Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biology 101


Posts Recomendados

12.03.2013

Aula prática

Apostila: Enzimas I

Questão-problema: Dona Anastácia decidiu preparar uma gelatina para os netos. Pensando na saúde dos seus pimpolhos, ela pensou em fazer uma gelatina o mais natural possível, sem corantes e aromatizantes artificiais. Ela resolveu utilizar suco de abacaxi natural e fresco, misturando-o com uma gelatina incolor que já estava fluida. Esse procedimento poderia interferir no processo de endurecimento da gelatina?

Experiência: A gelatina da Dona Anastácia

Para testar a sua hipótese desta aula, você fará a gelatina da dona Anastácia. Como controles do experimento, usaremos apenas gelatina e gelatina acrescida de água ao invés de suco.

Materiais: 3 tubos de ensaio, estante para tubos de ensaio, suco de abacaxi fresco, gelatina no estado fluido (sol), geladeira de isopor com gelo, água destilada, pipetas.

Procedimento: O tubo 1 receberá apenas 2mL da gelatina na situação sol (grupo controle I). O tubo 2 receberá 2mL de gelatina na situação sol e 1mL de água (grupo controle II). O tubo 3 receberá 2mL de gelatina na situação sol e 1mL do suco de abacaxi fresco (grupo experimental). Todos os tubos serão mantidos no interior da geladeira de isopor durante alguns minutos.

Resultados

semttulonmy.png

Parte teórica

As proteínas são substâncias orgânicas presentes em todos os seres vivos. Elas são constituídas por muitas unidades menores, conhecidas como aminoácidos. Os aminoácidos que formam as proteínas estão ligados entre si por meio de um tipo especial de ligação covalente (quando os átomos compartilham elétrons): a ligação peptídica. As proteínas são macromoléculas (moléculas muito grandes).

As proteínas desempenham muitas funções nos seres vivos. Algumas atuam na construção das estruturas celulares e do material intercelular; outras, como os anticorpos, na defesa do organismo contra a invasão de agentes externos; e por fim, existem aquelas que atuam diretamente nas reações metabólicas, as enzimas.

As enzimas atuam como catalisadores. Catalisadores são substâncias capazes de acelerar a velocidade das reações químicas. Ou seja, a grande maioria das reações químicas que acontecem dentro das nossas células não aconteceria em um intervalo de tempo adequado se não houvesse uma enzima acelerando a reação.

As enzimas são produzidas dentro das células, a partir de uma "ordem" que vem do DNA.

A gelatina é um alimento composto, basicamente, por moléculas de colágeno (proteína estrutural presente em todos os animais, nos tendões, cartilagens, ossos e pele) e água. O estado físico da gelatina (sol ou gel), conforme observado na aula de hoje, depende da temperatura. O esquema a seguir (figura 1) mostra como as moléculas de colágeno e água estão arranjadas em uma gelatina que está no estado sol ou gel.

img01739201303251931.jpg

Fig. 1 - Modelo representativo do arranjo das moléculas de água e colágeno em uma gelatina no estado sol (fluida) ou gel. Observe que a mudança de temperatura provoca uma modificação no arranjo das moléculas que se reflete no seu estado físico.

As enzimas estão presentes em todos os seres vivos. O abacaxi, sendo parte de um ser vivo, também possui enzimas. Dá-se o nome de bromelina a um conjunto de enzimas presentes em plantas da família Bromeliaceae, da qual o abacaxi faz parte. Sabe-se que elas são proteases, ou seja, enzimas capazes de acelerar as reações químicas que quebram moléculas de proteínas em pedaços menores. O suco que usamos para fazer a gelatina da Dona Anastácia está cheio de moléculas de bromelina... Você já consegue imaginar por que o método utilizado por Dona Anastácia não deu certo?

Discussão dos resultados

O que deve ter acontecido com as moléculas de colágeno da gelatina quando foi adicionado suco de abacaxi aos tubos do grupo experimental? Justifique.

As moléculas de colágeno foram quebradas pela bromelina do suco, assim não se rearranjaram ao redor das moléculas de água, dado que a gelatina permaneceu no estado sol.

Conclusão

Dado que... a gelatina com suco de abacaxi não endureceu (estado gel) mesmo quando colocada na geladeira, então eu concluo que ao misturar suco de abacaxi à gelatina... ele interfere no processo de endurecimento, já que as moléculas de bromelina... devem ter quebrado as moléculas de colágeno, impedindo a formação de uma rede ao redor das moléculas de água, uma vez que a bromelina... é uma enzima que cataliza proteínas, ou seja, uma protease.

