Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo Sobre Agachamento


Aless

Posts Recomendados

Martin, pra frente você se refere apontando pra frente (o "oposto" do pé de pato) ou deixar os pés a frente do corpo?

A abertura que eu uso seria mais ou menos essa: http://menshealth.abril.com.br/fitness/treino/sarado-antes-do-verao-2/

Onde diz Agachamento sumô com barra, creio que os pés fiquem um pouco mais apontados "pra dentro" do que o da foto, mas a abertura da base eh parecida.

Editado por SaBiih
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Tem algum artigo que comprove isso? (sem querer ser grosso)

Afinal nem esse do tópico fala sobre isso, e já vi vários estudos e pessoascomentando que a base do agachamento vai da preferência da pessoa, mas nenhum falando sobre os "prejuízos" de uma base mais aberta.

Não, existem opiniões divergentes nesse sentido. Existem levantadores olímpicos que usam os pés abertos, mas isso também não quer dizer que os pés paralelos não seriam mais eficientes. Talvez o cara iniciou daquela forma e nunca mudou, progrediu assim e pronto.

Nos vídeos do KStar ele explica bastante sobre torque, esbabilidade e geração de força, e segundo ele, você é mais forte (por consequência pode colocar mais carga e por consequência consegue ficar mais forte ainda) quando usa os pés apontando para a frente, paralelos, sem nenhum ângulo (sem pés de pato).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

apontados para a frente, Sabiih.

Essa abertura aí da foto me parece um pouco exagerada, sugiro que você tente melhorar sua mobilidade (quadril e tornozelos) para agachar com uma base um pouco mais fechada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, existem opiniões divergentes nesse sentido. Existem levantadores olímpicos que usam os pés abertos, mas isso também não quer dizer que os pés paralelos não seriam mais eficientes. Talvez o cara iniciou daquela forma e nunca mudou, progrediu assim e pronto.

Nos vídeos do KStar ele explica bastante sobre torque, esbabilidade e geração de força, e segundo ele, você é mais forte (por consequência pode colocar mais carga e por consequência consegue ficar mais forte ainda) quando usa os pés apontando para a frente, paralelos, sem nenhum ângulo (sem pés de pato).

Interessante isso Aless, porém é como vc citou ai, eu sempre fiz dessa forma e consegui progredir com uma boa amplitude, enquanto do outro modo naum me sinto bem agachando.

Eu editei o post ai de cima e coloquei a imagem da base que eu uso (eh quase igual aquela), se puder dar uma olhada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Interessante isso Aless, porém é como vc citou ai, eu sempre fiz dessa forma e consegui progredir com uma boa amplitude, enquanto do outro modo naum me sinto bem agachando.

Eu editei o post ai de cima e coloquei a imagem da base que eu uso (eh quase igual aquela), se puder dar uma olhada...

Com o Martin disse, pode ser um problema de mobilidade. Dado as tuas possibilidades atuais, essa é a melhor forma. Talvez em um 'mundo perfeito' o agacho com os pés para frente seja melhor, mas as pessoas tem que se adequar com o que elas tem. Melhorar mobilidade, mudar a técnica, reduzir a carga para aprender... tudo isso leva tempo. E o fato de um método ser melhor que outro não quer dizer que o outro é completamente inútil. Ambos podem funcionar muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi...valeu Aless e Martin pelas respostas, mobilidade eu nunca tentei fazer, mas baixar os pesos pra tentar fechar a base eu ja tentei por um bom tempo e nunca me senti bem agachando daquele jeito... enquanto não começo praticar mobilidades, acho que vou continuar agachando assim, tentando diminuir nem que seja um pouco a abertura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum artigo que comprove isso? (sem querer ser grosso)

Afinal nem esse do tópico fala sobre isso, e já vi vários estudos e pessoascomentando que a base do agachamento vai da preferência da pessoa, mas nenhum falando sobre os "prejuízos" de uma base mais aberta.

