Ir para conteúdo

VELOCITY-BASED TRAINING (VBT)

Lucas

Posts Recomendados

Postado

Abordagem top, assunto extrememante interessante, poucos conhecem e aplicam até mesmo em salas grandes de musculação.

Unico ponto negativo do vbt é ter que gravar, armazenar e depois carregar no app, pra mim que tenho celular basico1 e treino em horarios de chifrudo, é dificil as vezes.

Postado

Na base do feeling, sem ter lido mto sobre o tema eu já tava usando alguns conceitos, na base do empirismo:

Em 07/05/2025 em 14:57, Lucas disse:

O búlgaro tem me ensinado a confiar na velocidade da barra mto mais q no feeling.

Em alguns dias lixo, eu vou lá e faço um agacho q não acho tão fácil, percepção de esforço não tão baixa, e qd olho a velocidade e o vídeo o lift foi mto bom. Daí vou pro seguinte, com base na velocidade. Essa estratégia rendeu 100% de sucesso até aqui (falhei na única vez que não confiei na velocidade e fui pelo feeling).

Já no supino eu tenho mais confiança e mtas vezes confio mais no feeling do que na velocidade. Resultado: algumas falhas, q poderiam ser evitadas se eu fosse mais objetivo.

Em termos de parâmetros, basicamente qq agacho acima de 0,30m/s permite mais uma máxima. Já pro supino esse corte pode ficar um pouco mais baixo, na casa de 0,25m/s.

Sigo medindo a velocidade com o app Quik VBT e recomendo pra melhorar a avaliação de nível de esforço.

Pra múltiplas reps tem uma tabelinha de referência que funciona mto bem:

INTENSIDADE

70%

75%

80%

85%

90%

Perda de Velocidade

RPE

RPE

RPE

RPE

RPE

10%

4

5,5

6,5

7,5

8,5

20%

4,5

6

7

8

9

30%

6,5

7,5

8,5

9

9,5

40%

8

9

9,5

10

10

Expandir  

Interessante ter visto que realmente no supino a velocidade da barra é bem menor que no agachamento. E a faixa de corte de 0,30m/s no agachamento e 0,25m/s no supino é praticamente a mesma sugerida pelos caras que treinam usando VBT (0,30m/s e 0,15m/s).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...