Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino de Perna (Limites p/ Coluna)


gabrielguada

Posts Recomendados

Galera, há mais ou menos 3 ou 4 anos atrás, eu fui diagnosticado com Protrusão Discal e Abaulamento em alguma "C" da Torácica por conta de uma forte dor no dia seguinte de um treino de pernas que me impossibilitava de rotacionar o tronco.

O Médico me orientou que excluisse qualquer tipo de exercicios que tenham uma compressão na coluna (qualquer exercicio que tenha a barra apoiada no ombro, etc...).

 

Contei este caso de um tempo atrás porque semana passada eu tive o mesmo problema com a coluna, fiquei 3 ou 4 dias travado e infelizmente vou excluir de vez qualquer tipo de exercicio que tenha este tipo de compressão.

 

Dito isso, tenho uma preocupação sobre as pernas, já que existem muitos exercicios de quadriceps que tenham essa compressão.

 

Voces poderiam me indicar outros exercicios que trabalham o Quadríceps mas que não tenha essa pressão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 11/04/2024 em 15:09, gabrielguada disse:

Galera, há mais ou menos 3 ou 4 anos atrás, eu fui diagnosticado com Protrusão Discal e Abaulamento em alguma "C" da Torácica por conta de uma forte dor no dia seguinte de um treino de pernas que me impossibilitava de rotacionar o tronco.

O Médico me orientou que excluisse qualquer tipo de exercicios que tenham uma compressão na coluna (qualquer exercicio que tenha a barra apoiada no ombro, etc...).

 

Contei este caso de um tempo atrás porque semana passada eu tive o mesmo problema com a coluna, fiquei 3 ou 4 dias travado e infelizmente vou excluir de vez qualquer tipo de exercicio que tenha este tipo de compressão.

 

Dito isso, tenho uma preocupação sobre as pernas, já que existem muitos exercicios de quadriceps que tenham essa compressão.

 

Voces poderiam me indicar outros exercicios que trabalham o Quadríceps mas que não tenha essa pressão?

O que veio primeiro o ovo ou a galinha?

O que quero dizer com essa pergunta é que, essa protusão discal e abaulamento, podem estar ai a muito tempo, nunca incomodando e por coincidência tu ter sentido algo nas costas na mesma região, não significando que foram os responsáveis pelo bloqueio mecânico e/ou dor.

Esse é um dos grandes problemas de exames de imagem, eles mostram tudo que tem lá, mas na grande maioria das vezes não falam nada sobre o problema.

 

Todavia, caso o medo seja um limitante aqui, podes utilizar leg press, afundo (e derivativos), cadeira extensora (nunca exclua), como também modificar os movimentos com barra nas costas por suportes acolchoados como nos hacks, v-squats, pendulum e afins. A base de suporte nos ombros é maior e distribui melhor o peso.

 

Exercício tem aos montes, máquinas tem aos montes, fechamentas (halter/ktb/barra reta/barra hexagonal) tem aos montes, é tudo muito de boa de modificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2024 em 15:24, Coach.Wagner disse:

O que veio primeiro o ovo ou a galinha?

O que quero dizer com essa pergunta é que, essa protusão discal e abaulamento, podem estar ai a muito tempo, nunca incomodando e por coincidência tu ter sentido algo nas costas na mesma região, não significando que foram os responsáveis pelo bloqueio mecânico e/ou dor.

Esse é um dos grandes problemas de exames de imagem, eles mostram tudo que tem lá, mas na grande maioria das vezes não falam nada sobre o problema.

 

Todavia, caso o medo seja um limitante aqui, podes utilizar leg press, afundo (e derivativos), cadeira extensora (nunca exclua), como também modificar os movimentos com barra nas costas por suportes acolchoados como nos hacks, v-squats, pendulum e afins. A base de suporte nos ombros é maior e distribui melhor o peso.

 

Exercício tem aos montes, máquinas tem aos montes, fechamentas (halter/ktb/barra reta/barra hexagonal) tem aos montes, é tudo muito de boa de modificar.

É, aparentemente possa ter sidos os exercicios  por eu ter aumentado a carga naquele dia. Porque lembro que exceto isso, não lembro de ter feito nenhum movimento ou algo do tipo para que eu tivesse esta dor. 

 

Em fim, vou tentar adicionar estes exercicios que você indicou e ver como minha coluna vai se comportar,  caso eu trave novamente, to fudido kkkkkkkkkk.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2024 em 15:09, gabrielguada disse:

Contei este caso de um tempo atrás porque semana passada eu tive o mesmo problema com a coluna, fiquei 3 ou 4 dias travado e infelizmente vou excluir de vez qualquer tipo de exercicio que tenha este tipo de compressão.

