Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário de Um fundista (Canela Seca/Queniano Albino)


Fernandoomi

Posts Recomendados

4 horas atrás, RobertoKudsi disse:

Fala Fernando, 


Muito bacana sua história e suas dicas ao meio a tantos 'marombas' aqui no fórum, rsrsrs.

 

Sou corredor amador, aqueles que focam nas corridinhas de 10KM que pintam na cidade. Estou nessa vida há 1 ano e meio mais pela saúde mesmo pois minha vida boêmia estava me consumindo rsrsrs. Na academia que frequento tem um grupo de corrida, nada muito especifico (treinos de 5 a 8KM intervalados e recreativos), como tem gente de várias idades o treinador não puxa muito, cada um vai no seu ritmo.  A frequência é terças, quintas e sábado com 10 a 15KM;  

 

Tenho 99Kg, 1,88m, corro com pace de 5:55 por km - (10KM).

 

Vou fazer minha primeira meia maratona 04/09 em Buenos Aires (aproveitei as férias e a empolgação da turma da corrida da academia) e nesse último mês caiu a ficha e resolvi levar os treinos mais a sério (agora a porra ficou séria! :angry:), correr por frequência cardíaca (nunca fiz isso), longões de verdade aos sábados, intervalados mais intensos, etc... Comprei até um tênis pra revezar com o único que tinha e um relógio com gps/frequencímetro (TOMTOM, não deu pra comprar um garmin :unsure:) pra acompanhar melhor os treinos (corria com nike run/celular, mas não tinha frequencímetro) 

 

Seguirei te acompanhando pra pegar mais dicas e me motivar ainda mais. Aproveitando, me tira uma dúvida, você conhece algum suplemento pra diminuir a fadiga nesses longões? Estou pensando em comprar um termogênico (Lipo 6 ou Oxyelite), o que achas? 

 

Um abraço, bons treinos!

 

Poxa que legal!!

Esses treinos mais recreativos ajudam a construir uma base cardíaca. Corridas leves são as mais importantes, tanto que devem ser 70 a 80% da distancia semanal percorrida.

 

Meu palpite é você ver com o treinador para fazer um teste de 12 minutos ou 3000 metros, para assim você ter uma base dos paces ou zonas cardíacas que você deve seguir (regenerativo, rodagem, longo, ritmo ou TEMPO, intervalado e sprint). Esqueça aquela conta do 220 menos a idade! Bem furada!

 

Cada treino tem um objetivo, resumidamente assim:

-Regenerativo, que é um trote leve e te ajuda a recuperar de um treino mais puxado, para mim funciona entre 25 e 40 minutos no dia posterior ao intervalado ou longo.

-Rodagens ajudam te dar uma base cardíaca.

-Longos, melhoram sua endurance.

-Ritmados ajudam vc a ter uma tolerância melhor em correr mais rápido.

-Intervalado melhoram o VO2 e economia de energia.

-Sprint ajuda e ensinar as pernas correr muito rápido.

 

Então procure entender o objetivo de cada dia e você terá os resultados mais rápido.

A regra de ouro é: um dia forte e em seguida no mínimo um dia leve.

 

Para uma meia maratona, os treinos mais importantes são as rodagens e os longoes. No final os treinos de ritmo começam a ser mais comuns.

 

Cara eu tb tenho o TOMTOM, adoro ele!! Tive um Garmin Forerunner 305, a única coisa que sinto falta é o a parte de voltas e pausa automática, de resto me atende perfeitamente! Legal dele que ele tem um acelerômetro que mede a cadência de passadas, mas só aparece no relatório do TomTom MySports.

 

O Nike Run é muito bom tb, usei ele muito tempo! Até tem frequencímetro, mas eh difícil de achar. No app Strava tem como vc utilizar uma cinta medidora de freq. do tomtom (ele utiliza o padrao BLE/BlueTooth Smart).

