Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É realmente necessário fazer barra fixa?

IRLAM

Posts Recomendados

Postado

Depois que tirei os puxadores e maquinas em geral, parecia que estava em um ciclo foda, minhas costas cresceu tanto em questão de semanas se tornando um dos meus melhores músculos "dorsal", outra coisa que percebi foi que no puxador eu consigo levantar meu peso e mais 50%, tenho ate medo de estourar o cabo e preciso de ajuda para conseguir sentar e me prender no banco.

Mas isso é individual eu prefiro fazer barra fixa por que é mais pratico e rápido e nunca precisei revesar com ninguém.

Postado
4 horas atrás, pwdro disse:

Mas e quanto ao estímulo ao bíceps? Eu, por exemplo, sinto muito mais estimulado em barras do que na puxada na máquina

isso depende mais da pegada.. ( largura, ângulo do cotovelo ao puxar. )

3 horas atrás, MarcosMakaveli disse:

levanto mais carga na barra fixa do que o puxador me permitiria

==============================

apenas fiquem atentos a um fato, puxadores aonde vc coloca anilhas tem alavancas diferentes, 100 kg de aninhas em um é diferente dos mesmos 100 kg em outro modelo..

puxadores com cabos e polias mesma coisa...

em cada modelo a pressão necessária para mover os pesos é diferente.

e 20 "tijolinhos" não são cem quilos como alguns pensam.....

• Supermoderador
Postado
21 minutos atrás, Stein disse:

Depende...

A maioria dos aparelhos usa polias fixas e estas apenas alteram a direção e o sentido da força aplicada, além de agregarem algum peso por conta do atrito.

O que ocorre é que os tijolinhos dificilmente tem tanto peso quanto a gente imagina, mesmo quando está escrito neles algum valor.

Postado
1 minuto atrás, busarello disse:

os tijolinhos dificilmente tem tanto peso quanto a gente imagina, mesmo quando está escrito neles algum valor.

SIM..

quem nunca fez uma remada baixa na polia com 120 kg e quando foi em outra academia achou 80 pesado.?!?!?!?

eu já...
kkkkkk

algumas fábricas de equipamentos não sei por que diabos gostam de encher alguns equipamentos de polias.

exemplo: tinha uma máquina de supino com 4 polias na academia, e era muito leve, foi retirada uma, ficou pesada, perfeita...

Postado
1 hora atrás, Daniell109 disse:

O que é lindo para você? Isso é muito individual , assim como o exercício.

lindo pra mim eh ela parecer q ta expandida sem expandir

qdo eu expando entao vixe vo te fala!!!!!!!!!!!

Postado

Barra-fixa está presente em, absolutamente, todos os meus treinos de costas.

Lembro-me que comecei o ano fazendo 4 repetições. Hoje faço 13 consecutivas, ou 5 com 30kg de carga extra.

Pretendo sempre continuar usando este exercício, variando somente as pegadas.

Postado

Barra fixa para mim é um exercício muito efetivo para as costas, principalmente para dar formato V nas costas, que foi os resultados que eu tive. Se a sua preocupação é que ela é necessária ou obrigatória, na minha opinião eu não acho que seja, você pode progredir na maquina de puxada vertical, com a mesma execução da barra fixa e mesma pegada, quando achar que já esta pegando um peso bom ou próximo do seu peso corporal para aguentar a barra fixa você migra para ela, é simples assim.

Postado

eu particularmente gosto mais da barra fixa por é um parâmetro de medicao de força baseado no seu peso e te motiva a cada vez ficar mais forte para o teu proprio peso, foi um dos exercicios que me fez progredir bastante e que me deu densidade pras dorsais, acho imprescindivel, nao que o puxador seja ruim, mas se eu fosse fazer um puxador eu faria ele apos executar uma barra fixa com carga adicional na canela, comecaria treino com barra fixa e mais pra frente jogaria um puxador.

