Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário da Fabi (protusão, condromalácia, dor crônica)


FabianaF

Posts Recomendados

Aquecimento com alongamentos dinâmicos + TKE 3x15
 
*Sobre foam roller
*Ponte: 2x10
*Dead bug: 2x10
*Alternated dead bug: 1x6 / 2x10 sem apoiar braços
*Bird dog: 4x8
Stir the pot: 1x8 frente/trás e 3x5 voltas pequenas
Half kneeling KB Chop: 4x8
Suitcase isohold no smith: 3x10s
Pallof Press: 3x10

 

Afundo, flexora, adutora, abdutora

 

Rotação interna do manguito: 3x15
Rotação externa do manguito: 3x10

 

Shoulder dislocations: 3x12

 

Abdução de quadril deitada
Borboletinha para adutores 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

20 horas atrás, proxy disse:

Oi Fabi, tudo bem? Espero que sim!

 

Como ta a tua coluna? Dor? Movimentação? E o sono? Alguma restrição no teu dia-dia?

 

E as fisios? Estão no final? Como está a progressão?

 

Abraço!

 

Oi doc, que bom que apareceu por aqui! 

 

Pois então, depois de 19 sessões de fisioterapia, ela me liberou para voltar aos treinos (já tinha liberado antes para um treino leve, agora entendo que tive "alta"). Nessa sessão 19 ela me mediu de novo usando o treco que infla e mede a pressão na lombar durante os exercícios e ficou bem satisfeita com a progressão, pois agora consigo manter a curvatura normal da coluna durante os movimentos. Disse que meu core está fortalecido e que eu já tenho o conhecimento pra continuar treinando sozinha, na academia. Que devo continuar fortalecendo e tal. 

 

Durante o dia, não sinto mais incômodo no quadrado lombar (dos lados e não sobre a coluna), e após os treinos não sinto mais que fica tão cansada como no começo. Às rola DMT, mas na parte da frente do core. Não tenho restrição ao trabalhar, melhorou depois que comprei um apoio para os pés, um apoio para o monitor e conseguir que o RH me desse uma cadeira melhor. O trapézio direito, claro, melhorou por tabela. 

 

O problema ainda continua no sono, coloquei uma espuma D33 de 6cm sobre o colchão e melhorou um pouco o sono e as dores nos eretores (na altura do tórax, é longe do local das hérnias). Mas eu ainda acordo de noite pra virar de lado e levanto de manhã com as costas cansadas, um pouco doloridas. A fisio não acha que tem a ver com as hérnias, mas pediu para continuar tentando resolver o sono. 

 

O que ainda não parece normal da recuperação é o fato de eu não conseguir dormir de barriga pra cima, durante a noite eu acordo com o lado do corpo cansado e deito pra cima, e logo começa a doer a lombar toda. Aí tenho que virar de novo. 

 

Se for dar notas, acho que é algo assim:

 

Durante o dia:

Lombar: 2

Trapézio: 3

 

De noite: foi de uns 6 para 4 com a espuma 

 

Por tudo isso eu continuo treinando muito o core e alternando upper e lower bem de leve. Ainda não sinto segura para voltar aos agachamentos, embora tenha tentando umas 4/5 reps em alguns treinos e não sentir nada, nem durante e nem depois. 

 

O que vc acha de tudo isso? Devo fazer ressonância de novo pra ver se melhorou algo? 

 

Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabi.

 

Que bom, vejo muitos progressos. A partir de agora, teu lift principal agora são os lifts de core e aos poucos pode ir acrescentando exercicios conforme a tua lombar suportar / conforme for se sentindo segura / conforme progredir no treino de core. Não tenha pressa, os ganhos voltarão conforme você for progredindo.

 

A ergonomia no trabalho ajudou bastante, excelente notícia! Próximo passo é descobrir o que está acontecendo com seu sono, descobrir qual o motivo dele não estar sendo reparador como deveria. Sinceramente, aqui não posso te ajudar porque não tive cadeiras específicas pra essa situação na faculdade ("ortopedia do sono").

 

Em relação a nova ressonância, não vejo motivo. Isso porque a melhora clínica do paciente é o critério mais importante. Por exemplo, a pessoa pode reabsorver bem a hernia, mas manter-se sintomática, ao passo que a reabsorção da hernia pode não acontecer e a pessoa torna-se assintomática. A ressonancia tem, para nós, valor diagnóstico. Uma vez confirmada a hipótese de hérnia de disco, o seguimento é feito com anamnese e exame físico. Nova ressonância não muda conduta, não acrescenta novas informações diagnosticas, não muda os tipos de exercicios. 

