Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Porque o Bodybuilding é perseguido pelos esteróides e outros esportes não?


Eduardo Fernandes

Posts Recomendados

Bem, como quer ouvir de todos, vou dar minha opinião.
Não é só BB que sofre esse ataque, ele é o mais visado/mais atacado.

Mídia e Governo tratam com tanta diferença por motivos distintos:
A Midia - ela quer vender, e vende mais propagar lendas urbanas e preconceitos do que a verdade, isso é fato, e junta ao fato que alguns culturistas se mataram por abusos extremos de AEs, que torna todo o preconceito embasado em uma dúzia de casos.

O Governo - Ele no geral divide em 2 pensamentos:

1 - Saúde pública : é fato que se fosse liberado e o governo distribuísse em posto de saúde como camisinhas, ia ter um problema sério de saúde pública, visto que inúmeros desinformados iriam sair aplicando qualquer coisa... e aplicando demais na corrida pra quem fica mais fortinho.
2 - Interesse financeiro: fato que remédio no Brasil é um comércio, e quanto mais restrito, mais caro e principalmente não gera nenhuma onda motivadora pra genéricos... que verdade seja dito, Nebido custa umas 1000x mais do que precisa, então, mantem-se essa indústria limitando a compra/venda/consumo.. e recriminando quem usa 'ilicitamente'

Preconceito é 'atleta' frango que não tem capacidade de chegar no alto nível, é como os frangos na academia que acham que qualquer um maior que eles é bombado.
Hipocrisiaa, é por questões de 'moralidade', estamos vivendo a era do 'politicamente' correto, e hoje, os caras tem que tomar cuidado pra não ser processado até por apologia as drogas qu(AEs são considerados drogas)... então, um cara chegar e dizer 'eu so forte desse jeito porque uso trembolona' (que é óbvio em muitos casos) ele pode ser preso, entende? então ele diz 'sou natural' .. além dos desinformados que consomem as baboseiras que eles vendem... como tribulos, wheys superfaturados, packs e etc... o cara não venderia muito tribulos dizendo que toma 1g/week de trembolona, ao pesquisarem por isso, iriam perceber que a trembolona dá mais resultado que o tribulus... e como o fabricante de trembolona não pode patrocinar o cara (legislação impede)... ele não ganha $$$ .. e convenhamos, sabemos que o culturismo é um esporte MUITO caro e raramente se tem retorno financeiro... menos ainda sendo sincero :D.
Se liberassem fabricação/venda/consumo de AEs como fazem com cafeína, certeza que teria propaganda na novela.. e atleta falando bem... mesmo os que não usam.. que convenhamos, a maioria que faz a propaganda, nem consome o produto.

Os patrocinadores, querem vender, você realmente acha que se você fabricasse tribulos, quem venderia mais? Bostin citando ciclo dele e adicionando tribulus? ou Caio que alega ser natural? eles não ligam se é verdade ou mentira (o desempenho por conta do tribulus), é só ver o marketing, eles querem vender e pronto... tu acha que se o cara da loja falasse que aquele superhipermegamonstermasterblasterultramegazord ripped que custa 300R$ o pote tem menos principio ativo que o café pilão extra forte 500g, ele ia vender aquilo?

Vivemos em uma sociedade hipócrita, queremos ver no sport algo que achamos que nunca alcançaríamos, e efetivamente se eles não pudessem usar nada, teria gente aqui fora que superaria eles pelos recursos farmacos, então... por essa modinha de 'politicamente correto' somado a sociedade hipócrita, vivemos nessa e vamos ser recriminados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

4 horas atrás, Daniel C. Dávila disse:

Sinceramente, no fisiculturismo deviam ter duas categorias, a de fisiculturistas old school que conseguem colocar o abdomen para dentro, e a freak que seria a dos fisiculturistas atuais. Mas a questão dos esteroides é que para os fisiculturistas e até para os entusiastas fica meio óbvio, se o cara cresceu muito rápido os musculos, o pessoal fala: "Ele deve ter tomado bomba". Já nas outras categorias e outros esportes fica mais "oculto" aos olhos do povo.

