Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Antigos Estudos X Novos Estudos


Scorpion.king

Posts Recomendados

Bom, eu não acompanho o fórum á muito tempo, mas desde que comecei a pegar firme vivo estudando> O mundo da musculação me ''seduz'' muito, me deixa muito curioso pelo seu amplo aparato de informações sobre o corpo humano e seus afins que reuni essa prática.
Apesar de não acompanhar o fórum há muito tempo, posso dizer que sou sedendo por informação, então venho acompanhando tópicos antigos, debates etc, sobre tudo que estou encontrando por aqui.

Porém percebi que de uns anos pra cá vem nascendo novos "gênios" dos estudos de nutrição,treinos e etc, isso vem gerado MUITAS contradições em todos os estudos que já haviam sido feitos e causando ÓTIMOS debates em alguns tópicos por aqui, sendo verdadeiras aulas pra quem as lê.
Esse foi o motivo da criação desse tópico, não achei nada parecido então por favor se já houver podem desconsiderar esse e me passem pra que eu possa acompanhar.
A ideia aqui é debater sobre estudos antigos que vieram dando certo a anos e os novos, sobre coisas básicas e complexas como: Diferença entre carboidratos índices glicêmicos etc / Dar ou não pico de insulina(malto,dextrose) para maior absorção de proteínas (whey) / treinos até a falha real necessários ou não / músculos do de recuperação rápida serem treinados mais vezes na semana/ cargas X repetições, entre outros assuntos.
Meu intuito mesmo a real duvida é: Em quem devo acreditar? Que vertente seguir? Será que tudo que têm sido estudado até o surgimento desses novos "gênios" estava "errado" ? Será que algumas praticas não passam de mitos da musculação? Se caso os novos estudos estiverem totalmente certos, devemos esquecer TUDO que foi acreditado e aplicado até hoje?
Não vou me atrever a dar alguma informação aqui para iniciar o debate, na verdade quero mais é acompanhar e aprender, mas se caso for vou iniciar com uma dúvida que está me matando, que por sinal foi uma leve discussão que tive com Busarello e o MpCosta82 sobre dietas.
Li sobre IIFYM, compreendi e realmente faz sentido, mas não consigo acreditar que consumir 10g de carbo de um pão integral seria a "mesma coisa" que consumir 10g carbo de uma pizza, não estou falando dos nutrientes que vem junto estou isolando apenas o CARBOIDRATO , não levando em conta as fibras, proteínas e etc que vêm junto.
Que isso no fim do dia vai se balancear por causa da TMB !
isso é só uma das controvérsias que vem sendo criadas, aqui fica o espaço de dúvidas parecidas e outros usuários que devem estar tão perdidos quanto eu no fato de: quem acreditar?


"Caso não achem esse tópico relevante ou algo parecido fique a vontade pra fechar, só me deem uma explicação antes, e eu continuo estudando individualmente :graduated:
"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Olá, Scorpion

A maioria dos membros que discutem esses estudos só leem artigos sem possuir um estudo da base. Se eu disser que as fibras musculares são células musculares é capaz de alguns usuários bem seguidos daqui dizerem que fibra muscular é uma coisa e célula muscular é outra. Quer estudar artigos? Pegue livros de bioquímica, histologia, fisiologia, nutrição etc. e estude muito! Pegue vários artigos, faça questionamentos, faça tópicos, leia e releia e releia novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, obrigado é que como sou muito curioso comecei a ler muitas coisas e fiquei meio confuso !
se vcs tiverem alguns bons autores de artigos científicos para me indicar, eu agradeceria...

alguém mais tem alguma opinião? gostaria de ver mais opiniões distintas, explicações etc .... kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o grande problema antigamente era q as pessoas acreditavam ( e tem umas q ainda acreditam ) em teorias sem sequer olhar estudos sobre eles. Só pegar o exemplo da dieta de 3 em 3 h, não havia estudos sobre ele e ninguém fazia questão de saber, eram só os "profissionais" falarem e os idiotas seguirem ( e eu era um tbm ). A principio, acredite em estudos fundamentados e vc terá algo pra se guiar.