 

Acho que é isso Fabi

 

Um Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/07/2016 at 22:40, proxy disse:

Oi Fabi.

 

Estou fazendo certo então, como vc tinha explicado antes. Os 3 exercícios de upper e lower ficam para o final do treino, depois de todos os exercícios de core. 

 

A fisioterapeuta não conseguiu pensar em muita coisa sobre meu sono, meu pai sugeriu a espuma extra mas não resolveu. Vou ver se acho algum médico que possa me ajudar nesse sentido.

 

Já que eu saio de férias em Outubro e comerei loucamente viajarei os 30 dias, desencanei de bulking e estou em um cutting muito leve, aliando ao treino de core que acaba gastando menos calorias. Não devo incluir nada pesado até lá, continuo fortalecendo core e me mantendo ativa nesse meio tempo. 

 

Entendi sobre a ressonância, achei que tinha que fazer outro para acompanhar. O negócio é continuar se cuidando, então. 

 

Obrigada!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquecimento com alongamentos dinâmicos + TKE 3x15
 
*Sobre foam roller
*Ponte: 2x10
*Dead bug: 2x10
*Alternated dead bug: 1x6 / 2x10 sem apoiar braços
*Bird dog: 4x8
Half kneeling KB Chop: 4x8
Stir the pot: 1x8 frente/trás e 2x6 voltas pequenas
Curl-up: 2x20
Suitcase isohold no smith: 3x10s
Pallof Press: 3x10

 

Rotação interna do manguito: 3x15
Rotação externa do manguito: 3x10

 

Shoulder dislocations: 3x12

 

Preciso trabalhar quando chegar em casa, por isso foquei só em core hoje. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito inspirador seu diário.

 

Também tenho duas hérnias de disco. Na época da lesão só fiz raio-x, nem sabia que tinha isso. Fiz fisioterapia, RPG, não parei e nem modifiquei nada no treino, e fiquei bom. Voltei a fazer terra e as dores voltaram, descobri que minha forma tava errada. Consertei a postura e nunca estive tão bem. Mas resolvi fazer a ressonância pra tirar a prova, aí que descobri as hérnias. Depois do resultado sinto um desconforto na lombar às vezes, não sei se é psicológico, porque penso nisso toda hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquecimento com alongamentos dinâmicos + TKE 3x15
 
*Sobre foam roller
*Ponte: 2x10
*Dead bug: 2x10
*Alternated dead bug: 2x6 / 2x10 sem apoiar braços
*Bird dog: 4x8
Plank: 1min / 45s / 45s
Half kneeling KB Chop: 4x8
Suitcase isohold no smith: 3x10s
Pallof Press: 3x10

 

Rotação interna do manguito: 3x15
Rotação externa do manguito: 3x8

 

Adutora, abdutora, extensora, abdução de quadril deitada

 

Shoulder dislocations: 3x12
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2016 at 10:44, mctimbu disse:

Muito inspirador seu diário.

 

Também tenho duas hérnias de disco. Na época da lesão só fiz raio-x, nem sabia que tinha isso. Fiz fisioterapia, RPG, não parei e nem modifiquei nada no treino, e fiquei bom. Voltei a fazer terra e as dores voltaram, descobri que minha forma tava errada. Consertei a postura e nunca estive tão bem. Mas resolvi fazer a ressonância pra tirar a prova, aí que descobri as hérnias. Depois do resultado sinto um desconforto na lombar às vezes, não sei se é psicológico, porque penso nisso toda hora.

 

Se você sente desconforto, cuide do core. Fortaleça antes de treinar normalmente, provavelmente a Fisioterapia e RPG da época não te ajudaram o suficiente, ainda mais se vc fez pelo plano. Infelizmente as sessões de plano de saúde não vão te ajudar a fortalecer e corrigir maus hábitos. 

 

Recomendo dar uma lida nos posts do proxy que estão aqui no diário! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, FabianaF disse:

 

Se você sente desconforto, cuide do core. Fortaleça antes de treinar normalmente, provavelmente a Fisioterapia e RPG da época não te ajudaram o suficiente, ainda mais se vc fez pelo plano. Infelizmente as sessões de plano de saúde não vão te ajudar a fortalecer e corrigir maus hábitos. 

 

Recomendo dar uma lida nos posts do proxy que estão aqui no diário! 

Já li sim, e mandei uma mensagem pra ele... Ele me recomendou uns exercícios pro core. Também vou trocar o terra tradicional pelo sumô e fazer leg press só se for unilateral. Espero que melhore.

 

Acho que dá pra treinar de boa. Consigo agachar com 90 kg de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FabianaF mudou o título para Diário da Fabi (protusão, condromalácia, dor crônica)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...