Ir para conteúdo

Sobrepeso Infantil - Ajuda!


R.U.M.

Posts Recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Tenho convivido com uma situação desagradável em casa: minha irmã de 8 anos está acima do peso.

Ela até os seis anos era uma criança razoavelmente saudável. No aniversário de seis anos, ela teve um caso severo de broncoespasmo, indo parar na UTI infantil, ficou quase duas semanas por lá. Assoprou velinhas no quarto... =\ Depois dessa crise, meus pais iniciaram um tratamento médico a fim de mitigar e controlar as doenças respiratórias dela. Por um ano ela esteve utilizando uma combinação de dieta e medicamentos (Singulair, Decadron, entre outros) e ganhou peso. Pensamos "bem, vai passar quando o tratamento acabar né?". Pelo contrário, a situação se agravou.

Minha irmã tornou-se mais sedentária graças à doença - que criança vai sair correndo e pulando depois de ter semanas em falta de ar? Repouso era de lei. Após essa fase, os hábitos se mantiveram.

Ela sai com suas amiguinhas, que estão entrando na adorada puberdade onde você se ENTOPE de Trakinas, balas, bolos, sorvetes e afins e fica cada vez mais magro. E acompanha cada refeição das amiguinhas rs... já viram onde isto vai dar.

Resultado: mais de um ano após o fim do tratamento, minha irmã que não tem nem 1,25 de altura e pesa pouco mais de 30 kg, está sedentária e recentemente observamos que sua postura começou a ser afetada pelo peso.

Resolvi por fim com minha mãe que ela vai começar ALGUMA atividade física e vamos mudar a alimentação aqui em casa urgentemente, além de consultar um nutricionista.

- A questão é: o que conhecemos e praticamos em termos de perda de gordura serve para crianças? Déficit calórico, aeróbicos em jejum, jejum intermitente, trabalho de força, como essas práticas são adequadas para crianças, especificamente para uma menina de 8 anos de idade? Temos de pegar leve ou existe um Smolov para Crianças? Haha brincadeira.

Ajudem!

Obrigado pela atenção. Um abraço!

Postado

- A questão é: o que conhecemos e praticamos em termos de perda de gordura serve para crianças? Déficit calórico, aeróbicos em jejum, jejum intermitente, trabalho de força, como essas práticas são adequadas para crianças, especificamente para uma menina de 8 anos de idade? Temos de pegar leve ou existe um Smolov para Crianças? Haha brincadeira.

Ajudem!

Obrigado pela atenção. Um abraço!

Essa ultima parte me assustou! kk

Olha, acho que o melhor mesmo, é coloca-la em algum esporte e que ela goste de fazer. A princípio é bom ir tirando aos poucos as guloseimas e ir adequando a uma dieta mais rica, mais saudável, não totalmente restrita, até porque ela esta em fase de crescimento né..

Postado

Acompanhamento médico,dieta não radical pois ela ainda é criança,exercícios físicos?leva ela no parque,caminhe,brinque,corra com ela,se vc quer ajuda-lá ,saia para se divertir com ela,não deve a obriga-lá a fazer um esporte,tal,leve exercícios que envolvam diversão.

E boa sorte.

Postado

Justamente Fabi! Esse é o medo: afetar o desenvolvimento dela :S

Pra mim a melhor solução é ir com calma... Vai adicionando algumas atividades, caminhar no parque, leva ela pra brincar la... Um esporte também é muito válido!

Quanto a dieta, pra mim seria interessante ir tirando aos poucos as besteiras e não de maneira total. Coloca mais legumes, proteínas..

Postado

Beleza pessoal, vou iniciar um ban nas guloseimas aqui em casa, hehe. Também acredito que arte marcial é ideal: é uma das atividades que promove uma queima incrível de calorias e ensina algo extremamente útil.

Continuem mandando sugestões, preciso de tudo!

Postado

Olha, sua irmã é uma criança e portanto ela não deveria ter muita escolha nesse quesito. Se você não disciplinar ela, você acha que ela vai se auto-disciplinar? Você acha que ela vai escolher o que, ficar na frente da televisão o dia inteiro comendo doritos ou praticar algum esporte com uma alimentação mais regrada?