 

Criou-se um esteriótipo, corpo grande e musculoso = Anabolizante

Atleta de alto nível= Dedicado, anos de preparação, mais dificil ser ligado a esteroides, e quando é descoberto vira uma polêmica.

Já pensou se sai na midia que o Usain Bolt faz ou fez uso de anabolizantes? Imagine o escândalo.

 

Um fato que gostaria de comentar, na Copa do Mundo, acompanhei os jogos das seleções africanas, aqueles jogadores eram de outro mundo, no final do segundo do tempo corriam como se estivessem no inicio do jogo, imagine que a Alemanha sofreu jogando contra eles (Gana eu acho) e ainda rolou empate de 2x2.

 

Concordo com você, a imagem dos atletas de elite de outros esportes nunca é relacionada ao uso de anabolizantes sem se tornar polêmica. Até mesmo na TV é difícil alguém admitir que usa algum tipo de droga, lembro de uma discussão que eu li uma vez em algum lugar sobre o The Rock no filme No Pain, No Gain, a maioria jurava que ele nunca tinha usado esteroides e outras drogas estéticas, era só não sei quantos anos de treino, dedicação e bla bla bla.

 

Mas a IFBB já anunciou uma nova categoria, a Classic Physique, to ansioso pra ver como vai ser, tem grandes nomes se preparando pra ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Daniel C. Dávila disse:

no fisiculturismo deviam ter duas categorias, a de fisiculturistas old school que conseguem colocar o abdomen para dentro, e a freak

concordo e existe..

 

Fisiculturismo CLÁSSICO (masculino)

É uma modalidade do Fisiculturismo competitivo destinada aos atletas do sexo masculino que não desejam desenvolver seus músculos ao extremo, optando por um físico mais “Clássico”.

 

Com o propósito  de  criar chances iguais para eles,  foi criada uma tabela de adequação  onde o peso corporal dos concorrentes é limitado de acordo com sua altura, seguindo uma fórmula especial  criada pela  IFBB.

Atualmente existem quatro categorias: até e incluindo 168 cm, até e incluindo 171 cm;  até e incluindo 175 cm, até e incluindo 180 cm, e mais de 180cm.

Com o volume muscular limitado, é dada especial atenção à qualidade, e principalmente a visão geral do físico, as proporções do corpo e linhas, a forma muscular,  e especialmente a condição que o atleta se apresenta no dia da competição  (densidade, nível de gordura corporal, definição e detalhes).

Estas qualidade são analisadas durante as rodadas de avaliação do Físico,  quando os todos os atletas concorrentes executam as  poses obrigatórias, da mesma forma que na categoria Fisiculturismo Sênior.

Os Atletas devem executar as poses e rotinas com os pés descalços, e de sunga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pela mentalidade da população, infelizmente a maior parte do público de qualquer esporte pensa que os atletas são naturais e que os anabolizantes são uma forma de trapassa, o problema é que até o momento é mais adequado classificar anabolizantes como algo ruim e trapassa do que algo que possa fazer algum bem, este é o melhor método de se vender um esporte e o mais seguro também.

 Imagina, você ainda criança, se inspira em um atleta e pergunta ao seu pai se é possível ser como ele; ele te responde que apenas com o uso de anabolizantes, substâncias que são perigosas a saúde e que podem te deixar com "sequelas" pro resto da vida.

 

Não estou pintando os EAs como algo totalmente ruim e errado, acho que é uma discussão complicada e pode ser bem explorada, mas um lado deles é/vai totalmente contra a imagem que várias "atividades esportivas" desejam passar (saúde), entende?

Editado por Berserk220
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você perguntar para uma pessoa qualquer... "Qual o efeito de um esteróide anabolizante sobre uma pessoa?" .. Eu aposto quanto você quiser que a resposta vai ser algo do genero : "Ficar musculoso..".

Essa idéia que as pessoas tem.. de associar o esteróide diretamente a musculatura do individuo e vice-versa faz com que elas instintivamente liguem uma pessoa grande à esteróides, e não liguem um individuo com pouca massa muscular (mas que por sua vez faz feitos ainda mais incríveis com o corpo) ao uso esteróides...

