Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Granola é uma má opção ?

Fraldexxx

Posts Recomendados

Postado

Como granola (40g) todo dia no iogurte/coalhada com morango, mirtilo, amoras e cereal de farelo de trigo. Porém vi que a granola tem ambos índice glicêmicos (96) e carga glicêmica (22) bem elevados.

Considerando que ela tem uma quantidade bem pequena de fibra para contrabalancear isso, é melhor substituí-la?

O que comer no lugar dela?

Todos os cereais, exceto os de farelo de trigo e aveia parecem más opções.

• Supermoderador
Postado
32 minutos atrás, Fraldexxx disse:

Porém vi que a granola tem ambos índice glicêmicos (96) e carga glicêmica (22) bem elevados.

E qual é o problema disso? Você é diabético?

Postado

se nao tiver nenhum problema (diabetees) nao vejo porq trocar , se ajuda a bater os macros com ela , pode continuar 

Postado
1 hora atrás, mpcosta82 disse:

E qual é o problema disso? Você é diabético?

Aumento da resistência à insulina;

Maior acúmulo de gordura visceral;

Piora na saciedade.

Postado

To aguardando essa tal da resistencia a insulina, gordura visceral, diabetes etc.... 6 anos já treinando e comendo 5-6 pão por dia e o abs não some.

E antes que venham falar de diabetes:

0ElUo4T.png

Isso que eu tinha devorado uma nega maluca no dia anterior...

• Supermoderador
Postado

Como já falaram, se nao tem diabetes ou quem sabe intolerancia à gluten (geralmente granola pode conter gluten), nao precisa se preocupar -> Muito menos com o terrorismo feito por alguns autores sobre carbo

Postado
Em 03/03/2018 em 20:19, mpcosta82 disse:

Você realmente acha que consumir 40g de granola vai trazer todo esse prejuízo?

Desencane. Carbos não são vilões. Não acredite em tudo que você lê por aí.

Entendo. Porém comer menos carbo e escolher os associados a fibras e de menor índice/carga glicêmica tem ajudado muito na melhora da minha composição corporal. 

A sensação que tenho é que para mim o carbo vira pança, gordura corporal, mais fácil que proteinas e gorduras, mesmo com igual ingesta calórica.

Mas enfim, por hora continuo comendo a granola. Dos 100 g de carbo que comi hoje, ela somou 30g. ? Pelo menos como junto com cereal de farelo de trigo rico em fibra, o que ajuda um pouco.

Aliás tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis ajudam a retardar a absorção e assim controlar a liberação glicêmica?

• Supermoderador
Postado
7 horas atrás, Fraldexxx disse:

Entendo. Porém comer menos carbo e escolher os associados a fibras e de menor índice/carga glicêmica tem ajudado muito na melhora da minha composição corporal. 

A sensação que tenho é que para mim o carbo vira pança, gordura corporal, mais fácil que proteinas e gorduras, mesmo com igual ingesta calórica.

Mas enfim, por hora continuo comendo a granola. Dos 100 g de carbo que comi hoje, ela somou 30g. 1f630.png Pelo menos como junto com cereal de farelo de trigo rico em fibra, o que ajuda um pouco.

Aliás tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis ajudam a retardar a absorção e assim controlar a liberação glicêmica?

É só sensação sua. E é apenas coincidência que você tem melhorado sua composição corporal ao mesmo tempo em que ingere carbos de menor IG.

Fibras, por outro lado, são muito importantes. Não dá pra comparar fibras+carbos de baixo IG com carbos de alto IG sem fibras.

Sim, ambas as fibras retardam a digestão. O mesmo ocorre com proteínas e gorduras.

É irrelevante considerar o índice glicêmico de um alimento se você não o consome 1) sozinho e 2) em jejum. Mesmo que você consuma o alimento sozinho, se for algumas horas após outra refeição, está outra refeição ainda estará sendo digerida e isso baixará o IG da nova refeição.

Postado

Eu resolvi experimentar uma alimentação sem gluten, então fiz minha própria granola. Segue a receita:

*receita do granolão power 3.0: gergilim branco e gergilim preto, linhaça marrom e linhaça dourada, coco ralado, chia, semente de girassol, semente de abobora, amendoim, castanha do para, castanha de caju, nozes, avelã, castanha de baru, macadamia, pistache, farinha de banana verde, quinoa em flocos, amaranto em flocos, cacau, maca peruana, amaranto em flocos, blueberry, goji berry, tribulus terrestri, levedura de cerveja e psylium.