Meus comentários

Meu, fala sério, eu praticamente dei a aula pra vocês. Copiei a apostila inteirinha hahaha

Seguinte... Essa foi uma das aulas que a gente usou o método científico (questão-problema, hipótese, metodologia, resultados, discussão dos resultados, conclusão). O assunto como vcs podem ver é bem importante pra gente: enzimas. A experiência foi feita mesmo, com 3 amostras (um grupo controle I, um grupo controle II e um grupo experimental) para cada trio da classe, sendo 6 trios e, assim, 6 amostras pra cada grupo (controle I, controle II e experimental).

Houve dois grupos controles porque um deles era a gelatina fluida normal, e como no grupo experimental seria adicionado o suco de abacaxi, precisaria de um controle de que não era a quantidade a mais de líquido que impedia o endurecimento (todo mundo aqui já tentou botar mais água no pó da gelatina e ela ficou mole, né?) e sim o suco. Então no g.c.II foi adicionada uma quantidade a mais de água, o que não impediu o endurecimento.

Enquanto as gelatinas estavam na geladeira (na verdade era na água com gelo) a gente leu esse texto que copiei inteirinho aí. É muito importante.

Basicamente, as enzimas aceleram as reações químicas no corpo, ou seja, são catalizadoras (cata-lizadoras, cata-bolismo. É tudo destruição de coisas. Ahá.). E a bromelina é uma enzima do abacaxi que quebra as proteínas (tem outras enzimas, tipo lactase [quebra um monossacarídeo, a lactose], amilase etc etc). Na gelatina, há colágeno (uma proteína que NÃO é essencial, ou seja, nosso corpo produz ela naturalmente. Tradução: não comprem suplemento de colágeno nem tomem gelatina pensando que sua pele vai ahazar porque NÃO FAZ DIFERENÇA). Bom, o colágeno, quando em baixas temperaturas, forma na água uma "redinha" que prende ela. Ou seja, a gelatina endurece porque o colágeno prende as moléculas de água e não deixa elas escaparem. Quando você coloca suco de abacaxi na gelatina, a bromelina vai lá e BANG BANG quebra o colágeno, e assim já era a redinha. E a gelatina não endurece.

Meigo, né??

É isso pessoal, essa aula foi bem útil pra tudo de nutrição e blablablá. Agora vou jantar que to com fome falando tanto de gelatina hahahah besus

ps: amanhã vem outro post enorme desses, sobre a aula do dia 19.03.2013, enzimas II. Aguardem muhahaha

Editado por amandarun
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Amanda. Invejo teu colégio. Não tive nada disso.

Já viu qual a utilidade do abacaxi em uma dieta de hipertrofia?

a Papayna do mamão também tem esse efeito.

Eu gosto de comer após a refeição hiperproteica.

eu amo aquele colégio, pensa numa segunda casa. sou grata infinitalmente por estudar lá, não só pelo aspecto das aulas, por tudo mesmo

Nem sei a função do abacaxi na hipertrofia, e agora não dá pra pesquisar, rs. mas acredito que deva melhorar a absorção das proteínas? Só sei da laranja (vit.c) pro ferro e acho que só

Editado por amandarun
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

abacaxi eu sei que tem bastante fibras e é muito bom para digestão

meu vovo sempre dizia isso

também invejo o seu colégio, eu não tive isso ai, minhas aulas de biologia eram totalmente focadas em vegetais, e fotosintese

fuck that shit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanda. Invejo teu colégio. Não tive nada disso.

Já viu qual a utilidade do abacaxi em uma dieta de hipertrofia?

a Papayna do mamão também tem esse efeito.

Eu gosto de comer após a refeição hiperproteica.

Fiquei curioso e encontrei esse site:

http://www.frutasnobrasil.com/propriedades_abacaxi.html

Parece interessante, porém parece passar uma idéia de que as frutas em geral são milagrosas, e não acho que seja tão benéfico assim o abaxi, quero dizer, qual o real impacto de consumir a fruta nesses aspectos citados pelo site?

Tipo: dissolve coágulos . Tá , então quem toma atorvastatina pode parar de tomar e apenas consumir abacaxi que não vai ter problemas do coração relacionados à entupimento de veias, nem AVC etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

abacaxi eu sei que tem bastante fibras e é muito bom para digestão

meu vovo sempre dizia isso

também invejo o seu colégio, eu não tive isso ai, minhas aulas de biologia eram totalmente focadas em vegetais, e fotosintese

fuck that shit

E é gostoso também

To adorando biologia, tá mais centrado em nutrição do que eu pensava que ia ser :D

Fiquei curioso e encontrei esse site:

http://www.frutasnobrasil.com/propriedades_abacaxi.html

Parece interessante, porém parece passar uma idéia de que as frutas em geral são milagrosas, e não acho que seja tão benéfico assim o abaxi, quero dizer, qual o real impacto de consumir a fruta nesses aspectos citados pelo site?

