Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Absorção máxima de proteína por refeição


peixequevoa

Posts Recomendados

Oi, boa noite.

 

Supondo que, por falta de tempo, eu opte por fazer apenas 2 a 3 refeições por dia, ao invés de 5-6. 

 

Nisso, eu junto toda a proteína (e demais macros) do café da manhã+lanche tarde+ceia em poucas refeições (ex.: no almoço e na janta).  

 

Teria alguma implicação na construção muscular? Já ouvi dizer que nosso corpo só absorve X proteínas por refeição para construção de músculos. Ou seja, se eu tiver que comer  pelo menos 140gr de proteína por dia, não adiantaria comer 70gr no almoço + 70gr na janta. Teria que fracionar... Isso procede? Tem estudos que mostrem isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Até onde eu sei, depende do tipo de alimento que está sendo usado, liquidos, tipo whey, como a absorção é mais rapida não consegue absorver grandes qtdes de proteinas, já refeiçoes solidas, ainda mais se tiver uma fonte de gordura junto, consegue realizar essa absorção durante algumas horas, otimizando a qtde absorvida total

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2023 em 19:51, peixequevoa disse:

Oi, boa noite.

 

Supondo que, por falta de tempo, eu opte por fazer apenas 2 a 3 refeições por dia, ao invés de 5-6. 

 

Nisso, eu junto toda a proteína (e demais macros) do café da manhã+lanche tarde+ceia em poucas refeições (ex.: no almoço e na janta).  

 

Teria alguma implicação na construção muscular? Já ouvi dizer que nosso corpo só absorve X proteínas por refeição para construção de músculos. Ou seja, se eu tiver que comer  pelo menos 140gr de proteína por dia, não adiantaria comer 70gr no almoço + 70gr na janta. Teria que fracionar... Isso procede? Tem estudos que mostrem isso?

 

Absorver absorve tudo 

 

Agora o quanto dessa proteina vai pra sintese proteica(hipertrofia) é outros 500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão não é quanto seu corpo consegue absorver por refeição é o quanto seu organismo vai direcionar do nutriente para o crescimento do músculo.

 

O músculo fica mais sensível para captar mais proteínas por, pelo menos, 48h após uma sessão de treino (tempo avaliado dos estudos, provavelmente é maior). Do que eu me lembre, há um limiar em torno de ~40g por refeição, 0.55 g/kg/peso por refeição - um número próximo a isso, não lembro de cabeça rs.

 

Pesquisa pelos tópicos do @Lucas, o Schrödinger ele deve ter abordado isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante skilltree
Em 27/03/2023 em 19:51, peixequevoa disse:

Teria alguma implicação na construção muscular?

Provavelmente nenhuma, depende especificamente do teu próprio corpo.

 

Em 27/03/2023 em 19:51, peixequevoa disse:

á ouvi dizer que nosso corpo só absorve X proteínas por refeição para construção de músculos. Ou seja, se eu tiver que comer  pelo menos 140gr de proteína por dia, não adiantaria comer 70gr no almoço + 70gr na janta. Teria que fracionar... Isso procede? Tem estudos que mostrem isso?

Ouviu caquinha, esse tipo de informação está umas 2 décadas atrasada, é mito.

 

Bata os macros e seja feliz, é isso que importa para quem não é fisiculturista. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só faz +6 refeições quem vive do fisiculturismo.

É recomendado no mínimo de 3-4 refeições com proteína por dia, a questão é que mais que 40g de proteína por ref não se mostra tão superior a uma de 50-60g, eu tentaria dividir igualmente as quantidades bem próximas ao que citei acima, ou no mínimo 20g por refeição que já estimula a síntese protéica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Absorver, absorve tudo que ingerir.

 

Pra maximizar a hipertrofia são recomendadas ao menos 3-4 refeições, com pelo menos 30-40g de proteína, espaçadas 3-6h.

 

Mas eu acho que esse maximizar é pouca coisa. Se ingerir toda proteína do dia em 1-2 refeições a diferença vai ser bem pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...