Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A máquina é velha, mas não obsoleta - treinando em busca do "limite natural".

lorenzo_EP

Posts Recomendados

Postado
Em 23/09/2024 em 12:20, lorenzo_EP disse:

Obs: observem, apressadinhos, fiquei 47 semanas em manutenção calórica, praticamente um ano. Academia e pressa não combinam.

A questão é ter o feeling pra saber o momento de realizar a manutenção

Postado
Em 07/10/2024 em 18:11, Diogo.Rj disse:

@lorenzo_EP pq exercícios “compostos” como supino, agachamento e barra fixa por exemplo, você tem usado repetições “menores” como 3x5-7.  Essa diminuição nao afetaria o volume de treino?

Porque prefiro trabalhar com mais intensidade nesses exercícios.

O volume simplificado (número de séries) não muda nada.

Postado

Comparando com o Treino Generalizado que você postou , partir de que momento você achou necessário meter um exercício articulado para o peito, neste caso você faz o crucifixo, só pergunto isso porque estou fazendo o seu treino generalizado há algum tempo (3-4 meses) e não sei se meto também um crucifixo ou um peck deck ou algo do género, só tenho receio de meter pois nao sei se é bom igualar as séries de costas e peito . 

A outra questão que também te queria perguntar era no treino de superiores 2 , você sugere fazer uma remada curvada e também uma remada aberta , a musculatura trabalhada não é a mesma ( parte superior das costas ) ?

Postado
Em 11/10/2024 em 05:16, Nunomoreira disse:

Comparando com o Treino Generalizado que você postou , partir de que momento você achou necessário meter um exercício articulado para o peito, neste caso você faz o crucifixo, só pergunto isso porque estou fazendo o seu treino generalizado há algum tempo (3-4 meses) e não sei se meto também um crucifixo ou um peck deck ou algo do género, só tenho receio de meter pois nao sei se é bom igualar as séries de costas e peito . 

Meu caminho foi inverso, eu parti de treinos com mais volume, fazendo 4 ou até 5 exercícios pra peito na semana, e fui reduzindo, até chegar aos 3 atuais. A partir de qual momento recomendo incluir um isolador pra peito, pra quem parte da "fichinha"? O objetivo da fichinha é maximizar a progressão nos básicos, então daria pra incluir esse isolador quando o cara conseguir fazer 8-10 repetições no supino com seu próprio peso. Ex: o cara pesa 80kg, tem que chegar a 8-10x80kg no supino.

Em 11/10/2024 em 05:16, Nunomoreira disse:

A outra questão que também te queria perguntar era no treino de superiores 2 , você sugere fazer uma remada curvada e também uma remada aberta , a musculatura trabalhada não é a mesma ( parte superior das costas ) ?

Não cara, são diferentes e complementares. A curvada faz um trabalho mais geral pras costas, a aberta é mais específica pra parte superior mesmo. Obviamente vai depender da execução, tem gente que transforma remada curva num exercício de trapézio. Remada curvada: corpo inclinado pra frente em pelo menos 45°, pegada na largura dos ombros, puxada com cotovelos próximos ao tronco e barra em direção ao umbigo. Remada aberta: é como se fosse um supino reto invertido, pegada pronada e um pouco mais aberta, puxada com cotovelos abertos e barra em direção ao peito.

Postado
Em 11/10/2024 em 11:27, lorenzo_EP disse:

Meu caminho foi inverso, eu parti de treinos com mais volume, fazendo 4 ou até 5 exercícios pra peito na semana, e fui reduzindo, até chegar aos 3 atuais. A partir de qual momento recomendo incluir um isolador pra peito, pra quem parte da "fichinha"? O objetivo da fichinha é maximizar a progressão nos básicos, então daria pra incluir esse isolador quando o cara conseguir fazer 8-10 repetições no supino com seu próprio peso. Ex: o cara pesa 80kg, tem que chegar a 8-10x80kg no supino.

Não cara, são diferentes e complementares. A curvada faz um trabalho mais geral pras costas, a aberta é mais específica pra parte superior mesmo. Obviamente vai depender da execução, tem gente que transforma remada curva num exercício de trapézio. Remada curvada: corpo inclinado pra frente em pelo menos 45°, pegada na largura dos ombros, puxada com cotovelos próximos ao tronco e barra em direção ao umbigo. Remada aberta: é como se fosse um supino reto invertido, pegada pronada e um pouco mais aberta, puxada com cotovelos abertos e barra em direção ao peito.

