Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aeróbios Engordam E O Hiit Emagrece.


gaspar

Posts Recomendados

Publicidade

Agradeço ao gaspar pelo tópico, pois só assim cheguei a esta entrevista.

Então, lá em 1998...rs eu recebi um treinamento de um professor de atletismo que me passou séries na esteira e na pista de 400 m para meu futuro exame de teste físico. A nota "10" exigia que 3200 m fossem corridos em 12 minutos, isto é, durante esse tempo o candidato deveria manter uma velocidade média de 16 km/h.

Em tal programação, dois dias da semana era esse pega aí mesmo! Era o tal do HIIT...rs. Entretanto, os esforços em tais dias eram também regulados pelos batimentos cardíacos. O "teto" era 90% da FCM (eu era novo...). E essa regulação pela FCM é que eu senti falta no texto, pois a sensação de esforço acaba sendo muito subjetiva, penso eu. Antes eu não corria direito e me cansava. No dia do teste corri 3300 m.

Outra coisa que achei estranha foi o vocabulário desses dois entrevistados. Ambos são doutores, acadêmicos e sabem que tem de nadar de costas em lago com piranha. Amanhã eles abrem um periódico e aparece um artigo com um indiano descendo o cacete e desmontando as conclusões do artigo deles. Parece que estão "vendendo" um produto. Houve uma entrevista também com eles onde descem o cacete no AEJ. Ligando os pontos a gente até pode pensar besteira, mas o HIIT é parte integrante dos treinos de atletas de diversas modalidades e já existia antes dessa nova tsunami em torno do assunto.

Editado por Jaraqui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz com o frequencimetro, buscava ficar próximo dos 90% da FCM. Hoje eu protocolei o seguinte pra mim: na esteira com 14 a 16km/h sem inclinação durante 45-60 segundos, intervalando 50-60 segundos a 4-6km/h, faço durante 20 minutos, ou seja: busco 10-12 disparos.

As vezes faço naquele eliptico, na escada ou com a esteira inclinada. Bike também é uma opção legal, mas não curto tanto.

O ideal, segundo conversei com um amigo que faz ed. física, é fazer pós-treino ou um treino de HIIT. O objetivo é você chegar no seu limite durante o tiro, ter tempo para recuperar e repetir o tiro na "mesma" intensidade. Óbvio que depois de 6 a 7 disparos o rendimento não vai ser o mesmo, entao o tiro pode reduzir e o descanso pode aumentar. Se você consegue fazer 12 tiros "iguais" é sinal que você não deu o máximo nesses tiros.

Só não abuso da velocidade porque sou pesado e ai no dia seguinte as articulações choram (porção inferior da coluna e joelhos). Já cheguei a disparar a 18km/h por 30-35 segundos, hoje prefiro reduzir um pouquinho a velocidade e aumentar o tempo do tiro, por precaução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado343434

Nossa, que texto horrível! Se o fórum fosse amarelo eu acharia que estava lendo um tópico do fórum fisiculturismo de 2006, daqui a pouco chega o Locemar e o Mestre no tópico.

Cade o Martin? Vou deixar para ele postar os artigos que contradizem esses caras, geralmente ele tem tudo a mão.

Se eu treino PL, logo faço treinos anaeróbicos aláticos, que seriam HIIT, por isso PL seriam magros. Eles fazem HIIT, o mais conhecido é o Prowler, logo PL seriam magros.

[media/]

Aparece ae Martin :nerd:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu não sou gordo , mas tenho uma barriga que é desproporcional ao corpo,''estufada''.... Aeróbico,dieta altamente balanceada por nutricionista,abdominais... Nada está fazendo efeito para a diminuição da circunferência da minha barriga...Braços , pernas , peito evoluindo normalmente,mas com essa barriga... A minha barriga está com 82 cm de circunferência . O que faço ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu não sou gordo , mas tenho uma barriga que é desproporcional ao corpo,''estufada''.... Aeróbico,dieta altamente balanceada por nutricionista,abdominais... Nada está fazendo efeito para a diminuição da circunferência da minha barriga...Braços , pernas , peito evoluindo normalmente,mas com essa barriga... A minha barriga está com 82 cm de circunferência . O que faço ?

Ta gastando mais kcal do que consumindo?

Você tem prisão de ventre?

Apela pra termogênico, pesquisa e vê qual você se indentifica.

Stomach Vacum também pode funcionar, n sei realmente se é balela, to só falando umas sugestões.