 

Longao eu tomo Cafeína uma hora antes e levo meu cinto de hidratação com Carb UP (na verdade Voxx Carbo ou Malto). Pós treino os R4:1 da vida sinto que ajudam bastante, mas se nao tiver afim de gastar, use o velho leite desnatado com chocolate.

Experimenta também BCAA, uma ou duas gramas antes e depois. No começo eu sofria bastante nos longoes, quebrava no meio, depois que aprendia a estabilizar o ritmo começou a fluir bem!

Nessa época de frio eu tenho tomado Glutamina. Mas diferente da maromba, a dose que uso é bem menor... tipo uma colher de chá por dia.

 

Estes pré-treino que você falou nunca experimentei. Só Cafeína de uma marca chamada Conlife (esses de farmácia, tipo Ultra Farma), mas não tomo com muita frequência pq eu treino mais de final de tarde e a noite, caso contrário não durmo.

 

Treina bem fazer hidratação, pq as vezes nessas provas rola o tal do "copo aberto"... Eles dão isotônico em copinho sem lacre saca? Na minha meia, eu me engasguei todo e  perdi uns 25 segundos na passagem :wacko:. Descobre qual carboidrato é o melhor para ti. Que não dá asia, ânsia ou algum desconforto. Ouvi falar bem de um gel chamado Honey Stinger, mas nunca experimentei.

 

Bom acho que é isso...

Editado por Fernandoomi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sobre o termogênico, apesar de ser estimulante, não faz muito sentido, além de esquentar mais o corpo perde-se mais água e sais, sendo que quer o efeito contrário. 

 

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treino de ontem: Circuito funcional mais subidas de escadarias.

Ontem senti a perna de novo, mas como era um treino com menos impacto... deu pra levar. Começo a ficar em dúvida se é mesmo a panturrilha (Sóleo) ou se é o Tibial Medial (famosa Canelite);

Fiz meia hora de eletro estimulação depois do treino.

 

O circuito era composto de umas 25 estações de 30 segundos cada e 10 segundos de intervalo. Os exercícios que lembro mais ou menos eram: dentro-fora bambolê, skipping alto, baixo, sprint, anfersen, polichinelo, polisapato, agachamento, agachamento com salto, agachamento sumô, rosca direta, desenvolvimento lateral de ombros, desenvolvimento frontal ombros, pular corda, skipping na cama elástica, salto lateral, corrida em zig-zag, corrida frente e trás, passadas longas entre bambolês.

 

Strava p/ ganhar os pontos do Mova Mais ehehe

Editado por Fernandoomi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Born4Run disse:

Sobre o termogênico, apesar de ser estimulante, não faz muito sentido, além de esquentar mais o corpo perde-se mais água e sais, sendo que quer o efeito contrário. 

 

 

 

5 horas atrás, RobertoKudsi disse:

Fala Fernando, 


Muito bacana sua história e suas dicas ao meio a tantos 'marombas' aqui no fórum, rsrsrs.

 

Sou corredor amador, aqueles que focam nas corridinhas de 10KM que pintam na cidade. Estou nessa vida há 1 ano e meio mais pela saúde mesmo pois minha vida boêmia estava me consumindo rsrsrs. Na academia que frequento tem um grupo de corrida, nada muito especifico (treinos de 5 a 8KM intervalados e recreativos), como tem gente de várias idades o treinador não puxa muito, cada um vai no seu ritmo.  A frequência é terças, quintas e sábado com 10 a 15KM;  

 

Tenho 99Kg, 1,88m, corro com pace de 5:55 por km - (10KM).