Postado

O principal motivo de muitos que citasse não realizarem barra fixa é por que simplesmente não conseguem fazê-la corretamente.
Considero esse um dos principais exercícios pra um trabalho efetivo de dorsal.

Postado (editado)
7 horas atrás, Stein disse:

isso depende mais da pegada.. ( largura, ângulo do cotovelo ao puxar. )

==============================

apenas fiquem atentos a um fato, puxadores aonde vc coloca anilhas tem alavancas diferentes, 100 kg de aninhas em um é diferente dos mesmos 100 kg em outro modelo..

puxadores com cabos e polias mesma coisa...

em cada modelo a pressão necessária para mover os pesos é diferente.

Com certeza, percebo isso totalmente em todos os aparelhos da minha academia, tem uns que parecem que facilitam o movimento e até o tipo de cabo influencia, na minha academia cada lado do cross over tem um cabo, o lado esquerdo é mais pesado que o direito e isso prejudica muito.

Puxador a mesma coisa, dois de modelos iguais com cabos diferentes, parece que tá levantando bem mais peso, mas estou acostumado, acontece até com anilhas.

Editado por MarcosMakaveli
Postado (editado)

Passei os olhos nas respostas anteriores e senti falta de um comentário. Caso isso já tenha sido mencionado, favor desconsiderar.

Pensando somente no título do tópico, se é ou não é realmente necessário existir a barra fixa em uma série de treino, minha opinião é que a resposta seja 'não'.

Entretanto, caso se opte por suprimir a barra fixa, é importante serem estudados quais outros exercícios precisarão estar presentes - na minha opinião - pra compensar tal ausência:

• pulley com pegada pronada aberta
  • Pull-over em pé no pulley
  • uma série pra bíceps que inclua pelo menos um exercício com ênfase nos braquiais
  • rosca punho
  • AB Wheel ou Leg Raises
Editado por Jaraqui
Postado (editado)
24 minutos atrás, BDM disse:

E é por isso que Ice e outros bons ex-usuários saíram do fórum. 

Ice saiu por uma questão bem mais complexa, pense antes de querer falar bobagem de algo que não sabe só por atenção. Recoloco minha posição, barra fixa é apenas mais um exercício, tendo o beneficio de ser mais divertido que os demais.

Editado por Gris
Postado

Do ponto de vista da hipertrofia, tanto faz. O importante vai ser o estimulo, e no caso você pode controlar melhor o musculo estimulado e controlar - leia planejar - o trabalho sobre ele de maneira mais exclusiva. Do ponto de vista da força, performace atlética, prefiro a barra por ser um exercicio mais composto, exigir maior estabilidade e maior quantidade de músculos auxiliares. 

Barra vai gerar hipertrofia? Claro que vai, ela estimula o musculo, mas é um pouco mais dificil controlar simetria e proporção nela, isso pq cada pessoa adotará um centro de gravidade, um angulo, e terá diferentes musculos fracos que serão exigidos, uns mais o core, outros mais os braços, e assim por diante.

Puxador gera força? Claro, pode ser util em trabalhos de força sim principalmente em períodos estratégicos de recuperação, ou até para um trabalho isolado por exemplo para alguém do Remo ou Voley, sem falar que controlado tem menos chances de lesão.

Pode usar um só? Depende do objetivo. Pode usar os dois? Cabe nos dois objetivos. 

Melhor? Vai de você e da sua preferência. Eu não tenho muita pretensões estéticas, não ligo muito para assimetria e desproporção (desde que não aumente as chances de lesão como ter um posterior de coxa fraco em relação ao quadriceps, dai tento equilibrar em prol do joelho). No meu caso minhas pretensões são esportivas, melhora do meu Karate e treino natural com calistenia por gosto, assim barra por ser mais completo é adequado para mim.