 

7 hours ago, Daniel C. Dávila said:

Criou-se um esteriótipo, corpo grande e musculoso = Anabolizante

Atleta de alto nível= Dedicado, anos de preparação, mais dificil ser ligado a esteroides...

 

 Isso que o Daniel disse resume oq eu flei...

 

Se você aparecer com um bração perto daquele seu tio mala ele ja vai flar q vc ta tomando bomba, agora se você flar pra ele que você consegue pedalar 300.000km no msm ritmo frenetico ele vai dizer "qualquer um q treine muito consegue isso, eu msm qnd era novo pedalava 600.000km duas veiz mais rapido e ainda fazia deiz frexão comendo só pão com manteiga sem essas porcaria  tdo q seis toma ai"...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, antigoargos said:

Bem, como quer ouvir de todos, vou dar minha opinião.
Não é só BB que sofre esse ataque, ele é o mais visado/mais atacado.

Mídia e Governo tratam com tanta diferença por motivos distintos:
A Midia - ela quer vender, e vende mais propagar lendas urbanas e preconceitos do que a verdade, isso é fato, e junta ao fato que alguns culturistas se mataram por abusos extremos de AEs, que torna todo o preconceito embasado em uma dúzia de casos.

O Governo - Ele no geral divide em 2 pensamentos:

1 - Saúde pública : é fato que se fosse liberado e o governo distribuísse em posto de saúde como camisinhas, ia ter um problema sério de saúde pública, visto que inúmeros desinformados iriam sair aplicando qualquer coisa... e aplicando demais na corrida pra quem fica mais fortinho.
2 - Interesse financeiro: fato que remédio no Brasil é um comércio, e quanto mais restrito, mais caro e principalmente não gera nenhuma onda motivadora pra genéricos... que verdade seja dito, Nebido custa umas 1000x mais do que precisa, então, mantem-se essa indústria limitando a compra/venda/consumo.. e recriminando quem usa 'ilicitamente'

Preconceito é 'atleta' frango que não tem capacidade de chegar no alto nível, é como os frangos na academia que acham que qualquer um maior que eles é bombado.
Hipocrisiaa, é por questões de 'moralidade', estamos vivendo a era do 'politicamente' correto, e hoje, os caras tem que tomar cuidado pra não ser processado até por apologia as drogas qu(AEs são considerados drogas)... então, um cara chegar e dizer 'eu so forte desse jeito porque uso trembolona' (que é óbvio em muitos casos) ele pode ser preso, entende? então ele diz 'sou natural' .. além dos desinformados que consomem as baboseiras que eles vendem... como tribulos, wheys superfaturados, packs e etc... o cara não venderia muito tribulos dizendo que toma 1g/week de trembolona, ao pesquisarem por isso, iriam perceber que a trembolona dá mais resultado que o tribulus... e como o fabricante de trembolona não pode patrocinar o cara (legislação impede)... ele não ganha $$$ .. e convenhamos, sabemos que o culturismo é um esporte MUITO caro e raramente se tem retorno financeiro... menos ainda sendo sincero :D.
Se liberassem fabricação/venda/consumo de AEs como fazem com cafeína, certeza que teria propaganda na novela.. e atleta falando bem... mesmo os que não usam.. que convenhamos, a maioria que faz a propaganda, nem consome o produto.

Os patrocinadores, querem vender, você realmente acha que se você fabricasse tribulos, quem venderia mais? Bostin citando ciclo dele e adicionando tribulus? ou Caio que alega ser natural? eles não ligam se é verdade ou mentira (o desempenho por conta do tribulus), é só ver o marketing, eles querem vender e pronto... tu acha que se o cara da loja falasse que aquele superhipermegamonstermasterblasterultramegazord ripped que custa 300R$ o pote tem menos principio ativo que o café pilão extra forte 500g, ele ia vender aquilo?

Vivemos em uma sociedade hipócrita, queremos ver no sport algo que achamos que nunca alcançaríamos, e efetivamente se eles não pudessem usar nada, teria gente aqui fora que superaria eles pelos recursos farmacos, então... por essa modinha de 'politicamente correto' somado a sociedade hipócrita, vivemos nessa e vamos ser recriminados.

