Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo Sobre Agachamento


Aless

Posts Recomendados

  • Supermoderador

po, eu quando vejo falar que os joelhos nao devem passar a linha da ponta dos pés; nao entendo.

para saber se meus joelhos ultrapassam esta linha como devo avaliar:

1- olhando para um espelho (dificilmente qualquer um aqui do forum consiga fazer este equilibrio, para entenderem faça a simulaçao no espelho) ou

2- olhando do meu angulo de visao (os olhos para baixo), conforme desço vejo meus pes a frente de meus joelhos, logo esta certo

No meu entendimento o problema não é os joelhos passarem da linha dos pés (vistos de lado). Se o seu agachamento for profundo, você terá que flexionar bastante os tornozelos, e os joelhos talvez passem da linha dos pés:

plate-squat.jpeg

Isso não é problema. Por outro lado, eu vejo muitas pessoas agachando sem ao menos chegar até paralelo, com os joelhos à frente dos pés. Isso acontece porque estão fazendo errado o agachamento; ao invés de jogarem os joelhos para fora, estão jogando para a frente, ficando em uma posição parecida com essa (não encontrei outra foto parecida, mas dá para ter uma boa ideia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

é isso mesmo que queria saber mpcosta, se sou só eu que faço e penso desse jeito. Entao e perfeitamente normal que os joelhos ultrapassem esta linha principalmente quando agachamos mais fundo. Mas e melhor controlar eles o mais para tras possivel diferente da tiazinha da foto

Eu fazia ate os 90° sem deixa o joelho passa a linha olhando de lado, e ficava sem uma base de equilibrio completa. Detalhe, as costa tendem a fica meio que para quase paralelas ao chao.

Agora nao olho mais para os lado, olho levemente para o chao ao agachar para ver se consigo ver a ponta dos pes a frente do joelho.

Valeu mpcosta, e tudo nois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, essa imagem final que o MP postou é punk, prevejo problemas futuros pra senhorinha! E essa primeira é uma boa pra ir se acostumando com a posição correta.

Um causo de agacho: ontem um cara fazia agacho no Smith (aiiiii, dói só de falar) com 40kg de cada lado e ria de mim enquanto falava com um amigo (meio escondido, é claro) porque estou começando a fazer front squat com 15kg cada lado, pra pegar o jeito (sempre dá vontade de pender o corpo pra frente e segurar a barra é complicado pacas). Deu aquela velha vontade de tascar 120kg e fazer agacho low bar, mas pensei "Stockton, você é mais forte que seu orgulho... você não vai trollar seu próprio treino por conta desse babaca", aí relaxei e deixei o cara (imenso, diga-se de passagem) seguir na ignorância dele.

Moral da história: nunca é tarde para lembrar, treine e agache para si, não para os outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • 1 mês depois...
  • 9 meses depois...

Agachamento Olímpico

 

 

 

 

Pratico há um bom tempo exercícios de alongamento e mobilidade. Sinceramente até que removi uma boa parte do butt wink (arredondamento da lombar) e consegui quebrar a paralela. Em resumo, para powerlifting já dá pra começar a brincar. Porém eu preciso de um tênis apropriado. O sobressalto de fábrica desse tênis o padrão que tem por aí: 0.75', o que dá em nosso sistema de unidades mais ou menos 1,9 cm.

 

Porém, na minha humilde opinião, o agachamento olímpico é diferente do agachamento high bar e os dois vídeos deste post foram apresentados para evidenciar uma das diferenças que é o tronco ereto. Esse agacho aí do Torokhtyiy, por exemplo, é realizado de um jeito tal, que, caso ele queira usar uma carga menor, poderá fazer um BNP (Behind-the-Neck Press) quando estiver no final da excêntrica, lá embaixo, isto é, o tronco está de tal forma ereto que o movimento do BNP consegue ser realizado!

 

E aí foi que começa a treta, motivo desse post, que peço ajuda aos mais experientes.

 

Como já relatei, eu consigo realizar o agachamento de acordo com as regras do PL. Porém, pra fazer o agachamento olímpico, eu precisei colocar um sobressalto externo ao já existente no tênis de LPO, gerando um total em torno de 3,2 cm.

 

A alegria foi fora do normal ao poder realizar o agachamento olímpico com esse puta sobressalto de 3,2 cm. O agachamento sai inclusive bem mais natural. Consegui realizar o BNP no final de excêntrica, enfim, tudo de bom.

 

Mas, como alegria de pobre dura pouco, eu ando sentindo uma dor no ligamento patelar depois do treino. A dor perdura o dia inteiro em que eu preciso agachar, some e volta nos dias em que eu preciso agachar novamente. O agravante disso é que estou usando cargas sub-dosadas até conseguir acertar bem a técnica.