Valeu Lorenzo , obrigado pela explicação e pelas dicas . 

vou então continuar buscando a carga nos compostos . 

Postado

Um comentário sobre o texto inicial...

Interessante que, vendo essas medidas de 2020 a 2023, circunferências e tal, notei que o shape continuou bem seco e estético mesmo aumentando a cintura e abdômen em uns 6-7%. Foi ganho de volume muscular mesmo. Muito bom esse bulking limpo.  

Houve algum(ns) mini-cuttings nesses períodos pra controlar isso? Achei bem impressionante.

Vou até reduzir minha neurose com toda vez que a circunferência abdominal aumenta uns 4-5 cm. Uso isso pra me ajudar a perceber ganho de gordura, mas pode ser bem falho em algumas situações, se usado isoladamente.

Postado
Em 19/10/2024 em 11:04, vitoriacampeao2 disse:

Interessante que, vendo essas medidas de 2020 a 2023, circunferências e tal, notei que o shape continuou bem seco e estético mesmo aumentando a cintura e abdômen em uns 6-7%. Foi ganho de volume muscular mesmo. Muito bom esse bulking limpo.  

Houve algum(ns) mini-cuttings nesses períodos pra controlar isso? Achei bem impressionante.

Não, eu sou anti-cutting. Minha abordagem sempre foi bulking leve -> manutenção -> repete..

Postado
Em 19/10/2024 em 15:07, lorenzo_EP disse:

Não, eu sou anti-cutting. Minha abordagem sempre foi bulking leve -> manutenção -> repete..

Mas esse anti-cutting é derivado a sua genética ser propícia ao ganho de pouca gordura ou na dificuldade de ganhar peso ? 

já agora na questão nutricional tu usas  uma dieta padrão que a repetes sempre ou és flexível nas escolhas ? 

na questão da proteína trabalhas a cima de 2g/kg ou não excedes esse valor ? 

cumps , evolução constante parabéns ! 

Postado
Em 21/10/2024 em 02:56, Nunomoreira disse:

Mas esse anti-cutting é derivado a sua genética ser propícia ao ganho de pouca gordura ou na dificuldade de ganhar peso ? 

já agora na questão nutricional tu usas  uma dieta padrão que a repetes sempre ou és flexível nas escolhas ? 

na questão da proteína trabalhas a cima de 2g/kg ou não excedes esse valor ? 

cumps , evolução constante parabéns ! 

Não cara, eu ganho pouca gordura porque sempre me mantive com BF controlado, faz exatamente 10 anos que ele não sobe acima da casa dos 11,xx%. Porque quando faço superávit é leve e longo. Do mesmo jeito que sou anti-cutting, sou contra bulking exagerado. Não adianta nada ganhar 8-10kg em 6 meses e ficar parecendo um leitão.

Minha dieta é variada e flexível, porém pesada e registrada. Proteínas não passo de 2g/kg, não há necessidade pra isso.

Cutting serve pra dois casos: gordos e atletas.

Postado
Em 21/10/2024 em 11:22, lorenzo_EP disse:

Não cara, eu ganho pouca gordura porque sempre me mantive com BF controlado, faz exatamente 10 anos que ele não sobe acima da casa dos 11,xx%. Porque quando faço superávit é leve e longo. Do mesmo jeito que sou anti-cutting, sou contra bulking exagerado. Não adianta nada ganhar 8-10kg em 6 meses e ficar parecendo um leitão.

Minha dieta é variada e flexível, porém pesada e registrada. Proteínas não passo de 2g/kg, não há necessidade pra isso.

Cutting serve pra dois casos: gordos e atletas.

Sim claro , é de fato esta dando resultado , mas se por exemplo o teu bf anda se na casa dos 15%-20% , a tua abordagem seria diferente ? Ou usarias manutenção ou mesmo bulking leve para tentar aumentar massa muscular mesmo que em cima de alguma gordura ? 
pergunto isto porque sendo Natural e tentando manter se Natural a vida toda o uso de cutting seria sempre um passo atrás . 