Provavelmente você tem gordura em outros lugares, nas pernas por exemplo, e as vezes a gordura abdominal só desaparece por ultimo,praticamente você "força" ela a sair...

Quanto tempo de treino e dieta? Muda o treino, muda a dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz hiit esses dias, mas porra, não dá pra fazer exatamente nessas esteiras velhas!

eu fiz 15 min, pq tava morrendo. Correndo velocidade 14, descansando velocidade 5, descansei muito devagar ? A ideia era fazer 30 segundos correndo, 1 min caminhando, mas até a porra da esteira abaixar do 14 pro 5, já se ia 20 segundos mais ou menos , devo contar os segundos de descanso só quando ela realmente chegar nos 5?

Pensei também em dar só os piques na esteira, correr na 14, na hora de descansar, apertar o botão vermelho que para ela, e descansar parado, cronometrando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz hiit esses dias, mas porra, não dá pra fazer exatamente nessas esteiras velhas!

eu fiz 15 min, pq tava morrendo. Correndo velocidade 14, descansando velocidade 5, descansei muito devagar ? A ideia era fazer 30 segundos correndo, 1 min caminhando, mas até a porra da esteira abaixar do 14 pro 5, já se ia 20 segundos mais ou menos , devo contar os segundos de descanso só quando ela realmente chegar nos 5?

Pensei também em dar só os piques na esteira, correr na 14, na hora de descansar, apertar o botão vermelho que para ela, e descansar parado, cronometrando

Pra esses intervalos de tempo que você está trabalhando acaba perdendo muito tempo na inércia de transição da esteira, além de precisar operar comandos nos botões na adrenalina... isso é coisa pra piloto de caça... rs. Eu desisti.

Entretanto tive uma ideia quando você comentou isso. Aliás estava pensando nesse tópico ontem, treinando.

Num raro momento ou período em que a academia esteja tranquila, você pode utilizar duas esteiras: 1) uma a 14 km/h fixos; ao lado de 2) outra a 5 km/h. Daí é só curtir os minutos no relógio e ir pra guerra, irmão. Dez tiros, com a adrenalina a mil, você renasce...hehehe.

Não se esqueça do monitor de frequência cardíaca pra evitar de ter um treco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi a lógica de que maratonista não perde gordura, mas hiit perdera.

Quero dizer, um maratonista também está correndo em velocidade inferior, e tem um preparo físico absurdo, além de que se eles tiverem fôlego na reta final, irão correr o máximo que aguentarem para atingir o final da reta do percurso, logo eles acabam tendo um nível de desgaste muito superior, e por que então que o treino de maratonistas é ineficiente?

Entendo a lógica que o Hiit busca esvaziar todo o glicogênio do corpo, para então buscar fonte de energia através da gordura, e como o intervalo irá diminuir gradativamente conforme o indivíduo se adapte, logo acabará atingindo um nível em que a produção de energia será inferior ao desgaste, logo irá utiliza gorduras por fim, faz sentindo e é lógico, mas é como eu disse acima, isso não quer dizer que maratonistas não irão perder gordura ou que seu treino seja menos eficiente, mesmo vale para jogadores de basquete, football entre outros, na realidade quanto mais puxado teoricamente deveria ser melhor. A razão pelo qual alguns maratonistas possam obter "grandes" níveis de gordura, deva ser pela qualidade da alimentação ou por ingestão muito elevada que consequentemente irá converter em um pouco mais de gordura que o normal.

Outro ponto, é que "muitos" para definir o índice de gordura em média de atletas, não é resposta, o auto deveria estar provido de evidências e dados, principalmente porque ele publicou um livro, deveria utilizar alguma página como referência para o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, que texto horrível! Se o fórum fosse amarelo eu acharia que estava lendo um tópico do fórum fisiculturismo de 2006, daqui a pouco chega o Locemar e o Mestre no tópico.

Cade o Martin? Vou deixar para ele postar os artigos que contradizem esses caras, geralmente ele tem tudo a mão.

Se eu treino PL, logo faço treinos anaeróbicos aláticos, que seriam HIIT, por isso PL seriam magros. Eles fazem HIIT, o mais conhecido é o Prowler, logo PL seriam magros.

[media/]

Aparece ae Martin :nerd:

ahauhauha, verdade, perdi as contas de quantos posts ja curti dele, com bastante informação útil!

@Martin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...