Enxergue apenas como exercícios, e exercícios conferem estímulos, estímulos são os fatores de resultado, o resto são correlações. Entenda o estímulo, encaixe seu exercicios. Sabendo que barra estimula de forma menos isolada, basta entender como isso se encaixa em seu treino e o mesmo para o puxador. 

Postado
Em 05/08/2016 at 09:52, Stein disse:

os que dizem sentir uma maior ativação do core, ou tem ele muito fraco, ou são aqueles que treinam abdome enquanto fazem barra fixa, embalando as pernas para ajudar no impulso..

os padrões de execução e amplitude podem sem colocados em pratica da mesma forma em ambos exercícios..

mais no puxador vc não rouba embalando com as pernas..

falo quanto a iniciantes ou pessoas que não entendam de biomecânica do exercício..

O que???????????

Não tem como roubar no puxador ??? Vc só pode estar de brincadeira Stein, o que eu ví nas 14 academias que passei foi o contrário : é infinitamente mais fácil roubar fazendo puxador do que fazendo barra fixa, o que mais se vê nas academias é gente que rouba no puxador usando a lombar ou o abd pra puxar a barra pra baixo , na última academia que treinei tinha um cara lá que treinava muito mais lombar do que dorsal fazendo pulley rsrsrsrs, dava até vontade de gravar e colocar no youtube.

Já na barra fixa a não ser que vc balance muito  ( assim como fazem os caras do cross fit ) nem tem como vc roubar direito , não a toa 99% dos caras FOGEM da barra fixa e vão pro pulley , eu já fiz os 2 e digo que barra fixa é MUITO superior ao pulley, é um bom exercício , de fato esteticamente ele faz diferença.

Postado (editado)
15 minutos atrás, Danilo Z disse:

O que???????????

Não tem como roubar no puxador ??? Vc só pode estar de brincadeira Stein, o que eu ví nas 14 academias que passei foi o contrário : é infinitamente mais fácil roubar fazendo puxador do que fazendo barra fixa, o que mais se vê nas academias é gente que rouba no puxador usando a lombar ou o abd pra puxar a barra pra baixo , na última academia que treinei tinha um cara lá que treinava muito mais lombar do que dorsal fazendo pulley rsrsrsrs, dava até vontade de gravar e colocar no youtube.

Já na barra fixa a não ser que vc balance muito  ( assim como fazem os caras do cross fit ) nem tem como vc roubar direito , não a toa 99% dos caras FOGEM da barra fixa e vão pro pulley , eu já fiz os 2 e digo que barra fixa é MUITO superior ao pulley, é um bom exercício , de fato esteticamente ele faz diferença.

Fazer puxador com a coluna inclinada pra tras é mole, quero ver nego estufar o PEITO LA NA FRENTE , arquear a coluna ( parecido com um supino) e trazer a barra do puxador na linha do queixo ou abaixo dele, dai o exercicio fica bem mais foda, um personal da minha academia me pois pra fazer assim e diminui bastante a carga, em compensacao a ativacao da dorsal e a contração em si melhorou MUITO.  Antes eu fazia igual todo mundo : Costas semi inclinadas pra tras, peito 'encolhido' pra dentro, e esses 'dois ajustes' melhoraram demais minha execucao no puxador. Só pra constar, puxador é sempre meu 3 exercicio, sempre comeco pela barra fixa e dps remada curvada :P

EDIT: Tambem acho que é mais facil roubar no puxador, porém nao sao todos que conseguem fazer UMA repet na barra fixa, portanto, roubar no puxador pode ser mais facil, mas executar a barra fixa é mais dificil

Editado por pibols
Postado

Haha. Eu vejo tantos caras fazendo pulley com a coluna inclinada que eu já estava começando a achar que era o correto (mentira, sei q é "roubo"), porém no meu caso, eu sempre fiz com a coluna reta.

5 horas atrás, pibols disse:

Só pra constar, puxador é sempre meu 3 exercicio, sempre comeco pela barra fixa e dps remada curvada :P

Faço a mesma coisa kkk.