Das duvidas q vc citou, só tenho duvidas sobre os músculos de recuperação rápida q ninguém ate agora mostrou algo q confirme essa teoria e já houve ate argumentos q refutam ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a fala do Ice. (estou tirando o whey da dieta)
10 desculpas esfarrapadas para vender Whey Protein

5755010760_defdefbec5_z.jpg?w=614&h=345

Whey Protein é o suplemento mais conhecido entre os praticantes de musculação e um dos mais vendidos no mundo, qualquer freqüentador de academia já ouviu falar desse produto. Muitos acreditam que se trata de um pó mágico capaz de alavancar ganhos até para os mais hardgainers. As indústrias de suplementos, famosas por exagerar no marketing de seus produtos, foram uma das principais responsáveis por criar essa fama de que a proteína do soro de leite é de alguma forma, superior as demais. Quantos adolescentes já não foram levados por maliciosos vendedores de suplementos a acreditar que essa era a solução para sua magreza? Você foi um deles? Montamos uma lista com 10 desculpas esfarrapadas usadas por vendedores e indústrias de suplementos para te convencer a comprar Whey. Não seja enganado novamente!

#1 – Whey Protein tem valor biológico superior às outras proteínas.
A grande verdade sobre o valor biológico é que ele é totalmente irrelevante para quem consome grandes quantidades de proteínas diariamente (2g/kg ou mais). Se você for um refugiado uruguaio que mora em uma comunidade carente e consome 30g de proteína por dia, é até importante que estas 30g sejam de alto VB. Nesse caso o valor biológico faz diferença. Porém, se você for um marombeiro que consome facilmente 150-200g de proteína por dia você já está no limite da retenção protéica, aumentar o valor biológico não fará diferença alguma, pois como dito, você já está no limite. Existem até fisiculturistas que conseguem excelentes resultados consumindo apenas proteínas de fontes vegetais. Se você garante seus 2g ou 3g de proteína por kg de peso corporal, não é necessário se importar com valor biológico de nenhuma proteína.

#2 – Whey Protein é uma proteína de rápida absorção.
Shake pós-treino só é algo urgentemente necessário para quem treina em jejum ou semi-jejum. Se você faz uma refeição pré-treino, você já garante aminoácidos durante todo o período intra e pós-treino. O fato de o Whey ser de rápida absorção não faz qualquer diferença na prática, já que diversos estudos comparam o uso de 30g de Whey x 30g de Caseína x 30g de proteína sólida e todos tiveram a exatamente a mesma resposta na síntese protéica. Não tem porque achar que só porque ela é absorvida mais rápida, significa mais músculos.
Exemplo prático: Se você quer encher um copo com 200ml de água, faz diferença se você coloca de 20ml em 20ml ou 200ml de uma vez só, no final o copo não está com 200ml do mesmo jeito? A velocidade mais rápida fez o copo ficar mais cheio? Da mesma forma que 200ml de água sempre serão 200ml de água independente da velocidade que se coloca no copo, 30g de proteína sempre serão 30g de proteína independente da velocidade absorvida.

#3 – Whey Protein tem maior quantidade de BCAA que as outras proteínas.
Qualquer proteína completa tem pelo menos 15-20% de BCAA. Uma dieta hiperprotéica comum tem 30-40g só de BCAA. Você acha que os 5,5g a mais que o Whey Optimum possui irão fazer qualquer diferença na prática? Comparado ao resto da dieta, essa quantidade chega a ser insignificante.

#4 – Whey Protein possui maior quantidade de glutamina que as outras proteínas.
Mesmo caso do item anterior. Adicionar 4g de glutamina em uma dieta hiperprotéica é adicionar uma gota d’agua em uma piscina.

#5 – Whey Protein eleva a síntese protéica, é anti-catabólico e ajuda na recuperação muscular.
Assim como toda e qualquer proteína. Próximo!

