Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biology 101


Posts Recomendados

eu seiii, mas meu óculos é bonitinho ok :(

eu te tenho no feice dones?

eu vi seu óculos ;)

:ph34r_anim:

já to aprendendo um monte de coisa, que perdi no colegial por dormir

agora na faculdade com citologia, bioquimica e fisiologia, estou pagando o preço de não ter aprendido certo biologia LOL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

eu vi seu óculos ;)

:ph34r_anim:

já to aprendendo um monte de coisa, que perdi no colegial por dormir

agora na faculdade com citologia, bioquimica e fisiologia, estou pagando o preço de não ter aprendido certo biologia LOL

eu disse?

saint

está

em

todo

lugar

:ph34r_anim::ph34r_anim::ph34r_anim::ph34r_anim::ph34r_anim::ph34r_anim::ph34r_anim:

que bom que ta dando pra ajudar!! no fim de semana vou postar como foram as aulas essa semana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18.02.2013 + 20.02.2013

Foi basicamente um resumo de todas as organelas:

Organelas membranosas são todas menos os centríolos e os ribossomos.

Estruturas básicas da célula: [todas têm]

Membrana plasmática

Ribossomos

Citoplasma (hialoplasma)

DNA

Eucariontes:

Retículo endoplasmático: transporta e armazena substâncias

R.E.L (liso): síntese de lipídeos

R.E.R (rugoso): com ribossomos - síntese proteica

Sistema golgiense: armazena e secreta substâncias

Mitocôndrias: liberam energia

Vegetais:

Vacúolo: armazena substâncias [como a gente viu na aula de laboratório que eu postei logo abaixo, as células animais também podem ter vacúolo, como adipócitos, mas é muito mais frequente nas vegetais]

Cloroplasto: fotossíntese

Parede celular: resistência e proteção

Animais:

Lisossoma [o professor não colocou a função, mas pelo que eu pesquisei é degradar substâncias]

Centríolos: divisão celular

Editado por amandarun
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19.02.2013

Aula de laboratório - Microscopia III

Foi uma aula importante, eu acho. Primeiro a gente viu as folhas de elódea, que é uma planta com folhas beeem fininhas e verdes, no microscópio. Tirei várias fotos da apostila, mas vou postar algumas da internet também, porque a qualidade das que eu tiro fica meio ruim.

a) Folhas extraídas da planta aquática elódea

14149279.jpg

A primeira é uma foto que peguei da internet, o que a gente viu é praticamente isso.

A segunda é o desenho que eu fiz na apostila. Pra quem não consegue ler, tá escrito 'parede celular' e 'cloroplastos'.

B) Folhas extraídas da planta Rhoeo discolor

Essa planta não é aquática que nem a elódea, as folhas dela são compridas e roxas de um lado e verdes do outro. A gente raspou o lado roxo pra tirar fragmentos de folha. Não achei nenhuma foto boa, mas a melhor que achei tá aí. Depois pegamos folhas secas da planta, e vimos de novo:

epidermalcellwithguardc.jpg

Explicação das imagens: a primeira é a folha normal, ainda hidratada. Ela tem uma cor bem roxa/rosa mesmo, bem forte. Essas manchas pretas (que na verdade são verdes, mas não achei uma imagem melhor) são pedacinhos do "verde" da folha, porque como ela é metade roxa metade verde, quando se raspa a parte roxa acaba vindo um pouco do verde também. A cor roxa dela é porque os vacúolos armazenam um pigmento que dá essa cor pra a célula. Como o vacúolo é muito extenso (ocupa quase toda a célula, no caso), a folha fica roxa.

A segunda imagem é a folha desidratada, ou seja, ela ficou secando por um tempinho, parada. Como dá pra ver, os vacúolos vão diminuindo, e assim a planta fica menos roxa, porque é nos vacúolos que fica o pigmento.

c) Adipócitos

Os adipócitos são células animais especializadas em armazenar lipídeos [sabe quando vc faz aquele bulk nervoso? então, hello adipócitos]. Nessas células os vacúolos são ricos em lipídeos e ocupam grande parte do espaço intracelular.

O que a gente viu foi isso:

adipocito20.jpg

Foi isso. A aula foi bem legal.

Uma pergunta pra vocês (doneeeeeeees): quando uma pessoa gorda emagrece, os adipócitos continuam lá, só que com os vacúolos vazios? Ou elas são degradadas?

Bacci a tutti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...