 

Dito isso, tenho uma preocupação sobre as pernas, já que existem muitos exercicios de quadriceps que tenham essa compressão.

 

Voces poderiam me indicar outros exercicios que trabalham o Quadríceps mas que não tenha essa pressão?

 

Já fiquei travado antes mesmo de ter minhas hérnias. 

 

Eu evito sobrecarga no eixo vertical da coluna

 

Máquinas como Agachamento Hack e Pêndulo, dividem a pressão entre os ombros e as costas. (Eixo vertical e horizontal)

Cadeira Extensora é o carro-chefe do quadríceps, embora ainda tenha quem insista que é o agachamento...

Legpress é uma boa opção

 

Vc ainda precisa ter atenção a exercícios como Desenvolvimento, Stiff, Terra.

 

E recomendo fazer 3-5 minutos por dia de descompressão na coluna, é bem simples e seguro

 

videozin pra ajudar:

Spoiler



 

E se trabalha sentado, investir numa cadeira ergonomica boa e um colchão rígido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, compra um smartphone, que durante o trabalho vai te lembrar de levantar de hora em hora. Não para de malhar, principalmente costas, os músculos vão segurar essa coluna ferrada.  Evita malhar sentado elevações - me vem à cabeça biceps, mas qualquer coisa de peso pra cima quando está sentado é pior que em pé. De exercícios, o Wagner deu aula. 

 E por experiência própria, você sempre vai ficar no fio da navalha. É muito difícil não inflamar a coluna malhando as costas, simplesmente porque está sensível. Então fica atento, muitas vezes culpamos um exercício quando foi outra coisa fora da academia, e não pare de malhar, pra você - e qualquer ortopedista vai dizer o mesmo - é indicação clínica reforçar essa musculatura. Claro, evita o que te detona, tua experiência e bom senso vão ser determinantes. Mas musculação é melhoria de vida, não piora ou estética pra você. Quando chegar nos quarenta, se não estiver malhando, vai ser muito pior. 

 Imagina não poder ter relação sexual porque as costas estão travadas? Mantenha a musculatura em dia e não vai passar por isso. Um amigo que falou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho hérnia L5-S1 e tive que adaptar meu treino de pernas tbm.

Mantive assim, e acho o volume excelente.

 

Legpress 4x12 (aqui vc tem que tomar muito cuidado na descida, não pode deixar a coluna levantar. Desça com muito cuidado, começa com 40 cada lado e vai aumentando entre as séries)

Hack machine ou agacho máquina, ou agacho pendulo - 4x12 (mesma coisa do leg, tome muito cuidado com a curvatura da coluna no ponto mais baixo, vai progredindo a carga progressivamente)

Cadeira extensora - 4x8 (sem riscos)

Mesa flexora - 4x10 (sem riscos)

Panturrilha sentado - 3x12

Panturrilha em pé - 3x10 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2024 em 15:24, Coach.Wagner disse:

cadeira extensora (nunca exclua)

Aproveitando para perguntar. O fato de utilizar única e exclusivamente agachamento para quadríceps, e não fazer cadeira extensora (Treino em casa) pode causar algum desequilíbrio muscular/problema? Pois ouvi falar que o agacho não trabalha bem algumas partes do quadríceps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2024 em 13:57, Henrique... disse:

Aproveitando para perguntar. O fato de utilizar única e exclusivamente agachamento para quadríceps, e não fazer cadeira extensora (Treino em casa) pode causar algum desequilíbrio muscular/problema? Pois ouvi falar que o agacho não trabalha bem algumas partes do quadríceps.

Agachamento trabalha todo o grupo inferior do corpo, incluindo os glúteos, posterior de coxa e os estabilizadores, por exemplo o abdômen e a coluna; A cadeira extensora permite dar foco apenas nos quadríceps, em especial o reto femoral, que é uma das quatro (quadríceps) cabeças desse grupo muscular. Tem sim outro que trabalha o reto femoral, o sissy squat, mas fique longe dele se for iniciante, envolve uma técnica de execução muito avançada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2024 em 13:57, Henrique... disse:

Aproveitando para perguntar. O fato de utilizar única e exclusivamente agachamento para quadríceps, e não fazer cadeira extensora (Treino em casa) pode causar algum desequilíbrio muscular/problema? Pois ouvi falar que o agacho não trabalha bem algumas partes do quadríceps.

Só não vai ter um grande desenvolvimento de reto femoral. Inclui um sissy squat ai

 

Em 14/04/2024 em 15:53, Renan Henrique disse:

Agachamento trabalha todo o grupo inferior do corpo

Não fala besteira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2024 em 16:03, Coach.Wagner disse:

Não fala besteira

Ué, essa informação inclusive se encontra no blog. Ela tá equivocada?

Editado por Renan Henrique
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...