#6 – Whey Protein causa pico de insulina, portanto é anabólico.
Se o seu interesse é apenas na insulina, faça uma refeição pré-treino que sua insulina ficará elevada durante todo o treino e por várias horas após o mesmo.

#7 – Whey Protein é antioxidante.
Se o seu interesse é apenas na ação antioxidante, use um bom multivitamínico.

#8 – Whey Isolado é melhor do que Whey Concentrado.
Mito. Para quem é intolerante/sensível a lactose pode até ser interessante apenas pela ausência desse carboidrato específico. Já que em alguns pode causar desconforto, diarréias, flatulências, e acne. Para todo o restante da população, Whey Protein Isolado tem exatamente os mesmos efeitos que o Concentrado. Com a desvantagem que durante o processo de filtragem são perdidos muitos nutrientes importantes. Outro ponto negativo é que quanto mais rápida a velocidade de absorção da proteína, mais chances ela tem de ser oxidada (usada como energia) já que os receptores dos peptídeos são ocupados com maior rapidez.

#9 – Whey Hidrolisado é melhor que Whey Isolado.
Usar quantidades maiores do que 30g de Whey Hidrolisado de uma única vez é o mesmo que rasgar dinheiro. Nosso intestino tem quantidades limitadas de receptores de aminoácidos e peptídeos (os monômeros das proteínas). Quando se coloca na corrente sanguínea, grandes quantidades de proteína hidrolisada, todos os receptores são ocupados de uma vez só. E os aminoácidos que não conseguem encontrar um receptor vazio para serem absorvidos, são usados como substrato para a gliconeogênese (transformados em energia). Uma proteína sólida ou de lenta digestão não corre esse risco, pois os aminoácidos são liberados na mesma velocidade que são absorvidos, e não ocupam todos os receptores de uma vez (não há “fila” para usar os receptores, pois sempre tem um vazio). Quanto mais rápida a absorção da proteína, mais receptores são usados de uma vez só, e mais chances ela tem de ser oxidada.

#10 – Whey é uma proteína limpa de gorduras, colesterol e açúcares.
Outro grande mito que surgiu nos anos 70 e que até hoje assusta os menos informados é que gordura é o vilão da alimentação e deve ser eliminado a todo custo. Gorduras possuem uma enorme lista de benefícios para o corpo humano, inclusive as saturadas que foram injustamente acusadas de serem causadoras de problemas cardíacos. Muitos estudos comparam 300kcal de leite desnatado com 300kcal de leite integral e mostram que a resposta anabólica desse último é superior ao primeiro. Colesterol tem importantes funções no processo de hipertrofia, é usado como carregador de testosterona, precursor de vitamina D3, regulador da membrana plasmática. Açúcar pode até ser um problema para diabéticos, mas pra quem tem hábitos de vida saudáveis e pratica musculação ele é útil como fonte de calorias e estimulador de insulina.

Afinal, existe vantagem em usar Whey Protein?
Sim, existe. Os vendedores de suplementos conseguem usar de sua criatividade e listar 300 “vantagens” para te convencer a comprar seus produtos. Infelizmente apenas 1% delas são verdadeiras e estão citadas a seguir:
Whey Protein é mais prático que uma proteína sólida: Uma das reais vantagens de usar uma proteína em pó é a praticidade. Basta misturar com leite/água e que já está pronto. Rápido e sem bagunça.
Whey Protein é mais fácil de ser ingerido: Para os ectomorfos que não conseguem comer o suficiente, o uso de proteína em pó pode ser interessante. Já que é mais fácil consumir 200kcal de um shake líquido do que de carne.
Uso de proteínas hidrolisadas intra-treino: Muitos praticantes de musculação notam uma significativa melhora na recuperação muscular quando usam uma pequena dosagem (15 a 20g) de proteínas hidrolisadas ou BCAAs ao longo do treino. O que permite treinar o mesmo músculo várias vezes na semana.

