foco, as partes do microscópio, etc etc 30.01.2013 Hoje foi a continuação das aulas teóricas, sobre características dos seres vivos. Não tenho muito a falar por enquanto mesmo, porque pelo jeito a matéria só vai "disparar" mesmo semana que vem. Foi basicamente discussão sobre evolução (seleção natural, o mais apto sobrevive) e ele colocou o que vimos até agora na lousa: Características da vida - Formados por células - Reprodução - "Movimento" [Isso está em aspas. Por que? Porque planta, por exemplo, fica no mesmo lugar, mas ela se movimenta enquanto cresce (as plantas tendem a crescer em direção ao Sol, ou seja, se movimentam para crescer assim) - Nutrição - Necessidade de energia [A diferença desse item pra o de cima (nutrição)? Nós nos nutrimos para duas coisas: a necessidade de energia e o desenvolvimento, ou seja, criação de novas células. No caso dos seres unicelulares, não é para a criação de novas células, e sim para o aumento da única célula, que quando atinge certo tamanho, se divide em duas, gerando dois seres. Então no caso, a necessidade de energia e o desenvolvimento estão dentro de Nutrição.] - Desenvolvimento - Material genético - Evolução - Metabolismo: Conjunto das reações químicas do organismo Foi isso. Agora aula só na segunda desculpem que não teve muito a acrescentar ainda, mas a coisa ainda tá beeem lenta, ritmo de primeiros dias mesmo. Editado Fevereiro 4, 2013 às 21:05 por amandarun
Jux Postado Janeiro 31, 2013 às 01:07 Postado Janeiro 31, 2013 às 01:07 Muito bom Amanda hehe , vou acompanhar aqui vai ver eu aprendo algumas coisas novas aí ahuahuahu , sou um zero a esquerda em biologia. Sou bom só em física msm Parabéns !
amandarun Postado Janeiro 31, 2013 às 07:15 Autor Postado Janeiro 31, 2013 às 07:15 Muito bom Amanda hehe , vou acompanhar aqui vai ver eu aprendo algumas coisas novas aí ahuahuahu , sou um zero a esquerda em biologia. Sou bom só em física msm Parabéns ! Vou pedir sua ajuda em física quando precisar então haha é muito difícil!! Obrigada por acompanhar!
Brunobyof Postado Janeiro 31, 2013 às 13:24 Postado Janeiro 31, 2013 às 13:24 Acho que é aos poucos mesmo que é melhor pra fixar o começo, como uma basé sólida. De que adianta sair cuspindo conhecimento se o povo não tem o básico bem gravado na cabeça? Depois esqueçe tudo. Gostei do seu raciocício sobre o desenvolvimento e necessidade de energia estarem associados à nutrição. Não tinha pensado nisso e faz muito sentido.
amandarun Postado Janeiro 31, 2013 às 16:41 Autor Postado Janeiro 31, 2013 às 16:41 Acho que é aos poucos mesmo que é melhor pra fixar o começo, como uma basé sólida. De que adianta sair cuspindo conhecimento se o povo não tem o básico bem gravado na cabeça? Depois esqueçe tudo. Gostei do seu raciocício sobre o desenvolvimento e necessidade de energia estarem associados à nutrição. Não tinha pensado nisso e faz muito sentido. Pois é, mas aí que tá a coisa legal, eu vou postando aos poucos porque é assim que o professor dá a matéria, então acaba sendo como "aulas" mesmo. Valeu, gostei que você gostou haha
Saintgraal Postado Janeiro 31, 2013 às 17:03 Postado Janeiro 31, 2013 às 17:03 no começo é assim mesmo apresentação do conteúdo dos alunos ao prof bla bla bla
amandarun Postado Janeiro 31, 2013 às 17:12 Autor Postado Janeiro 31, 2013 às 17:12 no começo é assim mesmo apresentação do conteúdo dos alunos ao prof bla bla bla Bem isso bla ble bli Aí vai evoluindo até que vira hieróglifo
lourensini Postado Janeiro 31, 2013 às 17:20 Postado Janeiro 31, 2013 às 17:20 Curti amanda! Curti MESMO! Mesmo que eu não comente nada, estarei sempre aqui em cada atualização.
amandarun Postado Janeiro 31, 2013 às 17:47 Autor Postado Janeiro 31, 2013 às 17:47 Curti amanda! Curti MESMO! Mesmo que eu não comente nada, estarei sempre aqui em cada atualização. Ahhh valeu de verdade!! Muito importante sua opinião, de verdade
Royal Postado Fevereiro 2, 2013 às 01:16 Postado Fevereiro 2, 2013 às 01:16 muito bom, vou acompanhar!!! entra no canal desse professor, ele é fera!! http://www.youtube.com/user/jubilut amandarun reagiu a isso 1
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora