Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Antigos Estudos X Novos Estudos


Scorpion.king

Posts Recomendados

Ice, até onde sei TMB é sim o que o corpo gasta em repouso. O número que usamos pra calcular nossas dietas é o que alguns chamam de GCD (gasto calórico diário), que nada mais é do que a TMB multiplicada por um fator de atividade ou a TMB somada ao que se gasta nas atividades diárias. Com o tempo a galera acabou viciando o termo e acaba usando TMB erradamente.

Enfim, só uma questão de terminologia mesmo, mas que está fazendo confusão na cabeça do autor do tópico.

Não sou da área de nutrição, então posso estar falando uma besteira tremenda, mas pelo que aprendi é isso.

Editado por igorcsso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A idéia do IIFYM no meu ponto de vista é te ajudar a 'manter' a 'dieta'.

Invez de vc pegar um dia da semana pra extrapolar os limites e encher o cu de pizza, doces em geral, vc pode comer todo dia ou quase todo dia se quiser e souber mexer nos macros da sua dieta, encaixando cada alimento, pesando corretamente, etc.

Se alguém aqui não viu o topico do IIFYM aqui no forum, sugiro que leia INTEIRO, tem muita informação boa.

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/50050-iifym-se-encaixa-nos-seus-macronutrientes-com-video-explicativo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que não é a mesma coisa, foi só uma analogia para enriquecer o raciocínio.

O princípio da IFYM é simples e lógico. Você calcula sua TMB (que também considera suas atividades e não apenas o período de repouso, quem afirma isso está claramente equivocado).

Taxa Metabólica Basal é individual, ela é estabelecida de acordo com cada indivíduo, considerando TODAS as atividades que o sujeito faz no dia.

Se o cara lava o carro uma vez por semana, corta a grama uma vez por semana, leva o cachorro para passear 3 vezes na semana, faz musculação 4 vezes na semana e corre duas vezes na semana, é tudo levado em consideração para se calcular a TMB daquele indivíduo.

Então é um erro dizer que TMB só pode considerar o tempo de repouso.

O segundo ponto é considerar a lógica da IFYM de acordo com as dietas de nossos antepassados.

Ora, se formos analisar com um pouquinho de critério, veremos que eram adeptos dessa dieta mais por necessidade do que por escolha.

E tem um outro detalhe, não existiam alimentos industrializados naquela época como existem hoje, alimentos de alto IG tais como sorvete com altos graus de gordura hidrogenada, farinha branca, açúcar refinado, chocolate etc não faziam parte da dieta.

Com exceção de junk food, acho que essa questão de índice glicêmico de alimentos é supervalorizada, porque se formos analisar, não existe tanta diferença assim.

A IG do arroz integral mesmo é de 79, já a do arroz branco é 81, não é uma diferença tão grande assim, né?

Eu também não conheço adeptos do IFYM que fiquem se empanturrando de sorvete, bolacha recheada e chocolate.

Ice, até onde sei TMB é sim o que o gosto gasta em repouso. O número que usamos pra calcular nossas dietas é o que alguns chamam de GCD (gasto calórico diário), que nada mais é do que a TMB multiplicada por um fator de atividade ou a TMB somada ao que se gasta nas atividades diárias. Com o tempo a galera acabou viciando o termo e acaba usando TMB erradamente.

Enfim, só uma questão de terminologia mesmo, mas que está fazendo confusão na cabeça do autor do tópico.

Não sou da área de nutrição, então posso estar falando uma besteira tremenda, mas pelo que aprendi é isso.

AGORA SIM , essa questão está explicada e clara !

se falarmos de GCD ou TMB + Atividades, concordo com a IIFYM ... então eu ressalto ainda mais que ela não pode ser feito por qualquer um de qualquer jeito, sem no mínimo um médico nutrólogo pra ajudar a calcular esse gasto calórico...

pois não tem como ''arriscar'' mandar "gordices" pra dentro, sem ao menos ter certeza do quanto terá que compensar dps , onde diminuir e etc...

OBRIGADO ISSO ESTAVA ME MATANDO kkkkkkkkkk

eu estava fazendo cálculos, anotações parecendo um louco !

Editado por Scorpion.king
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu estava relendo o tópico da IIFYM, e peguei algo na internet, realmente se vc SOUBER balancear isso faz sentido(apesar da base de cálculos utilizada ser a TMB), não é vai prejudicar mesmo, mas isso tem que ser melhor explicado, e tem que ter conhecimento que ela não pode ser feita por qualquer um, a pessoa tem que saber o que está fazendo, assim como vc mencionou, vc tem que sabe o quanto deve consumir diariamente e ir contrabalanceando as coisas, então na MINHA opinião o IIFYM não é indicado para iniciantes, ou pessoas que estão atrás de "regimes" pois estas, não fazem a minima ideia de como fazer contagem dos Macros diários... (mas ainda não concordo plenamente kk)

Outro Item critico tbm é o IG dos alimentos comentado a cima, eu até li o tópico (http://www.hipertrofia.org/forum/topic/101736-insulina-nao-e-vila-uma-ma-reputacao-nao-merecida/) reli, busquei na internet, mas, ainda acho meio falho esse fato de não fazer diferença o IG, pois essa ideia tbm é vem da TMB e como eu disse antes, a TMB só pode ser levada em conta durante o sono, então podemos dizer que não se pode levar esse estudo de uma formar geral, pois as pessoas tem períodos de repouso(sono) diferentes, eu por exemplo durmo de 7~8 horas diárias , já não faria tanto sentido eu não me atentar ao IG dos alimentos já que tecnicamente meu tempo de queima de gordura durante o repouso é reduzido... mas ainda estou pesquisando sobre também, pretendo levantar mais informações

Cara, como disseram acima, a definição mesmo da tmb leva em conta apenas o repouso, só q o pessoal do fórum já se acostumou a usar tmb levando em conta tudo o q vc gasta em um dia, então ja considere dessa forma quando falarem.

iifym se trata de um equilíbrio, vc não vai sacrificar as coisas q vc gosta de comer pra sempre ou vai ? isso é melhor pro psicológico e em nada ira atrapalhar os seus ganhos. Se não viu, da uma olhada no link q o cara citou e a respeito do índice glicêmico, se tiver tempo vale a pena acompanhar a discussão q teve nesse tópico http://www.hipertrofia.org/forum/topic/43457-mitos-e-verdades-a-respeito-do-indice-glicemico-dos-alimentos/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um exemplo também de como NÃO fazer IIFYM, tudo bem que a ideia do cara não éra nem um pouco fazer IIFYM e sim mostrar no final disso tudo como MacDonalds se consumido em excesso faz mal pra saúde.

IIFYM não é pra vc montar sua dieta lá com um Big Mac todo santo dia, é pra vc variar os alimentos, pra não enjoar.

É grande pra porra, mas vejam o começo e depois pulem pro final. Nada muito longe do que já se sabe, mas é interessante ver

https://www.youtube.com/watch?v=XiaET24DwaU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já fiz dieta contada, e tudo mais , hoje em dia eu sigo uma dieta, não com contagem, mas como eu já conheço meu corpo, sei quando estou com déficit calórico ou superavit calorico...
mas eu costumo arriscar essas coisas tipo chocolates, fora do dia do lixo, pelo que vcs estão dizendo a IIFYM é uma solução para que eu possa comer sem culpa DESDE QUE eu compense com menos em outra refeição?

Outro conflito bom são as teorias dentre, Diferenças de Testosterona, há quem diga que os esteres fazem diferença em relação a aromatização, androgenia, retenção, e há quem defenda que eles tem a mesma reação a unica mudança é a meia vida...
eu sou da vertente que quanto mais longo o éster mais aromatiza, mais andrógeno, mais retenção etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas coisas que acontecem aqui:

  • 50 estudos dizem x. Sai 1 estudo dizendo y. Então, abandona-se x e acata-se y;
  • "Não somos ratos!"
  • Nego refuta ciência sem nunca ter feito ciência.
  • Objetividade/imparcialidade = 0. Nego é fanboy da dieta 'x' e nega todos os estudos contra a dieta 'x'.

Coisas que poucos entendem:

  • "33% dos cientistas mentem em suas pesquisas, aponta estudo"
  • 70% dos artigos acadêmicos são refutados durante duas décadas
  • Estudos sobre produtos são quase sempre patrocinado pelos produtores. Principalmente pelas marcas que lideram aquele mercado.
  • A ciência não consegue captar as minúcias sutis da complexa realidade por estar limitada ao método, à empiria, à linguagem, aos sentidos e aos valores do cientista.

Se você lê muito o fórum, você acaba contaminado pelo comportamento de manada. Ou você tem autonomia intelectual, ou você aceita a opinião majoritária para fazer parte do grupo. Eu prefiro postar pouco por aqui por discordar de 70% das posições do fórum, inclusive essa aberração IIFYM. Aí todos vão me odiar.

Alguns usuários aqui realmente entendem da coisa. Outros só repetem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas coisas que acontecem aqui:

  • 50 estudos dizem x. Sai 1 estudo dizendo y. Então, abandona-se x e acata-se y;
  • "Não somos ratos!"
  • Nego refuta ciência sem nunca ter feito ciência.
  • Objetividade/imparcialidade = 0. Nego é fanboy da dieta 'x' e nega todos os estudos contra a dieta 'x'.

Coisas que poucos entendem:

  • "33% dos cientistas mentem em suas pesquisas, aponta estudo"
  • 70% dos artigos acadêmicos são refutados durante duas décadas
  • Estudos sobre produtos são quase sempre patrocinado pelos produtores. Principalmente pelas marcas que lideram aquele mercado.
  • A ciência não consegue captar as minúcias sutis da complexa realidade por estar limitada ao método, à empiria, à linguagem, aos sentidos e aos valores do cientista.

Se você lê muito o fórum, você acaba contaminado pelo comportamento de manada. Ou você tem autonomia intelectual, ou você aceita a opinião majoritária para fazer parte do grupo. Eu prefiro postar pouco por aqui por discordar de 70% das posições do fórum, inclusive essa aberração IIFYM. Aí todos vão me odiar.

Alguns usuários aqui realmente entendem da coisa. Outros só repetem.

Boa Observação, acho que foi mais ou menos com esse intuito que criei meu tópico...

como comentei, sou sedento por informação e minhas pesquisas vão além do fórum, então expus certas divergências básicas, dando abertura a outras, para que as pessoas possam expor suas opiniões, mostrarem estudos, assim chegamos a uma conclusão ou ao menos tempos explicações dos 2 lados da moeda e podemos decidir qual vertente seguimos !

Não podemos esquecer, que tanto 'novos' estudos como 'antigos' estudos são TESES a serem defendidas, e a ciência é aberta a diversas TESES e suas devidas explicações, não podemos descartar qualquer TESE sem ao menos estudarmos e entendermos suas lógicas.

OBS: PESSOAL O TÓPICO É ABERTO PRA POSTAR OUTRAS DÚVIDAS OU EXPOR OUTRAS IDÉIAS, VAMOS LA ! ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico muito interessante, é sempre bom ver posicionamentos diferentes frente a um mesmo objeto de estudo.

Eu gosto e costumo colocar em prática o que leio e acho interessante para ver se funciona COMIGO, teoria e prática por vezes andam longe uma da outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...