Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Fim Das Dúvidas Sobre Aeróbicos Em Jejum...

Posts Recomendados

Postado

pesquisando um pouco sobre aeróbicos encontrei esse artigo do Paulo Gentil, que na minha opinião é um profissional de primeira, pelos seus artigos e livros publicados...

sei que tem matérias sobre esse assunto no site, mas nada com explicações científicas, logo esse artigo tras algumas explicações que gostaria de dividir com a galera, é bem simples e de fácil entendimento..

Atividade física em jejum

Paulo Gentil

01/01/2002

No combate à gordura, todas as armas parecem atraentes, desde as práticas mais simples até as mais sacrificantes, como os treinos em jejum. A realização de exercícios antes do café da manhã já era pregada há muito tempo, mas ganhou maior popularidade com o livro Body for Life, de Bill Phillips.

Jejum e cérebro

O cérebro é um órgão extremamente ativo, apesar de constituir cerca de 2% da massa total de um adulto, ele é responsável por quase 15% de nosso gasto energético de repouso, em torno de 7,5 vezes mais que os outros tecidos. Tamanha demanda metabólica é devida principalmente à condução de impulsos nervosos, pela bomba de sódio-potássio. Por que estou tocando nesse assunto? Porque, em condições normais, esta demanda energética é suprida pela glicose sangüínea, e supõe-se que o jejum possa afetar negativamente o metabolismo cerebral.

Em condições normais os níveis sangüíneos de glicose ficam em torno de 80-90 mg/100 ml. Quando permanecemos em jejum, inicia-se a gliconeogênese, com mobilização das reservas de carboidratos do fígado. Ocorre, em seguida, o catabolismo das proteínas que são diretamente utilizadas pelos tecidos ou convertidas em glicose. Após esta fase de utilização de proteínas e carboidratos, prioriza-se finalmente a mobilização da gordura, com a formação de corpos cetônicos, que podem atravessar a barreira sangue cérebro e serem utilizados como energia. Se o jejum prosseguir por muito tempo, intensifica-se novamente o catabolismo protéico, desta vez de forma mais acentuada e danosa.

Em repouso, um organismo saudável pode se adaptar ao jejum com certa facilidade, mas diante de uma demanda metabólica elevada, como nos exercícios a situação pode não ser tão simples. Muitas pessoas não conseguem se adaptar de forma eficiente e o organismo procura se proteger induzindo desmaios. Além dos perigos envolvidos nos desmaios, há um muito mais grave: danos neurais permanentes. Isto significa que se o a adaptação não for rápida e eficientemente, seu cérebro pode ser gravemente lesado (AUER, 1986; AUER et al, 1993; DE COURTEN-MYERS et al, 2000; DOLINACK et al, 2000; NEHLIG, 1997).

Jejum e queima de gordura

Diversos estudos têm mostrado que a realização de exercícios em jejum leva a economia de glicose e maior mobilização de gordura durante a atividade e algum tempo após seu término. Porém não devemos esquecer que diante da escassez de alimentos o corpo pode entrar em um estado de “racionamento de energia” diminuindo o gasto energético, conforme verificaram pesquisadores coreanos (LEE et al, 1999). Devemos lembrar que a quantidade de energia gasta após a atividade, não é necessariamente relacionada à queima de gordura, mas sim à sua intensidade (CALLES-ESCANDON et al, 1996; LEE et al, 1999).

Em pesquisa publicada em 1999, estudaram-se as respostas hormonais em atividades aeróbias diante de duas situações: 1) jejum de 12 horas; e 2) ingestão de carboidratos (antes e durante o teste). De acordo com os resultados o jejum leva a maior oxidação de gordura, refletido em um coeficiente respiratório menor. Como esperado, as taxas de glicose e insulina foram menores no jejum, com a insulina permanecendo elevada 1,5 hora após o término da atividade. Porém os níveis de cortisol (hormônio catabólico) quase dobraram durante a pedalada e mantiveram-se 80% maiores 90 minutos após o fim do exercício, em relação ao grupo que ingeriu carboidratos. (UTTER et al, 1999)

