Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melatonina perde efeito?


sanjuro

Posts Recomendados

Há três anos comecei a usar melatonina para ajudar no sono. Não é um uso diário e a frequência dele sempre oscilou (conforme estresse, rebater a cafeína, nova rotina de sono, etc). Já cheguei a usar diariamente por quase 2 meses, e sempre funcionou bem. E quando ficava sem tomar por alguns meses, e aí retornava, é lógico que continuava funcionando bem. 

 

Algumas semanas atrás, após um intervalo de mais de mês sem melatonina, tomei a dose habitual antes de dormir (5mg) e não me ajudou em nada. Na verdade, acordei durante a madrugada e na manhã seguinte estava com dor de cabeça.

 

Ontem voltei a tomar e obtive o mesmo resultado: o sono não melhorou e acordei com dor de cabeça.

 

Considerando que não estou tomando nada que possa influenciar (suplemento ou remédio), e que também não estou ingerindo cafeína de qualquer fonte (portanto não dá pra culpá-la por alterações no sono), fiquei com a impressão de que a melatonina perdeu o efeito positivo, mas em troca tem dado efeitos colaterais que nunca antes eu havia sentido.

 

Chego até a suspeitar que tá atrapalhando meu sono, mas aí acho que é uma suspeita meio forçada.

 

De todo modo, um dos supostos benefícios da melatonina seria não viciar (portanto, sem necessidade de aumentar a dose depois de muito tempo de uso), só que isso não se encaixa nessa minha experiência recente. 

 

Alguém sabe algo sobre uma possível resistência do organismo à melatotina? Seja por pesquisas ou experiência própria?

 

Editado por sanjuro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador
33 minutos atrás, BIGDADE disse:

O corpo sempre procura a homeostase. É igual s Cafeína, usar ela demais se organismo fica resistente. 

O ideal é usar ela só quando vc realmente ver que é necessário. 

Tem várias dicas pra se ter um bom sono. 

Da uma pesquisada aí. 

Acho que há uma diferença bem grande entre qualquer xantina (como a cafeina) e um hormônio como melatonina.

Estimulantes afetam negativamente o equilíbrio entre os sistemas simpático e parassimpático, gerando dependência, por exemplo. 

Já a melatonina quando presente na forma exógena TALVEZ impacte na redução da produção endógena (não achei referencias) mas não causaria dependência e/ou resistência (embora eu também não tenha achado referencias).

O uso de melatonina em doses muito superiores às fisiológicas TALVEZ levem a uma "resistência", mas note que os sintomas desta alegada resistência seria a necessidade de doses maiores para manter o efeito. 

 

Eu acho o mecanismo do sono muito complexo. A melatonina é produzida pela pineal a partir da detecção, pelo cérebro, da baixa na luminosidade capturada pelos olhos. O controle é tão preciso que entrar em um quarto escuro não causa sonolência, mas o anoitecer sim, denotando que outros mecanismos reforçam este controle.

O uso de melatonina exógena PODE bagunçar este equilíbrio e, em caso extremo, anulá-lo (o individuo não dorme mais ao anoitecer).

 

Do relato do post inicial percebe-se que o autor já "acostumou" com a melatonina como coadjuvante para o sono levando a crer que o seu sono "natural" não é bom. 

EU buscaria o motivo disto. Mudar hábitos ou acalmar situações de stress como mecanismo de melhora permanente no sono. Usar melatonina (ou magnésio ou outra coisa) apenas como ultima instância, num caso critico de insônia.

Eu sei que a rotina moderna é exigente e nem sempre a gente consegue fugir do stress. Mas há que se criar mecanismos próprios para que em algum momento do dia a gente consiga deixar tudo de lado, nem que seja para dormir. Ler, meditar, yoga, comer, tomar banho, sexo, etc. Há inúmeras formas, creio que alguma deva lhe ajudar.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma dica que sempre dou que funcionou MUITO bem comigo, é : "Só se deite pra dormir (ou sexo é claro)" .. nunca assista tv deitado.. nunca deite pra relaxar (só se for pra tirar uma soneca) .. nunca deite pra tomar sol... nunca deite pra nada... depois de alguns meses, vai perceber que deitar, te leva a dormir e simplesmente tentar assistir tv deitado por exemplo, vai dormir e perder o programa :D rsss ... tente.. mal não faz.. comigo deu certo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Wagnerock disse:

Recentemente eu fiz a compra de uma, só estou esperando chegar. Você já faz o teste com 10mg ? 

Particularmente não gosto de embarcar nessa de ir aumentando a dose, ainda mais em coisa que envolve sono. A tendência é virar uma bola de neve. E por muito tempo a dose de 5mg funcionou bem comigo, daí acho estranho que do nada ela tenha parado de funcionar por completo (não deu pra ver uma gradativa perda de efeito, sabe?). 

 

3 horas atrás, busarello disse:

Acho que há uma diferença bem grande entre qualquer xantina (como a cafeina) e um hormônio como melatonina.

Estimulantes afetam negativamente o equilíbrio entre os sistemas simpático e parassimpático, gerando dependência, por exemplo. 

Já a melatonina quando presente na forma exógena TALVEZ impacte na redução da produção endógena (não achei referencias) mas não causaria dependência e/ou resistência (embora eu também não tenha achado referencias).

O uso de melatonina em doses muito superiores às fisiológicas TALVEZ levem a uma "resistência", mas note que os sintomas desta alegada resistência seria a necessidade de doses maiores para manter o efeito. 

 

Eu acho o mecanismo do sono muito complexo. A melatonina é produzida pela pineal a partir da detecção, pelo cérebro, da baixa na luminosidade capturada pelos olhos. O controle é tão preciso que entrar em um quarto escuro não causa sonolência, mas o anoitecer sim, denotando que outros mecanismos reforçam este controle.

O uso de melatonina exógena PODE bagunçar este equilíbrio e, em caso extremo, anulá-lo (o individuo não dorme mais ao anoitecer).

 

Do relato do post inicial percebe-se que o autor já "acostumou" com a melatonina como coadjuvante para o sono levando a crer que o seu sono "natural" não é bom. 

EU buscaria o motivo disto. Mudar hábitos ou acalmar situações de stress como mecanismo de melhora permanente no sono. Usar melatonina (ou magnésio ou outra coisa) apenas como ultima instância, num caso critico de insônia.

Eu sei que a rotina moderna é exigente e nem sempre a gente consegue fugir do stress. Mas há que se criar mecanismos próprios para que em algum momento do dia a gente consiga deixar tudo de lado, nem que seja para dormir. Ler, meditar, yoga, comer, tomar banho, sexo, etc. Há inúmeras formas, creio que alguma deva lhe ajudar.

 

 

 

Pois é, essa falta de referências sobre os efeitos a longo prazo da melatonina é que me animaram a seguir com ela, mesmo sabendo que eu já tava usando possivelmente a tempo demais. Acho que vou aproveitar que agora não tá mais dando o resultado que queria e cortar de vez. Querendo ou não, aos poucos a bengala vai virando uma terceira perna e aí acontece da gente não ficar mais sem ela. 

 

E obrigado pelos tópicos recomendados, vou dar uma conferida com atenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A metabolização da melatonina ocorre no figado, algo pode ter prejudicado o seu figado nesses 3 anos?

No meu caso, quando estou com o figado bom vejo melhor efeito dela, estive com o figado meio ruim algumas semanas e não notei o efeito mesmo.

Uso a dose de 3mg, as vezes 6mg.

Á vezes também combino, Melatonina+Taurina(2~5g)+Magnésio(500mg~1g)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...