Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína Texturizada De Soja (Pts) Não-Hidratada


helb4o

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Então,

Conheço essa bendita PTS há mais de 25 anos, tenho vegetarianos na família e sei das propriedades de digestão fácil, etc etc. Um dos principais argumentos dos que não curtem o PTS é o sabor esquisito, ou mesmo a falta de sabor.

Compartilho com vocês dois truques que aprendi há um bom tempo na forma de preparar algumas receitas com o PTS pequeno, aquele igual carne moída. Ajuda muito no sabor, por um princípio tão óbvio que chega a ser ridículo.

Quando muitos hidratam o PTS, deixam-no descansando na água, porque o mesmo está seco. Ele vai absorver água (insípida), amolecer e ficar com gosto de quê? Gosto de nada, oras! E se usar isso no molho, o PTS não terá capacidade de absorver o suco do molho com os temperos, ele já está saturado!

Truque 1 – Molhos de tomate com PTS

Para molhos de tomate à bolonhesa (com PTS) recomendo não hidratar o PTS antes. Faça com tomates que possam liberar bastante suco, tempere bem ao seu gosto, como o faz de costume. Tampe a panela para segurar a água do tomate + temperos dentro da mesma. Deixe o molho bem caldoso, em fogo baixo; na sequencia coloque o PTS seco, do jeito que está no pacote. Desligue o fogo e deixe o molho descansando para o PTS “chupar” essa água temperada e ficar com esse sabor, simples assim. Alguns usam hidratar com caldo de legumes na água, pode até ser. Mas daí a química presente no tempero industrializado não o deixa tão saudável como temperar com ingredientes frescos diretamente na panela, numa opinião particular minha.

A partir daí, use esse molho como base de qualquer receita que vai molho de carne.

Truque 2 – PTS tostado

Também chamo de “farofa de PTS”. Usado muitas vezes no lugar da batata palha pra substituir a sensação crocante na comida.

Receita – O segredo é o tempero na proporção alho/PTS, use um dente de alho pra cada punhado de mão do PTS seco. A cebola fica ao gosto do freguês, deixo mais ou menos assim: 150g de PTS seco, 5 dentes de alho, ½ cebola pequena, ½ col. de sopa de azeite, 1 pitada de sal.

Numa panela de fundo espesso ponha óleo, alho e cebola. Quando soltarem aquele “soro”, ou seja antes de dourarem, jogue o PTS. Mexa na panela o tempo todo, coloque um pouco de sal. Leva a partir daí uns 15 minutos, no máximo. O segredo é mexer até deixar o mais tostado possível antes dela ficar preta (daí já queimou). Retire do fogo e guarde num pote tampado, usando como acompanhamento. Às vezes eu como até puro hehe.

OBS: O menor sinal de fumaça e cheiro de queimado é sinal de que já era, meu filho; ela queima tudo de uma só vez. Retire a panela do fogo imediatamente e ponha a parte não sapecada num pote frio pra interromper o processo, cuidando pra não deixar a parte preta ir junto; essa fica com um gosto horrível e deve ser jogada fora.

Espero ter ajudado!

Editado por helb4o
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Publicidade

  • Supermoderador

Aqui mesmo no fórum tem essa discussão, sobre PTS e testo. Só acontece diminuição quando o "cabra" ingere soja como base da dieta, nas suas diversas formas (suco de soja, soja em grão, PTS).

Agora mesmo, to postando e comendo uma porção do molho com PTS, com um pouco menos de caldo e bastante azeitona. Ficou igual a uma pasta. Como uma ou duas vezes na semana, pra variar a fonte de proteína.

Editado por helb4o
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah que bacana as dicas...

Tenho ela aqui, mas so havia experimentado no shake.. meio sem criatividade!

Essa receita dela tostada acrescentando pimenta e batida no liquidificador pode ficar parecida com aquelas farofas prontas, será? vou testar.

Adoro farofa mas nao tenho comido pq não é um alimento mto saudavel (carbo cheio de gordura saturada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Supermoderador

Ah que bacana as dicas...

Tenho ela aqui, mas so havia experimentado no shake.. meio sem criatividade!

Essa receita dela tostada acrescentando pimenta e batida no liquidificador pode ficar parecida com aquelas farofas prontas, será? vou testar.

Adoro farofa mas nao tenho comido pq não é um alimento mto saudavel (carbo cheio de gordura saturada)

Sim, às vezes eu ponho molho de pimenta na farofa. Essa parada de bater em liquidificador não sei como ficaria, até porque geralmente o povo de casa curte ela inteirinha (já que é a moída mesmo e não daquela "BONZO"). Assim que fizer conta pra nós!

Beijo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...