A ocorrência da maior oxidação de gordura no jejum é um ponto pacífico, mas observe a seguinte pesquisa e reflita sobre a relevância dos fatos. Em estudo realizado na Universidade de Vermont foram testadas as respostas metabólicas durante e após uma atividade aeróbia em três condições nutricionais: 1) ingestão de lanche sólido (43 gramas de carboidratos, 9 de gordura e 3 de proteínas), 2) bebida com frutose (65 gramas de frutose dissolvidas em 250ml de água) e 3) água flavorizada (250ml de água adoçada com apartame) (CALLES-ESCANDON et al, 1991). Os resultados foram os seguintes:

Oxidação de gordura no exercício /Diferença em relação ao placebo /Oxidação de gordura na recuperação /Diferença em relação ao placebo

Doce 266 mg/min .......................................................+8.......................

............75 mg/min..............................................-45

Frutose 261 mg/min...................................................... +4....................................93 mg/min..............................................-27

Placebo 257 mg/mim.....................................................---.....................................120 mg/min..............................................---

Os resultados mostram que 60 minutos após se exercitar em jejum você “queima” mais gordura do que se tivesse ingerido frutose (+/-30% a mais) ou glicose (+/- 60% a mais) antes da atividade. Dentro da matemática estes números parecem bem expressivos, mas na vida real as coisas são diferentes. Observe a unidade de medida, miligramas por minuto, para expressarmos os valores em gramas devemos dividi-los por 1.000. Como exemplo, peguemos a segunda linha da tabela acima (a iniciada com “Doce”), teríamos assim, uma diferença de 45 mg em um minuto isto significaria que em uma hora você gastaria apenas 2,7 gramas de gordura a mais do que se tivesse feito um bom lanche. Desta forma, para que você consiga uma diferença de 1 quilo de gordura, este mesmo número teria que se repetir mais de 370 vezes (mais que o número de dias de um ano)!!! Por que algumas pessoas perdem peso se exercitando em jejum? Uma explicação razoável seria que, por bem ou por mal, esta prática reduz o gasto calórico diário, pois você obrigatoriamente passará de 8 a 12 horas sem comer, além de exigir uma boa dose de determinação e disciplina, o que pode estimula-lo na dieta e treinos.

Porém não existem provas suficientes para defender o treino em jejum, por mais que se alegue uma maior utilização relativa de gordura durante e alguns minutos após o treino, estes números são inexpressivos quando expostos em termos absolutos. A própria ênfase na utilização de gordura durante o treino é ultrapassada e remonta a discussão dos exercícios aeróbios (ver A verdade sobre aerobios e emagrecimento).

Também não há provas científicas diretas para condenar totalmente a realização de atividades físicas em jejum. Empiricamente, vemos que algumas pessoas se adaptam bem a esta situação, optando inclusive por não se alimentar antes dos treinos. Porém ressalto que esta é uma questão individual de bem-estar e induzir alguém a praticar atividades físicas em jejum com objetivos estéticos, sem analisar seu quadro geral, não é um procedimento correto, de acordo com as bases científicas atuais.

Referências bibliográficas

AUER RN, SIESJO BK. Hypoglycaemia: brain neurochemistry and neuropathology. Baillieres Clin Endocrinol Metab 1993 Jul;7(3):611-625

AUER RN. Progress review: hypoglycemic brain damage. Stroke 1986 Jul;17(4):699-708.

CALLES-ESCANDON J, DEVLIN JT, WHITCOMB W, HORTON ES. Pre-exercise feeding does not affect endurance cycle exercise but attenuates post-exercise starvation-like response. Med Sci Sports Exerc 1991 Jul;23(7):818-24

CALLES-ESCANDON J, GORAN MI, O'CONNELL M, NAIR KS, DANFORTH E JR. Exercise increases fat oxidation at rest unrelated to changes in energy balance or lipolysis. Am J Physiol 1996 Jun;270(6 Pt 1):E1009-14.