Não, amigo, artigo não é meu forte, mas ler o que os outros postam é, e sempre li artigos como os citados por esses caras e observaçoes como esta abaixo...

Não, existem opiniões divergentes nesse sentido. Existem levantadores olímpicos que usam os pés abertos, mas isso também não quer dizer que os pés paralelos não seriam mais eficientes. Talvez o cara iniciou daquela forma e nunca mudou, progrediu assim e pronto.

Nos vídeos do KStar ele explica bastante sobre torque, esbabilidade e geração de força, e segundo ele, você é mais forte (por consequência pode colocar mais carga e por consequência consegue ficar mais forte ainda) quando usa os pés apontando para a frente, paralelos, sem nenhum ângulo (sem pés de pato).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o que o Taels diz aqui?


Outra crítica, agora de forma mais geral, mas ainda relacionada ao segundo texto é a falta de enfoque a um elemento muito importante, somente comentado no último texto, na realização do agachamento completo: joelhos alinhados com os pés (joelhos para 'fora', o que não tem nada a ver com jelho antes da ponta dos pés). Quando os joelhos estão apontados totalmente para a frente, além disso ocasionar uma pequena rotação na articulação do joelho (o que não é muito desejado, já que essa articulação não é do tipo esférica como a do ombro e quadril), dificulta a descida devido ao quadril ser impedido pela coxa, podendo ocorrer um pinçamento dos músculos da coxa pelo quadril. Para que a descida completa seja feita com sucesso, também é recomendado que os pés estejam separados uma distância razoável e que a ponta dos pés estejam voltadas aproximadamente 30 graus para fora. Além disso, a manutenção dos jelhos alinhados com o pé permite maior participação dos adutores durante a subida. Apesar de variar de pessoa para pessoa, não é desejado que os pés estejam muito afastados (ultrapassando demais a distância entre os ombros), o que resultaria em um grande afastamento dos joelhos ao se tentar alinhá-los com os pés. Os malefícios desse comportamento estão explicitados no último texto.

Não seria o mais recomendado? Eu mesmo não consigo fazer como o Kstar faz. Sempre que tento deixar meus pés alinhados para a frente eles giram bem pouco pra fora, nada exagerado, só um pouco mesmo e aí consigo realizar o movimento sem desiquilíbrios.

Edit: Eu até havia feito uma pergunta sobre isso depois de ver esse vídeo do Rippetoe (que uns gostam e outros não, enfim) e ele ensina os seus alunos a fazer o agacho com os pés pra fora também.

http://www.dailymoti...-tutorial_sport

Editado por relax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Relax, o que o Tales está falando é que os joelhos têm que estar verticalmente alinhados com meio dos pés. Como na figura abaixo:

poor-squat.jpg

Com relação ao ângulo dos pés, se eles estiverem muito abertos você não conseguirá abrir os joelhos o suficiente (de forma a manter a posição da foto da esquerda), não conseguirá resistir tão bem às forças valgas criadas durante o agachamento; com isso os joelhos poderão ficar como na foto da direita, o que pode causar problemas para os ligamentos dos joelhos.

Ninguém está falando para agachar com os pés para a frente, se você não tem mobilidade para isso será pior do que com os pés mais para fora. Mas eu entendo que seria uma boa ideia trabalhar sua mobilidade de forma que consiga agachar com os pés um pouco mais para a frente.

Aqui tem mais informações: http://70sbig.com/blog/2012/03/hip-torque-toe-angle-and-squatting/

O nopainogain ficou de traduzir este artigo, mas sumiu.... daqui a pouco ele aparece e posta o artigo traduzido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, agora ficou mais claro pra mim! Eu estava muito confuso com isso.

Mas então isso quer dizer que eu posso deixar as pernas um pouco abertas mas devo manter os pés um pouco mais pra frente, mas que os joelhos e os pés devem estar verticalmente alinhados?

Eu comecei a fazer mobilidades essa semana e estou fazendo os 10 minutos em posição de full squat, hoje mesmo vou fazer. Foi bem dificil a primeira vez, vou ver como me saio hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...