**nem sempre vão todos esses ingredientes, as vezes falta $

Postado
1 hora atrás, surf disse:

Queria ter grana pra comer morango e mirtilo todo dia ?

Cara, dá uma pesquisada. Eu compro uma bandeija pequena de morangos por 3 reais numa quitandinha aqui perto de casa. 2 bandeijas sai por 5.  No Extra custa 5,9 a bandeija.

Mirtilo é um pouco mais difícil de achar, mas eu compro no Pão de Açucar por 6,90, uma bandeijinha de 125g. Tem um hortifruti aqui perto que também é o mesmo valor.

Os dois dá para uma semana.

ou seja, gasto ~0,45 centavos por dia com morango e ~1 real por dia com mirtilos.

Postado (editado)
58 minutos atrás, gustavoinoff disse:

Eu resolvi experimentar uma alimentação sem gluten, então fiz minha própria granola. Segue a receita:

*receita do granolão power 3.0: gergilim branco e gergilim preto, linhaça marrom e linhaça dourada, coco ralado, chia, semente de girassol, semente de abobora, amendoim, castanha do para, castanha de caju, nozes, avelã, castanha de baru, macadamia, pistache, farinha de banana verde, quinoa em flocos, amaranto em flocos, cacau, maca peruana, amaranto em flocos, blueberry, goji berry, tribulus terrestri, levedura de cerveja e psylium.

**nem sempre vão todos esses ingredientes, as vezes falta $

Power mesmo hein. Haha.

Vc coloca isso para assar?

Editado por Fraldexxx
Postado
40 minutos atrás, Fraldexxx disse:

Cara, dá uma pesquisada. Eu compro uma bandeija pequena de morangos por 3 reais numa quitandinha aqui perto de casa. 2 bandeijas sai por 5.  No Extra custa 5,9 a bandeija.

Mirtilo é um pouco mais difícil de achar, mas eu compro no Pão de Açucar por 6,90, uma bandeijinha de 125g. Tem um hortifruti aqui perto que também é o mesmo valor.

Os dois dá para uma semana.

ou seja, gasto ~0,45 centavos por dia com morango e ~1 real por dia com mirtilos.

Eu tenho um cliente q importa mudas do chile. Pena q ele parou de plantar.

Foda q aqui em casa meu pia come tudo kkkkkkkk

Postado

É só sensação sua. E é apenas coincidência que você tem melhorado sua composição corporal ao mesmo tempo em que ingere carbos de menor IG.

Fibras, por outro lado, são muito importantes. Não dá pra comparar fibras+carbos de baixo IG com carbos de alto IG sem fibras.

Sim, ambas as fibras retardam a digestão. O mesmo ocorre com proteínas e gorduras.

É irrelevante considerar o índice glicêmico de um alimento se você não o consome 1) sozinho e 2) em jejum. Mesmo que você consuma o alimento sozinho, se for algumas horas após outra refeição, está outra refeição ainda estará sendo digerida e isso baixará o IG da nova refeição.

Cara, é pouco provável que seja só coincidência. Já estive maior mas nunca tive a qualidade muscular que eu tenho hoje. 

E isso numa evolução de seis meses saindo de 81,5 kg com shape completamente desprezível para 68,5kg bem seco e vascularizado. E agora, com uma nova otimização da dieta, eu ganhei 1,5kg de massa magra nos últimos 45 dias, estando com 70kg no momento.

• Supermoderador
Postado

Cara, é pouco provável que seja só coincidência. Já estive maior mas nunca tive a qualidade muscular que eu tenho hoje. 

E isso numa evolução de seis meses saindo de 81,5 kg com shape completamente desprezível para 68,5kg bem seco e vascularizado. E agora, com uma nova otimização da dieta, eu ganhei 1,5kg de massa magra nos últimos 45 dias, estando com 70kg no momento.

Você perdeu 13 kg. É óbvio que a qualidade muscular melhorou, afinal de contas você perdeu a capa de gordura que fica acima dos músculos.

Não foram os carbos de menor IG que te fizeram perder peso. Foi déficit calórico. É simples assim. Se tivesse ingerido carbos de mais alto IG com o mesmo déficit calórico, o resultado final seria o mesmo.

IG é irrelevante para perda/ganho de gordura, se o saldo calórico for o mesmo.

Postado

Você perdeu 13 kg. É óbvio que a qualidade muscular melhorou, afinal de contas você perdeu a capa de gordura que fica acima dos músculos.

