Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Todas As Calorias Säo Iguais?


Torf

Posts Recomendados

 

 

:smile_anim:

Depois de um tempo você pega as manhas e consegue fazer isso sem essa contagem toda. Lucas e Ricardo, se eu disser para vocês ficarem sem contar kcals por uma semana e que mantenham o peso, eu aposto que vocês vão conseguir, me digam se eu estiver errado. Falo isso porque foi o que aconteceu/acontece comigo. Já contei muito calorias, mas depois que aprendi a ir pelo feedback EU também considero 1kcal = 1kcal.

Como diria a galera do Control: 1 kcal não é 1 kcal para quem não sabe contar ;) 

 

Fiz isso por 6 meses antes de começar o UD2 , enquanto estava aproveitando o warrior diet e controlei meu peso sem problemas, eu tenho noção da minha ingestão (e todo o tempo de "controle" me ajudaram demais nisso)  e sei o quanto meu corpo precisa rsrsrs. Sei que funciona, e muito bem quando sabe conhecer o próprio corpo, nunca disse que não funciona pois já testei e tive resultados satisfatórios, mas não é todo mundo que vai saber ter esse "feeling".

Mas com o UD fica um pouco mais complicado, ficar saindo de depleção e entrando carbload, depois começa a ir diminuindo certos macros e outros aumentando. Já tenho uma ideia das quantidades dos alimentos e se quiser largar a contagem posso fazer sem problemas, mas é algo que não me atrapalha e nem incomoda (até mesmo pq só faço o controle 1x no dia rsrsrs), e se isso vai otimizar o processo então pq não?

Editado por Ricardo Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Mas com o UD fica um pouco mais complicado, ficar saindo de depleção e entrando carbload, depois começa a ir diminuindo certos macros e outros aumentando. Já tenho uma ideia das quantidades dos alimentos e se quiser largar a contagem posso fazer sem problemas, mas é algo que não me atrapalha e nem incomoda (até mesmo pq só faço o controle 1x no dia rsrsrs), e se isso vai otimizar o processo então pq não?

Se você gosta de contar realmente não tem para quê parar, ainda mais em uma dieta tão montanha russa(um dia 6k de kcals, no outro 1,5k) como a UD.

Eu quis aprender a ir pelo feedback porque eu sabia que se continuasse com essa contagem iria zoar tudo :D

Daqui para novembro/dezembro eu vou mudar o treino e geralmente eu fico 1-2 semanas fazendo esse control na dieta e funciona muito bem. Quando eu for mudar eu entro momentaneamente para o time de vocês B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por incrível que pareça, meu controle me dá uma liberdade enorme na escolha dos alimentos. Eu consigo variar bastante tipos e quantidades e até eventualmente sair da dieta e conseguir voltar aos trilhos nos dias seguintes. Acho que esse é o espírito de dietas flexíveis: ganhar a liberdade na diversidade dos alimentos, mas ter que controlar as quantidades dos mesmos.

Atualmente eu gasto mto pouco tempo registrando o que como, pq com o tempo os alimentos mais comuns ficam na memória do myfitnesspal - é só comer e anotar rapidinho e ir autorregulando a alimentação ao longo do dia.

Antes de iniciar um dieta nova, eu sempre faço algumas simulações pra descobrir mais ou menos que tipos de alimentos vou ter que comer e depois é só ir autorregulando.

Enfim, curto a ideia de dieta flexível e me adaptei super bem ao controle que ela exige.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, caras... Desculpem, mas por mais que eu leia com muita boa vontade e a cabeça aberta pra novas idéias, não consigo me convencer que as calorias são todas iguais.

Na física, tem aquela ressalva nos estudos, a CNTP (condições normais de temperatura e pressão). Já antes de começar a resolver um problema, tem que desconsiderar uma porrada de variáveis. Na termodinâmica uma caloria é uma caloria. Num sistema biológico não tem CNTP.

Entendo dizer que se tiver déficit calórico, o peso diminui. Se tiver superavit, aumenta. Mas essa mudança vai ser diferente de acordo com a materia prima - alimento -  do déficit ou superavit (vai ganhar mais gordura ou perder mais músculo, dependendo da fonte de calorias), e tem q levar em conta também estímulos externos, treino, horas de sono, stress, etc.

Exemplo: dietas com o mesmo déficit calórico, e com o mesmo treino. Pode acontecer a mesma perda de peso em todas as dietas, mas dependendo da distribuição de macros, um pode perder mta massa magra (se não comer proteina suficiente), outro manter os músculos, mas continuar pançudo (se tiver estímulo pra acumular gordura visceral), outro pode ter o resultado geralmente buscado por todos (manter musculo enquanto afina a cintura). Tem também a possibilidade de ficar envelhecido pela dieta, se ela for rica em AGEs (defumados, embutidos, alimentos com alta carga glicêmica e IG elevado), compostos que farão deterioração das juntas, olhos, pele, artérias e tudo mais.