Postado (editado)

O melhor exercício não é relativo.

As costas possuem dois grandes exercícios fundamentais: Puxada vertical ("barra") e remada. O resto ou é baseado nos dois, ou é algum tipo de isolador. Você tem que fazer algum exercício vertical sim e outro horizontal, são os principais exercícios a acrescentarem força, massa, resistência e etc.

A puxada na máquina não é a mesma coisa, mas resguardada às devidas proporções, cumpre a mesma função da puxada vertical com o peso do corpo. É recomendável fazer a barra fixa mesmo, pois ela dá muito mais força. Use caneleiras, ou monte um cinto para pôr peso, compensa muito. Ou procure variações de barra. Você pode fazer batendo palma, fazendo barra assimétrica, fazendo barra em l-sit e etc:

Se você quiser só remada curvada de exercício pesado para as costas, até vai ter bons resultados, mas o ideal seria fazer uma barra vertical também.

E outra coisa, TERRA NÃO É COSTAS. Terra é low-back, é diferente, é lombar, não vai te dar dorsal foda. Talvez trapézio. Mas a força do terra vem basicamente da perna. Não combina bem com um treino de costas, é melhor em um treino de perna.

EDIT:

Me lembrei de outra coisa relevante. Muitos adoram separar as coisas nessa discussão. Um exercício ou treino é melhor para hipertrofia e outro para força. Mas a força não seria relevante e necessária para o treino de hipertrofia? Muito se difunde que para hipertrofiar não é necessária força, mas vocês já viram algum campeão de qualquer modalidade estética não conseguir fazer supino com o próprio peso do corpo?

Alguns caras do fisiculturismo podem até viver de isoladores hoje em dia, mas antes deles fazerem um treino exclusivo de isolador e máquina, eles conquistaram força.

Então, não se esqueça de treinar a força. Se puder colocar peso, treine a barra até conseguir adicionar 60% do peso do seu corpo no exercício. Seu desempenho melhorará muito no geral.

Editado por Visitante
Postado

Eu gosto de fazer as duas coisas: boto um halter de 20kg no meio das pernas e faço low reps na barra (geralmente faço entre 3 e 5 rep por série) e depois mando umas puxadas com o triangulo na máquina com uma carga moderada e geralmente entre 12 e 15 repetições, com amplitude máxima e com uma cadência moderada.

Busco sempre aumentar pelomenos 2kg na barra a cada 2 semanas pra não estagnar (quando comecei meu máximo eram 2 reps só com bodyweight, sem cargas), e na máquina tento manter o mesmo ritmo, mas geralmente o aumento é menor (levo 2semanas e meia ou até 3 para aumentar 2kg na puxada).

Quando fazia apenas puxadas minha força não desenvolvia bem, então as cargas estagnavam rapidamente e, consequentemente, a estética ficava prejudicada. Por outro lado, quando troquei para as barras notei um aumento expressivo de força, porém a estética demorava demais pra mudar e isso dava um certo desanimo.

Desde então, juntei os dois exercícios e os resultados tão ótimos.

Postado
Em 13/08/2016 at 19:20, Danilo Z disse:

Não tem como roubar no puxador ??? Vc só pode estar de brincadeira Stein

dá pra roubar em qualquer exercício, leia e não fique apenas buscando aonde criar treta..

"no puxador vc não rouba embalando com as pernas "

abraço..

Postado
8 horas atrás, Stein disse:

dá pra roubar em qualquer exercício, leia e não fique apenas buscando aonde criar treta..

"no puxador vc não rouba embalando com as pernas "

abraço..

Não é treta , apenas falei que tem como roubar e expliquei como se rouba.

No stress.

Postado
11 horas atrás, Danilo Z disse:

apenas falei que tem como roubar e expliquei como se rouba.

ok, do mesmo modo que eu expliquei que dá pra roubar na barra fixa e como se rouba..

sacou...

abraço..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...