DE COURTEN-MYERS GM, XI G, HWANG JH, DUNN RS, MILLS AS, HOLLAND SK, WAGNER KR, MYERS RE. Hypoglycemic brain injury: potentiation from respiratory depression and injury aggravation from hyperglycemic treatment overshoots. J Cereb Blood Flow Metab 2000 Jan;20(1):82-92.

DOLINAK D, SMITH C, GRAHAM DI. Hypoglycaemia is a cause of axonal injury. Neuropathol Appl Neurobiol 2000 Oct;26(5):448-453.

LEE YS, HA MS, LEE YJ The effects of various intensities and durations of exercise with and without glucose in milk ingestion on postexercise oxygen consumption. J Sports Med Phys Fitness 1999 Dec;39(4):341-7.

NEHLIG A. Cerebral energy metabolism, glucose transport and blood flow: changes with maturation and adaptation to hypoglycaemia. Diabetes Metab 1997 Feb;23(1):18-29.

UTTER AC, KANG J, NIEMAN DC, WILLIAMS F, ROBERTSON RJ, HENSON DA, DAVIS JM, BUTTERWORTH DE. Effect of carbohydrate ingestion and hormonal responses on ratings of perceived exertion during prolonged cycling and running. Eur J Appl Physiol Occup Physiol. 1999 Jul;80(2):92-9.

AMO UM OFF BEM FEITO...FINAL DO ANO 115KG AINDA EM OFF..

a medida do seu sucesso é o tamanho da sua determinação

fé, dedicação e muiiiita disciplina em busca dos resultados

jamais deixarei de ser no pain no gain...pensamentos eternos

Dead Lift Fan #13

não respondo MPs de dúvidas esclarecidas no site...

não respondo MPs de pessoas querendo saber opinião sobre ciclos..

NÃO INSISTAM.

Postado

Texto muito bom.

Mas só faz complicar mais a cabeça.

Cada pesquisador tem seu ponto de vista e é claro que ele vai procurar dados que comprovem isso.

Resolvi cuidar mais de mim, depois que minha madrinha disse que era pra eu ter cuidado se não tinha que fazer cirurgia de redução de estômago.

Postado
  • Autor
Texto muito bom.

Mas só faz complicar mais a cabeça.

Cada pesquisador tem seu ponto de vista e é claro que ele vai procurar dados que comprovem isso.

sinceramente não achei nada muito científico sobre esse assunto e ainda precisa de mais comprovação da area pra podermos afirmar com certeza, mas do que li sobre a questão esse artigo tras embasamento o que faz a gente ter pelo menos um pouco de claridade no assunto ao invés de depoimentos de experiências, e como ele mesmo falou vai de pessoa para pessoa..

AMO UM OFF BEM FEITO...FINAL DO ANO 115KG AINDA EM OFF..

a medida do seu sucesso é o tamanho da sua determinação

fé, dedicação e muiiiita disciplina em busca dos resultados

jamais deixarei de ser no pain no gain...pensamentos eternos

Dead Lift Fan #13

não respondo MPs de dúvidas esclarecidas no site...

não respondo MPs de pessoas querendo saber opinião sobre ciclos..

NÃO INSISTAM.

Postado
  • Autor

agora que vi que a tabela saiu meio estranha, mas da pra entender....

se alguem tiver dúvida pergunta..

AMO UM OFF BEM FEITO...FINAL DO ANO 115KG AINDA EM OFF..

a medida do seu sucesso é o tamanho da sua determinação

fé, dedicação e muiiiita disciplina em busca dos resultados

jamais deixarei de ser no pain no gain...pensamentos eternos

Dead Lift Fan #13

não respondo MPs de dúvidas esclarecidas no site...

não respondo MPs de pessoas querendo saber opinião sobre ciclos..

NÃO INSISTAM.

Postado

Eu, particulatmente, não sou favorável a realização de exercícios em jejum. Acho que é mais danoso do que benéfico ao corpo e a saúde.