Não foram os carbos de menor IG que te fizeram perder peso. Foi déficit calórico. É simples assim. Se tivesse ingerido carbos de mais alto IG com o mesmo déficit calórico, o resultado final seria o mesmo.

IG é irrelevante para perda/ganho de gordura, se o saldo calórico for o mesmo.

Isso é complicado de se provar por a+b. Eu falo da minha experiência mesmo. Quanto a perda de peso, é óbvio que ela ocorreu devido ao déficit. Da mesma forma que o ganho é pelo superávit. Não é isso que eu questiono. Eu tô olhando embaixo do tapete dessa conta mais simples.

A qualidade muscular, o ganho de massa, e a perda de gordura abdominal foi um ajuste bem mais fino, e que nunca havia sido tão bem sucedido qndo eu comia mais carbo. É como se o carbo virasse gordura corporal mais facilmente para mim. Sempre apanhei muito para conseguir definição e perder aquela gordurinha abdominal, ao estilo falso magro.

Faço musculação desde os 18 anos, com altos e baixos claro, mas seria muito estranho que o meu melhor shape surgisse por coincidência às vésperas de 31 anos sendo que a principal coisa de diferente agora é exatamente a restrição de carbos.

Vale lembrar tb que minha dieta não é propriamente low carb, muito menos keto; como algo próximo a 20% da ingesta calórica proveniente de carbos, o que dá grosseiramente entre 100 a 150g por dia.

Não estou defendendo uma dieta sobre a outro; só acredito que para mim a restrição de carbos funciona.

• Supermoderador
Postado

Quantas vezes você perdeu 13 kg após uma dieta?

Você perdeu essa quantidade de peso com uma dieta com mais carboidratos, para poder comparar com uma dieta com menos carboidratos?

Isso é complicado de se provar por a+b. Eu falo da minha experiência mesmo. 

Pelo contrário, isso é o que os estudos mostram. Restringir carboidratos e restringir gorduras apresentam o mesmo resultado, desde que o saldo calórico seja o mesmo.

No entanto, a individualidade continua contando - algumas pessoas se dão melhor com mais carboidratos, outras com menos. Mas isso refere-se à dieta em si e não aos resultados.

Postado

Quantas vezes você perdeu 13 kg após uma dieta?

Você perdeu essa quantidade de peso com uma dieta com mais carboidratos, para poder comparar com uma dieta com menos carboidratos?

Pelo contrário, isso é o que os estudos mostram. Restringir carboidratos e restringir gorduras apresentam o mesmo resultado, desde que o saldo calórico seja o mesmo.

No entanto, a individualidade continua contando - algumas pessoas se dão melhor com mais carboidratos, outras com menos. Mas isso refere-se à dieta em si e não aos resultados.

Eu nem me apego tanto a perda de peso em si pq ali eu sei que foi pelo déficit brutal mesmo.

Eu falo mais da perda mais lenta depois, os meses de manutenção no peso mínimo com troca de gordura por músculo, e agora o bulk clean bem sucedido. 

Foi nessas etapas que o ajuste mais fino ocorreu, com aumento de proteína (e consequentemente de gordura), maior restrição de carbo, migração para os carbos de menor ig, aumento de fibras e gorduras.

Já havia perdido peso em uma outra ocasião de algo em torno de 78 para 73, e depois fiquei patinando até chegar a 69 porém simplesmente emagrecendo, mas nem de longe com a qualidade muscular de hoje; e dps quando tentei bulkar veio banha junto e o shape ficou bem mais ou menos. Dai veio uma fase de foda-se e eu voltei a engordar.

Quanto aos estudos, eu já vi que o low carb é melhor que o low fat para a composição corporal. Vou pesquisar, mas tem alguns naquele tópico dos artigos.

Acho difícil acreditar que com tantos biotipos diferentes e com pessoas que acumulam gordura de forma diferente, haja uma simplificação tão grande que impeça que uma dieta seja superior a outra qnto os resultados para a composição corporal.

• Supermoderador
Postado

Quanto aos estudos, eu já vi que o low carb NÃO é melhor que o low fat para a composição corporal. 

Corrigi o texto acima. Nenhuma dieta apresenta resultados superiores, é o que os estudos mostram.

Individualmente pode haver diferenças. Algumas pessoas se dão melhor com low carb, outras com low fat. Na média, não há vantagens de uma sobre a outra.

Tem um ponto bem importante que você citou acima. Você aumentou a quantidade de proteínas...e elas são fundamentais para o ganho de massa magra e perda de gordura. Esse, provavelmente, foi o ponto mais importante da mudança na sua dieta.