 

Vou fazer minha primeira meia maratona 04/09 em Buenos Aires (aproveitei as férias e a empolgação da turma da corrida da academia) e nesse último mês caiu a ficha e resolvi levar os treinos mais a sério (agora a porra ficou séria! :angry:), correr por frequência cardíaca (nunca fiz isso), longões de verdade aos sábados, intervalados mais intensos, etc... Comprei até um tênis pra revezar com o único que tinha e um relógio com gps/frequencímetro (TOMTOM, não deu pra comprar um garmin :unsure:) pra acompanhar melhor os treinos (corria com nike run/celular, mas não tinha frequencímetro) 

 

Seguirei te acompanhando pra pegar mais dicas e me motivar ainda mais. Aproveitando, me tira uma dúvida, você conhece algum suplemento pra diminuir a fadiga nesses longões? Estou pensando em comprar um termogênico (Lipo 6 ou Oxyelite), o que achas? 

 

Um abraço, bons treinos!

 

 

Por este lado o Born4Run  tem razão... Mas assim como o Adriano Bastos (octa da maratona da Disney), tomo antes dos longoes (1x semana) e sinto que dá uma ajuda na concentração e na sensação de fadiga, mas nada de mais.

 

Penso que é questão de experimentar, não é algo que é absurdamente caro e o risco de dar um mal-estar é relativamente baixo. Treina um dia sem tomar nada, outro dia treina com uma dose para sentir se vale a pena. Tem gente que sente que ajuda, outros não.

Te digo que aqueles produtos pré treino Termogênicos tipo anfetamina eu não tenho moral não, é pedir para passar mal! Ainda mais longe, imagina o perigo.

Apenas por curiosidade, vou citar um fato que aconteceu comigo outro dia: fui tomar um xarope para asma (Acebrofilina que é broncodilatador) pq estava com catarro no peito e tive uma tontura danada. Sorte que estava perto de casa!

 

Eventualmente, se quiser testar, experimenta Paracetamol antes. Mas adianto que vai tirar aquela sensação de "orgasmo" que dá pós treino por causa da endorfina. Vai correr todo anestesiado:(.

 

Agora com toda sinceridade, o que mais senti que ajudou foi fazer um carbo load (comer bastante massas e talz) antes, um bom aquecimento articular/caminhada antes e ir tomando bastante liquido durante (mochila/cinto de hidratação/squeeze de água na pista). Este último conselho podes seguir que dificilmente terás problemas!;)

Editado por Fernandoomi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treino de Hoje: Rodagem 15km

 

Hoje resolvi correr no parque Leon Feffer, quis bater o pé num terreno mais macio e correr na grama/trilha ajuda muito!

Correr no meio das árvores, bichos e ar fresco é outra vibe!^_^:D Uma pena que o rio Tietê que passa ali do lado é bem judiado, mas no geral foi bastante prazeroso. A grama estava aparada, então não teve perigo de buraco escondido, carrapicho, pernilongo ou torcer o pé kkkk.

O que cansa é a subidinha do viaduto e os morrinhos da volta, de resto tudo tranquilo, Rodei para 4:37 com cardio de 164. As passagens mais lentas foram na Hidrataçao, onde preciso bloquear a respiração para engolir (1 gole a cada 30 metros) e nas travessias de rua que tem que esperar carro, subir e descer calçada, etc., isso sempre quebra o ritmo.

 

Rodagem Leon Feffer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas Fernando!

Sobre o teste de 12 minutos/3km, acho que não vai rolar lá na academia - o grupo é meio grande 15.. 20 pessoas, acho que não rola esse trabalho personalizado. 

 

Estou pensando em fazer um assessoria online, você conhece alguma? Pensei em fazer o teste sozinho mesmo e passar pra alguma assessoria online pra eles me orientarem e eu encaixaria/adaptava a planilha nos treinos semanais do grupo de corrida da academia. Até pensei em sair de lá e correr sozinho mesmo ou em uma assessoria específica pra corrida, mas a galera é gente boa demais  e outra coisa, não sei o que acontece mas quando corro sozinho meu desempenho cai rsrsrs... Quando corro com o pessoal ou em competições vou seguindo os 'coelhos' e sempre me supero. 

 

Treinava apenas 3x por semana, achava que 'regenerar' em casa de pernas pro ar era mais eficiente :D Vou seguir esse bizu, encaixar ao menos 2 regenerativos na semana ao invés de ficar em casa coçando.