Que post!! Concordo com praticamente tudo!

 

A questão das industrias é realmente possível mas controversa.

 

A razão de eu ter levantado esse debate e incluido atletas de outros centros é porque por alguma razão, nao acho justo essa atitude tao distinta e ao mesmo tempo uma hipocrisia monstruosa de esportistas de varios níveis falando de esteróides, o que é tao hipocrita como Pro IFBB falando que cresceu a base de suplemento, e nada acontece. Existe um mercado suprindo esses caras tambem, provavelmente com drogas de altissima qualidade e acompanhamento de ponta, e nao ha nem mesmo a metade da atencao das agencias de segurança e saude do mundo inteiro (É normal velocistas de 100m com densidade, tamanho, qualidade e BF só razoavelmente abaixo de Mens Physique?), quanto mais a severa punição que ocorre sobre labs e pessoas do nosso meio que são processadas ou presas pelo mesmo (no maximo uma suspensão, sem investigação alguma sobre treinadores e equipes para descobrir as fontes das drogas e etc).

 

 

Nao tenho absolutamente nada contra eles, mas é realmente bizarra a maneira que um numero de pessoas (novamente, nao estou generalizando, uma parte considerável respeita muito) levam a idéia dos treinos, principalmente. Respeitam nosso trabalho e alimentação, de um modo geral, subestimam nosso esforço físico e condicionamento. Nao falo no geral, mas existem alguns mitos que sao muitas vezes causada por essa visão retrograda e falsa de que "Bodybuilders nao sao fortes ou condicionados" (Amadores ou prós, naturais ou hormonizados), quando Kevin Levrone, por exemplo, provou o contrario. E pior, quando dizem de pés juntos que nao somos atletas (insanidade).

 

Alguns falaram que a imagem do esporte atrapalha no apoio, mas nao consigo concordar com isso. Deveria haver mais incentivo e cobertura, patrocinadores poderiam enxergar melhor tudo isso. Mas é claro que a mídia também é a responsável. Lembrando que sou um mortal natural que nao sobe como muitos aqui, só acho lamentável a situação que todos os profissionais aqui do BR sofrem, sem metade do reconhecimento e apoio. E nenhum deles tem dinheiro e estrutura de banco estatal pra ajudar com tudo.

Editado por Eduardo Fernandes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Eduardo Fernandes disse:

Que post!! Concordo com praticamente tudo!

 

A questão das industrias é realmente possível mas controversa.

 

A razão de eu ter levantado esse debate e incluido atletas de outros centros é porque por alguma razão, nao acho justo essa atitude tao distinta e ao mesmo tempo uma hipocrisia monstruosa de esportistas de varios níveis falando de esteróides, o que é tao hipocrita como Pro IFBB falando que cresceu a base de suplemento, e nada acontece. Existe um mercado suprindo esses caras tambem, provavelmente com drogas de altissima qualidade e acompanhamento de ponta, e nao ha nem mesmo a metade da atencao das agencias de segurança e saude do mundo inteiro (É normal velocistas de 100m com densidade, tamanho, qualidade e BF só razoavelmente abaixo de Mens Physique?), quanto mais a severa punição que ocorre sobre labs e pessoas do nosso meio que são processadas ou presas pelo mesmo (no maximo uma suspensão, sem investigação alguma sobre treinadores e equipes para descobrir as fontes das drogas e etc).

 

 

Nao tenho absolutamente nada contra eles, mas é realmente bizarra a maneira que um numero de pessoas (novamente, nao estou generalizando, uma parte considerável respeita muito) levam a idéia dos treinos, principalmente. Respeitam nosso trabalho e alimentação, de um modo geral, subestimam nosso esforço físico e condicionamento. Nao falo no geral, mas existem alguns mitos que sao muitas vezes causada por essa visão retrograda e falsa de que "Bodybuilders nao sao fortes ou condicionados" (Amadores ou prós, naturais ou hormonizados), quando Kevin Levrone, por exemplo, provou o contrario. E pior, quando dizem de pés juntos que nao somos atletas (insanidade).