Postado

E acho que o mais importante também é que eu amo carnes em geral então comer muita proteína junto com a gordura que vem junto abrindo mão de carbo não é nenhum sacrifício, pelo contrário.

Além disso, prefiro comer legumes que arroz, e trocar carbos conforme ig é apenas um detalhe pq como eles já eram pouco mesmo, então comer mais lentilha ou mesmo arroz integral, ou ainda um pão feito com uma boa farinha integral, trocar melão e uva por morango e mirtilo não muda nada, é até mais gostoso.

Postado

Corrigi o texto acima. Nenhuma dieta apresenta resultados superiores, é o que os estudos mostram.

Individualmente pode haver diferenças. Algumas pessoas se dão melhor com low carb, outras com low fat. Na média, não há vantagens de uma sobre a outra.

Tem um ponto bem importante que você citou acima. Você aumentou a quantidade de proteínas...e elas são fundamentais para o ganho de massa magra e perda de gordura. Esse, provavelmente, foi o ponto mais importante da mudança na sua dieta.

Pois é, mas numa dieta sem suplementação, a maior ingesta de proteínas aumenta a quantidade de gordura ingerida, o que força a uma redução automática nos carbos para manter mesma ingesta calórica.

Mesmo em bulk, não sobre espaço para carbos se vc estiver batendo 3-3,5g/kg de proteína comendo sobrecoxa de frango e contra filé.

Agora quanto aos estudos, eu vi essa publicação.

https://www.healthline.com/nutrition/23-studies-on-low-carb-and-low-fat-diets#section1

• Supermoderador
Postado
1 hora atrás, Fraldexxx disse:

Pois é, mas numa dieta sem suplementação, a maior ingesta de proteínas aumenta a quantidade de gordura ingerida, o que força a uma redução automática nos carbos para manter mesma ingesta calórica.

Mesmo em bulk, não sobre espaço para carbos se vc estiver batendo 3-3,5g/kg de proteína comendo sobrecoxa de frango e contra filé.

Agora quanto aos estudos, eu vi essa publicação.

https://www.healthline.com/nutrition/23-studies-on-low-carb-and-low-fat-diets#section1

Consumindo estes alimentos, concordo contigo. 

No entanto, você poderia optar, por exemplo, por filé de frango, patinho e peixe - todas fontes magras de proteína. Daria para consumir uma quantidade razoavelmente grande de proteína com pouca gordura associada - e o restante das calorias poderia vir tanto de gorduras quanto de carboidratos, dependendo do gosto do indivíduo.

Quanto a estudos, sugiro que leia pelo menos as últimas páginas deste tópico: 

Nele costumamos postar os estudos mais recentes sobre o assunto.

Este estudo foi o que eu citei para mostrar que não há vantagem em um tipo de dieta sobre o outro:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/198808-low-carb-é-realmente-melhor-para-composição-corporal/?do=findComment&comment=2915019

E, mais recentemente, este:

Postado
3 horas atrás, mpcosta82 disse:

Consumindo estes alimentos, concordo contigo. 

No entanto, você poderia optar, por exemplo, por filé de frango, patinho e peixe - todas fontes magras de proteína. Daria para consumir uma quantidade razoavelmente grande de proteína com pouca gordura associada - e o restante das calorias poderia vir tanto de gorduras quanto de carboidratos, dependendo do gosto do indivíduo.

Quanto a estudos, sugiro que leia pelo menos as últimas páginas deste tópico: 

Nele costumamos postar os estudos mais recentes sobre o assunto.

Este estudo foi o que eu citei para mostrar que não há vantagem em um tipo de dieta sobre o outro:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/198808-low-carb-é-realmente-melhor-para-composição-corporal/?do=findComment&comment=2915019

E, mais recentemente, este:

Esse tópico é treta. Hahaha.

Já lei algumas coisas lá.

Vou acompanhar mais de perto.

Mas por ora, a restrição de carbo continua.

Hoje já encerrei minhas refeições. 

Bati 82 g de carbo. E isso porque eu comi granola. Haha.

Cara, filé de frango é uma coisa triste.

Trocar uma suculenta sobrecoxa desossada só pra poder comer um pouco mais de arroz com um filé de frango é triste demais.

Abrir mão daquele contra filé alto mal passado por dentro pra comer patinho só para liberar uma fatia de pão no café não faz sentido para mim.

Mas é como vc disse, depende do gosto da pessoa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...