Postado
Em 21/10/2024 em 07:46, Nunomoreira disse:

Sim claro , é de fato esta dando resultado , mas se por exemplo o teu bf anda se na casa dos 15%-20% , a tua abordagem seria diferente ? Ou usarias manutenção ou mesmo bulking leve para tentar aumentar massa muscular mesmo que em cima de alguma gordura ? 
pergunto isto porque sendo Natural e tentando manter se Natural a vida toda o uso de cutting seria sempre um passo atrás . 

Se eu deixasse meu BF passar dos 15, se aproximar dos 20%, entraria num dos casos que falei onde o cutting é válido, estaria gordo.

Exatamente, cutting é andar pra trás. 

Postado
Em 21/10/2024 em 12:35, lorenzo_EP disse:

Como disse mais cedo, manter o BF sob controle é fundamental pra não crescer virado numa mortadela (e é um caminho bem mais inteligente). Fotos mais completas só vou postar quando o peso estabilizar e eu fizer uma nova avaliação física. Pra avaliação, gosto de esperar uns 2 meses com o peso estabilizado, isso dá tempo pra consolidar os ganhos, e acontecer alguma recomposição corporal. Posso adiantar que minhas coxas, pela primeira vez, tão batendo 64cm (não é muito, mas pra quem sempre brigou com esse ponto fraco, é uma pequena vitória). Minhas bermudas tão apertando e minha mulher já criticou. Vamos acompanhando, o peso continua subindo aos poucos, espero que estabilize quando chegar em 87-88kg.

Parabéns pelo progresso e pelos 64cm de coxa!

Sigo acompanhando.

Boa semana!

Postado
Em 19/10/2024 em 11:07, lorenzo_EP disse:

Foi isso que deu certo pra mim por um tempo. Depois exagerei nas calorias, ganhei barriga, e agora voltei ao normal, sem banha (75 cm circunferência abdominal). Agora tô em manutenção, três semanas. Vou voltar a fazer um bulking leve e depois de três semanas, fazer outra manutenção. Deu muito certo assim pra mim. Natural não pode ter pressa. Não pretendo hormonizar nunca, tô fora!

Postado
Em 21/10/2024 em 19:51, Leo Henri disse:

Foi isso que deu certo pra mim por um tempo. Depois exagerei nas calorias, ganhei barriga, e agora voltei ao normal, sem banha (75 cm circunferência abdominal). Agora tô em manutenção, três semanas. Vou voltar a fazer um bulking leve e depois de três semanas, fazer outra manutenção. Deu muito certo assim pra mim. Natural não pode ter pressa. Não pretendo hormonizar nunca, tô fora!

Três semanas não são nada. Pelo menos 90 dias pra cada período.

Postado

@lorenzo_EPbom dia mano, quando você faz o treino Upper/Lower, você descansa 2 ou três  dias na semana?

Exemplo

Seg - lower

Terça- upper

Quar - off

Quint - lower

Sexta - upper

Sábado- off

Domingo - off

Ou 

Seg - lower

Terça  - upper

Quar- off

Quinta - lower

Sexta- upper

Sábado- off

Domingo - lower

Segunda - upper......

????

Postado
Em 25/10/2024 em 07:16, Spartan. disse:

@lorenzo_EPbom dia mano, quando você faz o treino Upper/Lower, você descansa 2 ou três  dias na semana?

Exemplo

Seg - lower

Terça- upper

Quar - off

Quint - lower

Sexta - upper

Sábado- off

Domingo - off

Ou 

Seg - lower

Terça  - upper

Quar- off

Quinta - lower

Sexta- upper

Sábado- off

Domingo - lower

Segunda - upper......

????

Três dias, velho. Pra treinar 5x por semana existem opções melhores.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 11/11/2024 em 12:11, lorenzo_EP disse:

Semana passada meu peso se manteve em 86,3kg (teve um dia que bateu 87,0kg em jejum, mas não era o dia oficial de pesagem), e a média de calorias ficou em 3580.

Você velho desse jeito, progredindo peso sem subir o BF depois de tantos anos de treino e sem usar hormônio é um tapa na cara de uma galera, rs.

A prova de que a teoria sem prática não leva ninguém tão longe.

Postado
Em 11/11/2024 em 12:30, tmz disse:

Você velho desse jeito, progredindo peso sem subir o BF depois de tantos anos de treino e sem usar hormônio é um tapa na cara de uma galera, rs.

A prova de que a teoria sem prática não leva ninguém tão longe.

Muitos falam, alguns planejam... poucos fazem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...