Abraço,

Grillo

  • 2 semanas depois...
Postado
Também não há provas científicas diretas para condenar totalmente a realização de atividades físicas em jejum. Empiricamente, vemos que algumas pessoas se adaptam bem a esta situação, optando inclusive por não se alimentar antes dos treinos. Porém ressalto que esta é uma questão individual de bem-estar e induzir alguém a praticar atividades físicas em jejum com objetivos estéticos, sem analisar seu quadro geral, não é um procedimento correto, de acordo com as bases científicas atuais.

Fecha a conta e passa a régua.........

cavaleiro_templario.jpg

DraggO - DEADLIFT FAN #01

God´s Warrior #02

  • 4 meses depois...
Postado

Esse tema é muito polemico!

Só o proprio sujeito testando para comprovar,

eu msm posso dizer que diminui 2 kg só com isso em um mês

sem passar fome, foi só gordura msm!

Postado

Não sabia que a diferença era tão pequena.Obrigado pelas informações.Abraços.

Treine intensamente, como um animal, como se aquele fosse o último treino da sua vida...

No Pain, No Gain-(Watch "Branch Warren" videos for more information)

  • 1 mês depois...
Postado

Acho que vc poderia ficar no seu lugar e se concentrar em estudar musculação,o Paulo Gentil é um excelente profissional da área porém assim como vc entende bem de hipertrofia e pouco de aeróbico, se vc estudar vai encontrar muita divergência a respeito do assunto, segue alguns títulos para vc ler e parar de falar besteira:revista o2, rev. contra relógio. LIVROS:cardiologia do exercício, bases científica do treinamento aeróbico, La resistência e até mesmo o livrinho do Dr. cooper ;);)

Postado
Fecha a conta e passa a régua.........

Concordo com o DraggO.

"Somos seres duais, vivendo experiências que precisam ser aprendidas. Não é necessário ficar julgando se fez ou não o que deveria, pois o que foi feito era o possível na hora. Livre-se da culpa, pois além de engessar, não traz nada de inteligente em nossa vida. Pare de perseguir modelos que não são seus. Você é único, portanto fará do seu jeito. Deixe as emoções fluírem, pois elas represadas quando saem, são perigosas. Não fique preocupado com o que os outros pensarão de você, pois não viemos aqui para sermos avaliados por ninguém..."

  • 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
Acho que vc poderia ficar no seu lugar e se concentrar em estudar musculação,o Paulo Gentil é um excelente profissional da área porém assim como vc entende bem de hipertrofia e pouco de aeróbico, se vc estudar vai encontrar muita divergência a respeito do assunto, segue alguns títulos para vc ler e parar de falar besteira:revista o2, rev. contra relógio. LIVROS:cardiologia do exercício, bases científica do treinamento aeróbico, La resistência e até mesmo o livrinho do Dr. cooper ;);)

amigo somente agora que vi sua resposta...

antes de vc mesmo sair falando o que quer veja bem que o artigo não trata de certezas e sim de questionamentos, nada mas NADA mesmo nessa vida tem comprovação de 100%, o mesmo idiota que fala que hj aeróbicos em jejum é a melhor maneira de derreter graxa, amanha ta falando que fez um estudo dizendo que mudou tudo...

não gostei das suas palavras e se vc é defensor desse método coloque seus artigos aí para serem debatidos e buscaremos mais informação e conhecimentos para todos!!!!! mas pelo visto vc se concentra em agredir os outros dizendo que estão falando BESTEIRA...vc é quem para falar assim sem me conhecer????? ou vc acha que só li este artigo sobre esse assunto até hj??????

acho que se vc é o CARA seja mais simples e fale na mesma lingua que as pessoas estão falando com vc...humildade em 1 lugar...

escaneia suas matérias e coloca aí para lermos ao invés de ficar criticando, que bem possivelmente leremos e tiraremos nossas conclusões...

e se vc ficar esquentadinho será banido, pq isso é um site de informação, não para despejar suas iras...