Conclusão
Talvez você esteja se perguntando: Devo tirar o Whey Protein da minha alimentação? A resposta é NÃO.
Você não deve eliminar o Whey simplesmente porque remover 30g de qualquer fonte protéica (e conseqüentemente 120 kcal) da dieta não faz nada além de atrasar seu crescimento. O grande ponto desse artigo é mostrar que o Whey Protein tem exatamente o mesmo potencial anabólico que 30g de proteína de carne ou 30g de proteína de ovo.
Retirar qualquer uma destas da dieta não traz benefício algum. Entretanto você está completamente livre para trocá-las entre si. Em vez de tomar um scoop de Whey de R$200,00, apenas adicione duas ou três porções de frango ao seu jantar.
Não substitua qualquer parte de sua dieta por suplementos, em vez disso, apenas adicione-os a sua dieta original. Não cometa o mesmo erro de muitos iniciantes em pensarem que estarão crescendo mais porque trocaram 30g de carne por 30g de Whey. Você cresceria mais se tomasse os 60g juntos.

Editado por Roll's
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem também a parte desonesta do negócio.

Um estudo sobre a eficácia do whey protein mesmo, se tu for ver a metodologia, verá que as pessoas foram divididas em dois grupos, um grupo ingeriu whey protein e outro grupo ficou em jejum, aí concluíram que whey protein acelera a recuperação muscular.

Ora, por aí se vê que o estudo é falho, pois por um lado ele concluiu pela eficácia do whey, o que nunca foi discutido, mas por outro acabaram dizendo que whey é a melhor fonte de proteína que existe, o que é mito, pois nunca foi feita uma pesquisa séria comparando whey e frango, ou carne, ou peixe ou ovos (acho que já deve ter sido feito tal estudo, mas como a diferença deve ter sido insignificante, acabaram não divulgando).

Enfim, o fato é que existe muita coisa obscura e, infelizmente, a hipocrisia não permite que as coisas sejam feitas de forma honesta.

Experiências de treino, por exemplo, precisam considerar pessoas treinadas e destreinadas, usuários de esteróides e naturais.

Sobre sua dúvida, eu teria muitas reservas quanto a acreditar em pessoas patrocinadas pela indústria do suplemento, porque os caras crescem por conta das drogas que usam, mas ficam falando por aí que foi o suplemento X que os deixou daquele tamanho.

Eles deixaram o cara de jejum pra fazer a comparação? essa foi triste.

Lembro de um topico q o craw discutiu umas 5 a 6 paginas com um cara q falava q whey era superior e quando vc olhava os estudos eram realmente comparando whey com frango, porem, com diferença significativa na quantidade, pegavam 80g de proteína do whey contra 30g de proteína de frango.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A história do índice glicêmico não importar eu acho a maior balela. Nego viaja achando que é tudo sobre calorias in calorias off e esquece da tolerância a insulina e da presença de leptina quando há alimentos no estômago.

é cara eu tbm estou com sérias duvidas em relação a IIFYM pois pelo que andei estudando a TMB é baseada no consumo do seu corpo quando ele está em repouso, ou seja, pra pessoas que tem uma vida normal trabalho e/ou estudo + academia e/ou outras atividades, a TBM só seria relevante durante o sono, pois tecnicamente estamos em atividade o dia todo, só ficando em repouso literalmente durante o sono, mas ainda estou estudando mais pra poder levantar e questionar mais sobre esse método de alimentação.

Cara, o grande problema antigamente era q as pessoas acreditavam ( e tem umas q ainda acreditam ) em teorias sem sequer olhar estudos sobre eles. Só pegar o exemplo da dieta de 3 em 3 h, não havia estudos sobre ele e ninguém fazia questão de saber, eram só os "profissionais" falarem e os idiotas seguirem ( e eu era um tbm ). A principio, acredite em estudos fundamentados e vc terá algo pra se guiar.

Das duvidas q vc citou, só tenho duvidas sobre os músculos de recuperação rápida q ninguém ate agora mostrou algo q confirme essa teoria e já houve ate argumentos q refutam ela.