Pra mim, dizer que as calorias são todas iguais é o mesmo que dizer que IMC acima de 30 é obesidade. Matematicamente (ou segundo a físcia) sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2000kcal (200g Carb + 150g Prot + Restante Gordura) - EU GANHO PESO E PASSO FOME O DIA INTEIRO

2500 kcal (50g Carb + 170g Prot + 180~200G) - Fico Saciado completamente, não sinto fome e matenho o peso.

Shrödinger pode colocar aquele texto seu explicando (porque eu também penso daquele jeito ;) ), aqui?Pela milésima vez, para quem não viu ainda...

 

Entendo dizer que se tiver déficit calórico, o peso diminui. Se tiver superavit, aumenta. Mas essa mudança vai ser diferente de acordo com a materia prima - alimento -  do déficit ou superavit (vai ganhar mais gordura ou perder mais músculo, dependendo da fonte de calorias), e tem q levar em conta também estímulos externos, treino, horas de sono, stress, etc.

Estamos falando de macros, então vamos esquecer os outros detalhes (treino, stress, etc..).

Se a quantidade de proteína e de kcals forem iguais tanto faz a divisão dos outros macros (para pessoas saudáveis). Faça a divisão como você se sentir melhor.

(Pessoas com resistência a insulina vão se dar melhor com low/zero carb, por exemplo)

 

 

 

Editado por EmilioTenório
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu iniciei o tópico a intencäo näo foi dizer que  uma caloria era diferente de uma outra caloria, literamente falando. O que eu quis expor é que o modo como certos alimentos/macronutrientes väo interagir com o corpo väo acabar mexendo com o metabolismo. Portanto 100 kcal de determinado alimento/macronutriente/composicäo/etc, pode acabar acelerando o metabolismo fazendo com que essas calorias sejam gastas facilmente. Já 100 kcal de outro determinado alimento pode acabar desacelerando o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste menos energia.
Daí, se formos fazer uma espécie de saldo, as 100 kcal do alimento 1 väo "engordar menos" que as 100 kcal do alimento 2.

Enfim, acho que é isso que o as pessoas que afirmam que as calorias näo säo iguais querem dizer. Nada tem a ver com a energia fornecida mas sim pelo impacto dessa(s) substância(s) no metabolismo.

Vale ressaltar que tudo que falo é numa linguagem bem leiga e superficial, sem nenhum aprofundamento.

Editado por Torf
Correcäo de sintaxe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu iniciei o tópico a intencäo näo foi dizer que  uma caloria era diferente de uma outra caloria, literamente falando. O que eu quis expor é que o modo como certos alimentos/macronutrientes väo interagir com o corpo väo acabar mexendo com o metabolismo. Portanto 100 kcal de determinado alimento/macronutriente/composicäo/etc, pode acabar acelerando o metabolismo fazendo com que essas calorias sejam gastas facilmente. Já 100 kcal de outro determinado alimento pode acabar desacelerando o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste menos energia.
Daí, se formos fazer uma espécie de saldo, as 100 kcal do alimento 1 väo "engordar menos" que as 100 kcal do alimento 2.

Enfim, acho que é isso que o que as pessoas afirmam que as calorias näo säo iguais querem dizer. Nada tem a ver com a energia fornecida mas sim pelo impacto dessa(s) substância(s) no metabolismo.

Isso mesmo. Acho que o mais relevante na diferença entre as fontes de caloria são o direcionamento pra aumento da gordura visceral,que acaba funcionando como uma "grande glândula"  (definição do William Davis) produtora de estrogênio, que pode fazer surgir uma ginecomastia ou infertilidade nas mulheres, além de deixar um ambiente altamente inflamatório que prejudica todos os órgãos e atrapalha os ganhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pedido do @EmilioTenório, vou copiar na integra esse post feito no meu diário:

...................

Uma forma alternativa de calcular o gasto calórico diário - como eu estimo meu gasto diário e o saldo calórico no final do dia

Primeiro vale a pena fazer uma revisão dos componentes do gasto calórico diário:

 

TEE: Total Energy Expenditure

BMR: Basal or Resting Metabolic Rate

TEA: Thermic Effect of Activity

TEF: Thermic Effect of Food

NEAT: Exercise Activity Thermogenesis

 

TEE = BMR + TEA + TEF + NEAT

 

De um modo geral as pessoas fazem uma estimativa grosseira e seguem cegamente (e qd erram julgam que não serve de nada) ou vão ajustando. Para os mais controladores, há maneiras interessantes de realizar estas estimativas.

 

Ao contrário do que alguns comentaram o BMR ou TMB não varia muito. Em um bulking tende a aumentar um pouco e em um cutting a reduzir (o máximo registrado foi de 15-20% em um estudo de semi starvation de 6 meses). De um modo geral, é uma função do peso.

 

O TEF costuma ser cerca de 10% das calorias ingeridas, mas como explicado em um post acima, pode variar, especialmente em função da ingestão de proteínas.