 

Sobre o termogênico, 

Estava pensando em comprar o Oxyelite ou Lipo 6, mas de fato vocês têm razão, pode dar M.... nas corridas com maiores distâncias, melhor ficar na cafeína mesmo, vou ver se acho um termo leve à base de cafeína só pra dar uma ajudada a queimar a banha e dar uma maior disposição nos treinos.  Vou seguir também a dica do BCAA e OMEGA 3  e, lógico o principal, me alimentar melhor durante o dia.  

 

Tenho uma questão que esqueci de comentar, estou morando em Belém no momento e aqui é úmido pra cacete! Treinos à noite são inviáveis pelo calor, sempre treino 6h da manhã e nessa hora não dá muita fome, como sempre uma banana antes dos treinos, talvez um suplemento à base de cafeína pode dar esse gás a mais. 

21 dias pra meia, dá pra fazer muita coisa! Hoje tem regenerativo e amanhã longão (vou comprar aqueles cintos de hidratação) Vamo que vamo!  Valeu Fernando e  "Born4Run"!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, RobertoKudsi disse:

Valeu pelas dicas Fernando!

Sobre o teste de 12 minutos/3km, acho que não vai rolar lá na academia - o grupo é meio grande 15.. 20 pessoas, acho que não rola esse trabalho personalizado. 

 

Estou pensando em fazer um assessoria online, você conhece alguma? Pensei em fazer o teste sozinho mesmo e passar pra alguma assessoria online pra eles me orientarem e eu encaixaria/adaptava a planilha nos treinos semanais do grupo de corrida da academia. Até pensei em sair de lá e correr sozinho mesmo ou em uma assessoria específica pra corrida, mas a galera é gente boa demais  e outra coisa, não sei o que acontece mas quando corro sozinho meu desempenho cai rsrsrs... Quando corro com o pessoal ou em competições vou seguindo os 'coelhos' e sempre me supero. 

 

Treinava apenas 3x por semana, achava que 'regenerar' em casa de pernas pro ar era mais eficiente :D Vou seguir esse bizu, encaixar ao menos 2 regenerativos na semana ao invés de ficar em casa coçando.

 

Sobre o termogênico, 

Estava pensando em comprar o Oxyelite ou Lipo 6, mas de fato vocês têm razão, pode dar M.... nas corridas com maiores distâncias, melhor ficar na cafeína mesmo, vou ver se acho um termo leve à base de cafeína só pra dar uma ajudada a queimar a banha e dar uma maior disposição nos treinos.  Vou seguir também a dica do BCAA e OMEGA 3  e, lógico o principal, me alimentar melhor durante o dia.  

 

Tenho uma questão que esqueci de comentar, estou morando em Belém no momento e aqui é úmido pra cacete! Treinos à noite são inviáveis pelo calor, sempre treino 6h da manhã e nessa hora não dá muita fome, como sempre uma banana antes dos treinos, talvez um suplemento à base de cafeína pode dar esse gás a mais. 

21 dias pra meia, dá pra fazer muita coisa! Hoje tem regenerativo e amanhã longão (vou comprar aqueles cintos de hidratação) Vamo que vamo!  Valeu Fernando e  "Born4Run"!
 

 

Conheço Online sim... Procura pelo Adriano Bastos! Cara gente boa e sempre tem aluno em pódio. Só não te passo o número pq perdi minha carteira ontem com os cartões de visita :(.

 

Fora o teste dá para pegar um resultado de prova recente... tipo 5k, 10k que vc tenha corrido ao máximo.

É as vezes correndo com a galera vc desperta o lado competitivo rs, a gente vai conversando e quando vê nem percebe que acabou. É legal correr de galera.

 

Isso experimenta fazer um trote bem leve... tipo se vc corre para 6, no trote vai para 7:30... uns 25 minutinhos, nem se preocupando com a distancia, só relaxando B).