No caso a dieta de 3 em 3hr ela foi mal explicada para as pessoas, o intuito de alimentar-se de 3 em 3hr é que fica muito mais fácil o controle de carboidratos, proteínas, calorias etc, além de dar sensação de saciação e o individuo não ficar com "fome" durante um longo período de tempo, isso acabou sendo confundido como forma de "acelerar o metabolismo" pois seu estomago esta sempre "trabalhando", mas o que o pessoal não pensa é que se vc comer grande quantidade de alimentos vc demora mais tempo pra digestão assim tanto faz. Ex: suponhamos que 600g de proteína = 6hr pra digestão logo, 300g = 3hr pra digestão, então 2x300 = 6hr de digestão. Bingo ... mesma coisa, unica coisa é que vc "engana" seu estomago e seu corpo dando sensação de está sempre comendo, assim não dando a sensação de ficar mt tempo sem comer causando fome e/ou apenas a vontade de comer algo.

Mas como eu disse eu ainda estou com dúvidas sobre a tal IIFYM... dizendo basicamente que não importa o que vc come e sim a quantidade de macros no dia, acho isso ai meio duvidoso.

e a questão dos músculos de recuperação rápida, ainda não sei direito tbm, acho que tem que levar em conta a recuperação individual de cada um !

Tem também a parte desonesta do negócio.

Um estudo sobre a eficácia do whey protein mesmo, se tu for ver a metodologia, verá que as pessoas foram divididas em dois grupos, um grupo ingeriu whey protein e outro grupo ficou em jejum, aí concluíram que whey protein acelera a recuperação muscular.

Ora, por aí se vê que o estudo é falho, pois por um lado ele concluiu pela eficácia do whey, o que nunca foi discutido, mas por outro acabaram dizendo que whey é a melhor fonte de proteína que existe, o que é mito, pois nunca foi feita uma pesquisa séria comparando whey e frango, ou carne, ou peixe ou ovos (acho que já deve ter sido feito tal estudo, mas como a diferença deve ter sido insignificante, acabaram não divulgando).

Enfim, o fato é que existe muita coisa obscura e, infelizmente, a hipocrisia não permite que as coisas sejam feitas de forma honesta.

Experiências de treino, por exemplo, precisam considerar pessoas treinadas e destreinadas, usuários de esteróides e naturais.

Sobre sua dúvida, eu teria muitas reservas quanto a acreditar em pessoas patrocinadas pela indústria do suplemento, porque os caras crescem por conta das drogas que usam, mas ficam falando por aí que foi o suplemento X que os deixou daquele tamanho.

De fato temos uma certeza, a ideia inicial dos suplementos foi: complementar a dieta com forma de alimentação rápida.

a partir dai vendo o grande potencial do mercado foram surgindo vários suplementos diferentes alegando resultados e funções diferentes, e MUITOS deles foram inseridos no mercado apenas para marketing, qual devemos usar, e em que quantidade acho que hoje seria meio inviável tentar adquirir resultados expressivos com auxilio de suplementação, haja visto o tópico do proprio fórum sobre BCAA(http://www.hipertrofia.org/forum/topic/30296-bcaa-voce-esta-usando-errado-20/), ou até o próprio whey, alem do mais que os suplementos de hoje estão muito subdosado pelo fato do alto custo pra produção que acarretaria em um custo ainda maior do produto e não venderia, tenho ideia que se for pra suplementar teria que ser como COMPLEMENTO em uma dieta, onde ACOMPANHARIA uma refeição, nunca JAMAIS substituiria.