 

Alguns falaram que a imagem do esporte atrapalha no apoio, mas nao consigo concordar com isso. Deveria haver mais incentivo e cobertura, patrocinadores poderiam enxergar melhor tudo isso. Mas é claro que a mídia também é a responsável. Lembrando que sou um mortal natural que nao sobe como muitos aqui, só acho lamentável a situação que todos os profissionais aqui do BR sofrem, sem metade do reconhecimento e apoio. E nenhum deles tem dinheiro e estrutura de banco estatal pra ajudar com tudo.

É complicado, mas, eu vejo também muita ignorância, EU era um... pensava "lutador não usa AEs, pois eles tem dificuldade de bater peso.. se tomassem AEs ficariam que nem os BB e não seria produtivo" ... santa ignorância, temos a ignorância dos médicos, que propagam sua ignorância, quando são referência no assunto... como a entrevista do ignorante que enfiou ADE nos braços e o médico convidado, dizendo que ADE era AE e ele tinha malhado errado.. e o ignorante sabia mais que o médico (acho que foi o rodrigo ade) ... é o outro apresentando o 'homem mais forte do brasil' com braço de salsicha (arlindo anomalia) ... isso em rede nacional .. .ai  midia joga isso e o povão acredita que eles tomaram 'AEs' e estão 'fortões' ... logo, nessa concepção.. sim... eles não são fortes e nem condicionados ... mas, a midia não retrata a realidade deles... simplesmente joga informação deturpada e pronto.. o povão consome.
Convenhamos, vivemos em uma sociedade hoje, onde a primeira resposta de uma pesquisa no google é usada como verdadeira... wikipedia é referência bibliográfica... jornais propagam notícias do 'sensacionalista' ("jornal isento de verdade") como sendo verdades... o povo vai pra rua protestar por coisas que nem entendem, simplesmente vão na onda... feministas sem embasamento algum ... e hoje.. a midia tá deixando de ser 'quarto poder'  e virando o 'primeiro'... claro que não estou dizendo que são todos, não entendam mal, mas, infelizmente hoje, acredito que sejam a maioria.
São inúmeros exemplos da ignorância do povo... e quanto mais deixarmos a nossa educação e dos nossos filhos para a midia (sim, hoje, grande parte das crianças passam mais tempo diante da TV do que na escola.. assim como os adultos passam mais tempo vendo tv do que estudando) .. mais a ignorância vai ser propagada... conhece o desafio? pare qualquer um na rua e peça pra citar um ganhador do premio nobel... agora pede pra citar um jogador de futebol... um big brother... e infelizmente 99% das pessoas mesmo aqui no fórum sabe mais nomes de jogador de futebol, atores ou big brother... do que de vencedores do prêmio nobel. (eu me incluo nesse meio).
Essa ignorância é o que mais me incomoda, mas, quando digo que faço uso de anabolizantes, diretamente alguém que provavelmente tá pior que eu por dentro... já vem propagando ignorância.. "vai virar broxa" ... "isso dá cancêr" ... os argumentos são sempre 'alguém da família' ou 'alguém na tv' .. mas NUNCA ouvi na rua um argumento como ouço aqui no fórum e por isso aprecio e frequento.. que é citando um estudo científico ... somos taxados de ignorantes porque frequentamos academia e mais ainda por tomar AEs, mas, certeza que os mais experientes aqui já leram mais estudos sobre saúde do que 95% das pessoas que os criticam... mas sempre que você usa esse argumento fora desse mundo... a preguiça/ignorância das pessoas a impedem de buscar o estudo e ler.. e essa mesma preguiça as mantém ignorantes.
É como diz o poeta, " ...e de pai pra filho o racismo passa... se não fossem o retrato da nossa ignorância, transmitindo a discriminação desde a infância ... "
Há 30 anos atrás, ou você confiava no médico.. ou iria em bibliotecas de faculdades ler livros de medicina.. que convenhamos, seria um trabalho inviável... então, acabam passando seu preconceitos a seus filhos =/ 
Por isso tento aqui e convido a todos a tentar propagar o conhecimento, as experiências, para que ao menos o conhecimento esteja disponível a quem quiser aprender, pois vivemos a era da informação :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...