Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desafio - Monte Treino Sem Exercícios "obrigatórios"


Torf

Posts Recomendados

Impossível.

Tudo bem achar isso. Apesar de suas postagens serem sempre críticas curtíssimas sem contribuicäo, é um direito seu. Mas, pense comigo:

Imagine se no final dos anos 1980, início dos anos 1990, alguém propusesse o seguinte desafio:

Monte uma rotina (dieta + treino) para queimar gordura abdominal onde é proibido fazer aeróbicos, proibido fazer treinos com mais de 12 repeticöes, proibido fazer abdominal todo dia e apenas poucas repeticöes e você é obrigado a comer pelo menos 2 ovos inteiros por dia!

Com certeza a reacäo do pessoal seria: IMPOSSÍVEL!

O cara que propôs o desafio seria execrado!

Mas aí chega um maluco e fala assim:

Que tal ao invés de aeróbicos, treinos intervalados de alta intesidade (HIIT, semi-aeróbicos)? Que tal fazer um treino normal para hipertrofia de 3x10, 4x10, 5x5? Que tal fazer abdominal em dias intervalados ao invés de todos os dias, com séries de 12 a 15 repeticöes usando peso?

E quanto a comida, você pode comer o que você quiser, quantos ovos você quiser, desde que os macronutrientes se encaixem na sua dieta hipocalórica (IFFYM).

Esse cara seria CRUCIFICADO! O pessoal diria: IMPOSSÍVEL! Você está indo contra todo o básico da queima de gordura abdominal!

Isso se chama quebra de paradigma. Quando há uma crise no paradigma dominante, surgem pesquisas, métodos, técnicas, etc, que criam novas diretrizes, novos paradigmas. A ciência e a tecnologia estäo aí para isso.

Sei que é muito improvável a quebra desse paradigma dos isoladores, mas quem sabe???

Entäo, caso você ao invés falar que é impossível, botasse a cabeca pra funcionar, você estaria me ajudando, se ajudando e ajudando todo o fórum. Afinal de contas, pensar e imaginar é de graca e, até mesmo em ditaduras, podemos fazer isso!

Os caras estão indicando aí um tanto de exercício de LPO ...strongman e de ginasta , numa academia convencional atualmente os básicos são complicados de se fazer por não ter estrutura, o q dizer de exercícios com sacos e de LPO rsrsrs.

A intencäo é justamente essa! É fugir do básico, ignorar o cenário real, imaginar, botar a cabeca pra funcionar, abstrair! É um exercício para mente e um teste para os conhecimentos!

Imagine como seria legal se tivessemos a possibilidade de fazer todos os exercícios que foram sugeridos aqui? Seria maravilhoso e interessante.

Enfim, pensar e sonhar é grátis e faz bem. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Apesar de eu ter entendido o propósito do seu tópico, jovem, vc não entendeu o propósito do meu post.

É impossível mesmo e digo o motivo.

Se analisar bem, quase todos os exercícios que o pessoal indicou não passam de variações dos básicos.

Até mesmo os calistênicos são variações dos básicos.

Flexão nada mais é do que supino com o peso do corpo.

HSPU nada mais é do que o desenvolvimento com o peso do corpo.

Remada invertida é uma remada usando o peso do corpo.

Agora, se sua intenção é apenas mudar os nomes dos exercícios, então é diferente, mas não se pode dizer que é um treino sem os básicos.

Näo seria o supino que é a flexäo só que com pesos?

Essa sua resposta mostra que você entendeu o espírito da "brincadeira". Pensar em variacöes e possibilidades. Abstracäo. É muito improvável que alguém aqui vá seguir algum dos treinos aqui sugeridos, mas "a necessidade é a mäe de todas as invencöes". Nem todas as academias contam com todos os equipamentos, ou ainda, há gente que treina em casa. Há pessoas, como eu, que por problemas no joelho säo impossibilitadas de fazer agachamento. Há pessoas que, como eu, por causa do ombro direito, näo pode fazer paralela... Aí, meu jovem, a gente tem que se virar!!!

Por isso que eu acho sim a proposta do meu tópico válida. Colocar a cabeca pra matutar. Ou entäo vamos direto para a secäo de avaliacäo de treinos da galera e tirar os isoladores, colocar compostos e resolver a vida de todo mundo. =)

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria que supino é push up mas com uma barra/dumbbell sob você, e não o contrário.

OHS é um HSPU com uma barra/dumbbell sob você, e não o contrário.

A remada sim, já foi especificado no começo do tópico "sem remada", seja ela invertida, unilateral, ou qualquer outra.

Continuo com minha opinião, dá sim pra fazer um treino sem aqueles exercícios que foram mencionados no começo do tópico, só o treino de costas que fica totalmente defasado na minha opinião. Dá pra fazer um treino de peito decente sem supino SIM!

Mas com toda a certeza, entre um treino com aqueles "básicos" e um sem eles, o treino com eles é superior, logicamente, mas não dá pra desprezarmos que dá sim pra fazer um treino, e melhor do que muito treino por ai, sem eles.

A proposta do tópico é interessante, o Proxy por exemplo, montou treinos legais, mesmo alguns deles tendo "row" ou algum "squat", mas ele mostrou que dá pra montar um treino. Isso é bom por que te abre a cabeça pra uma maior infinidade de opções, por exemplo: um cara treino em uma academia em que não dá pra fazer Squat, o que ele poderia fazer pra substituir? Não tem paralelas na academia de outro, o que pro no lugar? E por ai vai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na prática 90-95% dos movimentos são alguma variação da mecânica basica de puxar, empurrar e agachar. Então eu concordo com a afirmação de ser impossível montar um treino qualquer que não envolva alguma variação de agacho, terra, supino, barra-fixa, remadas e paralelas. Afinal, esses movimentos são a biomecânica básica da musculatura do ser humano.

No entanto, se você abrir a possibilidade de não restringir a variação desses exercícios (ou seja, excluir somente back squat, military press, deadlift, bench press, pullup, dips e qualquer row/remada), dá sim pra montar um treino muito bom.

Então um treino baseado somente em isoladores será um treino ruim, ao meu ver.

Lembrando que o autor do tópico/a intenção do topico não é discutir isoladores x compostos, eficácia de treinamento, low reps X high reps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o termo "eficiente" levantado no post inicial puder ser interpretado única e exclusivamente como ganhos de hipertrofia (excluindo a progressão de cargas da jogada), acredito que flexões - push ups - bem executados com apenas uma mão se equipare ao supino

Mas isso é apenas achismo meu mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Supino fechado

Na moral, triceps testa? Movimento que limita e muito a quantia de carga que se pode levantar, além do risco de lesão do cotovelo. Faça supino fechado, única alternada à altura da boa e velha paralela

Apesar disto o testa é um exercício mágico, francês e testa em super-set foi o que melhorou meus tríceps depois de anos. Isso que eu já empurrava 120kgs nos fundos (bw+40kgs livres).

O pessoal leva esse lance de carga muito ao pé da letra.

Sobre o tópico, os únicos com capacidade de montar um plano sem os básicos são os instrutores mal qualificados dos ginásios atuais :laughingsmiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar disto o testa é um exercício mágico, francês e testa em super-set foi o que melhorou meus tríceps depois de anos. Isso que eu já empurrava 120kgs nos fundos (bw+40kgs livres).

Pois por incrível que possa parecer, o que ajudou meu tríceps foi o coice. Fiz durante uns 3 meses e obtive ganhos excelentes. Às vezes dar uma fugidinha do feijäo com arroz pode trazer ganhos excelentes. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...