E ingenuo aquele que acha que os atletas fazem aquelas transformações absurdas no corpo, em curto tempo só com pré treino(cafeina) e whey+dextrose né kkkkkk

Complementando a fala do Ice. (estou tirando o whey da dieta)
10 desculpas esfarrapadas para vender Whey Protein

5755010760_defdefbec5_z.jpg?w=614&h=345

Whey Protein é o suplemento mais conhecido entre os praticantes de musculação e um dos mais vendidos no mundo, qualquer freqüentador de academia já ouviu falar desse produto. Muitos acreditam que se trata de um pó mágico capaz de alavancar ganhos até para os mais hardgainers. As indústrias de suplementos, famosas por exagerar no marketing de seus produtos, foram uma das principais responsáveis por criar essa fama de que a proteína do soro de leite é de alguma forma, superior as demais. Quantos adolescentes já não foram levados por maliciosos vendedores de suplementos a acreditar que essa era a solução para sua magreza? Você foi um deles? Montamos uma lista com 10 desculpas esfarrapadas usadas por vendedores e indústrias de suplementos para te convencer a comprar Whey. Não seja enganado novamente!

#1 – Whey Protein tem valor biológico superior às outras proteínas.

A grande verdade sobre o valor biológico é que ele é totalmente irrelevante para quem consome grandes quantidades de proteínas diariamente (2g/kg ou mais). Se você for um refugiado uruguaio que mora em uma comunidade carente e consome 30g de proteína por dia, é até importante que estas 30g sejam de alto VB. Nesse caso o valor biológico faz diferença. Porém, se você for um marombeiro que consome facilmente 150-200g de proteína por dia você já está no limite da retenção protéica, aumentar o valor biológico não fará diferença alguma, pois como dito, você já está no limite. Existem até fisiculturistas que conseguem excelentes resultados consumindo apenas proteínas de fontes vegetais. Se você garante seus 2g ou 3g de proteína por kg de peso corporal, não é necessário se importar com valor biológico de nenhuma proteína.

#2 – Whey Protein é uma proteína de rápida absorção.

Shake pós-treino só é algo urgentemente necessário para quem treina em jejum ou semi-jejum. Se você faz uma refeição pré-treino, você já garante aminoácidos durante todo o período intra e pós-treino. O fato de o Whey ser de rápida absorção não faz qualquer diferença na prática, já que diversos estudos comparam o uso de 30g de Whey x 30g de Caseína x 30g de proteína sólida e todos tiveram a exatamente a mesma resposta na síntese protéica. Não tem porque achar que só porque ela é absorvida mais rápida, significa mais músculos.

Exemplo prático: Se você quer encher um copo com 200ml de água, faz diferença se você coloca de 20ml em 20ml ou 200ml de uma vez só, no final o copo não está com 200ml do mesmo jeito? A velocidade mais rápida fez o copo ficar mais cheio? Da mesma forma que 200ml de água sempre serão 200ml de água independente da velocidade que se coloca no copo, 30g de proteína sempre serão 30g de proteína independente da velocidade absorvida.

#3 – Whey Protein tem maior quantidade de BCAA que as outras proteínas.

Qualquer proteína completa tem pelo menos 15-20% de BCAA. Uma dieta hiperprotéica comum tem 30-40g só de BCAA. Você acha que os 5,5g a mais que o Whey Optimum possui irão fazer qualquer diferença na prática? Comparado ao resto da dieta, essa quantidade chega a ser insignificante.

#4 – Whey Protein possui maior quantidade de glutamina que as outras proteínas.

Mesmo caso do item anterior. Adicionar 4g de glutamina em uma dieta hiperprotéica é adicionar uma gota d’agua em uma piscina.

#5 – Whey Protein eleva a síntese protéica, é anti-catabólico e ajuda na recuperação muscular.

Assim como toda e qualquer proteína. Próximo!

#6 – Whey Protein causa pico de insulina, portanto é anabólico.

Se o seu interesse é apenas na insulina, faça uma refeição pré-treino que sua insulina ficará elevada durante todo o treino e por várias horas após o mesmo.

#7 – Whey Protein é antioxidante.

Se o seu interesse é apenas na ação antioxidante, use um bom multivitamínico.

#8 – Whey Isolado é melhor do que Whey Concentrado.