A minha dica seria você por ela em alguma atividade que algumas amigas dela já fazem - ballet, natação, karatê, sei lá o que... - porque já dá uma motivação a mais pra ela. Mas se isso não for possível paciência... O jeito é ela se virar e fazer novos amigos no esporte que você decidir. Outra coisa, como o nível de disciplina dela ainda é baixo, não adianta você querer que ela faça atividades 6x na semana... Tem que começar devagar e conforme ela for se acostumando você aumenta os dias em que ela pratica alguma atividade física.

Quanto a dieta aí é que o negócio vai pegar. Eu fico meio com o pé atrás com isso de afetar o desenvolvimento também, porém o que você pode fazer é cortar comidas hipercalóricas e jogar coisas que promovem uma sensação de saciedade maior. E óbvio, controlar os horários e estabelecer uma rotina de refeições pra ela.

Não fica pensando muito agora que ela tem que se divertir, que ela tem que gostar da comida que gosta e etc. Quando ela tiver com os seus 15 anos, e com um corpo bacana, você achar que ela vai te xingar ou agradecer por ter estabelecido esses limites hoje?

Postado

R.U.M eu acho cara, que você deve incentiva-la, não corte tudo o que ela goste, pq ela não vai seguir a dieta, eu sei o que eu to falando, sempre fui gordo, e minha mãe queria que eu emagrecesse porém eu nunca quis emagrecer, então, incentive-a, pq se vc nao incentivar ela, ela nunca irá fazer nada. Converse com ela, convide ela para fazer as coisas com você, não corte tudo o que ela gosta, pq se nao vai ser decepcionante para ele, e para você que quer ajudar, e nao irá conseguir

Postado

porcarias vão ajudar no crescimento dela? alimentação saudavel,carbos,proteinas e gorduras de fontes boas,fibras e etc

e não comece tudo de uma vez, ja com dieta e atividade de um dia pro outro, comece com defit calorico,mudando os alimentos

e depois coloque ela em alguma arte marcial do agrado dela

Postado (editado)

Poxa, essa semana estava estudando sobre obesidade infantil na faculdade, vamos ver se posso ajudar;s

Primeiro de tudo, não corte tudo de uma hora pra outra, deixe ela comer o que gosta, uma coisinha aqui e ali não vão fazer ela ser obesa ( como nós já sabemos ).

E lógico que depende do exemplo da família, pois não adianta insistir que ela se alimente de maneira saudável, sendo que eles próprios comem comidas de pouco valor nutricional na frente dela.

Determine horários para a alimentação da criança, isso é fundamental. Leve-a para fazer as compras, fazer a preparação da refeição juntamente com o responsável, isso ajuda bastante cara.

Atividade física interessante para crianças são as que contém impacto ( judô, caminhada, etc), as pessoas tem mania de colocar a criança pra fazer natação, mas natação sozinha não é uma boa escolha.

E se puder, leve-a em um endo.

Tudo que te falei aqui eu fiz com meu primo, ele tava acima do peso também.

As atividades que ele faz é judô e natação, agora o garoto tá com a saúde em dia. E olha que ele nunca deixou seu chocolate de lado, é só saber balancear as coisas.

Editado por LucasMrB
Postado

Não sei se seria inteligente uma restrição calórica nessa idade, teria que ser muito bem elaborada e controlada, mas creio que é possível sim, e é provável que dê certo. Existe a possibilidade de consultar um endócrino? Se sim, seria muito interessante ouvir o que ele teria a dizer nesse caso. Eu acho que o mais inteligente seria elaborar uma dieta e fazer aeróbicos leves, dentro dos limites seguros pra ela, já que ela tem o problema respiratório, que dificulta as coisas . Não acho interessante aeróbico em jejum e trabalho de força para uma criança de 8 anos e sim, o déficit calórico vale pra crianças, o problema é que se esse déficit for alto, isso irá atrapalhar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, tem que ser uma coisa cuidadosa, por isso é extremamente importante o acompanhamento profissional (bons profissionais, porque o que tem de endocrino e nutricionista enchendo os pacientes com frutose. entre outras escolhas não muito sábias dentro da variedade que temos hoje de bons alimentos hoje em dia).