AMO UM OFF BEM FEITO...FINAL DO ANO 115KG AINDA EM OFF..

a medida do seu sucesso é o tamanho da sua determinação

fé, dedicação e muiiiita disciplina em busca dos resultados

jamais deixarei de ser no pain no gain...pensamentos eternos

Dead Lift Fan #13

não respondo MPs de dúvidas esclarecidas no site...

não respondo MPs de pessoas querendo saber opinião sobre ciclos..

NÃO INSISTAM.

Postado

Eu acabo sempre ficando com uma dúvida mal-esclarecida com relação a este tema:

essa prática não levaria a uma baixa do metabolismo geral no resto do tempo, indicando que o corpo deve armazenar gordura na primeira oportunidade que surgir? (O mesmo princípio da alimentação de 3 em 3 hs)

O meu raciocínio é o seguinte : não é recomendável utilizar esta prática a longo prazo, devido a formação de corpos cetônicos; então, no período de "descanso" deste procedimento, o corpo não iria rapidamente rearmazenar toda aquela gordura novamente?

Meu diário

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/162977-diario-de-resgate-da-helen/

Strive for progress, not perfection

  • 2 semanas depois...
Postado
cada artigo que leio fico + confuso :s

Idem.

Além de ler coloquem em pratica.

Assim saberão o que é verdade e o que funciona no corpo de vocês.

Não tem outro jeito.

Abraço

0ew5.jpg

  • 3 meses depois...
Postado

Idem.

Po, eu achava que essa era a boa, mas fiquei muito confuso quando li esse texto...

Mas não to nem aí, tenho feito isso e tá funcionando...Perdi uns músculos tb, mas não tenho feito 30min de aeróbico em jejum, tenho feito ~90min, aí dá uma catabolisada com certeza, mas nem me importo, queimando mais gordura, tá tranquilo.

E minha alimentação não ta 100% boa pra evitar catabolismo nao...

A parada é, assim que acordar, caminhar uns 40 minutos a 50%-60% da suas BPMmax, assim vai afetar uma hora do seu dia só.

O grande problema é fazer como eu faço.Acordar, demorar ~50minutos pra ir caminhar, caminhar durante 90 minutos e depois ir tomar café...

Já atrasa umas 3 horas do meu dia, já tirando uma refeição do meu dia...

Mas na minha opinião, com cautela da pra alcançar ótimos resultados, gosto também de HIIT..

boa sorte a todos!

abraço

_ Cuidado com bomba: seu ego pode te consumir, te viciar. Fique gigante por fora, mas com as artérias entupidas de colesterol e podendo morrer antes dos 50 por ataque cardíaco.

_ Vai partir pra Vetnil? Examine seus rins e fígado com certa frequência

_ Creatina = 3~5g/dose... Uma colher de sopa/dose = desperdiçar tudo pela urina.

_ Vitamina de banana com leite 3x ao dia? 2L de leite por dia?...olhe as calorias diárias.

_ Albumina: com iogurte pra prevenir a flatulência.

  • 2 semanas depois...
Postado

quanto tempo pode se permanecer em jejum para o corpo continuar queimando gordura e despois desse termino seria melhor carbos de lenta ou rapida absorçao

  • 2 semanas depois...
Postado

Também tenho essa dúvida, eu mando carbo de alto IG, porquê é no café da manhã, mas não sei.

Responde ai alguém que souber, por favor.

Abraço

_ Cuidado com bomba: seu ego pode te consumir, te viciar. Fique gigante por fora, mas com as artérias entupidas de colesterol e podendo morrer antes dos 50 por ataque cardíaco.

_ Vai partir pra Vetnil? Examine seus rins e fígado com certa frequência

_ Creatina = 3~5g/dose... Uma colher de sopa/dose = desperdiçar tudo pela urina.

_ Vitamina de banana com leite 3x ao dia? 2L de leite por dia?...olhe as calorias diárias.

_ Albumina: com iogurte pra prevenir a flatulência.

  • 4 anos depois...
Postado

São muitas divergências em relação a esse tema!
Eu particularmente gosto muito, e explanei sobre o que penso (tecnicamente) sobre o tema em outras duas postagens aqui, não sei se caberia copiar meu texto novamente!

Um abraço e bons treinos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.