Mito. Para quem é intolerante/sensível a lactose pode até ser interessante apenas pela ausência desse carboidrato específico. Já que em alguns pode causar desconforto, diarréias, flatulências, e acne. Para todo o restante da população, Whey Protein Isolado tem exatamente os mesmos efeitos que o Concentrado. Com a desvantagem que durante o processo de filtragem são perdidos muitos nutrientes importantes. Outro ponto negativo é que quanto mais rápida a velocidade de absorção da proteína, mais chances ela tem de ser oxidada (usada como energia) já que os receptores dos peptídeos são ocupados com maior rapidez.

#9 – Whey Hidrolisado é melhor que Whey Isolado.

Usar quantidades maiores do que 30g de Whey Hidrolisado de uma única vez é o mesmo que rasgar dinheiro. Nosso intestino tem quantidades limitadas de receptores de aminoácidos e peptídeos (os monômeros das proteínas). Quando se coloca na corrente sanguínea, grandes quantidades de proteína hidrolisada, todos os receptores são ocupados de uma vez só. E os aminoácidos que não conseguem encontrar um receptor vazio para serem absorvidos, são usados como substrato para a gliconeogênese (transformados em energia). Uma proteína sólida ou de lenta digestão não corre esse risco, pois os aminoácidos são liberados na mesma velocidade que são absorvidos, e não ocupam todos os receptores de uma vez (não há “fila” para usar os receptores, pois sempre tem um vazio). Quanto mais rápida a absorção da proteína, mais receptores são usados de uma vez só, e mais chances ela tem de ser oxidada.

#10 – Whey é uma proteína limpa de gorduras, colesterol e açúcares.

Outro grande mito que surgiu nos anos 70 e que até hoje assusta os menos informados é que gordura é o vilão da alimentação e deve ser eliminado a todo custo. Gorduras possuem uma enorme lista de benefícios para o corpo humano, inclusive as saturadas que foram injustamente acusadas de serem causadoras de problemas cardíacos. Muitos estudos comparam 300kcal de leite desnatado com 300kcal de leite integral e mostram que a resposta anabólica desse último é superior ao primeiro. Colesterol tem importantes funções no processo de hipertrofia, é usado como carregador de testosterona, precursor de vitamina D3, regulador da membrana plasmática. Açúcar pode até ser um problema para diabéticos, mas pra quem tem hábitos de vida saudáveis e pratica musculação ele é útil como fonte de calorias e estimulador de insulina.

Afinal, existe vantagem em usar Whey Protein?

Sim, existe. Os vendedores de suplementos conseguem usar de sua criatividade e listar 300 “vantagens” para te convencer a comprar seus produtos. Infelizmente apenas 1% delas são verdadeiras e estão citadas a seguir:

Whey Protein é mais prático que uma proteína sólida: Uma das reais vantagens de usar uma proteína em pó é a praticidade. Basta misturar com leite/água e que já está pronto. Rápido e sem bagunça.

Whey Protein é mais fácil de ser ingerido: Para os ectomorfos que não conseguem comer o suficiente, o uso de proteína em pó pode ser interessante. Já que é mais fácil consumir 200kcal de um shake líquido do que de carne.

Uso de proteínas hidrolisadas intra-treino: Muitos praticantes de musculação notam uma significativa melhora na recuperação muscular quando usam uma pequena dosagem (15 a 20g) de proteínas hidrolisadas ou BCAAs ao longo do treino. O que permite treinar o mesmo músculo várias vezes na semana.

Conclusão

Talvez você esteja se perguntando: Devo tirar o Whey Protein da minha alimentação? A resposta é NÃO.

Você não deve eliminar o Whey simplesmente porque remover 30g de qualquer fonte protéica (e conseqüentemente 120 kcal) da dieta não faz nada além de atrasar seu crescimento. O grande ponto desse artigo é mostrar que o Whey Protein tem exatamente o mesmo potencial anabólico que 30g de proteína de carne ou 30g de proteína de ovo.

Retirar qualquer uma destas da dieta não traz benefício algum. Entretanto você está completamente livre para trocá-las entre si. Em vez de tomar um scoop de Whey de R$200,00, apenas adicione duas ou três porções de frango ao seu jantar.