 

Banana, maçã, suco de frutas, sempre refeiçoes leves para não pesar a barriga e ficar com ânsia, evite lácteos tb.

Com 21 dias, provavelmente vc vai estar fazendo seus últimos longoes... Experimenta num longao (por ex. 18km) fazer os primeiros 8 solto e nos ultimos 10, tentar impor o ritmo que pretende para a meia. No meu caso, foi 25 segundos a mais que meu pace dos 10 km.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem foi Day off, hoje foi rodagem de novo...

Foram 15 km rodados para 4:32 ....

 

Hoje o cardio ficou alto pra caramba... 10 bpm a mais que a mesma rodagem e ritmo de quinta. Estava com uma sensação de branco (tipo quando levanta rápido), mas as pernas estavam boas, vai ver a pressão estava baixa.

 

 

Acho que foi minha semana mais rápida de todas até agora! 15 domingo, 15 terça, 15 quinta e 15 hoje para essa média de 4:35... Ou seja, 60km num pace de maratona. Isso me deixa bastante confiante para futuramente correr uma meia e abaixar o tempo.

Quando corri a meia em abril, fiz 1:41 ou seja, ritmo de 4:46. Estes tempos desta semana me fazem acreditar que consigo rodar uma meia para 4:20 ou 4:25 por km.

 

Minha maior dificuldade é segurar a ansiedade.. lembro que naquela meia, meu bpm na largada estava quase 160, e não consegui dormir um segundo na noite anterior. Depois foi a parte de hidratação, que engasguei várias vezes. Quebrei feio no 18º km, possivelmente por deixar a máquina trabalhar seca. Resolvendo isso já seria muito bom.

 

Essa semana estou experimentando um suplemento novo: CoQ10, lá do Sidney Oliveira... Baratinho né rsrs. Estou tomando só 1 comprimido por dia (a sugestão é 100mg=4 doses). Ainda não vi diferença alguma para ser sincero. Não sei se por estar tomando abaixo do recomendado ou se o negócio não é tão influente assim.

 

 

Strava:

Correndo das Mocréias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje era folga na planilha mas ficar em casa vendo Faustão... Prefiro ver o mar. Então saí e fui até o farol e voltei, sem a menor preocupação com o tempo, distância ou pace. Saí para sentir o vento na cara, a brisa do mar, barulho das ondas. Isso que é legal da corrida, o tempo que a gente dedica para alma.

 

Se fico em casa ocioso começam a vir pensamentos ruins... Tipo eu sou fracassado, eu não consigo, que ninguém gosta de mim, enfim, a depressão é implacável. Mas graças a Deus, existe um alívio, que no caso é a corrida. O negócio virou uma dependência, obsessão... Quando não corro fico mal. Cada vez dá vontade de correr mais longe, mais rápido... Exatamente assim que me sinto.

 

Realmente mulheres e empregos podem deixar a mente do cara em parafuso...

Tem sido uma briga enorme para sair deste deserto... Não vejo a hora resolver a vida afetiva, profissional e financeira.

 

Penso muito na ex, nos muitos planos que estão paralisados por falta e verba e no que posso fazer para dar a volta por cima.

Acho que estou igual o Forest Gump no filme... Correndo para por o passado para trás. Rsrs

 

Chega de mi mi mi, segue o treino: 8km para 5:17 bem relaxado

 

Strava

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Força companheiro, fé e paciência até as coisas voltarem para os trilhos.

 

Engraçado a motivação de cada um, por aqui meu problema é a ansiedade.

 

Com essa crise no mercado, há dois anos decidi meter a cara nos concursos, até que passei em um aqui em Belém. Achei que seria tranquilio a adaptação (somos de Fortaleza) mas tem hora que o bicho pega!  Chefia no trabalho pegando no pé, mulher em casa chorando com saudade de casa, estudos pesados pra voltar pra terrinha, eu aqui sem uma praia, longe de tudo e todos... só a corrida pra salvar dessa agonia toda, santo refúgio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...