Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quantas séries por exercício devo fazer?


Floresta

Posts Recomendados

Em 24/05/2023 em 19:32, Floresta disse:

Cara, eu sou novato, ainda estou naquele período de adaptação, fazendo 3 séries pra tudo com treino fofo; mas me pergunto, o pessoal não reclama quando vc fica tantas séries na máquina? Só pelo tempo de recuperação eu ficaria mais de 10 minutos morando na máquina, é normal mesmo fazer tantas séries? Porque pra mim parece um salto enorme sair de 3 para 10, 12... e por aí vai.

Não são todas as séries no mesmo aparelho. Exemplo: 

 

Peito:

Supino Reto 4 (series) x 10 a 12 (repetições)

Supino Reto com halteres 4 (series) x 10 a 12 (repetições)

Supino Inclinado 4 (series) x 10 a 12 (repetições)

Supino Inclinado com halteres 4 (series) x 10 a 12 (repetições)

Supino Declinado 4 (series) x 10 a 12 (repetições)

Peck Deck 4 (series) x 10 a 12 (repetições)

 

Nesse exemplo, foram 6 exercícios diferentes, com 4 séries cada. 6 exercícios x 4 séries = 24 séries. 

 

Se eu fiz esse treino na segunda-feira, ia voltar a repetir ele apenas na próxima segunda-feira, totalizando 24 séries para peito na semana. Mas também poderia dividir em 2x na semana, ai faria apenas 3 exercícios (3x4 = 12 x 2sem = 24 séries) ou até mesmo os 6 mas com metade das séries (6x2 = 12 x 2sem = 24 séries), continuando assim 24 séries na semana. 

 

Existe um consenso sobre esse numero de séries na semana, mas da pra jogar menos sim se a pessoa sabe executar o movimento com perfeição e levanta sua carga máxima (E também depende objetivo; hipertrofia, resistência, força, emagrecimento). Comecei a diminuir as séries essa semana e aparentemente está dando certo também, pois estou sentindo bastante dor/desgaste muscular no pós treino. Tudo depende mano, tem que ir testando, de preferencia com auxilio de um profissional da área. 

 

Ninguém tem que reclamar na academia, uma coisa é a pessoa sentar no aparelho e não fazer o exercício, ficar no celular, etc... outra é a pessoa sentar e fazer seu treino, respeitando seu tempo de descanso, 1, 2, 3 min... Tem que esperar... Se não quiser esperar tem que revezar. Eu sempre peço pra revezar, ofereço para revezarem cmg e sempre estou a disposição para revezar, afinal não sou o dono da academia, e enquanto descanso outra pessoa pode utilizar o aparelho sem atrapalhar meu treino... Dependendo do seu tempo de descanso, da pra revezar com 1,2 e até 3 pessoas o mesmo aparelho. Ai fica bom pra todo mundo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A recomendação de volume ótimo resumida é a seguinte:

  • 10-30 sets difíceis (0-2 repetições em reserva) por grupo muscular por semana;
  • Pra mais de 90% das pessoas a recomendação fica em 10-20 sets difíceis;
  • Mais repetições em reserva pedem um volume maior (se treina com 4-6 reps em reserva pode dobrar o volume);
  • Não mais que 8-12 sets difíceis por sessão de treinamento (há um teto de volume por sessão);
  • Se for usar mais de 8-12 sets difíceis é melhor dividir o volume em mais sessões por semana daquele grupo muscular.
Em 22/05/2023 em 22:42, Lucas, o Schrödinger disse:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito se fala que pra melhorar ponto fraco, treinar os fortes 1x e os fracos 2 a 3x na semana. Porém a pessoa pode acabar fazendo menos que 10 séries o que não causaria uma perda? Qual seria o mínimo para preservar massa muscular de músculos fortes quando se almeja melhorar os pontos fracos? Ex: superior bom, ênfase em pernas. Qual a dose mínima para manutenção de cada grupo do superior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2023 em 20:26, Lucas, o Schrödinger disse:

 

  • Não mais que 8-12 sets difíceis por sessão de treinamento (há um teto de volume por sessão);

Essa faixa você diz o volume total do treino do dia ou o volume de cada grupo muscular treinado no dia ?

 

E teria uma faixa de volume recomendável de sets totais por treino ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, uma dica que geralmente funciona pra quem é iniciante.

Faça somente 16 séries prós músculos grandes, e 8 pros pequenos na semana, preferencialmente dividido e 2 dias. ( 8 séries peito na segunda e 8 na quinta, por exemplo)

 

Foque nos exercícios básicos , tipo supino, terra , agacho. Sempre buscando progredir carga.

 

Outra coisa, escolha um número de reps pra série que irá fazer, e só falhe na última.( Se falhar em todas ,vai prejudicar a recuperação).

 

Outro exemplo:

 

Supino com 20 de cada lado, 3 séries de 10.

 

Se não conseguir fazer 10 na última série, o peso tá alto, pode diminuir um pouco.

Se passar de 10 está leve. Aumente o peso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2023 em 21:51, 1Mtzim disse:

Essa faixa você diz o volume total do treino do dia ou o volume de cada grupo muscular treinado no dia ?

De cada grupo.

 

Em 25/05/2023 em 21:51, 1Mtzim disse:

E teria uma faixa de volume recomendável de sets totais por treino ?

Não exatamente, mas é importante levar em consideração o rendimento no treino, a fadiga central. De um modo geral, a recomendação de total de sets em um treino é parecida com a de sets por grupo muscular por semana. Acho que fazer ~15-25 sets totais costuma ficar de bom tamanho.

 

Em 25/05/2023 em 21:09, Ericles96 disse:

Qual seria o mínimo para preservar massa muscular de músculos fortes quando se almeja melhorar os pontos fracos?

Tem manutenção/hipertrofia a partir de 3 séries por semana. Então, nesse caso aí de buscar apenas manutenção de um grupo, ~3 séries seria o mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A recomendação cientifica mais forte pra naturais é

 

10 a 20 séries por grupo por semana

 

Exemplo de volume pra peitoral em um treino AB:

 

A1 - 5 a 10 séries em 2 a 4 exercicios de peitoral

A2 - mesma coisa

 

 

Em cutting o mínimo é suficiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...