Eu indicaria para ela:

- Retirar leite de vaca (incluindo os em pó) e derivados

- Acrescentar um multivitamínico (Apesar das controvérsias, eu senti na prática que eles ajudam e fazem diferença)

- Acrescentar alimentos ricos em proteínas como ovos, carnes magras, queijos magros, etc.

- Controlar a quantidade de carboidratos, mas não baixar tanto, pois eles são a principal via energética necessária para a demanda metabólica.

- Gorduras também manter numa faixa razoável, nem alta demais nem baixas, pois são importantes e se você privar, o corpo vai poupar e a criança não vai emagrecer.

É praticamente as mesma coisas aconselháveis para um adulto, porém, a criança está em fase de desenvolvimento, e uma restrição alta poderia causar prejuízos até mesmo irreversíveis, então não arrisque fazer nada mal feito sem saber o que tá fazendo.

Postado

Atividade física + dieta. Se cortar ao máximo os produtos industrializados, principalmente com farinha e doces, já vai fazer um efeito enorme. Evitar alimentos com glútem ajudaria muito. Agora, não precisa fazer a menina sofrer, vai com calma. E nas festinhas deixa ela comer e se divertir.

No GNT tem um programa que se chama Socorro, meu filho come mal! https://gnt.globo.com/socorromeufilhocomemal/

Se tiver tv por assinatura recomendo ou até ver se tem no youtube.

Postado

Não ficou claro quais as recomendações e/ou restrições médicas quanto a praticar exercícios físicos. Ela pode ou não pode praticar esportes como tênis, corrida, natação etc?

De qualquer modo, mesmo não podendo forçar o corpo a batimentos muito altos para prevenir alguma coisa respiratória, é bem possível emagrecer com atividades de baixa intensidade como caminhadas rápidas por exemplo. Aliás os exercícios de baixa intensidade favorecem o uso de gordura como fonte energética, apesar de gastarem menos calorias por unidade de tempo do que um de alta intensidade.

MAs com certeza a dieta aí é que tem que ser o carro chefe. Crianças são crianças, ok. Não é fácil dizer pra ela que agora a vida dela vai ser brócolis e espinafre hauhuahua mas tem que dar um exemplo de casa, que é o mais importante. Nenhuma criança gorda vai emagrecer se os pais ou responsáveis forem obesos. Dando o exemplo, vocÊ tem o respeito e daí vem a educação e orientação em segundo lugar.

Não brigue com ela ou faça algo para castigá-la sem necessidade. Aja com sabedoria e tenho certeza que ela ficará muito feliz e grata depois por isso

Postado

1- conversar com ela para decidirem o esporte que ela vai fazer ( ballet, luta...)

2 - diminuir a quantidade de porcaria em casa ( com 8 anos ela não vai comprar traquinas se alguem não lhe der dinheiro ou ter em casa)

3- ir com calma, mas estabelecer metas.

4 - ir em um pediatra tbm

Acho que esse é o básico né?

Se ela possuir uma família que lhe da maus exemplos o resultado não vai ser bom. Portando tem que haver uma mudança na rotina em casa tbm.

  • 2 semanas depois...
Postado

mude os habitos dessa criança.

1 - tire ela de uma vez por todas da tecnologia, modere isso, observe estimule tempo

2 - coloque ela em um programa de esporte, 3x por semana

3 - faça vivenciar jogos e brincadeiras infantins

Postado

Por experiencia propria te digo esporte é a melhor alternativa , coloque ela num esporte que ela goste e sinta prazer ou alguma dança o importante é se mexer, eu ja fui obeso até os 10 anos de idade , so comia porcarias passava o dia parado assistindo tv e jogando video game , entao descobri o futebol quando comecei era goleiro pois nao gostava de correr mt , depois passei a jogar na linha joguei era mt era aqueles mlks viciados por bola ate os 18 anos emagreci mt , o problema que depois veio a anorexia e eu tinha medo de voltar a ser gordo entao comecei a comer mt pouco mesmo sendo magro , resultado fiquei raquitico foi a ai que comecei na musculação.É importante trabalhar o psicologico para que ela nao fique traumatizada como eu fiquei na minha adolescencia.

A tecnologia ta acabando com essa nova geração.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...