Tipo: dissolve coágulos . Tá , então quem toma atorvastatina pode parar de tomar e apenas consumir abacaxi que não vai ter problemas do coração relacionados à entupimento de veias, nem AVC etc?

Eu também acho, pode até ajudar um pouco, mas não acho que abacaxi em quantidades plausíveis (do tipo, que uma pessoa geralmente come) faz muita diferença pra esse tipo de coisa, coágulos, colesterol, digestão etc etc. Mas de qualquer jeito é bom comer frutas e tal, todo mundo sabe disso. :P

Editado por amandarun
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi isso sim

se os adipocitos das células vegetais continham a mesma proporção de água que a das animais

Pelo que sei, células vegetais não tem adipócitos o.0

Bem dazoras essa musica, e o clipe é animal.... Fiquei orgulhosa de perceber que conheço a maioria dos negócios da história que apareceu, tipo Ku Klax Klan etc

Só não saquei qualé a da mocinha de preto

Acho que ela representa a morte, dançando conforme evoluímos em direção ao caos e sofrimento.

O único órgão do corpo que pode ser modificado de acordo com o uso e desuso, durante a vida, é o músculo.

Não apenas o músculo, mas a maioria dos órgãos se adaptam. Regiões da pele quando atritadas continuamente produzem mais queratina. Pessoas que perdem um rim (ou que doam um rim) apresentam crescimento no rim que sobrou. Coração (sim, é músculo) cresce de acordo com a demanda, dentro dos seus limites. Estômago cresce com dilatação crônica. Ossos ficam mais densos em resposta a estímulo crônico. Tecido conjuntivo denso fica mais resistente com estímulo de estiramento crônico. Traquéia modifica seu próprio tecido em resposta a agentes químicos agressores. Esôfago modifica o próprio tecido em resposta a acidez desregulada do estômago. Regiões do fígado crescem de tamanho com a demanda. Etc, etc, etc.

Muitas vezes durante o processo acabam sendo selecionados caracteristicas que não conferem vantagem nenhuma ao indívíduo. Isso acontece muito com pássaros.

Olha o pavão coitado com aquele rabão. Aquilo não serve pra nada, só para atrair as fêmeas que adoram um pavão exibido. Logo com o passar do tempo foram sendo selecionados os pavões mais apavonados. E hoje temos esses pavões com caudas enormes e exuberantes que na natureza não servem para nada. É apenas peso e atrativo para os predadores.

Mas fazer o que né as fêmeas por algum motivo gostam daquilo e vão acasalar com o que tiver o rabão maior perpetuando que os pavões tenham cada vez um rabo de pavão maior e mais colorido.

Seleção de caracteres "melhores" é relativo. Caractere vantajoso no ponto de vista reprodutivo é um caractere favorável. Não adianta ter todos os genes para sobrevivência no ambiente se vc não tiver também os genes que garantem atração sexual. Se os pavões bonitos não tivessem também os genes necessários para sobrevivência no ambiente, eles não existiriam. Agora, pássaros fêmeas não costumam ser tão bonitas. Isso não é apenas porque elas "não precisam". Machos têm toda razão para não escolher fêmeas muito coloridas, pois elas ficam muito tempo no ninho, e tem que possuir uma cor mais camuflável. Já os machos precisam defender seu território, além do que cores vibrantes e chamativas na natureza podem inclusive ter significado de dominância ou até mesmo "perigo" (animais venenosos).

Nem uma e nem outra, acho que hoje a mais aceita é o neodarwinismo, mas no fundo é tudo teoria. Se Fernando Pessoa vivesse hoje ia mandar o mundo e a ciência para o diabo, inclusive eu e você... tudo besteira, futilidade, coisa mais chata rsrsr

Teoria no meio científico não tem o mesmo significado de "teoria" no sentido popular.

"Muitas vezes as pessoas se confundem sobre a definição de uma teoria. Nossos dicionários trazem o significado que corresponde a uma visão popular de uma teoria, o que seria equivalente a uma hipótese, ou definindo de uma forma ainda melhor, uma especulação, algo duvidoso, incerto. No entanto, na Ciência, uma hipótese não é o mesmo que teoria, apesar de integrá-la quando satisfaz a condição de ser testável e falseável frente aos fatos, e tão pouco teoria é algo duvidoso, apesar de necessariamente falsificável."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria#Teoria_Cient.C3.ADfica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taels: já vou tirar essa frase do músculo. Juro que eu não tinha pensado nesses exemplos, erro meu... mas isso serve de prova pra uma coisa que a gente vê bastante com os personals também: diploma não é nada. Porque o professor que falou que o músculo era o único...

valeu por ler de verdade :P fora isso gostou do tópico? haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...