 

E agora? Retiro esse sobressalto adicional ou as dores no ligamento patelar somem com o tempo? Há que tipos de riscos? Alguém já passou por isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Vecchio disse:

Agachamento Olímpico

 

 

 

 

Pratico há um bom tempo exercícios de alongamento e mobilidade. Sinceramente até que removi uma boa parte do butt wink (arredondamento da lombar) e consegui quebrar a paralela. Em resumo, para powerlifting já dá pra começar a brincar. Porém eu preciso de um tênis apropriado. O sobressalto de fábrica desse tênis o padrão que tem por aí: 0.75', o que dá em nosso sistema de unidades mais ou menos 1,9 cm.

 

Porém, na minha humilde opinião, o agachamento olímpico é diferente do agachamento high bar e os dois vídeos deste post foram apresentados para evidenciar uma das diferenças que é o tronco ereto. Esse agacho aí do Torokhtyiy, por exemplo, é realizado de um jeito tal, que, caso ele queira usar uma carga menor, poderá fazer um BNP (Behind-the-Neck Press) quando estiver no final da excêntrica, lá embaixo, isto é, o tronco está de tal forma ereto que o movimento do BNP consegue ser realizado!

É uma visão interessante, porém, pode estar equivocada(veja que disse PODE e não que está).

A postura de cada um dos atletas durante o squat é somente a mais vantajosa mecanicamente e nada tem a ver com a possibilidade ou não de se fazer um BNP.

É possível que o próprio Torokhtiy não o consiga direito, tendo em vista a distância do grip dele pra Snatch.

16 horas atrás, Vecchio disse:

 

E aí foi que começa a treta, motivo desse post, que peço ajuda aos mais experientes.

 

Como já relatei, eu consigo realizar o agachamento de acordo com as regras do PL. Porém, pra fazer o agachamento olímpico, eu precisei colocar um sobressalto externo ao já existente no tênis de LPO, gerando um total em torno de 3,2 cm.

 

A alegria foi fora do normal ao poder realizar o agachamento olímpico com esse puta sobressalto de 3,2 cm. O agachamento sai inclusive bem mais natural. Consegui realizar o BNP no final de excêntrica, enfim, tudo de bom.

O salto deixa o corpo em uma posição mais vantajosa pra isso, principalmente por aliviar quaisquer problemas de dorsiflexão que possa ter, e transferir certas forças mecânicas.

Pra quem tem problema de mobilidade é muito difícil - pode até não conseguir - reproduzir o movimento do squat com oly shoes, sem eles. Eu não consigo.

16 horas atrás, Vecchio disse:

 

Mas, como alegria de pobre dura pouco, eu ando sentindo uma dor no ligamento patelar depois do treino. A dor perdura o dia inteiro em que eu preciso agachar, some e volta nos dias em que eu preciso agachar novamente. O agravante disso é que estou usando cargas sub-dosadas até conseguir acertar bem a técnica.

 

E agora? Retiro esse sobressalto adicional ou as dores no ligamento patelar somem com o tempo? Há que tipos de riscos? Alguém já passou por isso?

 

O ideal é que você filme sua execução pois N fatores podem estar promovendo essa dor.

De fato, pode não ser tão simples assim "coloquei o salto agachei", na maioria dos casos você precisa modificar posições, afastar mais os pés, aproximar, iniciar o movimento mais por x articulação ou por y, e isso pode estar impactando em seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, debew disse:

 

 

Eu ia levar o lifter hoje no sapateiro pra tirar o gato (um salto de sapato comum que eu pedi pra colocar... ficou feio demais).

Mas eu vou pensar nisso aí que você comentou transformando em algumas ações:

  1. Vou reduzir o quociente entre quad/isquios, tanto em reps quanto em carga. Não gosto muito do Paulo Gentil, mas quando ele escreveu um negocinho sobre o desequilíbrio nos exercícios que envolvem esses músculos pode causar dores na região patelar e eu achei bem coerente;
  2. Vou checar, confesso que não verifiquei, isso aí que você comentou: uma stance bem ajeitadinha mesmo, em termos de afastamento entre pés e o principal, que comecei a desconfiar: a ponta dos pés apontar para onde os joelhos estiverem também apontando;

 

O que eu sei é que eu não quero mais largar os olys. Não me pergunte o porquê. Parece um vício.

 

ps: esse lance aí do BNP é só uma guerrinha que eu faço com os colegas. Moçada pira tentando fazer essa porra. Não quis dizer que é condição excludente. Mas uma coisa é certa: quem faz um BNP no fim da excêntrica no agacho, sem precisar se ajeitar de forma adicional, com o tronco ereto, congeladinho, como que se nada estivesse acontecendo, é quase certeza de que consegue realizar um snatch bonitinho kkk

 

Valeu Debew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tome cuidado com salto muito grande, eu comprei uma sapatilha Do Win com 4cm de salto, e logo após agachar eu sempre ficava com dores no joelho, então resolvi remover o salto adicional deixando a sapatilha com 2,5cm (o tamanho original).
Isso melhorou tanto o movimento como minhas dores no joelho :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...