 

O TEA dá pra estimar de acordo com a quantidade de atividade física realizada. Existem diversas estimativas pela internet de acordo com intensidade da atividade e peso.

 

O NEAT é o mais difícil de estimar e é o que causa boa parte dessas "mágicas" vistas em alguns estudos. A depender da ingestão calórica, algumas pessoas tendem a se movimentar mais gastando mais calorias. Em um experimento, um dos sujeitos gastou 900kcal a mais, por conta de uma aumento de 1000kcal na dieta, ou seja, praticamente eliminou o superávit - isso é comum nos ditos ectomorfos.

 

Uma maneira que eu encontrei de "medir" o NEAT é usando um aplicativo contador de passos. Eu uso o PACER. Até agora parece ter uma precisão razoável. Já consegui perceber que vario de quase zero até cerca 700-800kcal em um dia.

 

Vale uma lida nisso

 

Como calcular cada um desses componentes:

 

BMR (ou TMB) 

Qualquer das fórmulas mais comuns (Katch-Mcardle, Harris-Benedict, etc.) dão valores mto próximo, visto que é uma função do principalmente do peso.

Minha TMB é cerca de 1800kcal (prefiro arredondar o valor).

TEF

TEF = (gramas de proteína) + (gramas de carboidratos)*0,2 + (gramas de gordura)*0,2

Meu TEF médio é cerca de 200-220kcal. No dia de carbload há um aumento, por conta da alta ingestão de carbos e sobre pra cerca de 330kcal.

TEA

O nível de atividade é mais fácil de estimar para atividades simples como corridas, caminhadas, bicicleta, etc. Para musculação é um pouco mais complicado, pois depende de diversos fatores, como nível do atleta, quantidade de massa muscular (que altera pouco a TMB, mas altera bastante o TEA, ou seja, uma pessoa com mais massa muscular gasta pouco mais em repouso, porém muito mais em atividade) e intensidade e volume do treino. Estima-se que o gasto varie entre 200kcal para atletas mais iniciantes e 700kcal para atletas mais avançados e musculosos - para um treino de normal, de 45-60min.

Para corridas e caminhadas eu utilizo os valores padrão que podem ser encontrados pela internet e nos apps de controle de calorias (eu uso o myfitnesspal, que é gratuito) - e são função meramente do peso.

Para musculação eu uso um valor que eu encontrei após alguns meses de controle calórico e de variação de peso. Acredito que meu gasto seja cerca 300-350kcal para um treino normal.

Para os treinos de depleção eu estou utilizando 500kcal, mas estimo que pode ser 600 ou 700kcal - farei os ajustes a depender da variação de peso.

NEAT

Para o NEAT eu utilizo um app contador de passos gratuito, o PACER. Até agora ele tem sido bem preciso. Ele se conecta ao myfitnesspal e já passa os valores de calorias gastas com os passos - que pra mim é uma média de 200kcal por dia, mas costuma ser mais baixa nos fins de semana.

 

Para estimar as calorias ingeridas eu utilizo o myfitnesspal. Além disso, eu tenho uma balança de cozinha, onde costumo pesar os alimentos que eu consumo em casa. Meus almoços durante a semana costumam ser em restaurantes a quilo, o que facilita a pesagem. O olhômetro é utilizado em todas as outras situações.

Com isso, eu consigo ter uma boa estimativa do saldo calórico de cada dia individualmente. Assim, é possível controlar o superávit ou déficit desejado pra cada situação. 

Em minha opinião, essa estratégia é mais precisa que utilizar multiplicadores como das fórmulas mencionadas acima (Katch-Mcardle, Harris-Benedict, etc.), pois nessas fórmulas acaba-se utilizando apenas a média, de forma que os saldos são sempre diferentes dos desejados.

 

E vai se f*%#@ quem me chamar de control freak! kkkkkkk

 

Abraços

 

Editado por Shrödinger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que 1kcal é 1kcal, agora o impacto dessa 1kcal vai ser diferente dependendo de cada macro. E dependendo de cada fonte do mesmo macro também é diferente. Por exemplo, 1kcal vindo do pão vai ser diferente de 1kcal vindo do brócolis porquê? Por que o impacto do geral, o impacto dessa 1kcal como um todo é diferente.

"Ah, de novo carboidrato, vocês falam que ele é vilão de tudo..".. Não, to falando sobre kcal, só usei o carbo como exemplo. "Ah, essa turma anti gluten/carbo/blablabla quer complicar o que é simples" (sim, eu sei que tem gente que fala assim).Não, não to querendo complicar nada, e eu particularmente não acho complicado, acho até mais fácil do que o que muitos fazem, mas isso é o que eu acho.

Contar calorias funciona? Sim, funciona. Não contar funciona tambem? Funciona sim. Qual é mais eficaz? Depende do gosto de cada um, da preferência.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...