Não substitua qualquer parte de sua dieta por suplementos, em vez disso, apenas adicione-os a sua dieta original. Não cometa o mesmo erro de muitos iniciantes em pensarem que estarão crescendo mais porque trocaram 30g de carne por 30g de Whey. Você cresceria mais se tomasse os 60g juntos.

Com isso acho que fica a critério a COMPLEMENTAÇÃO da dieta através de suplementos, pois temos que levar em conta que nem todo mundo tem tempo hábil pra se alimentar nem preparar a quantidade certa da alimentação, nem disponibilidade pra fazer balanceamento e preparar as refeições principais com a quantidade correta de nutrientes.

então aqui entra a utilidade dos suplementos ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treino até a falha X Treino sem falhar.

Aqui entra outra grande desonestidade, porque a maioria das personalidades da mídia usa esteróides, mas são mentirosos e hipócritas que juram de pé junto que são naturais.

Aí ficam defendendo treinos até a falha para todo mundo, dizendo que é assim que cresce e usando frasezinhas de efeito idiotas como #esmaga que cresce e afins.

O problema é que naturais são diametralmente diferentes de hormonizados.

Repito que nada tenho contra pessoas que usam esteróides, absolutamente nada e se eu competisse, também usaria.

Mas é fato inquestionável que o que funciona para hormonizados não funciona para naturais.

O natural precisa tomar muito mais cuidado com o equilíbrio de seu treino, com a frequência e com a alimentação do que um hormonizado.

Enquanto um cara usando trembo + GH consegue crescer seco comendo praticamente o que quiser, um natural, se abusar, fica gordo.

Ambiente anabólico do hormonizado e do natural também são completamente diferentes, a capacidade de recuperação de um hormonizado é muito, muito maior do que de um natural.

Enquanto que um hormonizado consegue treinar até a falha sem consequências negativas e continuar crescendo, o natural, se treinar até a falha terá resultados ruins.

Pode até ter algum resultado, mas será bem abaixo do que poderia se treinasse de forma diferente.

Uma questão que o pessoal não tem muito conhecimento é justamente com relação ao princípio da supercompensação e o princípio de destreinamento.

O natural, quando vai até a falha, precisa de muito tempo para se recuperar.

O problema que se ele treina até a falha e demora uma semana para treinar aquele grupo novamente, ocorre a recuperação, o corpo ativa a supercompensação, mas depois perde essa supercompensação pelo processo de destreinamento.

É claro que não podemos falar em números absolutos, como se perdesse 100%, não sei quantificar e acho que isso só seria possível através de exames muito específicos e individuais, mas que perde muito, isso perde.

Isso sem contar a sobrecarga do SNC. Porque o cara treina cada grupo apenas uma vez por semana (entre aspas, porque não é bem assim), só que o SNC toma pau todo dia.

Já um natural treinando sem falhar e de forma mais frequente, consegue extrair melhores resultados, sem sobrecarregar demais o SNC e dando tempo para que o corpo se recupere e ative o princípio da supercompensação.

E por fim, pessoal também precisa parar de confundir pump com músculo.

Pump não é músculo, é inchaço.

Boa....

Em questão da supercompensação ACHO que vc pode alcança-la com a progressão de cargas, aumentando o peso constantemente vc estimula seu corpo a progredir, pois vc está exigindo mais dele constantemente e ele precisa reagir a isto !

Mas a dúvida que eu tenho em questão a treinos até a falha, não digo da falha total concêntrica + excêntrica + estática, fico me perguntando se não há vantagens para um natural alcançar pelo menos 1 estágio ou até 2 estágios da falha, nem que seja em 1 treino por semana, assim ele romperia um agrupamento maior de fibras, isso não ajudaria no crescimento ? ou no caso atrapalharia tbm pelo fato da recuperação? ou varia da capacidade de recuperação + alimentação + descanso de cada um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...